Favor fechar os olhos

Favor fechar os olhos Han B.C.
Byung-Chul Han

Resenhas - Favor fechar os olhos

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Nayara.Costa 18/04/2024

Incrivelmente cirúrgico!!!!!

Já li o livro Sociedade do Cansaço do autor, e a sensação é a mesma: as pessoas adormecidas e ele vem com um sacolejo nos despertando de nosso profundo sono de ignorância. Favor fechar os olhos: quantas vezes você abre os olhos pra aquilo que é supérfluo, sem conteúdo, sem sentido? E quantas vezes ao invés de descansar você atola mais o pé em trabalho, trabalho e mais trabalho?
Olha, feche os olhos, descanse. Quem vive pregado os olhos no celular, notícias e pessoas que não te elevam não vale a pena abrir os olhos para aprender com eles.
O autor é bem enfático em tudo o que diz. Leiam, vale muito a leitura. É construtiva!!!!

Naju 24/03/2024

Filosofia sempre filosofando
Byung Chul Han é um grande filósofo, ótimo escritor e, toda vez que leio algo dele, fico com vontade de largar meu celular e toda a civilização em volta e me mudar ora uma casinha nas montanhas com um marido lenhador e um Golden retriver de dez anos. Ele fala tão bem sobre como a sociedade egoísta se tornou mais individualista e egocentrada desde que a Internet chegou. Favor fechar os olhos fala sobre conclusões e sobre a incapacidade da criatura moderna de concluir, já que está sempre rolando o feed sem parar (foi o que eu entendi).
Existe uma dificuldade peculiar minha em fixar textos filosóficos, mas sei o que esse pequeno (bem pequeno) ensaio fez comigo e foi bom.

Faluz 16/03/2024

Favor fechar os olhos - Byung-Chul Han
"... o pensamento não se deixa acelerar tanto quanto se queira. Pertence aos sintomas da Síndrome de fadiga, ou seja, o cansaço de informarção, a incapacidade de pensar analiticamente. Ela é a incapacidade de concluir ... e inferir .... A massa de informação que se acelera sufoca, então, o pensamento. Também o pensamento carece de um silêncio. É preciso poder fechar os olhos."

Obra de reflexão lírica onde Han em poucas palavras descreve a nossa incapacidade em "Fechar os olhos", olhar para dentro sem se deixar atropelar pela aceleração e o imperativo do trabalho.
Reflexivo.

Jeová 12/03/2024

Primeiro contato.
Byung-Chul Han é um autor que estava curioso para ler, já que muitos tem feito excelentes comentários sobre ele.

Feliz por ter iniciado por esse. Preciso fechar os olhos, desacelerar, chegar a "conclusão" e desfrutar - ou seria recuperar? - do tempo de festa, não permitindo que o tempo de trabalho impeça o fechamento de ciclos.

Um pouco misterioso, né? Enfim, pode ler sem medo.

wendymarques 03/03/2024

Que livro bom, embora no começo você sinta uma linguagem um pouco mais complexa, até pro se tratar de um livro filosófico, depois de um tempo você entende cada parte dele, você adapta a sua leitura muito bem aquele método do autor de te passar as informações.
Ele é curto mas rico de conteúdo, trás uma crítica e muita reflexão sobre o tempo. Ele aborda muito da sociedade atual, a aceleração, a tecnologia, a hiper exposição e tudo que isso não adiciona ou que foi tirado da nossa forma de entender, levar e viver a vida.
São várias perspectivas de tempo, várias formas de entender o tempo, da conclusão da vida em relação ao tempo.
Essa leitura é ótima, vale muito agregar esse ?tempo? de conhecimento lendo esse livro, com certeza vou ler em outros tempos da minha vida e todos deveriam fazer o mesmo.

Tai 29/02/2024

Minha opinião
Fiquei muito feliz de uma atividade pra casa ter me proporcionado conhecer esse autor. A primeira vista parece uma linguagem complicada, mas ao se acostumar vai ficando tudo mais claro e bem familiar.
Espero ler mais dele! Indico.

Madu 17/02/2024

?O ser humano se comunica para escapar à morte e para dar sentido à vida?

