O Consentimento

O Consentimento Vanessa Springora

Resenhas - O Consentimento

Dani 21/02/2024

A visão do abuso infantil em sua manipulação psicológica, contado pelo olhos da vítima,muitos anos depois.

Marcela.Nogueira 26/09/2023

O consentimento
Trata-se de um livro perturbador e corajoso sobre pedofilia, sob o ponto de vista de uma das vítimas. Através dele, vemos como a mentalidade social do tema mudou ao longo dos anos. Mas o assunto persiste na atualidade. Nós evoluímos muito desde então. O problema é que os pedófilos também. Contudo, a saída nunca foi varrer a poeira para debaixo do tapete. Quantas vítimas permanecem no sofrimento das aparências? Falar ao invés de calar é a libertação para tal pesadelo.

Sofia.Eternal 05/07/2023

O relato autobiográfico da autora é uma mostra do abuso sexual que sofrem muitas mulheres.
O livro não é sensacionalista. É um texto muito bem escrito, que provoca uma ótima reflexão sobre o tema.

Fernando.Batista 23/04/2023

REVOLTADO
A história prende , e você se revolta como a jovem Vanessa foi seduzida pelo escritor G.M , revoltei com a cara de pau e frieza do abusador ao sair de perto. Me choquei com a destruição da moça, e fiquei feliz quando ela saiu dessa. Leiam!

Amanda 31/03/2023

Uma leitura tão incrível que li em uma noite. Uma autobiografia com escrita fácil, clara, objetiva, o que não torna menos dolorosa a experiência vivida por essa escritora, neste relato que aborda pedofilia, abuso sexual e negligência familiar. Indico muito

Sami 31/01/2023

Uma história que por ser real se torna mais tocante e triste ainda. E em pensar que ainda hoje pode existir muitos casos assim, e ainda mais que o abusador sai impune, e a vítima como a errada.

Riva 28/01/2023

Revoltante
Mesmo numa época em que se prega o amor livre? o amor sem preconceito? sem idade? é inadmissível permitir que um adulto (no caso, com quase 50 anos) se relacione amorosamente/sexualmente com uma pessoa de 14 anos.
É inaceitável? é revoltante? é vil.
E para piorar, o sujeito era tido como um ser icônico, afinal era um escritor de alto renome.
Alguns o chamavam de pedófilo, mas ele continuava sendo venerado e seus livros vendendo muito.
A mãe da criança não só nada fez para impedir o relacionamento como acobertava.
Nenhuma criança deveria viver algo assim.

C Paula 10/01/2023

Triste realidade!
Parecido com o Minha sombria Vanessa,sendo que a menina era muito mais nova.
Este livro como o outro: Não conte para a mamãe foi indicado por uma psicóloga no Instagram.
O que me espanta nas duas histórias é a omissão: da família,bem como dos órgãos competentes.
Ou seja,quem deveria proteger abandona.
Apesar de ser uma leitura cruel eu acredito que seja necessária.

Memel 08/01/2023

QUE livro!
Um livro extremamente forte e que te faz repensar grandes problemas sociais que não percebemos tanto, o quanto a pedofilia tem a chance de destruir sua vida. Impactante de verdade, ainda mais por ser uma autobiografia. Muito muito muito bom.

Aline 31/05/2022

O consentimento
História pesada, cruel e intensa. Parece ficção... mas não é!!!!!! Triste realidade... Que coragem da autora ao apresentar-se como protagonista! Cenário e contexto da França, porém a temática pode servir como reflexão em vários lugares do mundo. Crianças e adolescentes que tiveram seu ciclo roubado e vivem a margem de uma sociedade excludente e cheia de julgamentos... Vale a pena conhecer e se emocionar.

juleaina 16/02/2022

Chocante
O livro é um relato verídico de uma escritora francesa que ainda em sua adolescência foi coagida por um escritor de 50 e tantos anos a manter uma relação ?amorosa? com ele. Me chocou a forma como a mãe da menina permitiu que o relacionamento entre os dois. E me chocou mais ainda como a França daquela época defendia a pedofilia, mais do que isso, incentiva com a criação de um suposto terceiro sexo. A forma pela qual o pedófilo manipulou a garota me deu ânsia e muito. A autora escreveu de uma maneira que me prendeu do início ao fim, mas não é uma leitura de entretenimento.

Carolina Corrêa 24/01/2022

Impactante
A autora relata, corajosamente e em detalhes, o abuso sexual cometido por um escritor francês de renome.
Deixa claros os traços de um criminoso, seus artifícios de manipulação, vitimização e os estragos permanentes na vida da vítima, imputando-lhe culpa.
Ainda, a hipocrisia de uma sociedade culta que acoberta o crime asqueroso e condecora o criminoso.
Um soco no estômago de utilidade pública.

Marilia 10/01/2022

Uma leitura difícil e necessária.
Vanessa Springora possui uma escrita descomplicada que conduz facilmente o leitor a conhecer sua história.

A facilidade, porém, termina no vocabulário utilizado, posto que o conteúdo do livro é não apenas denso, mas pesado e difícil.

A autora relata de forma crua o abuso sexual sofrido no início de sua adolescência, quando se relacionou com um consagrado escritor francês.

Diversas vezes senti um nó na garganta enquanto lia. É triste constatar que algo tão devastador possa ter acontecido com uma menina de apenas 14 anos e que ninguém a tenha protegido.

Não posso dizer que é uma leitura agradável, mas considero necessária, fundamental até.

Recomendo a leitura, pois quanto mais conhecermos esse tipo de história, mais condições teremos de impedir que se repita.

Josiane.Castro 23/10/2021

Pedofilia
Um célebre escritor francês abusa de crianças e adolescentes alegando a importância de serem iniciados sexualmente por quem é experiente ! Uma delas, quando consegue se libertar , denúncia essa pedofilia . História real .