O Consentimento

O Consentimento Vanessa Springora

Resenhas - O Consentimento

Thamiris.Treigher 08/05/2021

Uma única voz que quebra o silêncio
Essa é história real de Vanessa Springora, que há 30 anos viveu um relacionamento abusivo com o famoso escritor francês Gabriel Matzneff. Na época, ela tinha 14 anos e ele 49! Isso mesmo, um pedófilo nojento.

Tive que fazer várias pausas para respirar fundo, pois é um relato brutal e revoltante. Gabriel faz um processo implacável de manipulação psíquica com suas vítimas, fazendo com que elas dêem seu consentimento e ele consiga sair "inocente" de suas perversidades.

Por outro lado, mostra a sociedade literária que "passa pano" para ele e finge que não há nada errado! Inclusive escritores bem famosos! Por sinal, Gabriel, em seus próprios livros, faz uma apologia explícita do assédio sexual ao menor!

Para além da sua história individual, Vanessa também faz uma denúncia contundente desse mundo literário que por muito tempo aceitou e ajudou a perpetuar a desigualdade de gêneros e a exploração e o abuso de crianças.

Um relato brutal e necessário! Tenho certeza que muitas mulheres que, assim como eu, passaram por relações abusivas, vão notar várias semelhanças no modo de agir do abusador. É impressionante!

"Não, esse homem não era movido pelos melhores sentimentos. Esse homem não era bom. Ele era o que aprendemos a temer desde a infância: um monstro.

Nosso amor era um sonho tão poderoso que nada, nem um único dos raros avisos das pessoas à minha volta, havia sido suficiente para me fazer acordar. Era um maldito pesadelo. Uma violência inominável"

* Li em uma matéria escrita há 3 semanas, no G1, que agora, aos 83 ANOS (!!!) esse escritor francês nojento finalmente será julgado por pedofilia.
day 28/05/2021minha estante
Tô doida pra ler

Thamiris.Treigher 30/05/2021minha estante
Indico demais, day!

day 30/05/2021minha estante
Uauuu ganhei no dia das mães ??

Thamiris.Treigher 30/05/2021minha estante
Obaaaa ?

Angela 16/08/2021

"O Consentimento" é um livro de memórias escrito por Vanessa Springora, uma editora francesa, com um relato brutal sobre os abusos sexuais que sofreu do escritor Gabriel Matzneff na década de 1980 - na época ela tinha 13/14 e ele 50 anos.

Vanessa começou a escrever o livro em 2013, logo após Gabriel Matzneff receber o Prêmio Renaudot. A princípio o relato tinha uma forma ficcional, e nele, a autora disfarçava a identidade do abusador. Com o movimento #MeeToo, quando mulheres de todo o mundo começaram a se manifestar contra o assédio e agressões sexuais, Springora decidiu resgatar a sua própria história e denunciar, citando nomes, um dos escritores mais influentes da França.
É na década de 1980, em Paris, após o divórcio dos pais, durante um jantar com sua mãe, que a jovem V conhece G, um escritor da elite intelectual parisiense. Sentindo a falta de uma figura paterna, inseguranças com o corpo, Vanessa vê pela primeira vez um interesse de um homem nela; e o que começou com olhares trocados no restaurante, aos poucos vira uma perseguição de G para com a garota, até que ele consegue seduzi-la e com a permissão da mãe da jovem (um relato espantoso) eles se tornam amantes.

Apaixonada, Vanessa não percebe o quanto é manipulada. Em pequenas ações, ele vai tirando tudo o que ela tem, a sua paixão por escrever, as suas amizades são desfeitas. O abusador se torna para ela uma espécie de tutor, controlando todos os aspectos de sua vida, como impedindo a menina de comer doces, ou exigindo que ela mantenha sempre uma boa aparência.

Ao encontrar diários do escritor, Vanessa começa a questionar quem realmente é esse homem. E toda palavra que ela usa para atacá-lo e obter respostas é usada contra ela mesma; nos inúmeros diários, G transformou a história dos dois numa paixão doentia em que Vanessa é a única protagonista, sendo ameaçada sempre.

