Mulheres Confiantes

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Gessyka.Loyola 03/11/2023

4? pelas golpistAs!
Gostei muito do livro, saber mais sobre mulheres criminosas é bem interessante e um diferencial, já que a grande maioria são homens.
Porém essa edição da Harper Collins está PODRE de erros ortográficos, chega ser ridículo, parece que nem teve revisão. Uma pena, pois o projeto gráfico é magnífico!

Ana Lara 13/09/2021

Mulheres sinistras e muito 171
MULHERES CONFIANTES
Autora : Tori Telfer
Editora: Harper Collins
5?

Da mesma autora de ?Lady Killers: assassinas em série? temos aqui um livro que conta a história de alguma das maiores golpistas e trapaceiros de todos os tempos.
O livro nos traz mulheres que planejaram e executaram alguns dos mais espetaculares golpes da história.

? Que livro interessante!

? Traz as histórias de mulheres 171, golpistas, bandidas mas que, por incrível que pareça, não me causaram raiva, até ri e simpatizei com algumas delas o quê condesso aqui me deixou mega constrangida.

? Estranho, né?

? Como dizia minha vó: ?Todo 171 é gente boa e simpático? e talvez por isso tantas pessoas caiam até hoje em golpes ridículos e primários.

? As mulheres do livro são carismáticas ao extremo e esta é a sua maior qualidade, sem isso elas não seriam nada. As pessoas se deixam envolver pela simpatia das golpistas e isso facilita o ?trabalho? delas.

? E por que as pessoas se deixam envolver?
Porque as mulheres aqui retratadas são sempre ?defendidas? e tem suas atitudes amenizadas?
Tipo: ?Ah, era uma ótima pessoa?; ?Poderia ter sido o que bem entendesse?; ?Uma infeliz peculiaridade?. ??
O livro traz uma teoria interessante: essas criminosas não são violentas e isso minimizaria seus crimes.

? Mas roubar o dinheiro de alguém, fingir amor, usurpar, mentir e enganar podem ser atos tão violentos quanto lesões físicas, roubos, etc.

? Mas uma coisa tem que ser reconhecida: as mulheres aqui nasceram para serem golpistas, tem uma astúcia e inteligência capazes de enganar até a Rainha da França!

Isis Costa 27/03/2023

Mais um livro adicionado a minha estante de favoritos
No geral as pessoas não esperam que mulheres ‘trabalhem’ como golpistas porque isso soa como uma aberração da natureza, já que o senso comum trata mulheres como se fossem robôs feitos em série – maternais e sempre empáticos -, quando de fato há um bom contingente de mulheres manipuladoras operando livremente por aí.

É dessa laia de gente que não se importa suficientemente com os sentimentos dos outros que saem os golpistas e as golpistas. Desconsiderar a capacidade criminosa do sexo feminino nada mais é, em minha opinião (que isso fique bem claro), mais uma manifestação de machismo.

Mulheres ‘gênios do crime’ e mulheres perversas em geral existem em número percentualmente expressivo em quaisquer classes sociais. A lista de golpes que exigem um esforço pequeno para o lucro esperado é imensa. Golpistas sabem exatamente como vampirizar suas vítimas porque são hábeis em ler seus pontos fracos.

Da mesma forma que ocorre com homens, para uma mulher ser golpista ela precisa de um pré-requisito que a maior parte das pessoas não têm: possuir um grau de perversidade maior que o ‘normal’.

Tori Telfer categorizou as mulheres nos seguintes grupos:
As Glitterati, formado pelas sedentas por glamour e que escolhem vítimas com maior poder aquisitivo;

As Videntes, formado pelas golpistas religiosas, cuja crueldade é uma marca registrada, pois as pessoas são espoliadas justamente no momento em que estão mais vulneráveis emocionalmente ou doentes;

As Fabulistas, formado pelas que mentem em tantas camadas que findam assumindo outra vida – incluindo as tragediennes, que se apropriam de tragédias de terceiros para angariar fundos em vaquinhas e outras doações – e, por último, mas não menos importantes,

As Fugitivas, com destaque para a abusadora e assassina Sante Kimes.

Os retratos de Tori são perfeitos e a leitura de Mulheres Confiantes é intelectualmente estimulante. Aprender a reconhecer estas pessoas pode nos ajudar a reduzir a chance de ser uma vítima delas.

