Clube da Luta

Clube da Luta Chuck Palahniuk

Resenhas - Clube da Luta

1 | 2 | 3 | 4

juh 10/09/2021

A primeira regra do Clube da Luta é: você não fala sobre o Clube da Luta.
Gosto desse estilo de ficção transgressiva mas confesso que no início a confusão da escrita me desinteressou, só que no fim, foi oq fez o livro ser único. Depois da reviravolta tudo fica rápido de ler pq os pontos vão se ligando e sua mente explodindo. O livro traz tantos problemas e fatos da atualidade que no posfácio o autor nos conta sobre pessoas que perguntavam se o clube da luta existia e algumas que chegaram a criar clubes clandestinos. No clube da luta você não é os seus problemas, você não é suas esperanças.

Pedro Schabarum 05/06/2021

Clube de luta
Foi uma leitura boa. Gostei da narrativa direta e sem muita enrolação. Eu poderia até falar um pouco sobre a história, mas não se fala sobre o clube de luta.

Dear_poirot 12/04/2022

!!!
História:

O livro conta a saga do narrador tentando diversas formas de se livrar de uma persistente insônia. Ele consegue um pouco de paz chorando para desconhecidos em reuniões de suporte emocional para leucemia, turbeculose, cancer nos testículos, entre outras. Após um tempo ele percebe que uma mulher (Marla) frequenta as mesmas reuniões que ele e, nesse mesmo tempo, acaba conhecendo, durante um voo a trabalho, Tyler Dunker.
Tyler começa a ter um caso com Marla, a pessoa que roubou a paz do narrador ameaçando a sua farsa nos grupos de apoio. Tyler também passa a morar com o narrador e juntos eles criam um clube onde homens se encontram para lutar em porões de bares. Este clube da luta começa a virar algo muito maior que o esperado, tornando Tyler um ser mítico e forçando o narrador a lidar com isso e todo o resto que eles criaram juntos.
Transgressor seria a palavra que melhor classifica esse livro. A história é confusa? Sim, mas tem um porquê de ela ser assim e é isso que torna esse livro incrível o narrador é um ser perturbado, que leva uma vida ruim, trabalha apenas para consumir e não dorme direito. A narração desde o início nos faz lembrar um surto de ansiedade (quem já teve sabe como é) ele mistura os assuntos como um turbilhão de pensamentos diferentes que gera uma confusão, mas que, depois do impacto inicial, fica mais fácil de ler.
Como bom livro transgressor, em algumas passagens você sente um certo desespero e uma gastura (vejam, eles fazem sabão de um tipo muito específico de gordura). O humor ácido do escritor, para quem gosta, é perfeito. O plot twist do final é explodidor de mentes. Para mim é um livro 5 de 5 estrelas, mas cuidado, pode não ser uma leitura tão prazerosa para muitas pessoas. Da mesma forma, ou até mais que o filme de 1999, o livro é visceral, sujo e impactante. Apenas um detalhe, achei, nesse caso, o filme melhor.

Escritor:

O livro foi o primeiro escrito por Chuck Palahniuk, jornalista estadunidense com ascendência ucraniana já foi lutador amador, motorista de caminhão e mecânico de automóveis. O Clube da luta foi seu maior sucesso, e Chuck ainda possuí mais de 20 trabalhos escritos entre livros e graphic novels.

Edição:

Li no ebook da editora Leya de 2012 (a primeira edição é de 1996), tem 181 páginas, incluindo um posfácio bem legal do autor pós filme em 1999.

Alice Hewitt 02/06/2022

O hype faz TOTAL sentido
Esse livro é MUITO confuso, tipo muito mesmo, até explicar o plot tu não entende nada, mas depois do plot tudo faz sentido.
A leitura por ser confusa fica difícil até tu pegar o ritmo, mas dps tu se envolva e fica curiosa de pq tão fazendo essas coisas e daí já te explicam, enfim, MUITO bom, porém acho que o Chuck deveria procurar uma ajuda psicológica pq p pensar nesse história tem q ter alguma coisa.

Obs: O FILME É IDÊNTICO, tipo, a primeira uma hora não muda NADA, parecia q tava ouvindo um áudiobook, mas vale a pena ver o filme dps de ler

Débora 21/02/2022

Recomendo ?
O livro traz críticas importantes ao sistema que vivemos, ao modelo capitalista de economia e da insuficiência e anulação da individualidade de cada ser humano a partir da sociedade de consumo.
"É apenas depois de perder tudo que somos livres para fazer qualquer coisa".
-Clube da Luta
???????????????

larissa708 27/07/2022

Rico em detalhes
A leitura não conseguiu me prender no começo e por esse motivo tive que assistir o filme, voltei decepcionada e tentei ler com o intuito de descobrir se ele é do mesmo jeito ou se é melhor e posso garantir com toda a certeza que é mil vezes melhor. O plot twist não foi surpreendente mas no livro eu achei muito interessante como as coisas vão acontecendo (principalmente quando ele descobre o TDI), o fato dele ter esse transtorno foi uma coisa que o autor sempre demonstra em diversos momentos do livro e que no filme eu já não gostei tanto. Tô tentando processar esse final pois foi extremamente bizarro. Sobre a história eu acredito que não me prendeu, não gostei do que acontece em si mas a escrita é muito boa (uma vez que te prende é difícil parar) algumas coisas que acontecem e que me deixa bem indignada é o fato deles tentarem fazer papel de Deus e punir aqueles que destrói o mundo (fazendo coisas tão nojentas que é impossível não ter ranço), eles acharem que tão sendo uma gangue que tá "melhorando" esse mundo quando não passam de delinquentes que fazem pior que aqueles com condições ou até mesmo quem interfere ao clube. Como no título da resenha, o livro é muito rico em detalhes e eu achei isso maravilhoso.

