Estúpida promessa

Estúpida promessa Jenni Hendricks...

Resenhas - Estúpida promessa

Manuscrito Literário 24/07/2021

Os erros fazem parte do crescimento. Na verdade, você ainda comete erros quando é adulto.
Antes de começar realmente a resenha desse livro, preciso falar com vocês um pouco sobre a sensação de ler algo tão representativo. Estúpida Promessa não é apenas mais um livro Young Adult que vem com uma trama trabalhando a friendzone. Não, esse livro traz muito questionamentos, aponta alguns pontos que às vezes adultos não observam e não trabalham com adolescentes/jovens.

Além de trazer um vislumbre muito interessante sobre jovens que apoiam e trabalham em causas sociais e possuem ídolos representantes na sociedade. Tá tudo bem você chegar no final do ensino médio sendo fã de alguém. Não devemos nos privar de demonstrar admiração por ninguém no século que estamos. Cringe ou não, o importante é continuarmos a ser quem somos.

Agora vamos conversar e entender um pouco sobre a história de Cam, Kaia e Steve.

Seria muito fácil resumir essa história dizendo que Cam é um jovem tímido que está sempre envolvido em causas sociais e em um desses eventos ele acaba conhecendo Kaia. Uma garota perfeita que acaba mexendo com todos os sentidos do jovem Cam… Mas, infelizmente ela já tem um namorado que é o Steve, garoto mais popular da escola, que por sua vez está enfrentando um grande problema de saúde. Resumo ideal para quem leu superficialmente esse livro.

“Enquanto eles baixam o nível, nós o levantamos, Cam.”

Acontece que as coisas são mais ou menos desse jeito, sem acrescentar o fato que Steve é um babaca, sabe que é um babaca e usa sua babaquice para continuar prendendo Kaia ao seu lado.

Steve está doente, isso é um fato que não pode ser constentavel. Cam é um cara bacana, que apoia e luta por todas as causas sociais que lhe são possíveis. Acontece que nesse meio ele precisa apoiar a causa do namorado da garota por quem ele está apaixonado.

Tirando todo esse problema, olhando pelos olhos do Cam toda situação de Steve e Kaia, além de ter que aturar as babaquices de Steve que tá desconfiado de seus sentimentos por sua namorada, a gente vê nessa história como é complicado batalhar, lutar por causas sociais e ter que enfrentar os nossos próprios problemas.

Minha opinião sobre isso tudo é simples, a gente não pode minimizar o que sente, por quem sente e quando sente. Cada sentimento interior deve ser expressado de uma forma que não agrida ninguém e que respeite todos os envolvidos.

“Estou fazendo algo bom pelos motivos errados, e isso não é legal.”

Cam vive essa friendzone de um jeito que muitos adolescentes/jovens vivem hoje em dia. Com medo de expressar o que sente, tentando estar próximo da pessoa que gosta como uma maneira de saciar a intensidade do que sente.

A forma como os autores trabalharam a história para algumas pessoas pode ter sido um pouco vaga e sem atitude do protagonista. Mas a gente já parou para se colocar no lugar dele? Quem teve ou tem astúcia o suficiente para confrontar o namorado doente da pessoa que você gosta?

Eu não tenho nem que explicar o quanto é diagramação da Faro está linda nesse livro, eu amei a capa. E amo o carinho que a Faro tem com cada edição que pública. Sem contar que essa leitura foi recomendação da Dea e como sempre ela acertou. Obrigada! 😘

O final desse livro deixa a gente muito intrigado e com gostinho de quero mais. Eu dei uma procurada e vi que tem uma continuação ou um segundo livro, não sei ao certo. Então, minha nota de 4 estrelas é justificável e completamente esperançosa de que a Faro vai trazer esse livro para o Brasil.

“O sofrimento é a prova irrefutável da existência do amor?”

Recomendo a história, recomendo a leitura, recomendo livro, recomendo tudo.

Beijos até…

site: http://manuscritoliterario.com.br/resenha-398-estupida-promessa-jenni-hendricks-e-ted-caplan-faroeditorial/

Thay Freitas 13/07/2021

Cam é um garoto tímido, inteligente, criativo e extremamente envolvido em causas sociais e foi em um desses eventos que ele conheceu Kaia Gonzales!

