Herói

Herói Bernard Cornwell

Resenhas - Herói (As Crônicas de Starbuck #4)

Marcos Paulo 20/01/2024

E assim termino (se é que esse é o fim) as Crônicas de Starbuck. Se por um lado não é a melhor coleção de Cornwell (prefiro, por exemplo, as Crônicas Saxônicas), valeu muito a pena ler para entender um pouco mais sobre a guerra civil norteamericana.

Felipi Fraga 09/06/2023

Terminado o quarto livro de Bernard Cornwell sobre Nathaniel Starbuck, que pode ter dado fim ou não a série, já se pode dizer que o autor não decepciona. Emociona tanto quanto suas outras séries, que é o que melhor posso dizer de um narrativa, nestes tempos cínicos e depresivos em que a humanidade vive atualmente. Talvez estes 04 livros que são mais que os 03 excelentes de AS CRÔNICAS DE ARTHUR já sejam suficientes. Certamente não precisam de 22 volumes (que já li) de AS AVENTURAS DE SHARPE pois Sharpe era melhor personagem. Tampouco 13 livros como em AS CRÔNICAS SAXÔNICAS (também já lidos). Entretanto, eu toparia fácil a leitura de mais uns 04 volumes, se o escritor britânico quiser retomar a contar sua versão sobre a guerra civil americana.

Christian 28/09/2021

Após 15 anos lendo livros do Bernard Cornwell, dizer que é o escrito mais completo que já li, é chover no molhado.
Ninguém descreve uma guerra como Cornwell, em toda a sua essência e capturando toda a emoção e intensidade que a cena necessita.
A narrativa sobre a Batalha de Antietam é sem dúvida uma das mais completas e detalhadas que já li e transpassa todo o sentimento que uma batalha dessa proporção é capaz de criar. Afinal, estamos falando de uma batalha com 22 mil mortos em um único dia.
E todo o clímax que vai sendo criado até culminar no cenário da batalha deve causar inveja aos roteiristas de cinema.
Por se tratar de um escritor britânico escrevendo sobre uma história americana, é um feito que deve ser celebrado.
Tivemos uma intercalação entre os passagens históricas do norte e do sul, o que ajudou ainda mais a criar o ambiente da batalha.
Temos nortistas lutando pelo sul, sulistas lutando pelo norte, sequencia de espiões e vira-casacas que trazem um elemento até então nunca visto em suas histórias.
Este livro não deveria ter sido o último e claramente temos uma indicação de continuidade, mas por se tratar de um livro de 1996, dificilmente veremos uma sequência.
Na lista de melhores livros do Cornwell talvez essa série não seja prioridade, mas é sem dúvida uma leitura indispensável para quem gosta de uma grande ficção histórica com todas as nuances que o gênero consegue entregar.

Ale Moraes 31/07/2021

Esperava mais...
Os outros livros da série foram impossíveis de parar de ler. Mas nesse a história ficou em aberto e até onde eu saiba não haverá continuação...

Ed.Costa 10/06/2021

Intenso!
E Nathaniel marchará de novo?
Que livro bárbaro! Que batalhas tão milimetricamente narradas! É como se você estivesse no meio do campo de batalha! É arrepiante!
Nesse volume, os verdadeiros inimigos de nosso herói não estão dentro das linhas inimigas? estão dentro de seu próprio exército!
Preparem-se para muita intriga e traição? a verdadeira guerra que Nate terá que travar!

Wicca 07/06/2021

Cornwell srmpre tem uma forma incrível de descrever as batalhas.
O início do livro é mais focado nas intrigas, mas quando a ação começa, é difícil parar de ler.
A melhor parte é que no fim b somos informados que a caminhada de Nate ainda não chegou ao fim.
Meu Deus, preciso saber como será o fim de Blythe.

Henrique Moutinho 29/03/2021

Ao estilo Cornwell
Diferente do volume anterior as táticas e confrontos militares não são tudo nesse livro. Intriga entre personagens e suas personalidades é bem explorado e a história segue um caminho interessante. Não é o último volume da série, que permanece incompleta, mas deixa poucos pontos soltos e pode ser muito bem apreciado.