A BASTARDA

A BASTARDA Vanessa Gramkow

Resenhas - A BASTARDA

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Deusani0 23/04/2024

Sensacional
Primeiramente quero agradecer a autora,  por ter escrito um livro maravilhoso,  a história de Samira deveria ser lida por todos e com certeza virar filme.
"A Bastarda" é uma narrativa envolvente que mergulha na vida de Samira, uma jovem que se vê confrontada com o passado misterioso de sua mãe após uma tragédia em sua cidade  Presidente Getúlio/SC é  acaba indo parar no reino da Sécia, onde ela enfrenta desafios após descobrir o passado misterioso de sua mãe e ser introduzida ao legado deixado no reino da Sécia. A perspectiva de um conto de fadas se transforma em um desafio doloroso, à medida que ela é forçada a assumir responsabilidades desconhecidas e lutar pelo direito de voltar ao Brasil. No meio desses desafios, a possibilidade de viver um grande amor adiciona uma camada adicional de complexidade e emoção à narrativa.
O livro explora temas de família, responsabilidade e amor em meio a um enredo repleto de reviravoltas e desafios. A jornada de Samira para reconciliar seu passado e seu presente é emocionante e cativante, me manteve ansiosa pra descobrir o desfecho dessa história fascinante.
O livro conseguiu despertar uma gama de emoções.  É fascinante quando um livro consegue prender a nossa atenção, mesmo quando as emoções que ele evoca são intensas, como raiva. Uma história poderosa e envolvente, me manteve interessada na jornada dos personagens, apesar das dificuldades que enfrentam.

Sthefanny.Vivian 16/04/2024

Confesso que o meio do livro me decepcionou um pouquinho, mas o final melhorou muito o livro. Acho que nós sempre idealizamos demais a vida perfeita, sempre queremos mais e mais. Mas no final, quando temos na mão o que nos faria feliz e realizado, não nos deixa assim. De quê adianta termos todo o dinheiro, popularidade e poder, se não temos o amor, companheirismo e família. Com a Samira, eu aprendi que o amor é importante, seja ele romântico ou não. Nós devemos lutar pelo que realmente vai nos fazer feliz, devemos lutar pelo amor (amor próprio tbm).

?Falta você ser feliz, papai, falta você reencontrar o seu ?felizes para sempre?. Jogue tudo para o alto, seja feliz, e vá procurar o seu amor. Está mais do que na hora de você enfrentar tudo e todos para ter o que quer."

Enfrente seu medos e fantasmas, se permita amar.

Leiam!!!

@cortedeamigaselivros 24/03/2024

Um romance da realeza!
?O amor é o sentimento mais puro do mundo, pode acompanhá-la a qualquer lugar.?

Samira Werner tem uma vida tranquila e cheia de amor ao lado do pai e dos irmãos, mas tudo muda quando um desastre ambiental acontece em sua cidade e ela perde pessoas que ama. Como se não bastasse acaba descobrindo que é uma princesa perdida e precisa ir para a Sécia, seu reino.

Nossa protagonista reluta muito em aceitar seu papel de princesa, já que foi quase que forçada a ir para a Sécia. Mas com o tempo, novas possibilidades e uma paixão arrebatadora surgem para tornar sua estadia no país mais agradável.

A escrita da Vanessa é fluída, leve e do tipo que envolve facilmente o leitor. Foi uma experiência gostosa acompanhar Samira em sua nova vida, muito diferente da que tinha no Brasil. Ainda gostei do romance, que é fofo demais, no início a princesa não o suporta seu par, mas com o passar do tempo inevitavelmente se apaixona.

Apesar de ter gostado da obra, senti que faltou desenvolvimento do romance, que aconteceu muito rápido. Além de ter me incomodado que em certo momento Samira tenha perdoado fácil demais o amado por um erro que ele cometeu.

Enfim, se você gosta de histórias que envolvam realeza, princesa perdida, romance fofo e um final inesperado, precisa dar uma chance para a história de Samira em "A Bastarda".