Sem coragem para se declarar, o garoto vai nutrindo um amor cada dia mais intenso! Kaia também é ativista e para estar sempre ao lado dela, Cam se mostra cada vez mais envolvido em tudo que ela também está!

Tudo seguia perfeitamente bem, encontrar o momento certo para chamar Kaia para sair, era, até então, o único problema do garoto, até que ele descobre que... Kaia está namorando Steve! Sim, o garoto mais popular, mas também o mais babaca da escola! Era inacreditável e decepcionante demais para lidar! “Como uma garota como Kaia estava com um garoto como Steve?”, ele não conseguia entender, tampouco aceitar!

Contudo, sabendo que Steve nunca foi o garoto que leva muito as garotas a sério, Cam sabia que o namoro deles não iria durar e assim ele não desistiria de Kaia! O plano já estava bolado, ele tentaria de todas as formas impressionar a garota ao ponto dela descobrir que ele era muito melhor que Steve - que continuava se achando indestrutível mesmo depois de doente e até minimizou a doença como se ela não o pudesse abalar!

Tudo poderia sair perfeitamente adequado, isso se o choro de Kaia no corredor enquanto contava a ele que Steve estava com câncer - e ainda sem dinheiro para as despesas que eram bem altas -, não tivesse estragado tudo, Kaia nunca terminaria com Steve em uma situação assim. Mas ele não iria desistir, Cam tirou desse problema a oportunidade perfeita para impressionar ela de uma vez por todas, então como mágica, surgiu a ideia de propor que eles fizessem, juntos, a maior arrecadação de fundos para ajudar Steve! Sim, nosso protagonista era capaz de tudo para conquistar aquela garota, nem que para isso tivesse que tentar salvar a vida do seu namorado patético e esnobe!

Kaia amou a ideia e a campanha “Salvem Steve” foi criada! O que nosso protagonista não esperava é que Steve iria sacar todas as suas segundas intenções e começar a lhe pregar várias peças, a começar pelo site que foi criado para a causa: Steve roubou a senha e se passando por Cam, ia definindo todos os próximos passos e missões que o garoto deveria cumprir para o público, em troca da contribuição deles! Uma missão pior que a outra, desde a desfilar na escola de fralda geriátrica à fazer uma tatuagem em seu traseiro!

Conforme Cam vai tendo que cumprir as missões cada vez mais bizarras que Steve o obriga, a arrecadação cresce, mas vai se tornando insustentável continuar a “brincadeira” para o garoto que sente perder Kaia cada dia mais um pouco e vê Steve cada vez mais por cima! Até o dia que o jogo vira!!

Continue lendo em:

site: https://sankasbooks.blogspot.com/2021/07/resenha-estupida-promessa-jenni.html

Tali | @talieoslivros 08/07/2021

O que você faria se ao decidir chamar a garota dos seus sonhos para sair, descobrisse que ela namora o cara mais babaca da escola e que ele está com câncer?

1) Relevaria, sua chance veio e passou, desejaria melhoras e seguiria em frente.

2) Sorriria sem graça e como em um passe de mágica, sumiria do mapa.

3) Montaria uma campanha para arrecadar dinheiro e ajudar no tratamento do namorado babaca, porque tudo é válido para ficar ao lado da garota que ama.

A opção 1, seria a escolha certa, mas nosso amigo Cam, movido pelo prazer de passar ao menos uns minutos no dia com Kaia, escolhe a opção 3, porém, o problema é que Steve (o namorado babaca), saca a jogada de Cam e não facilita nadinha sua vida.

?Estou fazendo algo bom pelos motivos errados, e isso não é legal.?

"Estúpida Promessa"  a princípio, julgando pela capa e sinopse, deixa subentendido a ideia de um triângulo amoroso, mas a história central do livro é muito mais que isso, são adolescentes e suas máscaras, tentando encaixar em padrões impossíveis, fazer com o que as pessoas os enxerguem e aceitem como são.

"Você prefere morrer a deixar que as pessoas perceberem que você está com medo?"

E Cam é um personagem fácil de amar, o que deixou a história fácil de ler, já que é narrado em primeira pessoa. E tudo bem que suas atitudes foram impulsionadas por um erro, mas seu amor em querer transformar o mundo em um lugar melhor e sua paixão platônica por Kaia,  vemos ele superando as opiniões e sempre dando o seu melhor, desafio a cada desafio, inclusive quando tudo que Steve fazia era sacanear ele.

