Heroínas

Heroínas Thais Rocha
Deia Klein




Resenhas - Heroínas


19 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Berenice.Thais 27/05/2023

Mexeu
Esses contos com versões de grandes mulheres da história foram simplesmente incríveis. Ainda bem que comprei esse livro agora será um livro que comprarei de presente com certeza
comentários(0)comente



Starmum 04/03/2023

Gostei muitoooo !! Os contos são todos muito bons e nenhum é curto ou longo demais. Foi uma leitura bem rápida e dinâmica
comentários(0)comente



Camila Stéphani 27/02/2023

Mulheres Incríveis é Pouco
Nesse livro, em um momento estamos em 50 a.C, depois em 1941 e a transição que se tem é tão boa.

Heroínas é uma antologia na qual apenas autoras mulheres escrevem e reescrevem sobre as heroínas da vida real, sejam elas populares ou não.

O primeiro conto (e meu favorito) é sobre Zacimba Gaba, uma princesa angolana que foi trazida pro Brasil para ser escravizada. A autora Mariana Madelinn opta por uma narrativa que transita entre fatos verídicos e fantasiosos, o que foi MA-RA-VI-LHO-SO! Eu poderia esplanar tudo que senti lendo, fazer um textão enorme só sobre esse conto e mesmo assim, não saberia explicar com exatidão, por isso indico muito a leitura.

E não só por esse conto, mas todos.

Cada história tem seu gênero, seu modo de narrativa, mas todos eles nos mostram a importância que cada personalidade teve em seu tempo e em como elas reverberam até hoje, seja na cultura, história, religião, etc.

Recomendo a leitura e parabenizo a editora e as autoras pelo o excelente trabalho.
comentários(0)comente



Raquel.Oliveira 23/02/2023

Maravilhoso
Artistas brasileiras que fizeram lindas homenagens à grandes mulheres, com grandes feitos que se perpetuaram pelo mundo. Uma Antologia curtinha, mas cheia de significado.
comentários(0)comente



Lari Guimarães - @lendocomanatureza 01/11/2022

Que lindo e fantástico!
Apesar de não ter amado todos contos, de forma geral gostei muito e achei as propostas de mesclar figuras femininas importantes com fantasia! Além disso, não posso deixar de falar que a edição é impecável (até o e-book), as ilustrações e diagramação é perfeita!
comentários(0)comente



Julia Agnes | @pontoparagrafoo 17/10/2022

Simplesmente encantada com este projeto
No mês das bruxas, não poderia deixar de trazer esta indicação incrível, cheia do poder feminino para inspirar os leitores e leitoras destes contos tão bem escritos. Foi um tanto quanto difícil escolher apenas um ou dois para falar a respeito, então optei por mencionar o projeto de modo geral. Sendo uma antologia composta por 10 autoras, e organizada por uma delas, sendo Clara Madrigano, que teve como ideia criar um tributo para as mulheres da História e pelo que representam hoje.

Heroínas é uma antologia que propõe trazer mais do que uma nova percepção sobre clichês estabelecidos para mulheres ao longo da História e da literatura. Homenageando figuras históricas, as autoras selecionaram um leque de influências reconhecidas mundialmente como Joana D’arc, Dandara dos Palmares, a brasileira Leila Diniz, Frida Kahlo e Cleópatra, mas também traz um significado maior ao recontar histórias de nomes que foram importantes e que foram ofuscadas graças ao machismo.

Uma das características mais marcantes nos contos ao meu ver, foi a sensibilidade e respeito ao relatar histórias marcadas por muita dor e luta, e por um consequente fim trágico, muitas vezes marcado pela violência. Ao recriar um mundo em que as personagens não deixam de ser quem foram em vida, as escritoras trazem detalhes fictícios que deixam a leitura mais leve, fazendo com que o leitor deseje que estas mulheres que tanto sofreram tivessem realmente vivido como as autoras propõem. Os contos são releituras que se assemelham muito à uma realidade paralela muito melhor.

Heroínas é uma ótima opção para conhecer mais sobre personalidades femininas fortes que marcaram gerações, séculos e toda uma trajetória que foi capaz de abrir portas e inspirar as mulheres modernas. Em suas 160 páginas, provoca reflexões e até mais respeito pelas oportunidades que temos hoje para conquistar um mundo. Para os assinantes do Kindle Unlimited, está disponível. Para mais informações, não deixe de acessar o perfil das autoras.

