Dezessete mil sentidos para Benjamin Park

Dezessete mil sentidos para Benjamin Park Gabrielle Mariano

Resenhas - Dezessete mil sentidos para Benjamin Park

Kamaji 21/04/2021

Dezessete mil sentidos para ver o mundo.
Lendo pela segunda vez, é impressionante como a história te conquista desde o primeiro parágrafo, novamente. A narrativa apresenta personagens que são complexos, principalmente nosso narrador, Samuel Bertini, que nos conta como foi seu fim de adolescência, até sua fase adulta. Mostrando problemas consigo mesmo, as pessoas a sua volta e suas relações, ele nos mostra que é possível melhorar, apesar dos dias ruins. Nos mostra que é possível amar e se adaptar as necessidades dessa pessoa, que no caso, é Benjamin Park. A relação deles é mostrada como algo real e que com o desdobrar do tempo se fortalece em pequenas ações e acompanhada de muita música. Ver o crescimento do Samuel, nos dá sensação que poderemos passar por dias ruins também, por mais difíceis que eles sejam, e nos mostra que o apoio vem de laços muito maiores que os laços sanguíneos. É uma história que vai te fazer chorar muito, —então deixe os lenços preparados — mas também é uma história que irá fazer você dar sorrisos apaixonados por todo o azul que existe nela e te fazer enxergar mais dezessete mil sentidos de ver o mundo através de Benjamin e Samuel.
Lee 23/09/2021minha estante
Nossa, sim! Eu terminei de ler hoje e amei de mais, faltei morrer de tanto chorar... Mas faz parte

Gih 30/11/2021minha estante
alguém pode me dizer a classificação indicativa??

diana.paso 01/12/2021minha estante
Quais as representatividades lgbtqia+?

NIC 29/12/2021minha estante
Ele é perfeitinho vale muito a pena a leitura?

Lorena_ 17/03/2022minha estante
É simplesmente o meu livro de romance favorito!
É uma história muito linda. Tenho orgulho demais dos personagens.

isadora510 08/11/2022minha estante
um dos melhores livros que já li, é surreal como a história consegue cativar o leitor, impulsionando cada vez mais a pessoa buscar por respostas. além de adquirir conhecimento sobre vários assuntos, você consegue se colocar na vida dos personagens. sem palavras para descrever as sensações!

Okayalaniss 28/03/2023

Completamente azul
Essa é uma história de amor, todo tipo de amor. Também é uma história de amadurecimento, de descobertas de traumas e superação.
Este livro é vida, em cada detalhe. Eu senti como se observasse os personagens de pertinho.
É impressionante a delicadeza em que a história vai sendo contada, em como os personagens vão sendo retratados, me senti parte do grupo, vendo a vida acontecer bem na minha frente. Cresci junto, sofri junto e amei junto.

Destaques da leitura:

"Com o passar do tempo, no entanto, você vai crescendo e percebendo que a vida não se resume à sua vizinhança ou a seus amigos da escola. Você aprende que existem pessoas no mundo, que elas possuem sentimentos e que cada uma delas sente as coisas de um jeito diferente. Você acaba se isolando cada vez mais dentro do seu quarto, porque é o único lugar onde consegue se refugiar dos problemas e se sentir seguro. Você passa a deixar de sair com seus amigos e começa a recebê-los somente em sua casa, porque se sente indisposto demais para pisar no lado de fora - exceto quando é obrigado a estudar para se tornar alguém que você não quer ser - e para enfrentar a realidade que cerca o mundo real." P.8

"Crescer é horrível.
E pior do que crescer é ter de desenvolver maturidade conforme o seu crescimento - outro aprendizado que somos obrigados a adquirir. E tudo isso é assustador demais para a maioria das pessoas, porque somos completamente inexperientes quando novos e não sabemos o impacto que temos na vida das outras pessoas." P.12

"Eu sempre fui muito fechado e só me importava realmente com algo quando me afetava, não ligava muito para o que acontecia ao meu redor ou com as outras pessoas - caso não fossem meus amigos, é claro. Sequer sabia quando eu havia ficado daquele jeito, mas tudo na vida tem uma consequência, e as coisas que você sente e faz também." P.18

"Sou uma pessoa que costuma pensar muito antes de decidir tomar uma decisão importante. Sabe, isso é considerado seguro em casos em que essa decisão pode mudar o rumo da sua vida de forma drástica, o que seria visto como uma virtude na personalidade de muitas pessoas. Mas, aparentemente, não na minha. O fato é que, no meu caso, eu penso demais, e isso acaba fazendo com que eu desista de fazer algo e decida me manter na minha zona de conforto, porque é bem mais seguro simplesmente continuar com a minha rotina e não me arriscar." P.43