Enfim, um romance contemporâneo bem sessão da tarde,  gostosinho de ler e cheio de referências e causas nobres, como salvar um tubarão branco de um aquário e afins.

Ingrid @aquelequote 02/07/2021

❝Às vezes você faz umas merdas das quais não se orgulha. Mas isso não é você por inteiro. Entende? Você não é o pior.❞

📚 Sobre o livro:
Cam está enfrentando um grande desafio, todo dia ele promete a si mesmo que finalmente deixara o medo de lado e convidara Kaia para sair.
"Aquele seria o dia em que eu finalmente convidaria Kaia Gonzales para sair"
Mas após inúmeras tentativas falhas, Kaia acaba convidando Cam para a festa do bad boy Steve, que nada tem em comum com Cam. O primeiro contato entre os dois é hilário até Cam descobrir que seu mais novo "amigo" é na verdade o namorado de Kaia, e seus planos vão por água abaixo.
Ao descobrir o câncer de Steve, Kaia se sente desolada e compartilha a informação com Cam que decide ajudar criando um blog para arrecadações,
Salvem Steve!

🔍 Opinião:

Cam, é absolutamente tudo para mim, acho que nunca conheci um personagem tão distinto. Ativista, criado por sua mãe uma mulher incrível demais para existir e que hidrata os cotovelos do menino enquanto ele dorme. Socorro!

Cam, tem um quadro com a imagem da Michelle Obama ao lado de sua cama, e os debates que o garoto tem com ela são de gargalhar.
"O.K. Eu e Michelle Obama .Posso conviver com isso.
Meu Deus, espero que Michelle nunca conte para ninguém o que acontece aqui.

A interações entre Cam, Steve e Kaia foram definitivamente a parte alta da historia para mim, e apesar do livro ser vendido como um triangulo amoroso, essa é apenas a ponta do Ice Berg, muitas águas vão rolas, muitos tubarões para salvar e definitivamente um futuro lindo para os três, assim espero!

Apesar do livro terminar com um final aberto, e eu realmente queria saber como Steve ficou, entendo que a historia se encerra da maneira que de fato deveria.
Meu coração ficou quentinho, sorri e chorei com esses três!

Nath Correia @bibliotecadanath 26/06/2021

Estúpida promessa l Jenni Hendricks & Ted Caplan l @faroeditorial
"Ele fará de tudo para estar perto daquela garota... até mesmo salvar a vida de seu namorado idiota. Steve é um idiota. Ok, isso não é algo legal de dizer sobre uma pessoa que acaba de descobrir um câncer, mas é a verdade. Steve é um fanfarrão, dá festas muito loucas, faz brincadeiras e piadas de mau gosto e não leva nada a sério. Mas o pior de tudo: ele está namorando Kaia – a garota dos sonhos de um cara super do bem como Cam. Ao descobrir que o namorado está com câncer e que precisará de um tratamento pelo qual não pode pagar, Kaia pede ajuda justamente a Cam, que logo decide organizar a maior e mais viral campanha de arrecadação de fundos. Talvez assim ela finalmente o veja como o cara perfeito pra ela. Mas Steve percebe o plano de Cam e fará de tudo para impedi-lo de roubar sua namorada. É quando tem início a disputa... e uma batalha silenciosa e feroz acontece ao redor de Kaia."

"Estúpida promessa" é o novo livro dos roteiristas de "How I met your mother" e, só isto, já é estímulo suficiente para eu querer fazer a leitura. Aqui, iremos acompanhar Cam, um garoto superlegal e engajado em causas sociais e ambientais, que resolve ajudar a garota que ele gosta, Kaia, a arrecadar dinheiro para salvar o seu namorado nem um pouco legal, Steve. E, o que era para ser uma linda atitude altruísta por parte de Cam, se transforma em uma batalha sobre quem ficará com a garota no final e, isto, culminará em atitudes mega estúpidas, situações inusitadas e engraçadas e o nascimento de uma amizade bem improvável.