Ei, Bora Ler Mais! 23/03/2024

?[RESENHA LITERÁRIA]?
? Na obra, acompanhamos Samira, que vive na cidade de Presidente Getúlio, em Santa Catarina. Seu estilo de vida é bem simples, junto ao de sua família, que aparentemente possuem uma vida tranquila com muita alegria entre eles. E no auge dos dezesseis anos, ela vive um turbilhão de emoções, muitos sonhos que deseja alcançar, receios e todo tipo de situações que possa imaginar.

? Porém, tudo muda quando ela encontra um vestido, uma tiara e um colar que aparentam serem bem caros guardados por seu pai. O que faz ela se questionar muito de onde surgiu esses itens luxuosos. Ainda mais que sua mãe morreu no parto, então Samira não sabia nada sobre ela e sua família materna.

? E para piorar tudo, acontece uma chuva muito forte na região em que mora, que ocasiona um deslizamento e Samira acaba tendo perdas terríveis por conta disso e se sentindo sufocada e sobrecarregada com tanta dor e mortes ao seu redor, ela se deixa afundar em desespero e acaba ?dopada? pelo seu irmão para dormir e não entrar em colapso. Como leitora, consegui sentir todos os sentimentos dela, por serem muito bem escritos.

? E então o inesperado acontece, Samira acaba acordando em um lugar completamente estranho e fora do Brasil, uma loucura total! Diante de tamanha confusão, ela conhece sua avó materna, a rainha Eugênia Fermân Grontte da Sécia e descobre que sua mãe era uma princesa. Porém, nem tudo são flores, seu avô, o rei, despreza Samira e vive chamando ela de bastarda.

? E aos poucos tudo começa a se encaixar e Samira compreende tudo sobre a sua vida e sua mãe e se vê adaptando aos poucos ao novo país, novas amizades e muito aprendizado. É incrível acompanhar o amadurecimento da Samira ao longo do livro em meio a tanto sofrimento.

? É uma leitura agradável, que possui cenários deslumbrantes e claro, muitas doses de amor juvenil avassalador.

Drika |@floreios.e_borroes 02/03/2024

Um nacional muito bom!!!!
? Eu sei! Lendo a sinopse parece que saímos de uma chamada de filme de sessão da tarde não é mesmo? Mas não se deixe enganar! A Bastarda é uma obra que aborda muitos temas importantes e sensíveis.

? Uma das coisas que mais me chamaram atenção na narrativa, e que eu ainda não tinha tido experiência, foi a abordagem sobre as fortes chuvas na região Sul do Brasil.

? A Samira, protagonista da estória, filha e irmã de bombeiros, tem uma visão ?privilegiada? do quanto esses desastres naturais são trágicos para a população e narra com familiaridade as suas consequências.

? Por conta de um desses eventos a vida da Samira muda completamente e ela vai parar na Sécia. A partir daí começa sua busca por respostas a fim de entender o passado da mãe e sua ancestralidade.

? Contudo, fazer parte da família real não será um conto de fadas como todos acreditam. Samira terá que lidar com muitas adversidades, a língua estranha, parentes frios e calculistas. O único alento é o carinho da sua avó, que é um oasis no meio de tanta confusão.

? A Bastarda fala sobre muitos sentimentos, mas é acima de tudo sobre encontrar o próprio caminho. Superar as adversidades e enxergar a luz em meio ao caos.

? Aqui eu preciso dizer que gostaria muito que esse livro tivesse, pelo menos, umas 400 páginas. Isso porque senti falta de aprofundamento em alguns momentos da estória, principalmente nas partes em que se passam na Sécia.

? A leitura de A Bastarda foi muito envolvente! A estória se enveredou por caminhos que eu não esperava, e isso me surpreendeu muito positivamente. Achei que a autora deu um desfecho maduro e brilhante para a Samira. ??

Letícia Braz | @_piilula_ 28/02/2024

Dezembro do ano passado recebi um convite muito especial, ler o livro A Bastarda da autora nacional Vanessa Gramkow.

