A Canção de Bernadette

A Canção de Bernadette Franz Werfel

Resenhas - A Canção de Bernadette

Nilla 29/08/2022

Como Bernadete foi incrível, quanta pureza e quanta inocência existia no coração da pequena Soubirous.
Quem nos dera ter sido escolhidos como Bernadete e principalmente quem nos dera ter o coração puro como o dela.

Larissa 15/04/2022

Eu gostei bastante. Me senti adentrando um universo totalmente novo, nada eu conhecia da história de santa Bernadete e das aparições de Lourdes. A leitura fluiu muito bem pelo fato de ser um romance. Agora quero ver o filme e acho que vou aproveitar que amanhã é 16 de abril, dia de santa Bernadete e fazer isso.

Jéssany 05/04/2022

Santa Bernadete: um milagre de Lourdes
Ao contemplar a história das aparições de Nossa Senhora de Lourdes, na gruta de Massabielle, nossos olhos se voltam para a menina a quem Ela falou. Sua vida, transcorrida em acrisolada virtude, expressa com eloquência porque Deus ?escondeu estas coisas aos sábios e prudentes, e as revelou aos pequeninos? (Lc 10, 21).
Ó Senhor, me ajuda a ser pequena como Bernadete.
Santa Bernadete, rogai por nós!!

Aline327 22/03/2022

Livro maravilhoso e bem completo.
Relata a vida de Bernadette seu encontro com Nossa Senhora na Gruta de Massabielle e tudo o que se desenrolou deste encontro.

Andre.S 20/03/2022

Maravilhosa romantização da vida de Santa Bernadette Soubirous e das aparições de Nossa Senhora de Lourdes na França. Escrito por um judeu em sinal de gratidão a Nossa Senhora de Lourdes, que o livrou da perseguição nazista, é um livro maravilhoso.

Dandara Virgínia | @dandaravmachado 19/03/2022

Uma ótima leitura, que mistura acontecimentos devocionais e sacros com o contexto histórico da época... Serve também para refletirmos sobre a glória dos altares e a santidade... Enfim, muitas reflexões.

Danilo546 24/02/2022

Livro maravilhoso!
Eu AMO livros assim (romances religiosos - e aqui uso romance como a literatura o entende, ou seja, uma narrativa longa, e não como sinônimo de história de amor)!!! Esse em particular é bastante completo, narra nos mínimos detalhes a histórias das aparições de Nossa Senhora na pequena aldeia francesa de Lourdes no ano de 1858 a uma simples camponesa chamada Bernadette. Gostei muito de saber mais da família dela e do contexto sociopolítico da época. O autor foi bastante feliz em retratar a história das aparições sob vários prismas: religioso, cultural, social, político, jurídico. Dá pra ver o seu comprometimento com a história e com o fervor do povo.
Minha única ressalva é quanto à edição e não quanto ao conteúdo: há dezenas de erros de pontuação ou digitação, chegando a um nível de ficar difícil de entender algumas frases numa primeira leitura. Essa é a primeira vez que isso acontece com um livro da MBC, que tem um alto padrão de edição geralmente, então fiquei bastante desapontado, mas mesmo assim vale a pena a leitura, pois o livro é maravilhoso!
Nossa Senhora de Lourdes e Santa Bernadette Soubirous, rogai por nós! ??

Daii 19/12/2021

"Os santos - disse o papa - são comparáveis aos telescópios dos astrônomos. Através desses instrumentos, conseguimos ver os astros que ninguém perceberia a olho nu. Por intermédio dos santos, se nos evidenciam as verdades eternas, que a vida quotidiana esconde às nossa fraca visão." - Papa Pio XI

SoSavoia 05/10/2021

Parece ficção, mas é real! Oh, doce Bernadette!
Não conhecia a fundo a história da Aparição de Nossa Senhora em Lourdes, mas que história linda!