O capitalismo falhou, falha e falhará em cada uma das sociedades onde ele colocar seus tentáculos

solaneliz 22/01/2024

Byung-Chul Han discorre de maneira objetiva e quase que poética quanto a perca do tempo está relacionada não somente com a aceleração do mundo, mas principalmente com a perda de capacidade, cada vez mais recorrente, dos seres humanos chegarem a conclusões, das mais simples como finalizarem um dia e dormirem, à mais complexas, como concluírem um pensamento analítico acerca de algo. Indo de contra-mão as narrativas de sucesso do século XXI, as quais lotam nossas mentes com discurso motivacionais e individuais, Han nos convida a doar nosso tempo ao outro, fechar os olhos e contemplar um momento de descanso, buscando assim um outro tempo, um tempo mais real, onde o antídoto para a sociedade do cansaço se encontra entre tantas outras coisas, mas a que mais me tocou, em servir ao outro. Um ensaio curto, mas que gera grandes reflexões. Definitivamente necessário para o momento que se vive hoje.

Raquel947 15/01/2024

Fechar os olhos para não enlouquecer
O livro aborda o comportamento da sociedade atua correlacionando o tempo e a psicologia social do indivíduo diante as conexões sociais. Em favor fechar os olhos, Han faz uma análise do comportamento humano necessário para o não adoecimento social ocasionado tanto pelo excesso de trabalho quanto pela necessidade de comunicação evasiva que as redes sociais geram no indivíduo - que quanto mais se faz, menos se tem e menos se sacia e mais necessidade de repetir. Nos tornando produtos de um ciclo vicioso que nos levará ao caos.

O livro é muito pequeno, porém muito denso, com uma leitura tranquila, porém de muita qualidade e profundidade. Adoro pensar que ainda existem pessoas pensando a sociedade de forma reflexiva e contundente.

Laisinhaa_aa 14/01/2024

Favor fechar os olhos
Como os outros livros do byung, trás uma reflexão importantíssima da nossa sociedade, ressaltando a hiperexposicao a estímulos que vivemos.

Duarda13 10/01/2024

"Feche os olhos e sinta" ? Barbie (2023)
Eu não tenho muito costume de ler livros de filosofia/ sociologia, mas acredito que esse livro tem um fácil entendimento por mais que aborde temos complexos e alguns termos mais difíceis ainda é fácil compreender a lógica do autor e se questionar sobre os debates que ele traz.
Esse não é um livro que eu consiga resumir ou fazer um sinopse adequada sobre tudo que ele aborda. É sim um livro que fala sobre o tempo sobre o que fazemos com nosso tempo sobre o que o tempo significa e como o tempo pode se tornar uma conclusão ou não, mas acho que apenas lendo é que vamos entender como o autor chegou a esse pensamento e como ele faz sentido. Eu definitivamente vou reler esse livro outras vezes, pois acho que posso sempre compreender coisas que não percebi da primeira vez, bem como ter uma melhor compreensão do livro. O livro discorre muito sobre o que é a conclusão e como ela é importante, segundo o autor a conclusão é que produz sentido, eu entendi que a conclusão é aquilo que se complementa ou fecha-se em si mesmo. Entende-se que a narrativa é uma conclusão e assim o tempo narrativo é fechado em si próprio.

Também achei interessante a discussão sobre como as redes sociais e as imagens que a gente vê atrapalham a conclusão e como essas imagens em vez de serem silenciosas são barulhentas impedindo a nossa subjetividade que só é adquirida através do silêncio. Outro capítulo super interessante é o "Tempo de Festa" pois às vezes o nosso momento de descanso é apenas uma extensão do trabalho, mas o tempo de festa é diferente ele é uma forma de conclusão ele deixa que um tempo inteiramente outro comece. Ademais, para o autor é nítido que precisamos de uma revolução temporal e só chegaremos nisso através do Tempo do Outro que nada mais é do que o amor.
Usando as palavras do próprio autor "Aquele que ama morre, de fato, no outro, mas se segue a essa morte um retorno para si", ou seja amar é um ato de conclusão ao significar um abandono de si mesmo. Enfim esse livro traz ideia super interessantes e muito bem trabalhadas é um livro super curto então acho que não demora muito para ler, e eu definitivamente irei ler outros livros do autor pois gostei muito Como ele trabalha suas ideias e pretendo me aprofundar mais no assunto.

emilly1449 04/01/2024

Muuuuuuuuuuiiiitoiiiio bom recomendo a todos que leiammmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm

Sthefany211 04/01/2024

Objetivo, interessante, direito.
Sinto que não tive capacidade mental o suficiente pra compreender tudo, mas algumas coisas me fizeram refletir bastante.

"E, em um mundo no qual a conclusão e o encerramento dão lugar a um avanço sem fi m e sem direção, não é possível morrer, pois também o morrer pressupõe a capacidade de encerrar a vida.
Quem não consegue morrer no tempo certo tem de a-cabar [ver-enden] em uma hora inoportuna"

1 | 2 | 3 | 4 | 5