Vanessa nos traz a história de Samira, uma jovem que mora na cidade de Presidente Getúlio, Santa Catarina que sofre com a tragédia das chuvas que devastou a cidade em 2020 e num piscar de olhos se vê num palácio enorme, com uma avó que nem sonhava ter e sendo informada que é uma princesa que deve assumir o posto de rainha muito em breve. Com essa série de acontecimentos de tirar o fôlego, Samira se vê obrigada a tomar decisões que podem mudar todo o rumo da sua vida.

É notável o crescimento e amadurecimento que Samira teve ao longo da história, infelizmente por conta de tragédias e grandes mudanças, algo que ninguém deveria passar ?

Ao longo da história, temos também muito romance ? Afinal, toda mocinha merece uma descanso rs E ele veio em forma de um Duque charmoso de tirar o fôlego ?? Gostei muito de ver a evolução desse personagem também, ele vai de um sujeito arrogante ao mais doce e irresistível dos pretendentes ??

Outro ponto que amei na história, é a valorização à família! Ela é apresentada o tempo todo como o suporte da personagem principal e por quem ela luta ao decorrer de toda trama.

Indico muitíssimo e se você também gostou, já entra no perfil da autora e saiba como adquirir o seu exemplar ??

Eduarda 27/02/2024

Simplesmente um livro que trás uma gama de sentimentos conforme avançamos na leitura. Sempre que olhava o livro na estante, sentia um certo medo da leitura pois não sabia quais sentimentos e sensações ele traria ao ler sobre a triste tragédia da nossa amada Presidente Getúlio. Hoje ao concluir a leitura, sinto-me maravilhada com todas as emoções que pude sentir ao decorrer de cada palavra.
Alguns pontos que mais chamaram minha atenção:

- amor incondicional pela família;
- a simplicidade deve nos acompanhar diariamente, independente de onde estamos ou onde pretendemos chegar;
- somos mais fortes do que imaginamos;
- empatia às pessoas que sofrem com catástrofes;
- respeito ao próximo;
- e muitas outras emoções que cada leitor desenvolver no meio da história.

E por fim, é gratificante ver uma escritora da mesma cidade que eu com tanto potencial. Gostaria muito que tivesse continuação, talvez sobre a vida que Karina escolheu para si.

Literary_universum 26/02/2024

Um romance incrível que me surpreendeu pela trama envolvente, cheia de drama e fofa ao mesmo tempo. Me arrancou risadas e me emocionou na mesma medida!!!

Samira é uma jovem normal que vive com seu pai e irmãos bombeiros, até então sem muitas preocupações... até uma tragédia marcar sua vida para sempre.

Do dia para a noite, ela descobrirá um segredo inesperado sobre sua mãe (que não chegou a conhecer). E isso muda tudo... ela era princesa do reino da Sécia.

Nossa protagonista embarcara para um lugar onde ficará cercada de desconhecidos e novos costumes...

Talvez o que era para ser um conto de fadas, não será tão perfeito assim. Ela será rejeitada pelo avô e terá que se casar com Bernardo e assumir várias responsabilidades. Mesmo enquanto tenta, desesperadamente, voltar para o Brasil.

? A bastarda foi uma leitura boa e rápida. Fui envolvida pela estória de Samira, que é uma protagonista forte e cheia de esperança... ela passa por tanta coisa...? Odiei o avô e a prima dela com todas as minhas forças.

A escrita é imersiva e com boas descrições dos cenários e paisagens. Eu amei!!!
Tem um quê de contos de fadas, quem não queria descobrir ser uma princesa??

É um livro que vale a pena conhecer se você gosta de drama, romance, reinos e contos de fadas.

Juuh 26/02/2024

Livro: A bastarda ??
?Amar não é errado, errado é não ter tempo suficiente para não amar mais .? ??

Sabe aquele livro que faz você ter empatia pelos personagens? É sobre isso que vou falar agora!

Samira é apaixonada pela sua família, seus irmãos e por quem ela ama. Infelizmente?
Sabe aquela coisa que você acha que tudo vai piorar e só piora, e quando ela acha que tudo vai dar certo, piora de novo ? É assim a vida de Samira.

