A Garrafa de Santo Antão

A Garrafa de Santo Antão Anônimo

Resenhas - A Garrafa de Santo Antão

O Livro Preciso 23/03/2021

Bebida, duplos e pecado
A aura de relíquias (itens mágicos) do cristianismo logo início demonstra a natureza fantástica do conto, que é usada como pano de fundo para desenvolver incapacidade do padre de conseguir lidar com seus impulsos sexuais, através do vinho.

É muito fácil ser santo dentro de um convento ou monastério sem contato nenhum com qualquer tentação. Bastou o primeiro contato e o padre, aos poucos, foi se afogando no pecado.

Interessante que o "homem de Deus" peca cada vez mais, enquanto o conde, que no início parece não crer em algumas questões de fé, encontra a salvação no arrependimento. Por fim, diabo convence o padre, fazendo-o esquecer da salvação divina e se preocupar mais com a humilhação pública de seu nome. Felizmente o mesmo é punido em uma cena que deve ter sido um horror para os leitores época.

Os eventos são muito bem costurados e, apesar do tamanho e pouco tempo para desenvolver, o autor mantém o leitor em suspensão contínua. Imagino como deva ser o romance que deu origem!

Gárgula 04/04/2021

A garrafa de Santo Antão ou, O vinho do Diabo!
Um resumo anônimo de um livro célebre
Cada livreto como este A garrafa de Santo Antão ou, O vinho do Diabo! é inegavelmente uma verdadeira volta ao passado.

Escrito em 1830, temos hoje a sorte de ter acesso ao blue book pelo Clube de Assinaturas no Catarse do Raridades do Conto Gótico, do Sebo Clepsidra. Com tradução de Carlos Primati, este é o quinto volume lançado.

Uma aula que se chama Apresentação
Decerto a apresentação de Cid Vale Ferreira é um deleite ao leitor. Afinal ele nos situa historicamente, municiando com dados precisos que nos ajudam a mapear o período. O leitor dos blue books acaba, por isso, entendendo mais como este formato literário influenciou a época.

A história foi inspirada no livro “Die Elixiere des Teufels” (Os Elixires dos Diabo em tradução livre e sem publicação em português), de E. T. A. Hoffman.

Abrimos a garrafa!
Ademais, tudo se passa no Convento dos Capuchinhos de Millendorff, local sagrado e depósito de inúmeras relíquias. Dentre elas, a Garrafa de Santo Antão traz consigo uma lenda incrível de tentações de Satanás sobre o santo. Lacrada em uma caixa de ferro, ela só é acessada e vista desde que uma gorda compensação financeira (sim, isso sem dúvidas é o Clero) que recebe o nome de doação.

Passamos então para a vida do jovem noviço Herman Scharfenstein, devoto fervoroso de Santa Marcellina, que vive no mesmo Convento. Sua tenra idade somada às suas qualidades para a vida clerical, garantiram assim notoriedade ao moço, dentre seus pares. Orador de primeira grandeza, arrastava legiões de fiéis quando era sabido que ele estaria no púlpito.

Tudo seguia muito bem até uma jovem de voz aveludada vem se confessar com ele. Deste momento em diante a vida clerical do noviço Herman inegavelmente vira do avesso: o que antes era benção, se torna uma maldição. Acaso ou não, ele no mesmo período ganha a responsabilidade única e especial de tomar conta do relicário do Convento.

A relíquia e o novato, se aproximam pelo acaso (ou não) do destino. A história toma rumos incríveis e até mesmo doppelgangers aparecem!

Acho que já deu para prever os problemas que o jovem acabará enfrentando e, se você quer saber o final, basta entrar no Raridades do Conto Gótico ou comprar direto da loja do Sebo Clepsidra!

Considerações finais
Cada história que nos é entregue consegue ser melhor que a anterior. A curadoria do Raridades do Conto Gótico é feita com muito zelo, sendo um trabalho que devemos sempre promover.

Deixe seu comentário abaixo caso tenha curtido e vamos conversar sobre esta história, caso já tenha lido. Desde já, boa leitura.

Resenha publicada no blog Canto do Gárgula

site: https://cantodogargula.com.br/2021/03/31/a-garrafa-de-santo-antao-ou-o-vinho-do-diabo/

Nicolly RS 19/04/2021

Conto e contexto da obra incríveis!
Esse mês recebemos um conto que tem como base um dos mais famosos e influentes romances góticos alemães! Com uma introdução incrível, já começamos a leitura com uma boa bagagem, apenas para se encantar com tantos elementos importantes na trama, como a presença de doppelgängers. Recomendo demais conhecer esse projeto!

Rinaldo 25/04/2021

A Garrafa de Santo Antão..O Vinho do Diabo.
Um terror Gótico que.mostra que as tentações se não devidamente suprimidas pra sem conduzir a derrota.

Alyne Rosa 21/03/2021

O melhor da série "Raridades"
Ótima condensação de "O Monge". Por tentar resumir um romance em poucas páginas, o resultado foi um texto frenético, com passagens rápidas autoexplicativas. As aparições do "ser maligno" também são descritas de forma super dramática e de acordo com o que o cristianismo pregava na época.

Luísa Anjos 16/06/2021

"A Garrafa de Santo Antão; ou, O Vinho do Diabo!" é o quinto conto do Clube de Raridades do Conto Gótico e traz a condensação do romance "Os Elixires do Diabo", de E.T.A. Hoffman. Aqui, temos a história de um monge que é muito admirado e respeitado em seu convento, por sua forte e inabalável fé e por nunca ceder à tentação. Nesse convento, fica guardada a Garrafa de Santo Antão, ao redor da qual circulam agouros e lendas macabras e seculares. Após a visita de um conde, ele e o monge acabam bebendo do líquido na garrafa, e a partir daí todos os terrores e consequências concretizam a profecia e a lenda satânica, envolvendo-os em situações agoniantes e tenebrosas até o fim da vida. Gostei do conto, pois temos a temática do duplo, princípios cristãos da santidade e da tentação e uma sequência de eventos bem enganchada e coerente. Valeu a leitura

Kit 12/03/2023

Gostei muito do começo da história, mas depois as coisas foram desandando e o final foi bem fraquinho. Sem contar que é tudo muito confuso.