Rafaela 05/01/2022

Surpreendente
Como a primeira regra é não falar sobre o clube da luta, não vou arriscar.
Brincadeira, o início achei um tanto quanto confuso, mas ao decorrer da leitura esclareceu melhor os fatos citados no começo.
Devorei em menos dias que achei que terminaria, com certeza recomendo e leria de novo. Dessa vez com um outro olhar.

Thai 17/08/2021

Intenso
Assisti ao filme depois de ver citações em filmes e livros, e achei intenso, chocante e inovador, e confuso também, muito confuso.

Algum tempo depois, decidi que leria o livro e o fiz, a primeira coisa que tenho a dizer, é que nunca assisti um filme tão fiel a um livro como este, incrível.

A história se faz ainda mais chocante, porque é possível ver traços dela na atualidade, embora mais de 20 anos tenha se passado entre a publicação do livro e o momento no qual leio.

Vemos que a sociedade e induzida, a ter, querer, desejar, coisas, bem materias, estilos de vida que muitas vezes não gostam, não querem realmente, apenas para se encaixar, se sentir parte de um todo.

A diferença social entre quem detém o poder e o menos abastado também é forte e real atualmente...

Esses foram alguns dos questionamentos que o livro me trouxe, e estar na mente perturba e confusa de um homem te faz questionar muito.

Acho válida a experiência de ler esse livro, de vivenciar essa loucura.

Ayala Milena 31/12/2022

Seguindo as regras:

Regra 1: Você não fala do Clube da Luta!

Regra 2: Você não fala do Clube da Luta!

Nathalia 09/03/2022

A primeira regra do clube da luta é que você não fala sobre o clube da luta.

Tinha visto a capa do filme na Netflix e não quis ver porque pensei que seria realmente só sobre luta marginal e soco na cara, peguei o ebook e resolvi começar a leitura e é totalmente diferente do que imaginei. O livro aborda muitos temas, antes de ler os livros costumo ver as resenhas aqui no skoob e acabei vendo um spoiler mais nada que afetou minha leitura.

No inicio achei muito confuso mais depois vc vai acostumando e vai gostando, é diferente de tudo que ja li, prende bastante e é muito interessante, confesso que não gostei tanto do final mais quero muito ver o filme.

Danny 05/01/2022

Que livro doido
"...Chorar é o que sobra na escuridão asfixiante de dentro de outra pessoa, quando você vê que tudo o que já conseguiu na vida terminará no lixo..."

Naiara 28/02/2022

Não era o que eu estava esperando.
Demorou muito pra eu entender que o Tyler era uma das personalidades múltiplas do narrador.

E outra coisa que me incomodou demais foram as falas do personagem principal não serem inseridas mesmo no diálogo, era estranho demais escrever daquele jeito

Leh 04/08/2022

Clube da Luta
Clube da Luta é um livro curto, mas demorado para ler. As ideias se misturam. As cenas são passadas umas em cima das outras. No começo não é fácil de ler, mas durante a leitura você se acostuma com a linguagem e os acontecimentos vão se conectando.

Mas a verdade é que finalizei a leitura sem entender a história. O personagem na sua luta interna, com duas personalidades e a mesma ao mesmo tempo, me confundiu muito, porém me deixou mais curiosa para continuar a leitura.

O posfácio ajudou a visualizar as inspirações do autor com a história, e consegui perceber onde se tratava de acontecimentos reais, que aconteciam de forma camuflada ou não na sociedade.

Depois dessa leitura vou ver o filme para ver se entendo melhor a história

Fabio Rosa 09/10/2021

"Gerações têm trabalhado em empregos que odeiam para poder comprar coisas de que realmente não precisam. ? Não temos uma grande guerra em nossa geração ou uma grande depressão, mas na verdade temos, sim, é uma grande guerra de espírito. Temos uma grande revolução contra a cultura. A grande depressão é a nossa vida. Temos uma depressão espiritual." (from "Clube da luta" by Chuck Palahniuk)

raqyel 29/11/2022

estranhamente legal
Eu tinha uma ideia totalmente diferente do livro. O desenrolar da história foi muito surpreendente pra mim. Conforme fui lendo, fui entendendo a escrita do autor e foi uma experiência peculiar do que eu tô habituada. Foi bacana.
Esse livro é totalmente caótico e me senti tanto na história que fiquei aflita pelo personagem principal no decorrer da história. Achei o plot muito legal e foi um boom na minha mente. A explicação no final de tudo foi bem elaborada, eu gostei bastante.

1 | 2 | 3 | 4