Ao ficar mais velha, com 16 anos, G descarta a jovem, e ela se sente enganada, traída; mas ela descobre que G está sempre à procura de meninas e meninos que estão entrando na puberdade, e que ele coleciona relações com adolescentes e que faz dessas "conquistas" conteúdo para sua obra literária; obras - vistas na época como matéria-prima - que trazem personagens que defendem e praticam a pedofilia. (É revoltante saber que uma das maiores premiações literárias da França homenageou toda a obra desse escritor que só escreve sobre pedofilia – celebrando, defendendo).
É um livro com uma narrativa perturbadora, mas é poderoso; foi escrito com a intenção da autora se libertar, mas ajudar as mulheres a identificarem uma relação abusiva, mesmo que seja consentida. No relato, Vanessa reacende o debate sobre o consentimento. Ao escrever “O Consentimento”, ela também questiona as atitudes da elite política e intelectual da França, país que deu suporte ao predador.

Após a denúncia de Vanessa Springora, esse escritor pedófilo, hoje com 85 anos, foi investigado e será julgado em setembro desse ano (2021).
“Durante anos ando em círculos em minha jaula, meus sonhos povoados de assassinato e vingança. Até o dia em que a solução finalmente se apresenta aos meus olhos como uma evidência: capturar o caçador em sua própria armadilha, confiná-lo num livro”.
Luh 16/08/2021minha estante
Eu to chocada

juleaina 16/02/2022

Chocante
O livro é um relato verídico de uma escritora francesa que ainda em sua adolescência foi coagida por um escritor de 50 e tantos anos a manter uma relação ?amorosa? com ele. Me chocou a forma como a mãe da menina permitiu que o relacionamento entre os dois. E me chocou mais ainda como a França daquela época defendia a pedofilia, mais do que isso, incentiva com a criação de um suposto terceiro sexo. A forma pela qual o pedófilo manipulou a garota me deu ânsia e muito. A autora escreveu de uma maneira que me prendeu do início ao fim, mas não é uma leitura de entretenimento.

Simone MK 28/04/2021

Perturbador, mas necessário!
O livro foi escrito por Vanessa Springora, que se autodenomina V. em sua narrativa. Ela teve uma infância difícil, numa família disfuncional e tinha 14 anos na época de seu “relacionamento” com G.M. (Gabriel Matzneff), escritor francês, de 49 anos, descrito como “manipulador, estrategista excepcional e calculista sem limites, cuja toda sua inteligência é voltada para a satisfação de seus desejos e transposição disso para um de seus livros.”

Pedófilos, na França, se aproveitaram de uma época de liberação dos costumes e revolução sexual. Por meio de seu poder e influência, G.M. criou uma petição, assinada por intelectuais da época, tais como: Simone de Beauvoir, Jean-Paul Sartre, Michel Foucault, entre outros, para descriminalizar relacionamentos entre menores e adultos, ou seja, pedofilia, ficando assim, livre para perpetrar e justificar os abusos cometidos.

O Consentimento é um livro de memórias doloroso. A autora faz uma crítica sobre como a sociedade fechou os olhos e se omitiu, inclusive a própria mãe, que era conivente, acobertando o famoso e influente escritor, pedófilo confesso, já que grande parte de suas obras narra suas relações com menores.

Em 2020, 24 horas após o lançamento do livro, 30 anos depois, a Justiça Francesa abriu investigação contra o escritor Gabriel Matzneff, então com 83 anos, por estupros cometidos contra menor e lançou uma busca pública por outras vítimas e testemunhas de outros casos de abuso.

Amanda 31/03/2023

Uma leitura tão incrível que li em uma noite. Uma autobiografia com escrita fácil, clara, objetiva, o que não torna menos dolorosa a experiência vivida por essa escritora, neste relato que aborda pedofilia, abuso sexual e negligência familiar. Indico muito

day 22/06/2021

Difícil !
Muito chocante a história da autora que na infância (14 anos ) tem um relacionamento com um pedófilo ,famoso escritor francês que era acostumado a colecionar meninas e meninos em sua vida sexual criminosa .
Foi muito forte a destruição que esse homem causou a autora ,feridas que acho que nunca irão cicatrizar .
Foram capítulos que tive que segurar minha tristeza e reconta ,por ainda descobrir que Tanta gente famosa apoiava essas práticas . Um livro realista até a alma ! Doloroso ,porém necessário.
Thamiris.Treigher 24/06/2021minha estante
Também senti o mesmo!

day 24/06/2021minha estante
Triste demais

Marilia 10/01/2022

Uma leitura difícil e necessária.
Vanessa Springora possui uma escrita descomplicada que conduz facilmente o leitor a conhecer sua história.

