Senhora

Resenhas - Senhora

Toni 26/03/2021

Leitura 14 de 2021

Senhora [2020]
Luiz Antonio Aguiar (roteiro), Shiko (arte)
Ática, 2020, 96 p.

Após adaptar *brilhantemente* O quinze de Rachel de Queiroz para esta mesma coleção, Shiko retorna à lit. brasileira contribuindo com a arte deste “Senhora”, de José de Alencar. Não fosse o romance um dos pontos altos da produção alencariana, a HQ já valeria a pena pelo traço inconfundível de Shiko e seu talento no uso de cores, closes e páginas inteiras. Pra quem, como eu, acabou de sair do universo sertanejo de “Carniça” (resenhado alguns posts atrás), testemunhar o nível de detalhes com que o tempo e o espaço do Rio de Janeiro do final do Império são construídos é mais uma prova de que estamos diante de um grande artista.

Considerando-se o desafio de sintetizar um romance de +ou- 300 páginas em 96, o trabalho do roteirista Luiz Antonio Aguiar foi levado a bom termo, por mais que, para aqueles que não leram o romance, o desenlace final talvez pareça um tanto abrupto ou mais fácil do que deveria ser. O importante é que os diálogos mais ácidos entre Aurélia e Seixas, o marido comprado, estão lá. Estes são “problemas” inerentes a adaptações entre diferentes mídias, e uma boa oportunidade para entender que adaptar significa mudar aquilo que precisa ser mudado para que algo possa existir satisfatória-e-adequadamente em outro espaço. Exigir fidelidade entre TODOS os aspectos de uma obra que passa do papel para a arte em quadrinhos, ou para o cinema, ou para o teatro etc, é ignorar que produção artística nenhuma acontece no vácuo, em condições ideais de reprodução—ou seja, sem interesses, ideologias, mercado e orçamentos a interferirem.

Por isso mesmo, voltemos à arte. Shiko consegue muito bem produzir contrastes entre a vida “exuberante” (de aparências, mesquinharia e negociatas) da corte e a pobreza desprovida de cor nas áreas pobres do Rio, de pessoas humildes e escravizades. Além disso, dá o devido destaque a elementos cruciais à narrativa, como espelhos, retratos e as “molduras” proporcionadas por janelas e cortinas—maneiras de enfatizar a vida dupla (pública/sentimental) e a performatividade de uma Aurélia nascida para enfrentar o machismo e o patriarcado.

Ann! 31/08/2023

Li por conta da escola, mas não esperava que fosse gostar, tem uma arte muito bom, para mim eo ponto mais forte, mas o final embora tenha entendido não curti

Jana 08/03/2021

Mais uma excelente adaptação desse clássico de José de Alencar. Apesar de não ser "Lucíola", o meu preferido, a história de Aurélia tem um lugar reservado em meu coração. As ilustrações e diagramação estão impecáveis. É um livro bonito de se ver e ler. Muito colorido e de traços muito delicados na caracterização das personagens. Acredito que fará muito sucesso entre alunos que estão finalizando o ensino fundamental.

zisa 25/09/2022

Senhóra ? Senhôra
Readaptação bem feita, dá para ver o dramatização e poetismo de antigamente, claro que mais leve, mas a linguagem é certamente complicada e com um vocabulário extenso.

Sobre a história, entendi mas não entendi, é muita enrolação para uma coisa que poderia ser resolvida com conversas. Mas bonita a história, com frases de efeito e sentimentais!

Espero um dia ler o livro em si, mas sei que a adaptação em quadrinhos é boa.

??SOBRE MEU SUMIÇO ?? (desabafo adolescente)

Após ler "A Culpa é Das Estrelas" e as aulas voltarem com os dois pés no meu pescoço, a ressaca literária veio. Até cheguei a duvidar da minha vida de leitora, se tinha sido só uma fase, mas com minhas notas melhorando, creio que ela vai voltar.
Senti muita falta de enfiar a cara nos livros e ficar horas só lendo a vida dos personagens, mas parece que não tive tempo para isso.
Confesso que nesse tempo que fiquei fora das folhas, ocorreu muitas coisas que não esperava acontecer. Minha vida social mudou de noite pro dia, viver a minha começou a ser mais interessante do que a dos personagens.
Com esse "pause" nas leituras, senti falta da sensação de chorar, rir, gritar, viver com meus livrinhos. Vou continuar com minha vida de festas, amizades, vôlei, sair e tudo mais, mas não quero deixar de lado a Isa que lia para não se sentir sozinha.
Minha vida mudou, mas não quero deixar de lado aquilo que me ajudou a continuar para ocorrer mudanças.

Os livros me fizeram continuar!

??FIM DO DESABAFO??

Lygia.Albuquerque 09/09/2023

Mais um livro que eu li por conta da escola. Foi bem fácil de ler por conta do formato do livro, mas eu achei a história bem mais ou menos.

Luara40 12/09/2023

Esse livro é MUITO bom. Confesso que de início eu achava o Fernando um traste, n deixei de achar kkkkkkk, masssss ele me conquistou