A Ameaça Esquecida

A Ameaça Esquecida Fábio Hingst

Resenhas - A Saga do Elly

Hobbits Leitores 22/06/2022

Preciso da continuação para ontem!
Nunca fui de importunar escritores, mas: oh, Fábio! Cadê a continuação??? Como que você terminou o livro um daquele jeito???? Precisava mesmo??? Levei uma "portada" na cara?

Se bem que aquela "espiada pela fechadura" no epílogo: Gzuisss!

Sim! Já devem ter notado que esse começo foi meio louco? E isso se traduz em uma palavra: aflição!

Aflição de quem quer a continuação para ontem!

Muita coisa ficou não dita, quero saber de certo personagem (why? Why? Why???!!), eu fiquei empolgada pra caramba com o universo criado pelo Fábio!

Confesso que fazia tempo que não apreciava uma obra desta forma: com calma, muito interesse na história de todos, no que vai acontecer e por aí vai!

Eu fiquei deleitada! Não vou resumir a história toda aqui (confiram a sinopse nas imagens acima), pois quero passar minhas impressões sobre a obra (quero A Saga do Elly física ??). Então, bora que está tudo bem fresquinho (fiz a resenha assim que terminei a leitura):

- Em "A Ameaça Esquecida", acompanhamos a história de Gollen e Gildur (keruns), Iev (uma groll), Rakon (drokon) e Archibald (nahr e um dos meus preferidos, juntamente com o Rakon). Nesse livro, todos eles partem em uma jornada passando pelos mais diversos e sanguinolentos percalços: alguns para espionar o inimigo e cumprindo ordens de seu "governante", outros em busca de algo bem maior e que pode definir o destino de todos.

- Na abertura dos capítulos, há trechos de obras do universo de A Ameaça Esquecida, o que eu achei muito legal, pois basicamente é: A história contando a história (isso fez muito sentido no decorrer da leitura).

- Gostei muito da forma como o autor acrescentou cenas do dia a dia dos personagens, incluindo "ditados populares". Pensei: "Eles são gente como a gente", o que nos leva ao próximo ponto.

- Lendo a obra eu entendi perfeitamente o que o Fábio me contou em uma conversa: ele fez personagens "humanos", e não estou falando no sentido de raça, mas internamente falando, como eles agem, pensam, refletem, amadurecem (alguns nem tanto, aff). Eu fiquei encantada!

- O que eu mais gosto nos livros são os diálogos. Aqui essa parte é muito bem elaborada, eu prestei completamente atenção às explicações e em alguns pontos tive as mesmas dúvidas dos personagens e fiquei muito feliz tê-las respondidas na sequência.

- Em um momento estamos acompanhando uma luta sanguinolenta em outro, apreciando um fascinante diálogo, com palavras e emoções tão singelas que confesso: a obra fisgou meu coração rechonchudo.

- Thoruns, drokons, nahrs, kerianos e grolls: a obra faz o leitor querer saber mais de cada uma dessas raças. O universo criado pelo Fábio é simplesmente fantástico. A linguagem e suas pronúncias são fascinantes (no final da obra, você se depara com um apêndice fantástico)!

- Eu só não dei nota 5 por dois motivos: teve um certo acontecimento que me incomodou, foi tão rápido e muito óbvio, que me deixou matutando: "Que?! Mas, isso foi tão pá pum!". O segundo ponto foi que estava eu lá faceira lendo e de repente: bammm! Recebi uma portada na cara. "Como assim?! Cadê a continuação, meu filho?!". Obs: se bem que a espiada pela fechadura do epílogo amenizou a "portada"?

Se eu recomendo? Com certeza! Obrigada pela oportunidade Fábio! Quero continuar a acompanhar a Saga do Elly, mesmo ainda querendo bater nele? (leiam e saberão)!

Gaby 06/04/2022

Algo Novo Em Um Gênero Saturado
Se você procura uma leitura emocionante desde o primeiro capítulo, então deixa eu te apresentar "A Ameaça Esquecida". De uma forma única e primorosa, o autor nos envolve em uma narrativa familiar e ao mesmo tempo inovadora. Foi com muitas dores no coração que deixei de lado a leitura por conta das responsabilidades cotidianas, pois este é um livro que consegue trazer algo novo em um gênero extremamente saturado.

