39 Haikais de Bashō

39 Haikais de Bashō Matsuo Bashô

Resenhas - 39 Haikais de Bashô

Luana 10/08/2021

Livro bem bom para tirar uma folga de livros gigantes e da rapidez.

Simples e poético ao mesmo tempo.

Roberto 31/08/2021

Não me lembro quando ouvi falar a primeira vez sobre haikais, mas foi com Paulo Leminski que aprendi mais sobre esse tipo de poesia japonesa. Apesar dessa categoria de poemas existir anteriormente, foi Matsuo Basho quem lhe deu a forma e o conteúdo que a popularizou dentro e fora do Japão.

Esses breves poemas, geralmente tercetos, carregam em poucos versos um sentido completo. São a manifestação escrita do Zen Budismo em toda a sua simplicidade. O primeiro verso costuma trazer algo sobre o cosmos, a natureza, a eternidade. O segundo verso é a manifestação do cotidiano, do acontecimento, do humano. No terceiro verso, as duas dimensões referidas anteriormente se encontram.

Esta seleção de haikais traduzidos por Gonzalo Bollinger, disponível em e-book, nos dá uma visão ampla da poesia de Basho e serve como introdução à obra do poeta nipônico e à daqueles que seguem sua trilha. Só acredito que o tradutor/editor poderia ter se preocupado mais com a apresentação e diagramação do livro, deixando um haikai por página, por exemplo.
JurúMontalvao 31/08/2021minha estante
??

Gonzalo.DAvila 22/09/2022minha estante
Boa noite, fico muito feliz que gostou do livro.
Em relação à diagramação, no documento de word estava certinho. Só na hora de passar ao kindle é que o sistema bagunça e, pelo menos para mim, é algo impossivel de mexer.
Se tiver interesse, procura no Skoob meu livro Rumo ao Ãmago da Própria Voz. Abraços.