1984

1984 George Orwell

Resenhas -

Mayane5 19/04/2024

Não é um livro ruim,mas não foi pra mim.
Acho que não estava em um momento bom pra ler ele.
Fui achando que era uma coisa e era outra.
Mas uma coisa eu concordo,apensar de ter sido escrito a muito tempo, ele serve perfeitamente pros dias atuais.

Bia 11/04/2024

Encontrei com Orwell no momento errado...
Entendo, o livro é uma distopia bem montada e tudo mais, mas no momento atual, minha atenção estava direcionada para outros temas. E, preciso ser sincera, a relação entre o livro e o reality show me deixou mais de estômago embrulhado ainda.
Realmente, espero reler com mais foco e atenção no futuro (li agora por conta de um clube do livro). A história é densa e precisa de atenção total. Eu só fui engolindo para passar para a próxima leitura :(

beca 09/04/2024

É uma obra antiga, mas, que possui uma linguagem simples e um assunto extremamente relevante e mais atual a cada dia. Durante a leitura é fácil perceber as mensagens só sociais, elas são explícitas e retrata bem o cenário totalitário.

É um livro inteligente, já que mostra a realidade totalitária de forma sutil, acompanhando um personagem comum (dentro da história). O Sr. Smith não é aquele que vai reunir forças, espalhar sua ideologia e derrotar o sistema. Ele é somente um indivíduo que percebe a manipulação e o poder que o Estado tem sob tudo e todos, que questiona sua sanidade e a realidade. Mas o que ele faz com isso é simplesmente tentar entender se de fato está certo ou errado em se posicionar contra o partido e em sonhar com uma vida/ mundo diferente.

O livro todo é ótimo. Toda a história é interessante, apesar de ter um ar de cotidiano, mas, no final da segunda parte até o final do livro a história toma um rumo meio mórbido. Isso porque o Sr. Smith é, afinal de contas, um indivíduo como qualquer outro que tem um destino que muito antes já era previsto. Mesmo que não tenha de fato lutado contra o partido, a sua punição, apensas por questionar o sistema, é dolorosa de acompanhar.

De qualquer forma, é uma leitura fluída, uma história um tanto simples mas que se torna complexa quando se observa os elementos que o autor trabalhou e a realidade (tão próxima da nossa) que ele criou,mas, não a ponto de dificultar a leitura. Recomendo.

PANDORA-07 06/04/2024

Simplesmente incrível.
A história é completamente interessante. Os personagens, a trama, o desfecho, as críticas e as reflexões que o livro faz você fazer.

Você torce o livro inteiro para que eles tenham salvação, mas no final é o que você já sabia que ia acontecer, mas não queria acreditar.

Do mesmo jeito, não deixa de ser uma obra maravilhosa e única.

Naldo.Vieira 04/04/2024

O grande irmão tá de olho em você
Ao terminar essa leitura é impossível não ficar abalado, no mínimo. Tudo muito possível apesar da época que foi escrito.

VivianRayna 03/04/2024

Natureza humana
Não posso dar uma classificação alta para esse livro, não gostei da maior parte dele. Creio que sim, há um movimento de poder egoísta que vem crescendo em nossa sociedade, fruto de homens com a natureza caída. Estamos perdendo a individualidade, correndo para guerras e há monotonia e perdas das artes, pq estamos cada vez mais longes do nosso projeto original. A sociedade em que vivemos está indo para o lado totalmente contrário de Deus, que é criativo e gerou a individualidade. O Deus da alegria. Essa é a resposta para as circunstâncias expressas no livro e condizentes com a vida real. Concordo que a mente é um campo poderoso e que é possível a manipular; mas aquilo que é um fato, nunca vai deixar de ser, pq eu acredito no contrário. Acredito na tentativa dos governos de não investir na educação e a busca do poder pelo poder. Há sim uma destruição em massa das relações e uma população inerte que não têm reagido. Consigo ver os problemas da nossa hierarquia social e as questões da desigualdade, mas novamente, isso é fruto de homens que só sabem olhar para o próprio umbigo, sem Amor. As desigualdades não serão resolvidas nem com o que foi proposto naquela sociedade, nem com uma anarquia. Mas um conjunto de políticos que defendem a educação e olham para o coletivo e os Altos, Médios e Baixos (como colocados no livro) olhando uns para os outros, se desenvolvendo. A proposta do livro foi maravilhosa e o autor foi para campos muito perigosos, mas não vejo total semelhança naquela sociedade com a nossa. E estou certa que não finalizaremos assim. Verdadeiros princípios são mais fortes do que tudo!!