A escrita dos autores é bem leve, divertida e consegue prender o leitor até quando a vontade de dar umas sacudidas nos personagens é grande. Os protagonistas são os típicos adolescentes que cometem muitos erros e vivem as incertezas, medos e inseguranças que a época traz. Cam é o bom garoto que sonha em conquistar a garota dos sonhos e, por causa disso, acaba passando por cima dos seus princípios e se perdendo um pouco pelo caminho. Já Steve é o famoso garoto popular e baladeiro, que tenta enfrentar o câncer de forma descontraída, mas que no fundo está sofrendo com toda a situação. Kaia é a garota inteligente, engajada e inocente, inocência esta que chega a irritar durante a história, mas que tem uma reviravolta muito legal no final.

Os desafios presentes durante a narrativa para a arrecadação criada por Cam e Kaia chegam beirar o absurdo e, em muitos momentos, tive raiva do Steve pelo que estava fazendo com o Cam. No entanto, eles acabaram servindo para que o garoto se soltasse, fizesse novas amizades e saísse um pouco da sua bolha. O final não poderia ter me agradado mais, pois fugiu do óbvio e apresentou um desfecho mais condizente com a evolução da história e com o crescimento e desenvolvimento dos personagens. Uma leitura que recomendo para quem está procurando uma história leve ou para quem está tentando sair de uma ressaca literária.

Nota: 3,5/5

Editora parceira

Instagram: @bibliotecadanath
Suellen.Barros 26/06/2021minha estante
Tá na minha lista!!! Quero. Muito. Ler!

Libera 25/06/2021

Cam é um garoto bom. É um bom filho, de quem a mãe se orgulha com razão. Mas como a maioria dos garotos estudiosos e bons, ele não tem muitos amigos, pois acaba se cobrando demais e deixando de viver várias coisas. Cam também gosta de ajudar causas importantes, defendendo o que acredita.

E no meio disso está Kaia, a garota perfeita. Ela luta por várias causas, é inteligente, linda e muito popular. A garota perfeita aos olhos de Cam.

"Aquele seria o dia em que eu finalmente convidaria Kaia Gonzales para sair.

Fiquei atrás dela na fila da cafeteria. Não podia acreditar na minha sorte ao cruzar com ela no feriado. Tivemos uma conversa de três minutos sobre café. Depois que eu fizesse meu pedido, com certeza iria convidá-la para sair. Era o momento perfeito.

Contudo, aquela cafeteria era meio barulhenta, Kaia parecia estar com um pouco de pressa e...."

Ele tenta convidá-la para sair, mas nunca encontra o momento perfeito e acaba desistindo. Tudo piora quando ele descobre que Kaia está namorando com Steve.

Steve é o cara mais popular da escola e também o mais babaca. É aquele tipo de cara que se acha o melhor, gosta de humilhar os outros e quando percebe que Cam está a fim de Kaia ele resolve pegar pesado. Mesmo enfrentando um câncer, ele não deixa de ser idiota.

Cam decide ajudar Kaia a arrecadar dinheiro para ajudar Steve, mas não exatamente como uma boa ação, na cabeça dele este é o melhor jeito de conquistar Kaia. E aí começa a "guerra" entre ele e Steve.

Se você gosta daquelas histórias adolescente bem clichê, você vai adorar esse livro. Aqui temos o garoto popular que adora humilhar o nerd, e no meio disso está a garota perfeita. Eu adorei a história porque adoro um filme clichê e o livro me lembrou muito de alguns que já assisti. A narrativa é fluida e divertida, rendendo momentos leves e descontraídos de leitura. Sem contar que o livro está lindo!!! Gostei muito de Cam, ele fez o que conseguiu para conquistar Kaia, teve algumas atitudes erradas, mas nada comparado ao que ele passou na mão de Steve.

"Não havia sequer um pingo de vergonha. Meu Deus, eu o odiava. Mesmo com câncer, era como se ele nunca tivesse sentido dor. Queria muito fazê-lo sentir dor."

Como senti raiva de Steve!!!  Odeio os babacas que gostam de humilhar os outros e acho que nada justifica essas ações. Bullying é algo ridículo. Tanto que demorei para me sentir mal pela fato dele estar doente. Não sabemos muito como Kaia começou a namorar com Steve, e fico me perguntando o que ela viu nele.