Dentro_deumlivro 04/03/2022

É nacional de alta qualidade que você quer?
O primeiro livro de uma saga e já começamos com o pé direito hahahah

Um fantasia nacional maravilhosa, que não deixa nada a desejar e pode ser comparada a grandes nomes internacionais!

A escrita do Fábio é impecável, beirando a perfeição, consegue transpassar os sentimentos dos personagens com maestria, com um estilo de escrita que tem muita personalidade e que posso dizer que logo de primeira me encantou!

Sobre o enredo do livro, só posso dizer que você não vai conseguir respirar enquanto lê hahaha um livro repleto de mistérios, que te envolve, te deixa ansioso, com raiva e com vontade de descobrir tudo que está oculto nas entrelinhas!

Eu amo os livros que me causam um sentimento de dúvida, e o livro dele me causou isso, eu li e
logo de cara detestei uma personagem específica, achei ela asquerosa e detestável, mas fui lendo o livro e descobri que tudo tinha explicação e comecei a ter empatia por ela!

Quero logo a continuação para saber o que vai acontecer hahaha
E já tenho um monte de teoria, o Fábio que lute hahhaha

Aliel 19/01/2022

Uma grande fantasia épica
Autor: Fábio Hingst
Editora: Viseu
Gênero: Fantasia Épica
Páginas: 472
"Incrível como o rancor pode viver mais que a esperança."
--------------------------------------
--- Resenha ---
* Nesse livro, Fábio Hingst nos apresenta a Saga do Elly com uma escrita criativa e envolvente, intercalando os capítulos.
* O livro se trata de uma promissora era medieval, com confrontos entre keruns e grolls, num continente repleto de criaturas fantasiadas. Seu diferencial é exatamente esse, são seres diferentes dos que estamos acostumados a ler.
* Com uma antiga ameaça ressurgindo, os povos de Vhalos precisam tomar uma decisão. Gollen, o protagonista, tem uma missão a seguir, e é nesse caminho que vamos conhecendo os novos personagens da história.

--- Opinião ---
* O livro conta com uma descrição incrível e cenas fortíssimas. Mas, para que fique claro cada termo, o escritor traz um glossário que ajuda o leitor a se localizar nos personagens e palavras criadas na língua do povo principal.
* É nítido o trabalho por trás desse livro e esforço de Fábio. Além das novas raças e palavras, há também a criação de sistemas de contagem e medidas. É tudo novo, como uma fantasia pede para ser.

Hora da Resenha 15/01/2022

Uma leitura envolvente e bem desenvolvida, claras referências a grandes escritores de fantasias épicas, uma ótima pedida para aqueles que querem iniciar a leitura no gênero!

site: https://youtu.be/fuhKhv230Ow

Neu 14/01/2022

Emocionante
Do início ao fim, o livro prende o leitor em um mundo de ação, tramas, personagens interessantes e muito sangue. Adorei!

Tuca 12/01/2022

Livro incrível!!
?A ameaça esquecida? é uma fantasia épica nacional incrível - Um universo totalmente novo e raças que fogem totalmente do que estamos habituados.

Como toda boa fantasia, eu me senti totalmente perdida no início do livro, a ponto de começar a fazer anotações sobre cada personagem para tentar não ficar tão perdida. Mas conforme você vai lendo vai entendendo algumas coisas.

?A ameaça esquecida? vai nos contar a história de um continente prestes a entrar em uma grande guerra. Temos personagens que vão representar cada raça, e a cada capítulo vai alternando a visão de cada um deles, o que nos ajuda a ter uma noção melhor do que está acontecendo em cada canto do continente.

Como eu disse, o autor trouxe uma variedade gigante de novas raças, não tem nenhuma raça que estamos acostumados em ver em fantasias - elfos, fadas, anões, etc - e isso sem contar o vocabulário

Uma das coisas que eu achei muito legal é que no início de cada capítulo tem um pequeno trecho de alguma história, lenda ou textos religiosos do próprio universo. Eu amo quando os autores fazem isso, e me impressiona até onde vai a imaginação.

