A Canção de Bernadette

A Canção de Bernadette Franz Werfel

Resenhas - A Canção de Bernadette

Rosa â¡ 16/04/2021

- J'aime... Eu amo...
"- A tua vida começa, ó Bernadette!"

Foi uma grande coincidência eu terminar esse livro bem no dia de sua morte, Bernadette.
Mas de fato, como o próprio cura de Lourdes disse, tu não morreu, estás viva até hoje nos céus e na terra, nos mostrando a verdadeira santidade, simplicidade e amor.

Não tenho o que reclamar do autor e seu modo de escrita, somente dessa edição da Minha Biblioteca Católica, que por mais bonita que seja, tem muitos erros de digitação, esses erros até me desanimaram por algum tempo, mas consegui terminar a leitura desse livro incrível de um modo agradável.

Deyzelena.Moreira 23/03/2021

A Canção bem cantada de Bernadette
Perfeito esse livro.
Bernadette uma menina pobre, doente e que tinha muita dificuldade em aprendizado. Uma menina que não sabia o que era esperiencia mística. E que foi agraciada por ter visto a mãe do céu. E mesmo assim continou sendo humilde. Não se abaterá com sofrimento que passou aqui na terra. Não de abalou mesmo sendo perseguida pela ciência, pela igreja. Ela soube esperar o tempo dizer que ela não mentia. Ela é um exemplo a ser seguido

Igor.Marques 04/05/2021

A grandiosidade de Deus se revela nos pequeninos! Que saibamos ser pequenos, humildes, sinceros e verdadeiros a exemplo de Santa Bernadete. E que nos coloquemos nos braços de nossa mãe amada para todo o sempre, para assim pidermos chegar ao céu, nos braços de seu Divino Filho, Nosso Senhor.

sabre 11/05/2021

Exemplo de humildade e obediência!
Aos 14 anos, a inocente e pouco inteligente Bernadette vê uma Dama numa gruta abandonada no pequeno vilarejo de Lourdes. A menina entra em transe, muda traços físicos, perde a consciência e a noção do tempo, se apaixona pela Senhora. Na primeira aparição, ocorrida em 11 de fevereiro de 1858, a criança não sabe quem é aquela Mulher. Essa história mirabolante logo ganha fama em Paris e, após a Dama pedir procissões e uma Igreja, ganha toda a França e, mais tarde, a Europa e o mundo.
Obedecendo a Mulher Misteriosa, a menina vai durante quinze dias à gruta. Para a surpresa (ou não) de muitos, milhares de pessoas vão rezar com a garota. O burburinho só aumenta quando Bernadette descobre uma fonte - indicada pela Dama - que tem uma água capaz de curar as mais diversas doenças.
Nossa Senhora murmura, em aparições à Bernadette, "penitência, penitência, penitência". Realmente, com o decorrer da história, percebe-se que a vida de Bernadette é marcada por ela, gira ao redor dela. Maria Bernarda abraça a dor, o sofrimento, a agonia e não reclama. Pelo contrário, agradece por todas as adversidades, implora para que elas aumentem, pois nem todo sofrimento do mundo é capaz de "pagar" pela visão de Maria Santíssima.
Os milagres que ocorreram e ainda ocorrem na gruta e pelas águas da fonte de Lourdes. Eles são tão excepcionais que fica uma coisa na minha cabeça: é impossível não crer.
Até a escrita deste livro é um milagre. O autor, Franz Werfel, era um judeu que, fugindo do nazismo, foi acolhido por uma família católica em Lourdes. Ao conhecer as extraordinárias histórias de Santa Bernadette, fez uma promessa a Deus e a Virgem: escreveria um livro contando os fatos ocorridos em Lourdes se conseguisse chegar à América. A forma de narração do autor é excepcional, ele consegue prender o leitor como poucos outros. Também gostei que o texto não focou "apenas" nas Aparições, mas apresenta as consequências, sociais, políticas e religiosos causados por elas.
É um lindo livro, necessário para compreender vários aspectos da fé católica e a importância da Virgem Maria para a fortificação da fé.

Danilo546 24/02/2022

Livro maravilhoso!
Eu AMO livros assim (romances religiosos - e aqui uso romance como a literatura o entende, ou seja, uma narrativa longa, e não como sinônimo de história de amor)!!! Esse em particular é bastante completo, narra nos mínimos detalhes a histórias das aparições de Nossa Senhora na pequena aldeia francesa de Lourdes no ano de 1858 a uma simples camponesa chamada Bernadette. Gostei muito de saber mais da família dela e do contexto sociopolítico da época. O autor foi bastante feliz em retratar a história das aparições sob vários prismas: religioso, cultural, social, político, jurídico. Dá pra ver o seu comprometimento com a história e com o fervor do povo.
Minha única ressalva é quanto à edição e não quanto ao conteúdo: há dezenas de erros de pontuação ou digitação, chegando a um nível de ficar difícil de entender algumas frases numa primeira leitura. Essa é a primeira vez que isso acontece com um livro da MBC, que tem um alto padrão de edição geralmente, então fiquei bastante desapontado, mas mesmo assim vale a pena a leitura, pois o livro é maravilhoso!
Nossa Senhora de Lourdes e Santa Bernadette Soubirous, rogai por nós! ??