Lemos19 02/04/2024

" O Grande Irmão está vigiando você. "
Muito bom!
Ele te deixa cheio de perguntas sobre absolutamente tudo! Quando você acha que está entendendo o caminhar dos capítulos, ele te surpreende e te faz duvidar da sua capacidade de entendimento.
Sensacional!

Iran7 01/04/2024

Quem controla o passado controla o futuro
Um livro muito atual.
Nesse mundo não temos privacidade, tudo é rigorosamente vigiado.
O nosso protagonista (Winston) tem muitas dúvidas sobre o governo, o trabalho dele é reescrever o passado. E tem várias passagens que ele fica incrédulo com a consciência das pessoas, elas não se lembram que a alguns anos atrás as notícias eram completamente diferentes. As pessoas simplesmente vêem o jornal e aceita.

O Winston começa a se interessar por uma mulher chamada Júlia (nunca uma Júlia mas sempre uma Júlia??) e isso é perigoso, na maioria das vezes o Partido que arranja um casamento para você. Não importa se você não gosta da pessoa, o que vai importa é você ter filhos - Com mais pessoas, mais trabalhadores para o partido - a sua devoção, amor, dedicação deve ser só para o Grande Irmão e o Partido.

samelaslm 22/03/2024

2+2=5, 2+2=3
Esse livro me deixou sem palavras... confesso que mal sei como fazer uma resenha sobre ele.

A escrita do George Orwell me prendeu bastante, principalmente na parte do relacionamento amoroso e do lugar "onde não há escuridão" em diante. A parte do *livro* foi muito interessante, mas achei meio pedante kkkk

A história me envolveu muito a ponto de me sentir sem ar com essa atmosfera de opressão e desesperada com tamanha perseguição.

Esse é o tipo de livro que vou precisar ler novamente para fechar meu raciocínio, compreende-lo em sua totalidade...

Um dos pontos fortíssimos dele é que continua sendo um livro atemporal e que explode nossa cabeça.

Os plots são de chocar... fiquei acabada por confiar em quem não deveria...
E o final...

Nossa, gente, ainda me encontro acabada e precisando digerir tudo... é um livro excelente, mas que considero com uma carga pesada.

Recomendo!

Mayane.Ribeiro 22/03/2024

Livro sem final feliz sempre me deixa com uma sensação esquisita, mas o livro em si é bom. Coloca em xeque toda a distorção da luta de poder por poder. É uma reflexão profunda sobre a sociedade, a política e suas implicações. Uma mistura de ficção e realidade que te faz ficar tonto com tanta verdade crua.

Gabriella 12/03/2024

2+2=5
?Você estará oco. Nós vamos espremê-lo até que fique vazio, e então iremos preenchê-lo.?

Apesar de não ser um livro que me prendeu de cara, e teve muita parte que realmente foi desgastante de ler, foi uma leitura bem interessante, principalmente pelo fato de ter sido escrita a tanto tempo e ter tanto na realidade.
Acho que apesar do plot ser um pouquinho óbvio também não deixa de te marcar porque é quando você percebe o com distópico aquele mundo é, e o quanto vai continuar sendo.
Acho uma leitura importante apesar de um pouco difícil para algumas pessoas (mesmo sendo um livro bem fácil para quem já está acostumado com o Orwell)

Victor 12/03/2024

Excelente
Esse livro tem uma história em uma utopia. Winston , personagem principal vive em Londres com um regime totalitário e altamente autoritário. É impressionante o quanto este livro te prende. E você sente a necessidade sempre de ler mais e mais páginas para saber o que vai acontecer. Muito bom.

Lane 11/03/2024

Uma leitura reflexiva
Quando comecei o livro imaginava que seria sobre politica com um peso chato mas sinceramente é uma utopia e um romance incrível.
Nunca fiquei tão intrigada e me sentir em um livro como nesse, apesar de se passar em um universo irreal consegue simplesmente se aplicar no universo e tempo de hoje (2024). É perceptível o quanto muito está em um caminho torto e direto a sucumbir pela mentira e política que é válida, e o beneficia apenas quem está no controle dela.