Se quer mais resenhas como esta, não deixar de acessar ainda: @ponto__paragrafo pelo Instagram. Livre para feedbacks e debates literários.
comentários(0)comente



Vanessa 29/06/2022

Novas histórias sobre mulheres reais
Heroínas trás dez contos baseadas nas histórias de mulheres reais, com suas lutas, prazeres e algumas alegrias.
Frida Kahlo, Leila Diniz, Cleópatra, Joana D'Arc são apenas algumas delas. As autoras - Todas Elas - capricharam tanto em suas versões que eu terminava elas com um "bem que poderia ter sido assim...".
Heroínas é leitura obrigatória para todas as mulheres quer precisam renovar as energias e se sentirem um pouco mais fortes para o viver diário!
comentários(0)comente



plenitudinis 10/02/2022

Melhor livro do mês
O livro é uma reunião de contos com protagonistas em diferentes períodos históricos. Algumas personagens foram inspiradas em grandes personalidades como: Leila Diniz, em Toda a [*****] da via láctea, com sua personalidade irreverente, centenas de palavrões e um contexto político de fundo; ou Frida, em Asas, um conto catártico para quem conhece a real biografia da artista. Todos os contos são interessante à sua maneira, alguns mais bonitos e sensíveis como A ilha, outros mais divertidos e até os que abordam temas mais sérios. No fim, é um livro que vale muito a pena.
comentários(0)comente



Ricardo Santos 01/01/2022

Entre a fantasia e a realidade
Exemplo do potencial do especulativo nacional independente. Antologia que reúne autoras talentosas que misturam fantasia e realidade ao retratar figuras históricas, mulheres conhecidas ou nem tanto. Cada abordagem tem sua particularidade, sua força.
comentários(0)comente



Colecionando Planetas 03/06/2021

?De que adianta ter liberdade se não puder usá-la?
Eu amei essa antologia!

Eu não costumo ler antologias, pra ser sincera, mas eu curti tanto essa que fico feliz por ter lido.

Teve contos que me agradaram mais que outros, mas acho que a essência de todos foi muito bem passada.

Como mulher senti o impacto de cada texto e de cada luta.

Vou destacar aqui o prefácio que foi de uma beleza e de uma verdade que me encantou logo de cara e os contos: O impossível é uma promessa a ser cumprida, A derradeira rainha do Egito e Asas.
comentários(0)comente



folhadesaturno 30/05/2021

OS ALTOS DE HEROÍNAS ???
RESENHA POSTADA NO INSTAGRAM @FOLHADESATURNO?

Heroínas é uma antologia da Editora Corvus, a qual apenas autoras mulheres escrevem e reescrevem sobre personalidades heroicas da nossa história, sejam elas culturalmente populares ou não. Abordando essas heroínas em narrativas fantásticas, a antologia está longe do estereótipo conhecido de que o gênero possui altos e baixos.

Começando pelo primeiro conto (o meu favorito, e pelo jeito, o da grande maioria que contribuiu com opiniões de Heroínas por aqui), ?Toda batalha deve ser lembrada?, da Mariana Madelinn. O conto é sobre Zacimba Gaba, a princesa angolana que foi trazida para o Brasil para ser escravizada. É uma narrativa cheia de magia transitante entre fatos verídicos e fantasiosos, mas se me contassem que essa é a versão mais fiel da história de Zacimba no Brasil, eu acreditaria! Temos contos sobre figuras mais conhecidas também, como Joana D?arc, Frida Kahlo e Cleópatra, e figuras que eu gostaria de ter conhecido melhor antes, como a escandalosa atriz brasileira e musa do Ipanema Leila Diniz; Dandara dos Palmares, escrava que lutou ao lado de homens e mulheres durante os ataques a Palmares; Camille Claudel, escultora em mármore ofuscada pelo machismo no século XIX; a espiã Nancy Wake, mulher mais caçada pelos nazistas na 2ª Guerra Mundial; e a criticada cantora de ópera, Maria Callas. Cada conto é acompanhado de ilustrações lindíssimas dos ícones femininos.