Demorei mas percebi o que Steve e Cam tinham em comum: ambos se sentiam pressionados para serem o melhor. Cam queria ser um exemplo para a mãe que o criava sozinho, e Steve queria ser perfeito e forte aos olhos do pai, um homem idiota e machista. E essa pressão os levaram a tomar muitas atitudes erradas (o Steve muito mais, é claro!).

Kaia não teve muito destaque na história, apesar de ser o pivô dessa briga, ela ficou em segundo plano em muitas partes. Mas depois disso tudo todos querem saber o principal: com quem Kaia ficou???? Hummmm... Esse é um segredo que para descobrir você terá que ler.

Boa leitura...

Koala Leitora 21/06/2021

Esperava mais
Cam Webber é um jovem ativista com aspirações grandiosas, mas um dos seus maiores desejos é conseguir um encontro com Kaia, uma garota da sua escola, também ativista e por quem ele tem um crush antigo, mas nunca encontrou o momento certo, até que um belo dia ela pergunta se ele vai comparecer a festa de Steve, um mauricinho que faz tudo, menos cuidar das causas sociais.
Nessa festa Cam tem duas surpresas, a primeira é que Steve e Kaia são um casal, a segunda é que Steve tem câncer, tomado pelo desejo de conquistar a garota e ajudar o cara, ele cria um site para arrecadar dinheiro e os desafios propostos são angustiantes, será ele capaz de seguir em frente com tamanha loucura?

?Quando Michelle Obama olha para você com aqueles olhos profundos e atentos e diz que se sente feliz em vê-lo, aquilo fica dentro de você.?

Narrado por Cam, a história retrata a vida de um adolescente fascinado e que mesmo errando tenta fazer o melhor que pode para alcançar seu objetivo final. Uma trama cheia de reviravoltas que pode causar ofurô e também revolta entre aqueles que acompanham a trama.
Particularmente tive alguns probleminhas com essa história, ela é ótima, mas achei algumas situações muito absurdas, como o fato da Kaia, uma garota tão esperta não notar o quão idiota o namorado poderia ser e além disso, um jovem tão incrível quanto o Cam, continuar correndo atrás de alguém que não dá a mínima para ele, juntando tudo isso ainda tem o Steve que continua sendo um babaca, mesmo depois do câncer.

?O sofrimento é a prova irrefutável da existência do amor.?

É um livro divertido, com algumas causas importantes, mas em alguns pontos se torna um pouco idiota devido aos assuntos se perderem em meio a corrida desenfreada do Cam para conquistar a afeição de Kaia.
Óbvio que essa é a minha opinião sobre o assunto e outras pessoas podem ter opiniões diferentes da minha.

Cah 18/06/2021

RESENHA | Estúpida Promessa (Jenni Hendricks & Ted Caplan) | por Carol Sant
Estúpida Promessa foi lançamento de Abril pela Faro Editorial e é dos mesmos autores do aclamadíssimo "Desgrávida" também lançado pela mesma editora aqui no Brasil.

Aqui vamos conhecer Cam, um garoto que está cursando o ensino médio e ativista nato, ele nada mais é do que A-P-A-I-X-O-N-A-D-O por Kaia, uma garota nerd e ativista que também está cursando o ensino médio.
Acontece que Kaia tem namorado e não só um namorado, mas o cara mais popular e idiota da escola - Steve. Mas então, Steve descobre que está com câncer. Cam ao ver Kaia triste pelo namorado e sabendo que Steve precisará de um tratamento que não pode pagar, o garoto decide organizar uma campanha para arrecadação de fundos e quem sabe assim, Kaia perceba que Cam exista e o veja como um cara perfeito para ela.
Mas será que Steve não irá perceber o plano de Cam para se aproximar de sua namorada? Será que uma disputa se iniciará entre os dois garotos pelo amor da mocinha?

🗣️ O QUE VOCÊ ACHOU, CAH?

Confesso que de inicio não estava dando muita coisa pelo enredo do livro, mas acabou que os personagens e acontecimentos do livro me cativaram e me fizeram gargalhar em vários momentos. A narrativa é bem fluída e é aquele tipo de livro para se colocar em maratonas e se ler em um único dia, os personagens são engraçados e se colocam em situações cômicas de forma leve e única.
Pelo livro ser escrito por dois autores, fiquei com receio da história se perder em certo momento mas isso não acontece - o que é uma surpresa, já que esse tipo de situação acontece muito em livros escritos por dois autores.
Olhando a trama por outro ângulo, fiquei um tiquinho irritada com a disputa entre Cam e Steve por Kaia. Senti que em certo momento, a menina estava ali apenas para sair como um troféu entre os garotos, porém, os autores me surpreenderam com o final do livro e a decisão da garota.

