A Psicologia da estupidez

A Psicologia da estupidez Jean-François Marmion

Resenhas - A Psicologia da estupidez

Thibu 12/12/2021

Somos todos estupidos
Não podemos fugir da estupidez, mas podemos evitar os estúpidos, o livro fala muito sobre mim, mas jamais vou admitir !

Manuscrito Literário 24/04/2021

Gostei muito da forma como o autor iniciou a primeira página de leitura, ele te orienta a se desprender de qualquer conceito ou pensamento que você acredite ter sobre o termo “estupidez”.

Eu gostei muito do livro, me abriu a mente começando pelo titulo “A Psicologia da Estupidez”. Quando se fala de psicologia, entende-se que irá retratar sobre as características do comportamento humano, da forma de pensar, de agir. Mas, quem imaginaria que seria possível estudar a estupidez? A curiosidade me levou a ler o livro, porque a principio é o que deixa visível.
(...)
É um estudo interessante, porém muito técnico. Do meu ponto de vista, realmente quem não julgaria o termo estupidez? Eu mesma já fiz isso inúmeras vezes e percebi o quanto esse termo tem em sua profundidade de conhecimento. Se eu pudesse deixar uma ressalva ao autor, eu diria “Parabéns pela pesquisa, realmente o título foi um chamariz muito forte”, porque eu nunca imaginei que esse termo teria tanta repercussão.

Outro ponto que eu posso dizer que me interessou muito durante a leitura desse incrível livro, foi a forma como o autor trouxe a contextualização de sua pesquisa, ele é muito natural com as palavras, é como se você estivesse com ele à sua frente lendo sua pesquisa. O que deixa uma clareza na escrita, não se tornando cansativo de ler, apesar de ser um estudo cientifico.

Se você é professor de história, sociologia ou filosofia, vale a pena a leitura desse livro e até mesmo para fazer uma releitura para seus alunos e trazer bons ensinamentos.

Leia a resenha completa no blog Manuscrito Literário

site: http://manuscritoliterario.com.br/resenha-377-a-psicologia-da-estupidez-jean-francois-marmion-faroeditorial/

Robson 22/02/2024

Ideias, conversas, tese...
O autor, que poderia ser os autores, visto que basicamente cada capítulo foi escrito por alguém, tenta elucidar o funcionamento da estupidez e se ela tem alguma função social ou não...
Não é uma leitura fácil, tem capítulos quase didáticos, e outros que parecem uma reflexão do escritor.
Os mais interessantes são as entrevistas.

Isabela | @readingwithbells 04/04/2021

“A Psicologia da Estupidez” é um livro de não ficção que aborda como tema a estupidez humana.
Jean-François Marmion, junto com psicólogos e pesquisadores desenvolvem diversos tópicos sobre como a estupidez do ser humano pode afetar não apenas ele próprio, mas também as pessoas ao seu redor. Vamos ler sobre estupidez e vieses cognitivos, por que pessoas muito inteligentes às vezes acreditam em dispares, a linguagem da estupidez, como combater cretinos, a pior burrice é se achar inteligente, entre muitos outros tópicos, que com linguagem informativa, nos faz refletir e aprender sobre o tema.
"Não existe um mundo sem idiotas. E lidar com eles é um desafio..."
"Um mundo sem estupidez é possível! Na verdade, não... Desculpe. Mas isso não nos impede de tentar entender a estupidez humana. Afinal, todos nós lidamos com ela diariamente. Seja nas notícias, nas redes sociais ou nos grupos com os quais convivemos. Entender os idiotas é um desafio, algo que nunca foi realizado de forma profunda. Estudiosos, psicólogos e especialistas em comportamento humano se juntaram para analisar como a estupidez se processa e quais seus mecanismos: entendê-la parece ser a melhor forma de combater sua disseminação. O objetivo deste livro é preparar o leitor para esse juízo final de quem tem de aturar a estupidez continuamente."

Felipe770 29/08/2021

Apenas razoável. Alguns ensaios são interessantes - as entrevistas em especial - mas muitos não valem a pena. A edição é muito bonita, mas me decepcionei um pouco, dada a boa lista de contribuintes com a coleção.

Desireé (@UpLiterario) 23/12/2021

O mundo é dos idiotas. (@upliterario)
Como diria Nelson Rodrigues, “os idiotas vão dominar o mundo. Não pela capacidade, mas pela quantidade. Eles são muitos”. E eles estão em todos os lugares e o mundo não existiria sem eles. A Psicologia da Estupidez, então, busca entender um pouco sobre a estupidez humana, com muita ironia e bom humor.
"Não existe um mundo sem idiotas. E lidar com eles é um desafio..."
O livro reúne diversos ensaios curtos e dinâmicos sobre o tema, com grandes autores renomados como Edgar Morin, Daniel Kahneman e Antonio Damasio, além do próprio autor, Jean-François Marmion, jornalista científico da revista Sciences Humaines e editor-chefe do Cercle psy.
Os textos buscam destrinchar a essência da estupidez e mostrar que, com um pouco de esforço, dá para mudarmos as coisas e deixamos o mundo menos estúpido. Com uma linguagem clara, objetiva e bastante acessível, apesar dos termos técnicos, a leitura se apresenta bastante fluida, leve e divertida.
O livro aborda os mais diversos olhares sobre a estupidez e a inteligência, analisando seus vieses cognitivos, mas ainda o que faz com que pessoas inteligentes acreditem em situações ou teorias estúpidas - muito atual - além do clássico que deveria estar na mesa de cabeceira de todos: a pior burrice é se achar muito inteligente, dentre vários outros tópicos que nos fazem pensar e relembrar de muitas pessoais e situações em nossa vida.
Um livro atual, informativo e divertido. Uma ótima leitura para aqueles momentos em que queremos entender mais sobre certos familiares, amigos ou vizinhos. Eles estão por toda a parte... E sem falar nessa edição lindíssima! Adorei e recomendo!

site: https://www.instagram.com/p/CWlLnFSLtWv/

Diego 23/10/2022

Não tenha medo de ser estúpido.
O livro é um estudo fantástico sobre a estupidez humana. Conta com participações maravilhosas como a de Edgar Morin, por exemplo.

Partindo do princípio de que a estupidez é uma característica da falibilidade humana, o autor investiga todos os seus ângulos. Desde o pensamento enviesado através de falhas lógicas até o fanatismo puro e simples, a burrice humana é tratada aqui como objeto de estudo científico. O resultado não poderia ser mais precioso.

Ao final do texto o leitor encontrado uma pequena consolação: a estupidez é como um ruído de fundo da incrível melodia que é a inteligência humana. Infelizmente este ruído sempre estará lá mas você pode aprender a conviver com ele.