Mulheres do Rock

Mulheres do Rock LAURA GRAMUGLIA

Resenhas - Mulheres do Rock

Isabella.Giolo 13/01/2022

Luta
De todas as mulheres citadas no livro, a luta para reivindicar seu espaço no mundo da música, principalmente do rock, devido ao seu sexo é algo comum presente em todas as histórias, sou grata por ter tantas mulheres em quem me inspirar hoje em dia e me dar força para continuar.

Vinicius.Dias 18/07/2021

Um livro sobre feminismo.
Quando você lê um título como o desse livro, não espera outra coisa senão histórias reais de muita força, determinação e coragem. Estamos falando de mulheres que conseguiram se sobressair em uma indústria extremamente dominada por homens em praticamente todos os seus processos e meios: Gravadoras, produtoras, bandas, agências, estúdios de gravação, festivais, mídias? esse é um cenário difícil para mulheres crescerem e, infelizmente, precisam enfrentar muito machismo, sexismo e misoginia durante toda a trajetória de suas carreiras. Dito isto, já fica claro que esse livro é muito mais do que um livro de música, ou de artistas em geral. Esse é um livro sobre mulher, sobre resistência, sobre sororidade e principalmente, sobre feminismo.

Muitas vezes, vemos artistas mulheres no auge de suas carreiras e não paramos para pensar sobre tudo que elas passaram e enfrentaram para atingir tamanho status. Aqui, a gente vai saber como elas chegaram lá, mas mais importante, vamos entender o que elas passaram para chegar lá e vamos acompanhar o quanto elas, mesmo famosas e no centro dos holofotes, enfrentaram e ainda enfrentam diariamente julgamentos de uma sociedade e de uma indústria machista, sexista e muitas vezes, misógina. Tudo isso orbitando em temas extremamente presentes nas pautas de discussões e protestos feministas. Esse livro é muito importante e coloca o dedo numa ferida exposta há muito tempo e que, aos poucos, de passinho em passinho, caminha em direção a igualdade e respeito independente do gênero da pessoa.

Aqui a gente vai ver como mulheres abriram as portas na base da perseverança e determinação, metendo os dois pés com força e abrindo caminho na base da garra para que outras mulheres no futuro pudessem seguir de forma mais tranquila essa estrada árdua. Seja Patti Smith, Rita Lee ou Siouxie, todas elas fincaram a presença feminina em cenas totalmente masculinas. Também vamos acompanhar a luta de artistas que muito antes de serem julgadas pela sua musicalidade e pela suas letras, foram julgadas pelo seus corpos que não se enquadravam em um padrão pré estabelecido da sociedade. Ou ainda, que tiveram suas carreiras questionadas por conta de envolvimento com outros homens do meio musical. Courtney Love que o diga, afinal teve seu álbum mais importante desacreditado por conta de sua história com Kurt Cobain, ou Joan Baez, que foi quem apresentou Bob Dylan ao mundo e foi esquecida quando ele alcançou o estrelato, reduzindo-a a ex e não mais a grande artista que era antes mesmo de conhecê-lo. Vamos ver carreiras silenciadas pela indústria por não entenderem ou não aceitarem que as protagonistas eram elas e não eles. Seremos apresentados a mulheres a frente de seu tempo que já exigiam respeito e igualdade antes mesmo de serem temas levantados pelo movimento feminista. Além disso acompanharemos artistas que trouxeram para sua música temas como: discussão da diferença de salários entre homens e mulheres, menstruação, liberdade sexual e afetiva e o direito de ir e vir sem ser importunadas. Vamos acompanhar também, mulheres que sofreram nas mãos de relacionamentos tóxicos e abusivos e como elas conseguiram dar a volta por cima e recuperarem a tempo suas vidas e suas carreiras.