No fim das contas, este não é só mais um livro de triângulo amoroso entre adolescentes: são abordados temas como crescimento pessoal, amizade, família e amor em uma tacada só e não deixa a desejar!

Beijo em você e até a próxima!😘

site: https://www.instagram.com/garotadovlog/

Sâmara 03/06/2021

? Sinopse
Cam é apaixonado por Kaia. Eles trabalham juntos em diversos projetos voluntários, lutando por diferentes causas. Mas há um porém, Cam nunca consegue chamá-la para sair, o nervosismo paira sobre si. No dia que decide enfrentar seus medos e finalmente fazer o convite, descobre que a garota está namorando o maior babaca da escola: Steve Stevenson.
? Como se não pudesse piorar, Steve descobre que tem câncer e apesar de Cam querer mostrar à Kaia o quanto ele é um bom partido, não há nada que ele possa fazer. Mas eis que uma ideia quase brilhante surge: fazer uma campanha para arrecadar fundos com o objetivo de ajudar a pagar o tratamento de Steve. Só não esperava que fosse entrar em uma furada...
? Estúpida Promessa é um livro bem curtinho, com 250 páginas. Escrito por dois autores, é completamente incrível a forma como as duas escritas são entrelaçadas, fluído e divertido é a obra perfeita para morrer de rir e ler rapidinho.
? Eu adoro livros que se passam no ensino médio, e tem essa pegada young adult, com uma pitada de amor de verão.
? Cam é um personagem tímido, que foi criado apenas pela mãe, e faz de tudo para ser seu orgulho. Percebemos que os autores levantam uma crítica aos cuidados superprotetores que muitos pais possuem e as péssimas consequências que isso acarreta. Cam é inseguro e não consegue se livrar dessa característica, algo que me desapontou demais pois esperava uma mudança no personagem, que não vi ser tão acentuada.
? Steve foi um daqueles personagens que eu comecei odiando e no final me rendi completamente. Apesar de ter sido babaca 90% do livro, senti que o desenvolvimento dele foi incrível e fiquei mega triste por não ter um capítulo narrado por ele. Ademais, percebemos o quanto sua realidade influencia nas suas ações e pensamentos, e como a criação tóxica que ele recebeu reforça isso.
? Uma obra que mostra como a amizade tem grande importância na vida do ser humano, e que precisamos sair da rotina!

Jaque @blogmalucadoslivros 02/06/2021

Estúpida promessa
Ano passado eu li Des-grávida dos mesmos autores e me apaixonei. Com Estúpida promessa não foi diferente e os dois mostraram mais uma vez que conseguem trabalhar em assuntos polêmicos de forma divertida e envolvente.

A PREMISSA:
Cam e Kaia são amigos. Os dois sempre estão envolvidos em protestos pelos direitos humanos e ambientais. Cam é apaixonado por Kaia mas nunca conseguiu se declarar. Mas o problema é que Kaia está namorando Steve, um garoto popular, que Cam acham um idiota e bem diferente de Kaia.

Mas Steve está com câncer e por não ter condições de pagar pelo tratamento, Kaia pede ajuda de Cam para fazer uma arrecadação de fundos para o namorado. Cam topa, mas faz isso para mostrar para Kaia o quanto é um cara legal, e Steve acaba descobrindo suas motivações.

O QUE EU ACHEI:
Lendo a premissa acho que muita gente pode tirar as conclusões erradas sobre este livro, mas lembrando da premissa polêmica de Des-grávida, acredito que essa é justamente a intenção dos autores e gente que livro gostoso e envolvente de ler. Confesso que mais uma vez me vi presa na narrativa dos autores e simplesmente não queria largar, li em poucos dias.

Kaia é uma personagem inteligente e nos deixa pensando o que ela vai fazer quando descobrir tudo que está acontecendo por trás dessa arrecadação de fundos para seu namorado.

