1984 George Orwell

Resenhas -

Nowhere¿ 23/01/2022

"Nós não destruímos nossos inimigos: nós os modificamos."
De longe o melhor livro que já li!
Esse livro me impactou de um jeito que nenhum outro fez, as teorias, os plots, fazem a mente do leitor explodir ?
A história prende demais, eu fiquei extremamente imersa no mundo de 1984.
Tudo nele é magnífico, o autor soube trabalhar perfeitamente as ideias do livro, e os conceitos que ele traz são muito inteligentes e bem trabalhados.
É um livro atemporal, as críticas que ele faz se encaixam bastante na atualidade.
Quando terminei a leitura fiquei parada olhando pro nada, ele é tão bom que me deixou até sem sono.
A obra possui cenas bem pesadas, muitas vezes tive que parar a leitura pra dar uma respirada e absorver o que eu li.
Por ser um clássico, imaginei que a leitura seria mais lenta, mas foi bem fluída e fácil. A escrita do autor é perfeita, me obriguei a ler devagar para pegar cada detalhe, minha vontade era de ler tudo em um dia kkkkkkk
Indico demais essa perfeição, mais um livro que entra na lista de "deve ser lido por todo mundo".
Gatilhos: manipulação, tortura, violência...
Robison 23/01/2022minha estante
É bom??? Quase peguei ele na Amazon!!!

Nowhere¿ 23/01/2022minha estante
@MaestroRobison Muitoooo bom, vale muito a pena ler

Vou pegar então!!!
Muito obrigado pela dica...
As vezes a gente pega alguns livros que nos decepciona né???

Nowhere¿ 23/01/2022minha estante
@MaestroRobison Simm, pior é quando vamos com grandes expectativas e no fim o livro não era o que esperávamos

Verdade!!!

Ivan 23/01/2022minha estante
Excelente esse livro, especialmente para quem curte distopias!

Maycom 28/02/2022minha estante
"quando terminei a leitura fiquei parada olhando pro nada""tive que parar a leitura para dar uma respirada". Eu amoo livros que me deixem assim. Ele está aqui na minha estante, mas tenho muitos na frente dele ? só lá pra abril

Robison 28/02/2022minha estante
Entendo bem o que vc está dizendo... Tem alguns livros que quero ler, mas por questão de organização tem outros na frente, aí fica complicado!!!!

Helio 12/10/2022minha estante
Concordo plenamente que é um livro que deveria ser lido por todos os nossos contemporâneos.

Larissa 07/01/2023minha estante
Realmente, amo o lance de que liberdade é poder dizer que 2+2=4, mas cheguei na parte que ele conhece a Júlia e me desanimei um pouco, não estava esperando um romance tão repentino, porém é interessante entender como eles eram reprimidos e tinham que fazer tudo às escondidas

Nowhere¿ 08/01/2023minha estante
Também não gostei muito do romance kkkkkk, mas no fim entendi que foi necessário pra evolução dos personagens e da história

Isa 01/05/2021

Eu literalmente cai da motoquinha
Peguei pra mim ler 1984 por indicação do meu professor de história, que vinha falando a meses do livro e pensei que seria uma obra qualquer que critica os regimes totalitários que estavam surgindo na época por meio de uma distopia.
Mas é muito mais que isso, é um livro que mexe com o seu psicológico e te faz ficar viajando no que é o passado realmente. A primeira parte foi um pouco lenta, mas depois da segunda eu devorei, lia desesperadamente para saber o final e o final foi totalmente diferente do que eu estava esperando e um final digno de reflexão.
George Orwell foi tão inteligente que mesmo dezenas de anos antes de existir as TVs ele já havia "previsto", um livro que te faz parar pra pensar: e se tudo que eu aprendi do passado for mentira? Só uma ilusão?
Muito bom mesmo, leiam por favor

nand 18/07/2021

1984 é, em poucas palavras, desesperador. Te mostra o ser humano na sua forma mais ambiciosa e cruel. E por mais absurdo que pareça, se prestar atenção aos detalhes, é a realidade.

Sira Borges 15/11/2021

1984
A sensação que eu tive ao ler esse livro foi a de estar realmente vivendo essa distopia. As câmeras por todo canto, as manipulações dos fatos históricos... No final eu já estava quase anestesiada, achando que o melhor seria concordar com tudo mesmo, talkey?!
Lembrei muito de Damaris, que bem poderia ser a ministra de ministério do amor... Mas isso pode ser muita viagem da minha cabeça, eu sei!!

Valbilandia 19/02/2022

1984
Não é o gênero de livro que costumo ler. Em alguns trechos a leitura foi difícil e cansativa, mas a história e os questionamentos apontados pela narrativa são espetaculares. Impossível não refletir sobre questões políticas, sociais e ideológicas e o quanto as massas podem ser influenciadas e oprimidas por grupos cruéis sedentos de poder.
Lelouch_ph 19/02/2022minha estante
Boa ??

@lberto 19/02/2022minha estante
comentário toop

Evy 22/04/2022

George da um tapa na nossa consciência a cada frase dita neste livro. É impactante o jeito que o assunto é abordado e você ver que tem muito com a nossa realidade.