A facilidade, porém, termina no vocabulário utilizado, posto que o conteúdo do livro é não apenas denso, mas pesado e difícil.

A autora relata de forma crua o abuso sexual sofrido no início de sua adolescência, quando se relacionou com um consagrado escritor francês.

Diversas vezes senti um nó na garganta enquanto lia. É triste constatar que algo tão devastador possa ter acontecido com uma menina de apenas 14 anos e que ninguém a tenha protegido.

Não posso dizer que é uma leitura agradável, mas considero necessária, fundamental até.

Recomendo a leitura, pois quanto mais conhecermos esse tipo de história, mais condições teremos de impedir que se repita.

Josiane.Castro 23/10/2021

Pedofilia
Um célebre escritor francês abusa de crianças e adolescentes alegando a importância de serem iniciados sexualmente por quem é experiente ! Uma delas, quando consegue se libertar , denúncia essa pedofilia . História real .

C Paula 10/01/2023

Triste realidade!
Parecido com o Minha sombria Vanessa,sendo que a menina era muito mais nova.
Este livro como o outro: Não conte para a mamãe foi indicado por uma psicóloga no Instagram.
O que me espanta nas duas histórias é a omissão: da família,bem como dos órgãos competentes.
Ou seja,quem deveria proteger abandona.
Apesar de ser uma leitura cruel eu acredito que seja necessária.

Maddu / @litera.poesia 05/05/2021

Minha psicóloga me emprestou esse livro para que eu lesse e a gente pudesse conversar sobre. Simplesmente maravilhoso. A questão de consentimento X vulnerabilidade é muito bem tratada. Apesar de ser um tema difícil para alguns, é uma boa recomendação.

Aline 31/05/2022

O consentimento
História pesada, cruel e intensa. Parece ficção... mas não é!!!!!! Triste realidade... Que coragem da autora ao apresentar-se como protagonista! Cenário e contexto da França, porém a temática pode servir como reflexão em vários lugares do mundo. Crianças e adolescentes que tiveram seu ciclo roubado e vivem a margem de uma sociedade excludente e cheia de julgamentos... Vale a pena conhecer e se emocionar.

Riva 28/01/2023

Revoltante
Mesmo numa época em que se prega o amor livre? o amor sem preconceito? sem idade? é inadmissível permitir que um adulto (no caso, com quase 50 anos) se relacione amorosamente/sexualmente com uma pessoa de 14 anos.
É inaceitável? é revoltante? é vil.
E para piorar, o sujeito era tido como um ser icônico, afinal era um escritor de alto renome.
Alguns o chamavam de pedófilo, mas ele continuava sendo venerado e seus livros vendendo muito.
A mãe da criança não só nada fez para impedir o relacionamento como acobertava.
Nenhuma criança deveria viver algo assim.

Artur 03/07/2021

Um livro de libertação
O livro "O Consentimento" da autora Vanessa Springe é muito mais que uma autobiografia é uma escrita de libertação do seu malfeitor.

Vanessa foi uma vítima do escritor francês Gabriel Matzneff ? ganhador de diversos prêmios literarios e abertamente pedófilos ? no livro ela descreve como ela foi "conquistada" por ele e as consequências disso na vida inteira dela.

Sobre Matzneff, pasmem, ele era apoiado por vários intelectuais, artistas e escritores, seus livros são uma romantização dos seus atos de pedófila.

O livro traz um alerta gigante sobre como uma família desestruturada, a ausência paterna, a sexualidade precoce tornam essas crianças alvos mais fáceis para esses predadores sexuais. Além de apontar incoerência de vários pensadores liberais progressistas que no fundo só utilizam de parte desse discurso para dar legitimidade as suas perversões.

Enfim, o livro é um relato real e cruel de quem sofreu diversos abusos por alguém que nunca pagou pelos seus crimes, pelo contrário se orgulha de os ter praticado.
Recomendo.

Dani 21/02/2024

A visão do abuso infantil em sua manipulação psicológica, contado pelo olhos da vítima,muitos anos depois.

Sami 31/01/2023

Uma história que por ser real se torna mais tocante e triste ainda. E em pensar que ainda hoje pode existir muitos casos assim, e ainda mais que o abusador sai impune, e a vítima como a errada.