Eu sempre falo por aqui: antologias não estão na minha zona de conforto, mas ultimamente ando me descobrindo. E também tenho costume de fugir de obras cujas temáticas possam tender a uma militância meio saturada, porque estas muitas vezes não trazem uma narrativa inédita e isso acaba cansando a leitura. Mas honestamente? Essa antologia milita perfeitamente sobre o feminismo sem que você perceba. São heroínas bem construídas que vencem e conquistam suas narrativas sem o desejo de um storytelling mais forte. Por isso acho que Heroínas não é um livro de altos e baixos - é um livro de altos, e é isso.

?A Marie Curie sempre foi a minha maior inspiração no quesito de heroísmo. Qual é a sua heroína favorita?
comentários(0)comente



Malu 22/05/2021

É um bom livro pra ler tomando um cafezinho
Heroínas é um livro bem rápido de ler. Na época eu li um conto por dia (10 dias). Foi a primeira vez que participei de um financiamento coletivo de livro e acredito que foi uma das melhores coisas que fiz, pois não me arrependi em nada na aquisição desse livro.

Ele basicamente vai trazer a história de 10 mulheres da nossa história, não suas histórias reais, mas uma versão literária de mulheres incríveis da nossa historiografia como Cleópatra, Dandara, Joana Darc... são 10 autoras diferentes escrevendo visões fantásticas de mulheres reais. heroínas reais.

Me sinto na obrigação de justificar minhas 4 estrelas: isso não torna o livro menos incrível, mas acredito que é bom sempre lembrar que se trata de uma antologia, são 10 autoras diferentes, escrevendo de forma diferente sobre assuntos diferentes e querendo ou não existe muito do próprio autore nas personagens e isso me fez baixar um pouco a nota, pois da mesma forma que o autore influência a obra o leitor também é tocado pelo texto de alguma forma.

Ainda assim eu aconselho que leiam esse livro!!!!! Ele é magnífico e nacional, as histórias são surpreendentes e mágicas.
comentários(0)comente



Fabio Pedreira 08/05/2021

Uma ótima antologia
Depois da antologia Vilãs, chegou a hora da Corvus apresentar para vocês o seu lado mais heroico, com a antologia Heroínas.⁣

Mas não, esse não é um livro sobre mulheres com super poderes, pelo menos não como nas revistas em quadrinhos. Os poderes dessas mulheres foram as lutas que elas travaram em suas vidas e que influenciaram gerações.⁣

Cada conto é baseado em uma personagem real. Cada história tem seu gênero, ou suas partes de ficção, mas todas elas retratam uma personagem importante na história.⁣

Os contos são muito bons e todos eles escritos também por mulheres. Autoras muito boas que juntas formaram um baita time de heroínas.⁣

A edição está belíssima, e cada história conta com uma ilustração de sua personagem principal. Achei que talvez um parágrafo no final de cada um, dando uma pequena explicação sobre quem foi cada uma delas, fosse uma ação interessante, mas ao mesmo tempo, isso faz com que você que não conheça alguma da mulheres representadas, vá em busca desse conhecimento e aprenda mais.⁣

Os contos, como falei, tem seus gêneros, passando de fantasia até ficção científica. E como na maioria das antologias, alguns se destacam mais do que outros. Mas ainda assim, a qualidade é muito boa e você não vai querer perder essa edição.⁣

Recomendo a leitura e parabenizo a editora pelo excelente trabalho.
comentários(0)comente



zaqueotarcia 08/05/2021

Primeiro livro que adquiro por financiamento coletivo e não me arrependi. Heroínas foi um projeto fantástico e adorei conhecer o talento dessas autoras independentes brasileiras. Alguns contos me pegaram tanto que já fui atrás de outras obras da mesma autora.
A editora corvus me fez feliz.
Esperando meu farras fantásticas.
comentários(0)comente



Alexia 17/04/2021

“As heroínas reais têm pouco tempo, precisam tomar decisões rápidas e, na grande maioria das vezes, seu maior poder é o de sempre se erguer após serem jogadas ao chão. Isso porque as mulheres heroicas não caem, elas são quase sempre derrubadas, empurradas, abatidas, desfeitas em pleno voo ou, pior e mais comum dos cenários, até mesmo antes de voar.”

Apoiei o projeto no Catarse porque a ideia de contos sobre mulheres históricas me agrada muito e o livro não me decepcionou em nada. Os contos são ótimos, alguns mais que outros, porém, não teve nenhum que eu tenha achado ruim.

Meu favorito acabou sendo o “A Derradeira Rainha do Egito”. E o “A Ilha” me lembrou bastante terra das mulheres 😊
comentários(0)comente



19 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR