Laurita

Laurita Cecilia Lorca

Resenhas - Laurita

Luciana Klanovicz 09/08/2022

Boa ambientação histórica e personagens cativantes
Laurita é um livro que me encantou; primeiro por trazer uma protagonista independente que atuou em momentos históricos decisivos como a Grande Guerra, o combate à Gripe Espanhola e conviveu com os ataques em São Paulo do que ficou conhecido como Tenentismo. Estes aspectos históricos foram muito bem trabalhados aproximando nós leitoras e leitores e nos colocando junto no esforço de luta pela sobrevivência das populações atingidas.
Outro destaque são as relações interpessoais de Laurita com as amigas enfermeiras, assim como Eurico, melhor amigo em São Paulo, trazendo outras camadas interessantes para o caldo social repleto de espinhos nas primeiras décadas do século XX. O núcleo dramático de Genésio acrescenta questões como preconceito, mas acima de tudo um período em que o fim da escravidão era ainda bastante recente, e ecoava na sociedade ainda marcada pela escravização de sujeitos.
Aliás São Paulo é outra personagem presente e vibrante no texto; para mim que não conheço a capital paulista foi muito bacana conhecer os bairros e caminhar por uma cidade em processo de mudanças.
A narradora conversa com as/os leitoras/es deixando claro que conta uma história que já passou. Ela tem vida própria; chama a atenção de fatos, sente e reclama. Interfere conduzindo o nosso olhar.
É uma leitura rápida e agradável em uma boa ambientação histórica e personagens cativantes.

Fernanda1156 21/03/2024

Primeira grande Guerra ok mas o que foi isso em SP de 1924?
Sim meus queridos, temos mais um livro finalizado com sucesso da minha queridíssima Cecília Lorca. Gente só tenho elogios para as histórias dela. Todas as histórias são sempre muito ricas historicamente e esta em especial me trouxe novas informações sobre a história do meu próprio país, fiquei estupefata com esta revolta esquecida que aconteceu em SP na época de 1924, de onde isso saiu minha gente, de início pensei que era uma criação da autora, mas não a revolta existiu mesmo.
Então vamos lá, a história deste livro se passou durante a primeira grande guerra onde nossa heroína Laurita, que ganhou meu coração com sua simplicidade e empatia, foi para a França cuidar dos feridos, ela e tantas outras mulheres trabalharam arduamente como enfermeiras e não foram reconhecidas como peças importantes, mas em meio a guerra apareceram os casos da gripe espanhola que também assolou o mundo, quando a guerra acabou e parou de matar a gripe ainda estava se espalhando e matando milhares de pessoas em todo o mundo. Mas enfim chegou o dia de voltar para a terrinha e Laurita voltou ao Brasil, com o coração pequeno por causa de lembranças tristes que a guerra e a gripe havia deixado, mas no Brasil ela continuou exercendo a dádiva que lhe foi concedida que é cuidar das pessoas e conseguiu emprego em um hospital. Mas eis que em julho de 1924 estava ocorrendo em SP, cidade onde Laurita exercia suas funções de enfermeira, a revolução que ficou "conhecida" por revolução esquecida, pois não se sabe muitos detalhes a respeito até hoje, o que se sabe é foi relatado por historiadores é que "casas e prédios foram destruídos, explosões de bombas, soldados armados de metralhadoras, população assustada fugindo pelas ruas, locomotivas arrancadas dos trilhos, tanques de guerra cruzando a cidade e trincheiras abertas nas ruas" foi uma verdadeira guerra no meio de SP com imagens dignas de serem confundidas com a primeira grande guerra.
Pois é pessoal e pasmem, eu nunca nem tinha ouvido falar sobre isto até conhecer Laurita e sua grande história. Por isso leiam Cecília ela é muita cultura e suas pesquisas históricas são geniais!

@viajeira.literaria

dayminyard 21/11/2023

Cativante
No inicio eu achei bem chatinnho pra ser sincero, mas a mistura da realidade mais a vida da protagonista me cativou a continuar.

Jôjô 11/04/2021

Amei a história o que Laurita teve que passar guerra, pandemia, outra guerra sempre com autoestima, mesmo com suas perdas ela seguiu em frente.

Faffys 10/04/2021

Super recomendo
Quando comecei a lê-lo esperava um romance clichê de cento e poucas páginas. Para minha surpresa, ainda bem que não era ?. O livro combina fatos históricos e a estória da protagonista Laurita de uma forma rica. Emocionante!