Fernanda 18/06/2022

Quem não gosta de uma história de trapaça?
Sempre amei ver em filmes e séries histórias de golpes e ter agora minha 1 experiência em ler esse tipo de trama (não fictícia) foi muito empolgante.
A escrita foi excelente, a maioria dos casos foram incríveis (alguns apenas bons) e o tanto de aprendizado sobre a história não tão conhecida do mundo foi maravilhoso de se ter acesso ??
Recomendo muito esse livro! Afinal, quem não gosta de uma história de trapaça?
Ari 18/06/2022minha estante
Mdssss, parece muito bom

Fabricio268 22/09/2022

A arte de enganar
Um desfile de mulheres para se manter distância. O livro narra as proezas de mulheres amorais, ladras, mentirosas, manipuladoras, cruéis, inescrupulosas e todos os outros piores adjetivos que pudermos usar.
Basta ligarmos a TV, abrirmos os jornais ou site de notícias e veremos milhares dessas mulheres por aí. Na verdade milhares de homens e mulheres que movidos pela ganância, egoísmo e muitos outros objetivos deploráveis, fazem de tudo para atingirem suas metas doentias.
Nem todas as mulheres citadas no livro são más no sentido de fazer mal fisicamente ao próximo. Vale destacar que todas são muito inteligentes.
Como disse em alguns históricos, muitas são movidas pela adrenalina, lucro financeiro e etc. Inclusive acredito que hajam as simplesmente sociopatas.
Não se espante se você, leitor, acabe gostando de certas mulheres desse livro. Elas tem, acima de tudo, o dom de encantar e seduzir.

Jessica.Laureano 16/03/2022

Tão bom quanto lady killers
Tori Telfer tem uma escrita muito boa, fácil de ler e um ritmo contagiante, além de pesquisas muito boas sobre cada coisinha, cada mulher.
Nem sei explicar o quanto esse livro me prendeu, mas sou obrigada a pontuar que foi minha primeira leitura no meu Kindle novo, então talvez isso tenha auxiliado na leitura (nunca li tanto e tão fácil quanto com esse Kindle).
Histórias bem selecionadas e que prendem bastante o leitor, fora que tem um acervo enorme de novos conhecimentos inúteis, mas legais. É isso, recomendo pra todo mundo.
Vamlirynna 16/03/2022minha estante
Não conhecia mas fiquei curiosa ?

Jessica.Laureano 16/03/2022minha estante
é muito bomm, confia

Bruna 10/10/2022

Golpistas irreverentes.
Como a própria autora menciona é difícil não se encantar com essas golpistas.
Seja por raiva ou admiracao é impossível parar de ler as histórias dessas mulheres, que de tão dissimuladas e confiantes conseguiram enganar tantas pessoas.
Um livro muito interessante para conhecermos mulheres que tinham uma determinação gigantesca e com base em golpes e trapaças foram atrás daquilo que acreditavam que mereciam, independente de quantas pessoas feriram em seu caminho.

Lara1596 30/08/2021

Resenha: Mulheres Confiantes
Trapaças, mentiras e glamour.

Escritora de Lady Killers, Tori vem com segundo livro tão cativante quanto o primeiro.

Mulheres confiantes reúne a trajetória de golpistas mais conhecidas e que fizeram sucesso com suas artimanhas.

É envolvente e cativante a escrita de Tori, se conclui que o mundo com trapaceiras é perigoso mas o mundo sem elas seria sem graça.

Riva 12/10/2022

DarkSide sendo DarkSide!
A arte gráfica do livro é impecável, como sempre.
As histórias são sensacionais.
Os golpes estão no mundo desde que o mundo é mundo.
Alguns golpes foram mais elaborados enquanto que outros chegam a ser risíveis.
Mulheres audaciosas e confiantes.
Vale à pena a leitura!
Leandro Moura 07/02/2023minha estante
Na verdade, Mulheres Confiantes foi publicado pela HarperCollins, mas tudo bem, eles "copiaram", por assim dizer, o layout de Lady Killers, da Darkside.

Lua 26/10/2022

ameiii
amei que teve diversidade, mulheres de todos os lugares e mulheres negras poderosas. apaixonada pelos livros da tori

Coruja 05/07/2021

Adorei o que a Telfer fez em Lady Killers, de forma que, quando bati o olho nesse lançamento, não resisti a colocá-lo na lista (e passá-lo à frente de um monte de outros que estavam aqui na espera…). E valeu à pena, porque foi uma leitura divertida, daquelas que passa voando, você só percebe o número de páginas quando chegou ao final e não tem mais o que ler.

Não, sério. Eu cheguei ao final e fiquei “como assim já terminou?”

Embora aqui se mantenha a linha de falar sobre crimes reais, Mulheres Confiantes é mais leve que Lady Killers, já que não trata de assassinatos, mas de pequenos e grandes golpes, feitos com muita audácia e inteligência. Em alguns casos, é difícil não admirar a capacidade dessas carismáticas vigaristas - algo que Telfer sublinha como uma interessante reação a esse tipo de delito. Há, claro, exceções: enquanto algumas criminosas nos surpreendem com seu arrojo, outras nos causam repulsa por se aproveitar de pessoas e momentos de intensa vulnerabilidade.

Aliás, acho que diz muito sobre nós como sociedade essa atitude de admiração: em algumas das histórias aqui compiladas, há um espírito de revanchismo, de passar a perna no “establishment”; em outras, encontramos um certo quê de conto de fadas (inevitavelmente frustrado ao final) e, na maioria, a ideia de “queria ter a cara de pau para fazer isso”. É isso que nos faz olhar para essas figuras e chamá-las de “artistas” - é necessário ter muita imaginação e um espírito intrépido para elaborar alguns dos golpes com que nos encontramos nestas páginas.

Em perfis breves - mas não supérfluos -, somos apresentados a mulheres como Jeanne de Saint-Rémy (que tem um dedo de culpa na explosão do Terror durante a Revolução Francesa), Cassie Chadwick (que alegava ser filha ilegítima de Andrew Carnegie e fraudou vários bancos na base da conversa) e as irmãs Kate e Maggie Fox, que acidentalmente criaram uma nova religião ao tentar assustar a mãe demasiado crédula. Há sempre uma boa contextualização histórica e um dedinho na dramatização, mas sem perder de vista o caráter informativo da obra.

Uma amiga historiadora, que também leu, comentou comigo que não tinha gostado tanto por considerar que a autora tentava fazer o leitor gostar a todo custo das damas ora apresentadas. Discordo, porque há umas personagens bem antipáticas na lista e Telfer não se furta a trazer o que há de mais perverso em suas carreiras. O que ela faz, de fato, é humanizar essas personagens, comumente tão vilanificadas, sexualizadas, reduzidas a apenas uma caricatura de suas ações.

Talvez eu tivesse uma opinião diferente se não tivesse lido Lady Killers primeiro, e me impressionado com o esforço que a autora faz para apresentar os fatos de forma direta e, se não completamente imparcial (porque é difícil não haver julgamentos quando estamos tratando de crimes), ao menos trazendo todos os lados disponíveis da questão. Enfim, é uma questão de por qual ponto de vista você interpreta as coisas.

Em ambos os títulos, há uma exploração psicológica do caráter dessas mulheres que é fascinante, e acho que essa foi uma das principais razões de eu ter me deixado conquistar por eles. Na verdade, do ponto de vista de alguém que gosta de destrinchar e criar personagens, a obra de Telfer é um ótimo ponto de referência para construções mais complexas. Uma oficina literária de como criar vilãs. Fica a dica!

site: https://owlsroof.blogspot.com/2021/07/mulheres-confiantes-golpes-trapacas-e.html
Manuela.Lima 17/07/2021minha estante
Muito bom, mas Lady Killers é muito melhor.

Coruja 18/07/2021minha estante
Eu concordo, Manuela! Achei Lady Killers mais interessante também.

Simone de Cássia 20/01/2023

Antes de qualquer coisa, essa edição é linda, cor linda! Jeito de ser Darkside! Quanto ao conteúdo, saber ser dissimulado, maldoso e/ou trapaceiro nunca foi prerrogativa de nenhum sexo específico. Esse livro vem comprovando essa idéia e, ao mesmo tempo, desmistificando a cultura de que por ser mulher a criatura merece ser respeitada. As pessoas merecem ser respeitadas pela sua índole, pelo seu caráter, independente de qualquer outra condição. Claaaaaro, os mimizentos de plantão acharão absurdo a minha "viagem" na contra mão da tão atual defesa incondicional da mulher. Só sinto.
Gleidson 20/01/2023minha estante
Seus comentários sempre são bem pertinentes, Simone! Penso exatamente igual a vc.

Simone de Cássia 24/01/2023minha estante
Ei, Gleidson! Mas esse mundinho nutela de hoje não tá dando preguiça?? E a paciência que eu não tenho?: rs rs

Riva 11/11/2023minha estante
O livro, por incrível que pareça não é da DarkSide!!!

Yara Prado 27/02/2022

Comecei a ler por pura curiosidade, atraída pelo subtítulo do livro, e me surpreendi com a qualidade do texto. Apesar de conta histórias não muito agradáveis a autora conseguiu fazer isso sem ferir o leitor e até mesmo envolvendo-o.

Bigah 24/11/2022

Rapaz
Achei incrível como o livro é apresentado, como que de ordem cronológica, tem casos de mulheres desde a época de Maria Antonieta até bem mais dos anos 2000. Leitura rápida e empolgante.

Gabi 18/08/2022

Minha segunda experiência com a escrita da Tori Telfer, Mulheres Confiantes reúne histórias de trapaceiras que conseguiam (quase) tudo que queriam com sua confiança e persuasão. Gostei bastante da leitura. Gosto como a autora sutilmente crítica a forma como essas mulheres são retratadas, apesar de seus muitos crimes. Recomendo bastante.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6