Gente, esse livro é de uma importância muito grande por dar voz e visibilidade a temas que ainda hoje, em 2021, as mulheres precisam lidar corriqueiramente. Por nos mostrar que em alguns pontos estamos mais evoluídos, mas que, em sua grande maioria, ainda estamos engatinhando. Já passou da hora de entendermos e levantarmos essa bandeira juntos. Não é certo definir o valor de uma pessoa como base em seu gênero, assim como também não é em relação a raça e a sexualidade delas. As pessoas são livres para serem como são e devem ser valorizadas por isso. Ter um pênis no meio das pernas ou a cor da pele mais clara não é atestado de importância para nada. Vamos começar a respeitar mais as minas e as outras minorias, okay? Vamos sair do nosso pedestal e olhar com um pouco mais de empatia pra uma galera que já está cansada de cobrar mudanças e não ser levada a sério. Todo dia, uma desconstrução após a outra e a gente chega lá. Vamos ler mais sobre esses temas, sobre essas pautas e vamos tentar entender onde podemos melhorar como seres humanos, isso não é muito difícil e vai fazer um bem danado pra humanidade.

Bom, voltando ao livro, eu tenho algumas críticas que já eram de se esperar em livros com listas de quaisquer coisas que sejam. Quando você me fala que é um livro de mulheres do rock, eu espero mulheres do rock. Aqui, talvez para conseguir alguns temas, a escritora saiu do estilo apontado e enveredou por outros que não flertam nem de perto com ele. Tem muito Pop, tem Funky, tem Hip Hop e tem Rap. Deixar de fora artistas do calibre de L7, Doro Pesch, Wendy O. Williams, Lita Ford, Amy Lee, Tarja e o Girlschool foi[*****]. O título, nesse caso, não condisse com a realidade do material, poderia ser algo como ?Mulheres da Música?. Para mim, faria muito mais sentido. A outra crítica é em relação a opção por não traduzir os trechos das letras das músicas para o português. Bom, aqui é Brasil e pouquíssimas pessoas tem acesso ou conhecimento da língua inglesa. Não traduzir, pra mim, reduz a experiência e dificulta o acesso a informação de quem está lendo o material. Poderiam ter se atentado um pouco mais nisso e deixado o livro mais acessível.

A escritora é italiana e para a versão nacional adicionou duas artistas brasileiras, a Rita Lee, que já foi citada, e a Pitty. Além disso, ele vem recheado de belas ilustrações e caricaturas de cada uma das 52 musicistas apresentadas nessa bela obra lançada pela Editora Belas Letras. Um material de primeira, em capa dura, repleto de belos postais com as mesmas caricaturas do livro, uma playlist animal do Spotify e um marcador de páginas próprio. Ou seja, fora toda a importância das palavras contidas aqui, ainda tem um monte de atrativo interessante para qualquer pessoa que goste de música ou que queira ler um bom livro sobre feminismo. Parabenizo a Editora e todas as pessoas envolvidas no processo de lançamento do mesmo aqui no Brasil. Uma verdadeira e necessária aula nesses tempos de egoísmo e machismo exacerbado. Super indicado!!

?As mulheres da história do Rock não são poucas. São poucas as que são lembradas.? - Gramuglia, Laura

Dani 08/05/2021

???
O livro reúne diversas cantoras e suas histórias!! É um livro para ser lido aos poucos, para conhecer/ consultar se inspirar em algo sobre a vida de cada uma delas! É para ir curtindo ao som de uma boa música. ?

Mah 17/01/2024

Vozes, vidas e vibrantes acordes na história musical
"Mulheres do Rock" conduz os leitores em uma fascinante jornada pelo universo do rock, contando a história de artistas que não apenas reivindicaram, mas também redefiniram com maestria seu espaço no gênero.

Cada página deste volume ricamente ilustrado apresenta um perfil repleto de curiosidades, ideias e inspirações de vida de figuras icônicas. O livro mergulha nas vidas de lendas como Stevie Nicks, Janis Joplin, Tracy Chapman, Diana Ross, além de explorar o impacto singular de artistas contemporâneas.

Esta edição brasileira se destaca ainda mais ao incluir, com exclusividade, duas importantes figuras do rock nacional: Rita Lee e Pitty, que se juntam ao time de ícones globais, enriquecendo a narrativa com suas contribuições únicas para o gênero.