Cam e Steve nem preciso dizer. Achei bem legal a forma com que eles foram trabalhados porquê mostra que nem sempre aquele cara que se acha legal, realmente é, e pode ter tantas atitudes tóxicas quanto um cara popular que ele tanto julga. Senti vontade de dar uns bons tapas na cara dos dois várias vezes haha

Estúpida promessa é uma leitura leve, cativante e divertida, adorei a trama do início ao fim. Aliás, o final é a cereja do bolo, não me decepcionou!

site: https://www.instagram.com/p/CPblz7Qjxs_/

Bya/ @thebook_andthegirl 31/05/2021

Uma premissa deliciosa, mas com protagonistas frustrantes.
Cam Webber e Kaia Gonzales são dois jovens ativistas que sempre abraçam uma causa ambiental para defender com unhas e dentes. Ele é um garoto tímido, inteligente e sensível, mas que guarda dois “pequenos segredos” para si mesmo a muito tempo: 1. é apaixonado por Kaia e tudo o que deseja a tempos é ter ao menos uma chance com ela; 2. mantém uma amizade sincera com a foto de Michelle Obama - a qual é a única que confessa seus sentimentos.

Quando tudo parece perdido, eis que surge uma chance: o namorado de Kaia - o famoso e popular Steven Stevenson está com câncer e mesmo com um bom prognóstico, a família dele precisa de ajuda financeira para custear o tratamento. É quando Cam decide ajudar Kaia a fazer o que viria a ser a maior e mais “badalada” campanha de arrecadação de fundos - quem sabe assim ela não viria a perceber o quanto eles combinam e que ele é a escolha certa. E o que deveria ser algo fácil, acaba tornando uma competição para saber quem iria levar o coração de Kaia no final.

“Estou fazendo algo bom pelos motivos errados, e isso não é legal.”

Estúpida Promessa é o novo livro dos autores Jenni Hendriks e Ted Caplan ( mesmo autores de Des-Grávida, o qual foi um livro que me conquistou bastante ano passado), um YA leve, hilário - aquela leitura que traz um ar de leveza após uma leitura densa, bem, ao menos era assim que deveria ser.

Apesar de ter me divertido bastante com essa leitura, meu problema foi os protagonistas Cam, Kaia e Steve - falta-me palavras para dizer o quanto esse trio me irritou. Steve é o famoso estereótipo de garoto popular e famoso no ensino médio (o inatingível) - suas atitudes por muitas vezes me irritaram junto de alguns comentários machistas; Kaia é aquela garota que luta para agradar a todos e esquece do que agrada a si mesma (e por vezes eu só queria sacudi-la e dizer que a vida não é assim) e por fim Cam, o qual eu menos “desgostei” - o que me incomodou foi sua extrema inocência que fechava seus olhos para o que estava acontecendo ao seu redor; mas também foi com ele que mais ri - seus desabafos com a foto da Michelle eram hilários.

Mas bem, isso torna o livro ruim? Não, acontece que é um livro com temas bacanas de se debater, afinal aqui os autores trazem o câncer ( o que para muitos pode ser algo mórbido) - mas devo lembrar que é característico deles pegar um assunto denso e abordar de maneira mais leve ou até mesmo com um ar cômico, temos as causas ambientais - ver jovens lutando para proteger e preservar o meio ambiente foi incrível - a sensação que tem é que eles querem dizer: “ei galera, vamos valorizar o que temos?”. E não posso esquecer de dizer que a decisão final de Kaia era tudo o que queria, super consciente e ninguém saiu machucado ( o que é bem característico em “triângulos” amorosos).

Estúpida Promessa foi um livro divertido, o qual transborda referências literárias, musicais, pessoas públicas e a diversas causas ambientais e sociais.

“Às vezes você faz umas merdas das quais não se orgulha. Mas isso não é você por inteiro.”

Evelyn Ruani 30/05/2021

Sabe aquelas leituras gostosas que você faz numa manhã/tarde/noite? Estúpida Promessa é esse tipo de livro que você senta/deita pra ler e só levanta quando termina, escrito pelos roteiristas de "How I Met Your Mother", Jenni Hendriks e Ted Caplan. É uma trama adolescente e que traz o viés cômico do gênero, mas também algumas questões interessantes e um desfecho que eu simplesmente amei e não esperava.

