As filhas de Dana

As filhas de Dana Simone O. Marques

Resenhas - As filhas de Dana

saiadessabolha 11/04/2021

Filhas de dana
Aqui vamos ter algumas histórias das filhas de danas e suas descendentes, o que passaram e enfrentaram para cumprirem sua missão. Digo para quem quer ler, que Leia em partes para ter um melhor entendimento e compreensão da obra. Mas é uma obra fluida e de fácil entendimento. Simone sempre se supera.

Fernanda Barroso 08/08/2021

resenha de @sagaliteraria
O livro é dividido em quatros histórias, se passando em diferentes momentos históricos, isso deixa bem claro que não importa o tempo que passe, a intolerância religiosa é um assunto antigo e que persiste até hoje.

Primeiro temos com Adele, que vivia isolada do resto da população, em uma vila, adorando seus deuses, vivendo livre tendo que passar a fugir para ser quem sempre foi e viver o seu amor e sua fé. Diogo, seu companheiro e filho de um dos líderes da inquisição, que sempre foi considerado diferente da família, foi quem viu como tudo isso era errado antes mesmo de se apaixonar por ela. Eles foram o casal que mais me conquistou, pois foi possível perceber a veracidade dos sentimentos dos dois.

Com Danielle, a filha dela, não é tão diferente. Mesmo tendo se passado algum tempo e ela indo para uma terra diferente, a perseguição e intolerância continua, e ela, assim como a mãe, precisa esconder suas crenças. Mas ainda pior, Danielle precisa fugir, aparentar estar morta, para que sua filha tenha uma chance de viver. O início de Danielle e Antônio não me agradou muito, mas depois ele se tornou um dos mais queridos e fortes personagens para mim.

Teresa teve a história mais tranquila, já que ela cresceu em meio a igreja e sem vínculos com as crenças de sua mãe. Mas, como filha de Dana, em determinado momento a sua força seria mal vista, já que a mulher deveria sempre ser submissa. O romance dela foi o mais leve, mas também o mais inocente, capaz de aquecer o coração.

Já a história de Adelaide se passa muitos anos a frente das anteriores, mas mostra que a intolerância religiosa permanece, assim como o preconceito com mulheres, que são consideradas bruxas por homens não controlarem seus impulsos perto delas. O romance dela acontece com o padre que chega no local, sendo ainda mais proibido e escandaloso e triste.

Das quatro histórias, a minha favorita foi a primeira, de Adele e Diogo, que tiveram que enfrentar a inquisição em sua forma mais forte e lutar para sua família sobreviver. As demais tiveram muitos pontos que me deixaram um pouco desconfortável, mas a mensagem por trás de cada história, de cada luta, fez com que esse livro se tornasse impossível de largar e uma história carregada de reflexão.

site: https://www.sagaliteraria.com.br/2021/07/resenha-832-as-filhas-de-dana-simone-o.html