Jéssany 05/04/2022

Santa Bernadete: um milagre de Lourdes
Ao contemplar a história das aparições de Nossa Senhora de Lourdes, na gruta de Massabielle, nossos olhos se voltam para a menina a quem Ela falou. Sua vida, transcorrida em acrisolada virtude, expressa com eloquência porque Deus ?escondeu estas coisas aos sábios e prudentes, e as revelou aos pequeninos? (Lc 10, 21).
Ó Senhor, me ajuda a ser pequena como Bernadete.
Santa Bernadete, rogai por nós!!

Rafael.Aguilar 15/03/2021

Uma leitura profunda e deliciosa!
Geralmente, nas grandes bibliotecas, os livros são guardados em seções, que por sua vez são divididas por assuntos. Fica muito mais fácil encontrar o tipo de livro que se procura: se eu quero uma obra jurídica, um romance, uma investigação policial ou um ensaio filosófico, basta que eu procure a seção correspondente. É bem simples, na verdade! No entanto, se eu fosse o dono de uma biblioteca, quebraria muito a cabeça para tentar enquadrar este livro em uma única seção...

Sim. "A Canção de Bernadette" poderia ser colocada tranquilamente como uma biografia da santa, uma vez que o autor baseou sua história em dados concretos e reais. Mas a obra não deixa de ser um romance literário, haja vista os diálogos e as personagens nitidamente criadas pelo inteligentíssimo autor.

As aparições da Virgem Santíssima e a ingenuidade da pequena Soubirous são, evidentemente, o centro da história. Mas o livro se resolve a ir muito além: faz reflexões indiretas sobre a pobreza (material e espiritual) das pessoas; sobre a irracional incredulidade do mundo moderno; sobre a futilidade dos aplausos e até a arrogância dos "representantes da ciência". Tudo está aqui, colocado entre diálogos simples e situações extremamente cotidianas.

Mais do que tudo, esta obra consegue deixar no leitor um suave gosto do Céu. É reconfortante saber que não somos esquecidos pelo Senhor e que a Graça do alto continua criando santos nos lugares mais improváveis. Ademais, é maravilhoso pensar que um dia poderemos contemplar, como a pequena Bernadette, a lindíssima "Dama de Massabielle" - a Imaculada Conceição.

Wills 09/04/2021

A humildade sincera supera todos os obstáculos!
Que livro maravilhoso e muito bom de ler, fácil, somente com algumas passagens que exigem maior atenção ou algum conhecimento prévio de história para se extrair 100% do livro. A história da pequena Bernadette Soubirous é de espantar até o mais convicto incrédulo em matéria de espiritualidade. Esta edição da Minha Biblioteca Católica é muito bem editada e muito bela, como é o costume já dos livros publicados no Clube do Livro Católico. Vale a pena!

Polliana 25/09/2021

Esse foi o livro de biografia de santos que mais gostei até hoje (excluindo as autobiografias).

Me surpreendi com o romance de Franz Werfel, pois, por ele não ser católico e sim judeu eu não esperava que descrevesse os fatos da forma como o fez. Fico me perguntando como continuou sendo judeu após tanto estudo e aprofundamento neste mistério ocorrido em Lourdes.

Quanto à história em si, fiquei com um ranço tão grande de todas as pessoas que não acreditaram em Bernadette, especialmente da Madre Maria Tereza Vauzous.
Meu Deus! Os sinais de santidade da menina me pareceram tão evidentes.

Sei que julgar os acontecimentos com tamanha distância no tempo é muito cômodo para mim, além de que a história, mesmo sendo fidedigna, não deixa de ser um romance e pode ser que o autor tenha exagerado em alguns acontecimentos.
Mesmo assim, ver tamanha incredulidade me assusta demais. Como pode haver tanto orgulho, arrogância, presunção e inveja em pessoas que são verdadeiros católicos?

E eu, será que estou agindo da mesma forma? Ou será que ainda pior? Será que quando partir desta vida vou perceber momentos em que agi com extrema incredulidade?
Meu Deus! Mesmo sabendo que a resposta para essas perguntas é positiva, ajude-me a que não seja.

Agora preciso fazer uma observação quanto à edição do livro em si.
Notei vários, vários mesmo, erros de digitação: omissão de palavras, trocas de uma letra por outra, erros de pontuação, falta de espaço, etc. O erro mais gritante, não apenas neste livro, mas também em outros da MBC, é a troca da palavra "como" por "[*****]" em diversos locais. Não consigo nem entender o motivo desse erro específico. Parece-me que os livros são editados às pressas. Isso é uma pena, pois não adianta o livro ser lindo mas ser mal editado.
Carolina 26/09/2021minha estante
Também acho uma pena esses erros de edição...

Polliana 05/10/2021minha estante
Agora que vi que o Skoob censurou a palavra, hahaha.
De toda forma, quem lê os livros da MBC sabe qual é, impossível passar despercebida.
Fico me perguntando como os editores não percebem isso.

Angerson 20/04/2021

Bernadette
Que simplicidade! Que humildade!

Lendo esse livro nos deparamos com um exemplo sublime de espontânea simplicidade!

Entendendo as aparições de Lourdes vemos na prática que Deus esconde seus segredos aos grandes e os revela aos pequenos.

Livro maravilhoso, nos envolve na leitura, não dá vontade de parar de ler.

Que Santa Bernadette interceda por nós e nos ajude a ser cada vez mais humildes e simples!

Marília 17/05/2021

Amei esse livro. Essa história nos mostra como Deus prefere os pequenos. E como esses pequenos são fortes na fé.

Aline327 22/03/2022

Livro maravilhoso e bem completo.
Relata a vida de Bernadette seu encontro com Nossa Senhora na Gruta de Massabielle e tudo o que se desenrolou deste encontro.