Cam Webber é um adolescente super ligado nas questões políticas e sociais e que vive defendendo causas ambientais. Além disso é muito apaixonado por Kaia Gonzales, adolescente antenada e com ideais parecidos com os de Cam, que vive tentando encontrar o momento certo para chamá-la pra sair. É quando descobre que ela namora o ser mais desprezível do colégio: Steve Stevenson, o típico fanfarrão das festas muito loucas, das brincadeiras e piadas de mau gosto e que não leva nada a sério.

Cam não consegue entender o que Kaia vê no cara, mas logo descobrem que Steve está com câncer e que precisará de um tratamento que não pode bancar. Pensando em conquistar Kaia, que finalmente o veria como o cara perfeito, Cam decide fazer uma campanha para ajudar Steve. O que não esperava, é que Steve ia sacar de cara que sua ideia tinha a intenção de roubar sua namorada e rackeia o site, inventando desafios terríveis e humilhantes para que Cam tenha que cumprir em frente ao público e estando lá pra garantir que tudo seja gravado e divulgado. Confesso que foi a parte que eu menos gostei do livro, pois alguns desafios me incomodaram bastante!

Apesar de Steve estar com câncer, esse não é um assunto muito abordado no livro que traz o lado cômico em maior evidência, deixando a narrativa mais leve e fluída. Ainda assim, em alguns insights, podemos notar o quanto Steve está amedrontado com a situação e que acaba usando as babaquices como um escape. Cam, apesar de ser o moço bom, também mostra um lado não tão legal, principalmente em fazer uma campanha com o intuito de conquistar a garota. Já Kaia, que me irritou um pouco com sua "inocência" no início, cresceu bastante ao longo da história e mostrou seu potencial ao final.

É uma história bem adolescente, que traz alguns questionamentos e mostra bastante essa fase de dúvidas e cheias de medos e receios. Também traz bastante forte a importância da amizade e o desfecho foi surpreendente pra mim e o que mais gostei dessa história.

Recomendo a leitura!

Laís Anulino 29/05/2021

Muito mais que um triângulo amoroso
Assim que li a sinopse desse livro pensei que falaria apenas de um romance adolescente, mas ele fala muito mais sobre amizade e sobre usar sua voz para fazer o bem.

"Salvem os tubarões!"

Em certos momentos Cam se perde do seu propósito em uma disputa com Steve pela garota dos seus sonhos, mas os dois acabam aprendendo muitas coisas um com o outro.

Cam tem problemas para fazer amizades, mas quando se trata de defender uma causa, ele usa toda sua energia para a campanha dar certo, além disso ele é muito fã da Michelle Obama e tem muita consideração pelo que ela pensa, o que vemos bastante ao longo da leitura.

Steve é o cara mais popular da escola. É atleta e muito carismático, porém tem umas atitudes babacas, o que tira a paciência de Cam. E para completar Steve namora Kaia, uma ativista muito intensa e que faz o coração de Cam disparar.

Quando Cam finalmente encontra coragem para falar com Kaia, descobre que ela está triste porque Steve está com câncer, assim ele decide ajudar a organizar uma campanha para arrecadar recursos para o tratamento de Steve.
Então Steve vai aproveitar para tornar a vida de Cam bem difícil e propor vários desafios bizarros para levantar essa grana.

No início eu fiquei chateada com o que Steve estava fazendo, mas depois vi que os desafios estavam ajudando muito Cam, que estava socializando mais e fazendo amizades.

Aos poucos os autores também foram desfazendo esses estereótipos e pudemos ver que os personagens tinham muitas outras características a se destacar. Adorei isso!

Um livro que fala sobre causas importantes de forma divertida. Me senti assistindo a uma série de comédia estilo iCarly o que foi maravilhoso.
Amei que me fez esquecer um pouco a realidade e me animou. E adorei também o desfecho dessa história. Super indico essa leitura para quem está querendo sair da ressaca literária.

"Enquanto eles baixam o nível, nós o elevamos, Cam."

Kaue Garcia 27/05/2021

Romance juvenil
Divertido, um triângulo amoroso que convence mas confesso que Steve me irritou ao longo da leitura, fui conseguir gostar dele no final do livro! Cam e Kaia são incríveis