Vale dizer que esse livro é +18, com cenas bem fortes e uma carnificina gigantesca.

Indico muito a leitura!!

Edson Camara 12/01/2022

A Ameaça Esquecida é um grande épico em gestação
Ter todos os ingredientes corretos para uma receita nem sempre garante que o resultado seja bom. Neste caso o resultado final foi além de bom. Fabio Hingst é um exímio contador de histórias e este enredo é complexo, profundo, cheio de criações de reinos e povos com suas línguas, costumes e até unidades de medidas.
Gosto de livros que começam em ritmo alucinado e me fazem ler sem parar até conseguir respirar novamente. Este começou exatamente assim, primeiro com uma introdução aos personagens, depois com cenas corriqueiras de vida pacata e normal de uma cidade de uma era passada, e de repente, tudo acontece, de todos os lados e de todas as maneiras e o bixo pega pra valer. As cenas de batalha são muito bem descritas e nos fazem entrar no cenário e acompanhar de perto, a descrição das batalhas e lutas individuais são do nível de um Bernard Cornwell.
A condução do enredo que envolve dezenas de personagens envolvidos diretamente nas tramas e centenas de outros coadjuvantes segue o estilo de George RR Martin o que é bom porque cria interesse e nos deixa ansiosos para saber o que vai acontecer com o personagem em questão.
Fábio é detalhista e descreve cenas, cores, cheiros, dores e sentimentos de forma às vezes muito rude, sem pena do leitor, há cenas como a de uma Groll que separa a cabeça do corpo já em putrefação de seu prisioneiro, é genial e nojenta ao mesmo tempo, não é para quem tem estômago fraco.
Há cenas de horror que lhe trazem para dentro do enredo e nos fazem passar as angústias dos personagens de forma tão explícita que é capaz de gerar pesadelos.
A Ameaça Esquecida é um grande épico em gestação, deixa muitas pontas para a continuação, mas não deixa frustração de final inconclusivo, ao contrário gera curiosidade para esperar a continuação.
O livro contém um farto material de explicação de personagens, reinos, cultura, unidades de tempo e medidas e um extenso glossário dos termos usados no enredo.
Minha sugestão é dar uma passeada neste material antes de ler a história, porque facilita muito a compreensão.
fabio.hingst.1 12/01/2022minha estante
OBAAAAAA! Fico feliz demais que tenha gostado, meu querido! Que resenha ESTUPENDA! Realmente, minha voz literária é visceral e áspera mesmo, isso é legado do Naturalismo do Aluísio Azevedo Rsrsrsrsrsrs Sou muito fã dele! Espero que goste ainda mais dos meus próximos livros (como o que eu lançarei nesse ano de 2022, em Fevereiro, um livro mais curto de uma trilogia paralela!).
E, bem como, também relançarei o AAE por outra editora, num valor mais acessível, com tudo atualizado e, lógico, junto com o livro dois!!! Agradeço demais pela leitura, pelo carinho e por acreditar na literatura nacional! ?????

Kah.Ximenes 11/01/2022

Melhor fantasia épica nacional! ?
"Não existe heroísmo na guerra e muito menos no mundo podre em que vivemos."

Com uma ameaça ressurgindo, depois de anos, o clima de guerra em Vhalos começa a se animar. Acompanhamos diversos lados desse continente e vemos de perto, conforme vai aprofundando a trama, que inicialmente seria um atrito entre grolls e kerianos até perceber que envolve entidades supremas, os primais da Vida e do Caos. Com um enredo bastante interessante e rico em detalhes, assim, vemos Gollen em busca de vingar a morte de alguém importante para ele e descobrindo que existe um grande potencial místico dentro de si.

Por outro lado, vemos diversos personagens em busca de seus propósitos, tanto para o bem quanto para o mal. Conforme a missão de Gollen vai avançando, conhecemos diversos outros seres que o acompanham, vemos também outros conflitos acontecendo. Além disso aprendemos muito sobre a guerra, a criação e o caos, sobre o quão tirano um lugar ou até mesmo as pessoas podem ser.