Amei o cenário do livro, se passa em Presidente Getúlio, Santa Catarina e menciona algumas tragédias que aconteceram lá, por conta de deslizamentos que acontecem bastante por lá infelizmente.

E com isso, ela sofre uma grande perda, que faz o mundo dela desabar, virar de cabeça para baixo de uma maneira que nem ela mesma imagina. Uma pessoa tão simples do nada ter uma vida tão chique, tão de repente.

Nesse meio do tempo, nesse ?bololô? daria para ela viver um GRANDE AMOR?? Onde ela sofre perdas, onde ela não sabe o que fazer, onde ela não tem para onde correr?

Acho incrível, as mensagens que o livro nos trás, em relação a amizade, amor e perda. É aquilo que sempre falo, tudo acontece por um acaso, e no livro não foi diferente, aconteceu porque tinha que acontecer.

Você vai amar demais esse livro, vai sentir um mix de emoções, vai chorar, rir e ainda vai querer mais!! Eu estou MUITO ansiosa para o livro 2!

Beijosss ??

Minhasleiturasofc 05/02/2024

#resenha ?
??????? - @minhasleiturasofc

"(...) O amor é livre para ir e voltar ,mais o que importa e nunca esquecer um dia se quer de quem ama,sempre com a esperança de que um dia ficarão juntos. - explica minha vó,sorrindo "

? Um livro cheio de emoções, de deixar o coração apertado ou quentinho. Chorei,ri,sofri e amei ?

? Samira vive tranquilamente em Presidente Getúlio em meio aos seus irmãos e seu pai,ambos bombeiros e a casa em que moravam ficava no pátio do quartel. Ela perdeu a mãe cedo. Sua cidade vem passando por fenômenos naturais e destruindo casas e lugares. Até que uma tragédia os atinge,e em meio a dor e a tragédia ela se vê obrigada a viver em outro País no reino da Reino da Sécia,cercada de pessoas frias e cheia de hábitos diferentes. Se vê obrigada a cumprir deveres que desconhecia ,em meio a uma familia desconhecida ela vai viver uma jornada tentando voltar ao Brasil,nesse meio tempo ela vai conhecer um duque irresistível e petulante capaz de mexer com seus sentimentos. Agora Samira se vê dividida entre qual caminho seguir.

? Essas tragédias com fortes chuvas acontecem frequentemente. Onde bombeiros tentam resagatar pessoas com vidas,mais nem sempre é fácil salvar a população nos deslizamentos. Cabe as autoridades tomar rédea da situação.

? Confesso que esperava um romance bem leve,me surpreendi com essa história forte,com superação,luto,tragédia,alegria e emoção.

? Uma princesa forte e decidida que traz um pouco da nossa realidade e sonhos de infâncias. Um duque arrebatador e apaixonante.
Uma história bem construída. enredo apaixonante, onde a autora nos faz amar de início a protagonista.

? Me senti imersa e presa na história ,li uma página e queria ler cada vez mais, quando eu pensava que tudo ia ficar bem algo me fazia desmoronar!
Vanessa Gramkow 13/02/2024minha estante
Uau! ?? Obrigada por compartilhar seus sentimentos sobre 'A Bastarda', @minhasleiturasofc! Fico emocionada em saber que minha história conseguiu te fazer rir, chorar, sofrer e amar. É incrível ver como você se sentiu imersa na jornada de Samira e do duque, e como cada reviravolta te prendeu ainda mais. É maravilhoso saber que a mensagem de superação, amor e esperança ressoou tão forte em você. Espero que continue se aventurando em mais histórias emocionantes! ??

Angélica Carvalho 08/01/2024

Adorei o livro, um enredo diferente que envolve o leitor e o prende até o último capítulo. Com uma mocinha forte e decidida que mudou um país inteiro.
Vanessa Gramkow 13/02/2024minha estante
Que alegria saber que você adorou 'A Bastarda'! ?? Fico tão feliz em saber que o enredo diferente conseguiu envolver e prender você até o último capítulo. Samira é uma personagem muito especial para mim, e saber que você a considera uma mocinha forte e decidida que deixou sua marca em um país inteiro me enche de orgulho. Obrigada por compartilhar sua opinião e por se aventurar nesta jornada comigo. Espero que continue se emocionando e se envolvendo com mais histórias! ??

leiturainterativa 17/12/2023

Boa leitura
Em A BASTARDA, Samira leva uma vida calma na sua cidade natal em Santa Catarina. No entanto, um desastre destrói parte da cidade e muda completamente sua vida, uma virada de ponta cabeça. Agora ela está em uma palácio na Sécia.

