A História das Irmãs Estranhas

A História das Irmãs Estranhas Agnes Musgrave

Resenhas - A História das Irmãs Estranhas

O Livro Preciso 23/03/2021

Horror pagão
A estética pagã das irmãs, referência clara a Nornas da mitologia nórdica, foi uma surpresa. A aura de horror enquanto andavam no bosque e as descrições são incríveis!

O conto é curto, e, além de se apoiar em Macbeth do Shakespeare, é a redução de uma história publicada em quatro volumes (pela própria autora), a qual fiquei com vontade de ler para descobrir o desenrolar dos destinos de cada um dos personagens.

Walmor.Gomes 24/04/2021minha estante
Tentei encontrar o romance Edmund of the Forest, da Agnes Musgraves, para descobrir o final. Até agora nada...

Débora Renata 30/04/2021minha estante
Também quero , fiquei extremamente curiosa para saber o que acontece.

Kit 13/03/2023

Muito curto, e mesmo pensando nessa história como uma adaptação de cena de Macbeth, poderiam ao menos ter dado algum sentido para a coisa.

Alyne Rosa 21/03/2021

Edmundo e Jaime perdidos na floresta
Bom conto, mas gostaria de as personagens das irmãs estranhas fossem mais exploradas.

Gárgula 16/04/2021

A história das Irmãs Estranhas, de Agnes Musgrave
Uma história sombria
Termino de ler A história das Irmãs Estranhas, de Agnes Musgrave, e por isso não deixo de pensar nas várias histórias onde reis cristãos se deparam com seres sobrenaturais pagãos e criaturas míticas. Mesmo fervorosos em sua religião ainda certamente temem o que outrora os guiava.

Este é o sexto blue book do clube de assinaturas Raridades do Conto Gótico, no Catarse. Com tradução de Carlos Primati e apresentação de Cid Vale Ferreira, este livreto já soa surpreendentemente bem diferente dos anteriores.

A floresta como o lugar onde o medo reside
A tônica aqui leva um rei e um cavaleiro, que durante uma caçada a javalis, acabam por se perder do grupo que os acompanhava ao se adiantarem demais no trajeto. Ao se darem conta estão no meio de uma floresta muito antiga e sinistra.

Perdidos e amedrontados, se veem em nesta estranha floresta que rumores antigos dizem estar consagrada a antigos deuses pagãos. Neste momento a cristandade se depara com um mundo de outrora, mítico e inegavelmente terrível. Um choque que causa um medo atroz aos personagens por dar a entender já ter sido a religião de outrora.

Três estranhas mulheres, que os homens relacionam a imagem de bruxas, aparecem e tecem inúmeras visões dos seus destinos. Suas armas não representam nada além de pesos mortos, enquanto sua coragem se esvai em suor e medo.

Uma história que me remete demais a histórias Arthurianas, talvez pela atmosfera bastante sinistra e por este choque entre religiões.

Considerações finais
Começamos a perceber que a diversidade dos blue books vai muito além do que imaginamos. Saímos dos castelos e mosteiros, adentrando pela floresta, símbolo máximo da natureza. Uma conexão natural que se perdeu de maneira gradativa pelo homem e que, por esse motivo, lhe gera um medo inegavelmente incrível.

Uma leitura inegavelmente interessante, pois mostra um lugar intermediário (adorei esta definição) entre um mundo cristão e um mundo pagão, ainda que sejam dois mundos distintos, em conflito.

Já fizeram sua assinatura no Raridades do Conto Gótico para receber os seus exemplares?

Resenha publicada no blog Canto do Gárgula

site: https://cantodogargula.com.br/2021/04/14/a-historia-das-irmas-estranhas-de-agnes-musgrave/

Rinaldo 24/04/2021

História das Irmãs Estranhas
Um conto de bruxas...seriam um sonho...ou um pesadelo ruim? O mal existe? E da parte de quem?

Aline.Robles 20/03/2023

Conto muito fraquinho e sem sentido. Talvez se as irmãs estranhas fossem mais exploradas, a leitura teria sido bem melhor, pois o texto é bem fluido.