"Sempre achei muito difícil lidar com sentimentos. Não necessariamente com os sentimentos das outras pessoas, mas com os meus. Ter de conviver com todas as sensações que me incomodavam no peito era assustador em quase todos os momentos." P.78

"Eu queria muito ter o que oferecer e acrescentar à vida das pessoas que eram importantes para mim; queria ser mais inteligente, ser uma companhia melhor, ter coisas interessantes para contar e ter mais confiança." P.79

"Lembra quando eu comentei que há inúmeras maneiras de ficar ou de se tornar solitário neste mundo? Essa constatação era reforçada a cada dia da minha vida. Eu não fazia de propósito, sabe, às vezes realmente precisava de um tempo só meu, mas acabava me acostumando a ficar sozinho e a me abstrair do resto.
Eu me acomodava no meu pequeno horizonte, gastava meu tempo não fazendo absolutamente nada de produtivo e não lembrava que havia pessoas lá fora que se preocupavam comigo; mas não era por eu não achar que se importavam, e sim porque eu me perdia na minha própria solidão, perdia a noção do tempo.
Era estranho.
E eu acabava machucando meus amigos nesse processo." P.84

"Está tudo um caos dentro de você, mas você ainda consegue levar a vida como se estivesse tudo normal. Só que, de repente, você grita, porque não aguenta mais fingir que está bem ou simplesmente está transbordando com aqueles sentimentos ruins." P.281

"Rotina não é sinônimo de ter uma vida sem graça." P.458

"É impossível fazer a vida andar para trás.
Aos poucos, nós vamos percebendo isso. Nada volta a ser como era antes, mesmo com o maior dos esforços; sempre há uma consequência, um preço, uma sequela, para aquilo que fazemos. E isso está presente em todos nós.
A ideia de que existem dias em que não nos sentimos fazer parte do mundo e que somos espectadores das vidas alheias também está presente em nós - como se fossemos um andróide programado para atuar como figurante, enquanto o resto das pessoas parece estar estrelando o próprio filme.

"Precisei de um tempo para entender que eu era o protagonista do filme da minha própria vida, porque sempre achei os meus dias monótonos demais para conseguir emocionar alguém. Eu não fiz uma descoberta que mudou a vida de todo um mundo, não era um cientista trabalhando na vacina de um vírus que matou milhares de pessoas e não pisei na Lua.
Mas, com o tempo, eu aprendi que não precisava viver nada dessas coisas para ser único, porque todos nós somos, de certa forma, únicos no mundo." P.480

"Eu me sentia solitário.
Mas era uma sensação de solidão completamente diferente do que já havia sentido anteriormente na minha vida; era inexplicável, como um eco ensurdecedor como se ela fosse apenas um objeto vazio - no meu corpo e em todo o meu mundo, como se tudo ao meu redor tivesse a mesma consistência e a mesma destrutibilidade de um papel.
Eu estava deprimido de novo.
Mas, dessa vez, era diferente.
Não estava deprimido pelas coisas que faziam falta na minha vida.
Mas pelas coisas que eu estava perdendo." P.508-509

"Existem momentos em que gosto de me perguntar quantas coisas diferentes podem acontecer comigo em uma simples caminhada. É uma maneira interessante de enxergar a vida. Afinal, você pode acabar se surpreendendo com o número de possibilidades diferentes e inesperadas que surgem durante esse percurso." P.528

"A vida é engraçada.
Pode ser trágica, em alguns momentos, mas é engraçada.
Não é engraçado o fato de você tentar levar a vida até mesmo estando no modo automático? Por que você não pode simplesmente esquecer de que está vivendo, querendo ou não? Não é engraçado o fato de, às vezes, você tentar viver um dia de cada vez, bem devagar, na esperança de que, em algum momento, você se sinta plenamente feliz?
É trágico, mas engraçado." P.548

"É engraçado parar para pensar no quão desesperados nos sentimos durante a nossa adolescência porque achamos que as coisas acontecem superdevagar. Quando atingimos uma certa idade e temos de enfrentar mais responsabilidades, o tempo começa a passar rápido demais, o que não chega a ser menos desesperador, de qualquer maneira." P.564

"É irônica a maneira como o tempo passa.
É irônico como sentimos falta de dias passados porque queríamos tê-los aproveitado mais, mesmo quando os aproveitamos da melhor maneira que podíamos na época em que os vivemos. É um sentimento que não conseguimos mudar, não importa quanto tempo passe." P.570

"A vida muda constantemente, e essa é uma verdade da qual não podemos fugir, mesmo quando queremos. E isso é desesperador." P.599

"Pessoas acontecem, dores também, e está tudo bem, porque tudo passa, tudo se transforma." P.599

"Porque o amor acalma.
O amor acolhe.
O amor cura.
O amor é azul.
E o azul é a cor mais bonita do mundo." P.599

MissDLeBeau 11/06/2022

Chorei, sofri e amei.
608 páginas de muitas batalhas e superações. A primeira vista quando vi fiquei ?deve ter algum momento parado? ou ?para quer tantas páginas?, e quando li compreende tudo. Não tem perda de ritmo e tudo foi feito em seu conforme ideal.
O desenvolvimento não só do romance mais dos personagens em si é incrível, doloroso e real. Em mais de uma vez me vi em algum dos conflitos abordados pela autora e compreende o do porque está acontecendo aquilo na história.
Da para ver que a mesma teve o cuidado de não fazer algo clichê e sim mostra uma visão que sai do estereótipo e isso mexeu comigo de tantas maneiras.
Foi uma leitura com trajetória de tempo realista e com muitos momentos de superação, arranco meu coração, afinal trata-se de um livro que abordar diversos assuntos que vão muito além do romance, autismo e auto descoberta. Temas pesados envolvendo assédio, homofobia, preconceito, transfobia, etc.
Recomendo a leitura pois sem dúvida será um livro que não passará em branco e lhe dará uma outra visão da temática, mais aviso ?? pode ter gatilhos emocionais então esteja ciente.

purplesab 25/09/2023

Triste e necessário
Eu amo esse livro, mas não acho que seja uma leitura pra todes.

A história é super envolvente e trata sobre diversos assuntos importantes, mas é cheia de gatilhos.

Adoro os momentos de humor, mas também me estressei bastante com alguns personagens. Além disso, é um livro meio grande e eu acho lento. Não que seja algo ruim, funciona pro desenvolvimento da história, mas eu fiquei meses pra terminar porque os capítulos são enormes, então ia intercalando com outros livros.

É um livro que te faz refletir sobre várias questões e te faz chorar em todo capítulo. Mas vale a pena.

Eu amo e recomendo, mas com o aviso de que é um livro mais lento e tá tudo certo.
Angelito? 25/09/2023minha estante
To empacada nele pq achei umas coisas bem repetitivas

eli 29/05/2022

?virou queridinha da academia? virou!?
sinceramente, só tomei coragem de fazer a resenha de dezessete mil sentidos para benjamin park agora, depois de dias de ter lido o livro e estar quase terminando a fanfic. mas de qualquer jeito, é como se eu só estivesse pronto para fazer ela agora.

samuel bertini é um adolescente que simplesmente desistiu de criar objetivos e metas para sua vida e vive um dia de cada vez com seus amigos, sua mãe ausente e suas playlists cheias de músicas antigas e depressivas, porém isso muda completamente quando ele decide passar suas tardes tediosas com benjamin park, seu vizinho, e descobre uma avalanche de coisas e sentimentos novos. (sinopse por eli freire, 5 estrelas, por favor).

o samuel é um personagem completamente humano, que erra, acerta, chora, ri e surta de vez em quando, não tem como você não se identificar com ele em algum momento. o benjamin é outro personagem completamente humano e adorável, aprendendo com a vida e com seu namorado. os amigos do samu e do minie são incríveis, todos eles moveriam montanhas um pelos outros e dão puxões de orelha (ou chineladas) quando é necessário.

a cada evolução dos personagens, sendo do samu, do benjamin, ou qualquer um dos outros faz com que você se sinta orgulhose deles e queira ler cada vez mais. acho que uma das melhores decisões que eu já tomei em todos os meus anos de vida foi ler dmspbp, eu senti o que o samuel sentia e sofria por isso também, me identifiquei com ele inúmeras vezes e não queria que a leitura acabasse nunca.

(enfim a vergonha alheia por mim mesmo, finjam que não vocês não leram isso e até a *possível* próxima resenha :D)

Nay Nay 24/01/2023

Um romance que te ensina sobre a vida
Fazia tempo que um livro não me tocava tão profundamente como esse. Eu ri, chorei, me desesperei, surtei de alegria e me orgulho em dizer que acompanhei cada passo do amadurecimento desses personagens.

Acho que, em resumo, é sobre isso que o livro se trata: amadurecimento. Um garoto saindo de sua bolha e aprendendo as nuances de amar um garoto autista, e, ao passar do tempo, amar a si mesmo.

É uma história linda, sem sombra de dúvida.

Mari 01/02/2022

Dezessete mil motivos para amar Dmspbp
Comecei acompanhar essa história quando ainda era uma pequena fanfic do Wattpad, quando soube que iria virar livro tive que esperar pra ler o final ali nas minhas próprias mãos, e essa foi a melhor decisão que eu tomei.

Dmspbp é minha obra favorita por um motivo, ele é capaz de mostrar que o amor quebra barreiras, barreiras enormes!

Não pense que vai ser aqueles livros de drama extremo, apesar de ter seus momentos emocionantes, e não espere que ele vai se voltar apenas no autismo do Benjamin porque o livro não é só sobre isso!

Samuel Bertini e Benjamin Park, dois garotos com vidas muito diferentes, problemas muito diferentes, que juntos vão caminhar para encontrar a própria felicidade não só um no outro mas dentro deles mesmos.

Se o mundo fosse uma paleta de cores pastéis, benjamin seria o meu azul favorito

Senhorita Cobertas 03/02/2022

Sensível e Cativante ?
Cada capítulo que devorava, me encontrava cada vez mais maravilhada com a escrita envolvente repleta de cuidados e personagens tão reais, que me sentia como se fossemos amigos íntimos e estivesse a par de todos os seus segredos.

Não conseguia parar de me emocionar com cada desenvolvimento da narrativa, sendo eles felizes ou tristes. É aquele tipo de história que você saí com o coração quentinho e cheio de aprendizados sobre o mundo e também a si próprio.

Sabs_ 06/04/2021

A História é linda, muito emocionante!??
Estou relendo pela segunda vez agora na versão física que inclusive QUE COISA MAIS LINDAA! Eu morro de amor pelo Samuel e pelo Benjamin, sério caras que casal mais fofo. A maneira como eles crescem no relacionamento, na vida e como eles aprendem um com o outro e também junto dos amigos como lidam com as dificuldades é lindo! Juro pra vocês que o coração fica quentinho! Recomendo a todo mundo a conhecer essa história maravilhosa de tirar o fôlego, a gente leva um aprendizado muito importante principalmente sobre o autismo! Para sempre grata a Gabrielle ou Blue como eu prefiro chamar?

HopeKim 28/09/2021

Maravilhoso.
Se você procura um livro cheio de ação, aqui não é o lugar certo. Não leia esse livro achando que ele é uma explosão de movimentos.

Nele irá encontrar confusões da adolescência, a necessidade do amor, formas de amar e um romance envolvente. Você vai se apaixonar por cada um dos personagens, você vai chorar e rir com eles.

Dezessete mil sentidos para Benjamin Park será para sempre o meu comfort Book, e nele vivem dois dos meus 4 personagens preferidos, Benjamin Park e Samuel Bertini.
luz 28/09/2021minha estante
Você sabe onde eu consigo comprar? Procurei na Amazon e não achei...

HopeKim 28/09/2021minha estante
Você compra na Editora Violeta. É um livro de uma editora pequena.

luz 28/09/2021minha estante
Obrigada

Bela 30/11/2021minha estante
Conta com o nome Luz, se vc comprou, boa escolha, se vc n comprou, eles vão lançar uma segunda versão, se é que já não lançaram, com uma capa e logo nova, mas se você não conseguir comprar porque depois de um tempo eles tiram de venda, tem no wattpad que a própria autora colocou

HopeKim 30/11/2021minha estante
Eles já lançaram e a antiga já saiu do mercado.

diana.paso 03/12/2021minha estante
oii, você saberia me dizer quais são todas as representatividades lgbtqia+? Estou fazendo um post sobre livros com representatividade lgbtqia+ no meu ig: @outros_mundos_books e li sobre esse livro e fiquei encantada, e apesar de não ter lido o livro em si, ainda, não queria deixar de coloca-lo. Agradeço desde já

HopeKim 13/12/2021minha estante
Transsexualidade, homosexualidade.

Yasminfnf 22/01/2022

Tão lindo que dói
Esse livro é tocante, é um livro que faz você pensar em tudo, ele te faz chorar, rir, soluçar e te faz querer entrar no livro e abraçar os personagens, sério sem palavras para a gabi, e foi meu primeiro livro da editora violeta que levo com muito orgulho???? ja li mais de 5 vezes e não canso

Lelet 06/01/2023

acabei agr e tô muito cansada qnd acordar vou dar a minha opinião
spoiler: estou apaixonada, mas triste pq acabou
VanessaT. 06/01/2023minha estante
Esse livro é perfeito, sou apaixonada

Nathan.Bessa 23/12/2022

Um livro denso e necessário.
Eu nunca vi tantos desafios junto em um único livro. Por vezes senti que a leitura era pesada por conta dos problemas enfrentados pelos personagens, mas isso não tornou o livro ruim. A história de Samuel e Mini é linda do começo ao fim.

Katchuze 21/10/2023

Perfeito!!
É uma das histórias mais lindas que eu já li, simplesmente perfeito. Cada sentimento que esse livro me trouxe foi único e maravilhoso, não sei nem como expressar o quão bom foi lê-lo. Com certeza virou um dos meus favoritos!!