Ali ela descobre ser outra pessoa e as origens de sua mãe. Além disso, um amor começa a brotar em seu coração, mas muitos irão contra viver esse amor. O que mais o destino reserva a Samira? Será que o amor resistirá?

A Bastarda é uma história envolvente, com uma escrita fluida e rápida de ler. Vanessa nos apresenta um reino belíssimo, caracterizando seus diferentes costumes, entrelaçado as nuances de Santa Catarina.

Livro recebido em parceria.
Vanessa Gramkow 13/02/2024minha estante
Obrigada por compartilhar sua opinião sobre 'A Bastarda'! ?? Fico feliz em saber que você teve uma boa leitura e que a história conseguiu te envolver. Samira passou por tantas reviravoltas em sua jornada, e é incrível ver como você destacou sua força diante das adversidades e como o amor começou a florescer em meio a tantos desafios. Espero que o destino de Samira tenha te surpreendido e emocionado tanto quanto me emocionou escrevê-lo. Muito obrigada pela parceria e pelo apoio! ??

@estantesviajantes 16/12/2023

Uma protagonista forte e uma história de muitas reviravoltas
Samira é uma jovem que ACABA de descobrir que na verdade é uma princesa! Isso mesmo, bem no estilo “Diário da princesa”.

Entretanto, ao invés de seguir seu destino real como boa parte das pessoas fariam (😂), Samira vive um dilema em deixar sua família aqui, no Brasil e viver a vida de princesa, que lhe foi dada de repente.

Pois é, boa parte dessa história se passa aqui, em terras brasileiras, mais necessariamente em Santa Catarina (aff, eu amei!).

E além disso tudo, como sempre, o amor tem que entrar em jogo, Bernardo, um príncipe pra lá de lindo e charmoso, ainda vem para confundir ainda mais a cabeça de Samira e deixar essa história ainda mais interessante!!

Eu gostei muito de fazer essa leitura, foi um livro com uma escrita muito fluida, muito envolvente e muito intrigante. Acompanhar a evolução da Samira desde o início foi incrível, ela cresceu muito durante a leitura e no final me senti muito conectada com ela e muito orgulhosa das decisões que ela tomou.

Esse livro foi uma surpresa pra mim, agradeço muito a parceria da autora @vanessa.gramkow , gostei muito de conhecer essa família, toda ambientação da história tornaram-a mais rica e gostaria MUITO de ler mais sobre a família da Samira…. quem sabe uma nova história nesse universo venha aí? Só sei de uma coisa, se tiver, quero ler em primeira mão! 💙💙

Eu recomendo muito esse livro!
Vanessa Gramkow 13/02/2024minha estante
Que maravilhoso saber que você gostou tanto de acompanhar a jornada da Samira em "A Bastarda"! ?? Foi incrível poder compartilhar essa história com você, e fico feliz em saber que a protagonista forte e as reviravoltas na trama te envolveram tanto. Samira realmente passou por grandes desafios e dilemas, e é gratificante saber que sua evolução ao longo da história ressoou com você. E quanto ao amor complicando ainda mais as coisas, bem, é sempre assim, não é? ? agradeço imensamente por ter feito parte dessa jornada comigo e por compartilhar sua experiência. Quanto ao seu pedido por mais histórias desse universo, quem sabe o que o futuro reserva? Fico feliz em saber que você estaria animado para ler mais sobre a família da Samira! ?? Muito obrigada pela recomendação e pela parceria. Espero poder te surpreender novamente nas futuras leituras! ??