"Mulheres do Rock" não apenas celebra a excelência musical, mas também oferece uma perspectiva enriquecedora sobre a resiliência, a criatividade e a ousadia dessas mulheres que moldaram e continuam a influenciar o panorama musical de maneira significativa.

Alice 15/03/2022

Joan Jett, Janis Joplin, Amy Winehouse, Cyndi Lauper, Courtney Love, Debbie Harry, Siouxsie, Sinéa O’Connor, Neneh Cherry, Betty Davis, Nina Simone, Whitney Houston, Patti Smith, Yoko Ono, Lauryn Hill, Missy Elliott. A lista é imensa.

Por mais que essas mulheres tenham levantado a voz e conquistado o mundo, a história que liga todas elas é a crítica pela aparência. Parece que o visual é mais importante que as músicas que elas criaram, sabe?

A gente deve muito à elas. Suas histórias contadas em ritmos e épocas diferentes formou-se um grande movimento pelo mundo, como uma onda que torna impossível a gente sair seca. Ainda bem.

“All the girls to the front”, como diria a banda Bikini Kill nas aberturas dos shows.

Ingrid.Pardinho 24/07/2022

Grande decepção
Eu estava animada por esta leitura, mas a decepção foi grande. A ideia do livro é fenomenal, diferentemente da execução. O problema começa com a seleção de artistas, não há menção de Rosetta Tharper, mulher negra que criou o rock, nem de cantoras como Fernanda Lira, Alissa White-Gluz, Amy Love, Georgia South e tantos outros grandes nomes do rock feminino. Em vez disso, o livro dedica páginas e mais páginas a rappers e cantoras pop, que sim, têm sua importância, mas não se enquadram na proposta da obra. Além de tudo, a escrita é péssima, em muitos casos foca mais nos relacionamentos amorosos e envolvimento com drogas das artistas do que nas suas obras, essa postura vai contra a proposta feminista que diz seguir. Preciso dizer também da falha em usar a palavra "homossexualismo" em vez de "homossexualidade". Enfim, apenas algumas informações fazem a leitura ser interessante.

Pri 06/01/2024

O livro narra mais que a trajetória de mulheres na música, ele aponta a saga de diversas mulheres que tiveram que buscar seu lugar ao sol, enfrentando o machismo nosso de cada dia.
Essas mulheres deram voz a sentimentos e histórias de vida de muitas mulheres ao longo de décadas e nos reforçam, cada vez mais, a importância de lutar contra o machismo.

LuizaSH 25/09/2021

Esse livro se propõe a abordar a vida e a carreira de algumas mulheres da indústria da música. Não é um rol exaustivo e nem tem uma ordem enumerada de preferência. É apenas uma seleção de alguns nomes, outros tantos ficaram de fora sim, mas, de certa forma, são representadas através dessas colegas de profissão aqui mencionadas.
Mesmo a abordagem das artistas também não é profunda, não tem uma análise ou alguma citação de acontecimentos detalhados como em uma biografia, por exemplo. Mas constam, ainda que de forma breve, algumas histórias que despertam o interesse para conhecer alguma das musicistas, ou saber mais sobre as que já se sabe quem são, mas talvez não se conheça tanto. Fora as ilustrações que são muito bonitas.

Carina143 19/04/2022

Mulheres na Música
O livro fala, a cada capítulo, sobre um nome importante da música. Obviamente muitas ficaram de fora, mas acho interessante dizer que o livro não trata apenas de mulheres no rock, visto que temos musicistas do Folk, hip hop, blues, pop, entre outros gêneros.
Cada capítulo começa com a citação de algum trecho de música da mulher que será tratada, e eu colocava a música pra tocar durante a leitura. Isso me permitiu observar o que eu já conhecia mas não sabia e também conhecer coisas novas.
Vale a experiência.

Lucas.Hert 29/07/2022

Roch n womans
As ilustrações são lindas, achei as histórias bem resumidas, o livro conten as histórias de cantoras inesquecíveis como Madonna e Tina Tuner, outras nem tão conhecidas do grande público, o livro é ótimo recomendo