Apesar de eu não achar muito interresante o começo do livro, a metade e o final é extraordinário.

Mesmo se tratando sobre política de uma forma convencional-fictícia, o livro nos dá inúmeras reflexões sobre o que convivemos, trazendo um jeito que parecemos Winston.

Winston: Um cara que sofreu e passou por imensas dificuldades pelo partido, mas é um personagem instigante.

- Viih O 17/02/2022

1984
História impactante, triste e desesperadora. Por mais que o livro trata-se de uma distopia, muito dele já está em nossa realidade há tempos, até porque foi escrito em um período pós segunda guerra mundial onde o mundo ficou chocado com a existência de governos totalitários (esquerda e direita).
O mais estranho é não saber o que é pior: um totalitarismo que usa da força e tortura para o controle da população ou um totalitarismo que usa da lavagem cerebral e da redução de palavras, onde a capacidade de pensar e questionar é tirada de nós.

Val ð¶ 19/08/2023

1984?tão atual quanto 2023
É um história muito bem construída, com uma boa narrativa e detalhes de um governo autoritário, o qual é facilmente comparado com muitos fatos que ocorrem nos dias de hoje.
Impossível não ler e relacionar pontos como novidioma, e toda a mudança linguística que veio e vem acontecendo ao longo dos tempos, o controle e o autoritarismo político que muitas vezes passa despercebido e não damos conta que estamos sendo manipulados, até mesmo a manipulação dos conteúdos das redes sociais, a vida fake, notícias fake e tudo o quanto mais possamos imaginar.
Em algum momento se torna um pouco cansativo, mas recomendo a leitura até o final.

Pam 18/06/2022

Aterrorizada
Sabe quando você lê um livro e fica aterrorizada com muito medo. Assim que terminei esse livro, parece até uma profecia. Um livro escrito 1949 e que tem tanta similaridade com a nossa realidade em 2022. George Orwell viveu além do seu tempo. Um livro fantástico e que nos faz refletir sobre a nossa vida, nossa política e a nossa realidade de vida.
Estou chocada!

Rodolfo.Barbosa 17/04/2022

" Liberdade, é poder dizer, que dois mais dois são quatro "
Um dos enredos mais bem trabalhados em que já li em um livro.

Nessa distopia, as pessoas são vigiadas o tempo todo... Seja por câmeras, por microfones escondidos, ou por pessoas...
O governo controla tudo o que as pessoas fazem, e até pensam... o governo distorce a verdade, limita felicidades, a até modificam o passado... Enfim, tudo é controlado.

A estória conta a vida do personagem (Winston) que começa a se questionar sobre o governo, e como era a vida antes do regime totalitário em que vive...

O livro tem um enredo muito bem construído, com Plot Twist te tirar o fôlego!

George Orwell era um autor a frente de seu tempo. Nesse livro o leitor consegue ver várias alusões a regimes de governos atuais, e totalitários...

Leitura essencial!

Victor 12/03/2024

Excelente
Esse livro tem uma história em uma utopia. Winston , personagem principal vive em Londres com um regime totalitário e altamente autoritário. É impressionante o quanto este livro te prende. E você sente a necessidade sempre de ler mais e mais páginas para saber o que vai acontecer. Muito bom.

Karin 01/11/2022

É um livro clássico que tem uma fluidez muito grande e que a história prende você de uma forma que faz você querer ler sem parar.
Li o livro durante esse período de eleições... A história faz pensar muito sobre liberdade... Sobre como o governo pode manipular as informações...
Eu recomendo muito o livro!

Débora 15/03/2022

Incrível e desconcertante ??
Este é o tipo de livro que deveria ser lido por todos. A experiência é única. A leitura é ao mesmo tempo intensa, agradável, constrangedora, repugnante e reveladora.
??

Patricia.Goncalves 09/09/2022

Uma análise sobre o quanto é perigoso viver alienado
Esse livro é desconfortável. Esperei uns dias até organizar as ideias e entender se gostei ou não. O fato de me deixar na dúvida, a princípio, me fez pensar que era por que não gostei. Mas a questão é que esse livro foi escrito para trazer um desconforto e ele não é nada esperançoso e foi assim que fiquei quando terminei o livro. Então, pensando por esse lado, ele foi excelente quanto ao seu objetivo. No final eu acabei favoritando ele, por que ele mexeu demais comigo. Me fez refletir o quanto é perigoso a gente não se informar, o quanto podemos ser manipulados e o quanto a desinformação é favorável para uns e para outros não. Esse livro foi publicado em 1949 e é impressionante o quanto podemos fazer um paralelo com nossas vidas atuais. É assustador na verdade e acho que é por isso fiquei por um tempo reflexiva. Acredito que a essência desse livro deve ser divulgada pra todos, por isso recomendo demais a leitura. Precisamos nos sentir desconfortáveis pra nos mexermos e contradizer a mensagem desse livro e trazer esperança pra humanidade.
tmgoncalves 09/09/2022minha estante
??