Angélica 10/12/2023

Muito bom!
?Quem nunca quis ser um princesa?! ?
?A Bastarda - Vanessa Gramkow
?Páginas: 254
? Disponível no Kindle Unlimited
?Passe para o lado para ver a sinopse!
?4 ?
??" - Amar não é errado, irmão. Errado é não ter tempo suficiente para amar mais."
?Samira é uma jovem alegre que vive com seu pai e irmão, uma grande família cheia de alegria.
?Quando sua cidade passa por uma tragédia ela se vê devastada e com várias reviravoltas na história Samira vai parar no reino da Sécia, o reino da sua falecida mãe, um lugar em que ela não fazia ideia que existia, pois nem fazia ideia que a mãe era uma princesa.
?Nessa nova vida ela precisa entender como ser uma princesa, aprender os costumes e tradições, lidar com um avô nada agradável e além disso tentar entender tudo que aconteceu na sua vida.
?Samira é uma personagem cativante e forte, perdeu praticamente tudo, precisou enfrentar o luto, a dor e ainda aprender a viver em um novo País.
?Samira é prometida ao Duque Bernardo e no começo ela não aceita isso, mas conforme os dois vão passando mais tempo juntos, o amor e admiração vão surgindo, o foco do livro não é o romance, mas adorei ver o casal junto e evoluindo.
??"- A única coisa que quero é sua promessa de que vai viver sem olhar para trás. O que passou, você não pode mais viver, e o que está por vir, você ainda não sabe. Você, mocinha é quem faz seu próprio destino e escolhe quem viverá ao seu lado compartilhando momentos inesquecíveis."
?A autora mostra uma dura realidade de SC, esse ano mesmo, o estado passou por vários deslizamentos, enchentes e chuvas intensas, a cidade que a Samira mora no livro é em SC e ler sobre tudo que acontece é triste demais.
?A escrita é bem fluida e a história bem desenvolvida, eu só gostaria que a Samira tivesse tido mais interação com o povo da Sécia e que tivesse mais desenvolvimento em torno desse reino, que eu achei incrível.
?No final o livro deixa uma grande reflexão sobre tudo ocorrer no tempo certo e que a vida sempre dá um jeito de unir aqueles que se amam verdadeiramente.
?Já leu ou ficou com vontade de ler? Conhece outra obra da autora?
@cantinhode_leituras
Vanessa Gramkow 13/02/2024minha estante
Que resenha incrível de "A Bastarda"! ?? Fico emocionado em saber que a história da Samira te cativou e te fez refletir sobre tantos aspectos da vida. Samira realmente passou por muitos desafios e reviravoltas, e é gratificante ver como você se conectou com a força e resiliência dela. Obrigada por destacar a realidade de Santa Catarina e por considerar a importância dessas questões presentes na trama. Sua observação sobre a interação de Samira com o povo da Sécia e o desenvolvimento do reino é muito válida, e leva isso como um aprendizado para futuras histórias. Fico feliz em saber que o romance entre Samira e o Duque Bernardo também te encantou, mesmo não sendo o foco principal da história. Quanto à reflexão final sobre o tempo certo e o amor verdadeiro, é exatamente o que eu esperava transmitir. Muito obrigada por compartilhar sua opinião e por incentivar outros leitores a conhecerem minha obra! ??

Vanessa Gramkow 13/02/2024minha estante
Que emocionante ler seu comentário sobre "A Bastarda"! ?? Fico tão feliz em saber que a história da Samira te deixou à flor da pele e te fez mergulhar nas emoções desde o início. Samira é realmente uma personagem determinada e cativante, e é incrível como ela cresceu ao longo da narrativa. Ah, o Bernardo... Às vezes os mocinhos também cometem erros, não é? ? Catherine foi mesmo um verdadeiro desafio para Samira (e para você também!), mas fico feliz em saber que você conseguiu superar junto com nossa protagonista. E que bom que você gostou da rainha Eugênia e da amiga Mara, são personagens que eu adoro também! Muito obrigada por compartilhar suas flores e por recomendar a leitura. Espero que outras pessoas também se sintam tão envolvidas quanto você! ??

1 | 2 | 3 | 4 | 5