Bernadette era somente uma garotinha quando teve uma experiência arrebatadora com a "Dama" (como chamava Nossa Senhora, pois não sabia quem era).
Teve uma vida sofrida, vinda de família pobre e de uma sociedade julgadora, Bernadette certo dia vê uma bela jovem em uma gruta e fica encantada!
Somente a garota vê a dama e, quando está com ela, não consegue dizer nada, apenas rezar o Santo Terço.
Santa Bernadette nos descreve como a Santa Mãe de Deus é: uma menina de 16 anos, de baixa estatura, cabelos negros e uma beleza arrebatadora!

A maturidade que a garotinha teve e a doçura com que Nossa Senhora a tratou são encantadoras. Os milagres operados por Deus em virtude dessa aparição são a prova de que Maria está sempre conosco e roga por nós!

Polliana 25/09/2021

Esse foi o livro de biografia de santos que mais gostei até hoje (excluindo as autobiografias).

Me surpreendi com o romance de Franz Werfel, pois, por ele não ser católico e sim judeu eu não esperava que descrevesse os fatos da forma como o fez. Fico me perguntando como continuou sendo judeu após tanto estudo e aprofundamento neste mistério ocorrido em Lourdes.

Quanto à história em si, fiquei com um ranço tão grande de todas as pessoas que não acreditaram em Bernadette, especialmente da Madre Maria Tereza Vauzous.
Meu Deus! Os sinais de santidade da menina me pareceram tão evidentes.

Sei que julgar os acontecimentos com tamanha distância no tempo é muito cômodo para mim, além de que a história, mesmo sendo fidedigna, não deixa de ser um romance e pode ser que o autor tenha exagerado em alguns acontecimentos.
Mesmo assim, ver tamanha incredulidade me assusta demais. Como pode haver tanto orgulho, arrogância, presunção e inveja em pessoas que são verdadeiros católicos?

E eu, será que estou agindo da mesma forma? Ou será que ainda pior? Será que quando partir desta vida vou perceber momentos em que agi com extrema incredulidade?
Meu Deus! Mesmo sabendo que a resposta para essas perguntas é positiva, ajude-me a que não seja.

Agora preciso fazer uma observação quanto à edição do livro em si.
Notei vários, vários mesmo, erros de digitação: omissão de palavras, trocas de uma letra por outra, erros de pontuação, falta de espaço, etc. O erro mais gritante, não apenas neste livro, mas também em outros da MBC, é a troca da palavra "como" por "[*****]" em diversos locais. Não consigo nem entender o motivo desse erro específico. Parece-me que os livros são editados às pressas. Isso é uma pena, pois não adianta o livro ser lindo mas ser mal editado.
Carolina 26/09/2021minha estante
Também acho uma pena esses erros de edição...

Polliana 05/10/2021minha estante
Agora que vi que o Skoob censurou a palavra, hahaha.
De toda forma, quem lê os livros da MBC sabe qual é, impossível passar despercebida.
Fico me perguntando como os editores não percebem isso.

Leandra.Cagliari 31/07/2021

"J'aime... Eu amo..."
Sinceramente, eu acho impossível não se apaixonar por essa aparição. Eu amo o fato de Nossa Senhora ter escolhido Santa Bernadette; a pessoa mais humilde... Encanta-me a obediência e a humildade dessa Santa. E encanta-me mais ainda a mensagem dessa aparição: penitência.
Sobre o livro (por isso apenas 4 estrelas), ele é bem detalhado, não que isso seja um problema, mas eu não sou muito fã de livros assim porque muito detalhe acaba ficando com muita enrolação... o que fez com que eu demorasse uns 4 meses pra ler kakakaka mas li, e é maravilhoso. Só me fez amar mais ainda essa aparição. ?

T 23/06/2021

encantador
Uma narrativa leve e fluida, que contem mensagem e personagens bem vividos.
Gostei muito que apesar de ser um livro de contexto católico ele pode encantar pessoas independente de religião ou qualquer coisa. Recomendo muito !