Entre altos e baixos, para mim, achei genial toda a construção e a história que ronda por Vhalos. O idioma, sistema de raças, pesos/medidas, monetário e político feito muito bem estruturado. A escrita de Fábio foi  fluída e repleto de capricho na narrativa, provando de cara a sua experiência nesse meio. Foi minha primeira vez lendo uma fantasia épica medieval e eu gostei demais.

Ameaça Esquecida é apenas a porta de entrada de um universo grandioso que está por vir. Já estou ansiosa para a continuação e pelos impasses desse conflito decisivo que rondará por toda Vhalos.

fefesales 11/01/2022

Uma aventura épica e memorável!
?Vamos conversar um pouquinho sobre uma das melhores fantasias que já li na vida?

?Vamos começar pela escrita do autor que é uma verdadeira perfeição. O Fábio tem uma forma incrível de te cativar com as palavras que faz com que você queira engolir toda a história de uma vez só, ele consegue ter uma escrita ao mesmo tempo descritiva e detalhada mas que te deixa imersa na história o tempo todo.

? E a construção de mundo? Surreal, o autor criou um universo muito complexo que me deixou de queixo caído. Somos apresentados a 6 reinos e cada um deles tem sua peculiaridade e seu jeito de agir. E pasmem, CADA REINO TEM UM IDIOMA UNICO, sério, é muito impressionante.

?Agora vamos falar um pouco dos persongens que são perfeitos. Do secundário ao principal, todos são muito bem construídos, cada um tem a sua motivação e uma característica que é só sua, isso é algo que torna eles mais humanos(apesar de a maioria não serem humanos).

?O livro é bem profundo, uma fantasia épica de arrepiar. A obra tem cenas de luta excelentes, persongens engraçados e cativantes, personagens que te deixam com raiva/nojo e claro trajetórias que vão te emocionar e arrancar vários suspiros a cada página.

?Já vai se preparando para surtar bastante, a história toda é um turbilhão de emoções, também prepare o lencinho, pois o nosso querido autor não tem pena de nos fazer sofrer horrores.

?Eu, obviamente já favoritei e estou ansiosa pela continuação. Mas e vc? Vai se deixar levar pelos reinos e encarar essa aventura?

Giovana.Mazzali 07/01/2022

Emoção em cada página
O autor descreve um mundo novo com muito capricho e dedicação, envolvendo uma trama emocionante com vários personagens e histórias diferentes.
Pra quem gosta de fantasia épica vai amar todo o enredo. Vale a pena e não perca a oportunidade!!

Vanessa.Cristina 27/12/2021

Fantasia épica sensacional!
Meu primeiro contato com o gênero e já adianto que é +18!
No começo achei muito difícil mas o glossário no final do livro ajudou bastante. Outro ponto que me chamou a atenção foi o fato de haver trechos de poemas/canções criadas pelo próprio autor, que remetem a algo que irá acontecer durante o capítulo.

As frases antes de iniciar o parágrafo para situar o leitor em que momento/situação da história está se passando a narrativa, também é outro ponto alto do livro. Cada capítulo é um cenário diferente e descreve o contexto dos personagens. Em cada cenário acontecem situação diferentes que acabam por interligar a história.

A escrita do Fábio é bem fluída. E toda narrativa é única! Universo próprio e personagens muito bem elaborados. Gollen, Yev e Rakon personagens principais. Gollen é um chato, cresceu mas não amadureceu. Rakon é um sofrido e deveria ser o Elly, só acho. E Yev é uma personagem muito forte.

E por fim, sangue, guerra, respira?! Não! Mais sangue, mais guerra! ?

Torcendo para a continuação chegar logo! Será que o Elly conseguirá derrotar a Ameaça Esquecida???

Fabio.Alexandre 21/12/2021

Um mundo completo criado pelo autor
Sim, um mundo completo, com continentes, povos distintos com suas histórias, línguas, costumes, características, intrigas e muita ação. Escrita inteligente, dinâmica, detalhada e com leitura agradável.

Giovana 20/12/2021

Empolgante até o fim e com muito gosto de quero mais...
Uma trama envolvente, com muitas aventuras, personagens intrigantes e que deixa o leitor ansioso pra saber qual o desenrolar da história. Vale muito a penaa!!!
fabio.hingst.1 20/12/2021minha estante
???