A Maldição do Rei

A Maldição do Rei Philippa Gregory

Resenhas - A Maldição do Rei

carolmureb 02/05/2021

Que livro incrível! Como sempre, o texto de Philippa Gregory é fluido, bem escrito e prende a atenção. A história é triste e chocante. A história de uma condessa inglesa que foi mártir e beatificada. Um mulher corajosa e que foi vítima de Henrique VIII, louco, cruel e abusador de mulher.
"A ficção, como sempre, é secundária à história; as mulheres reais são sempre mais compexas e mais conflituosas, mais grandiosas do que as heroínas do livro, assim como as mulheres reais de agora, como as de então, são frequentemente mais grandiosas do que são consideradas, às vezes, mais grandiosas do que o mundo deseja que sejam" p. 720.

Jessica852 20/06/2022

?A maldição do rei? é uma obra de leitura empolgante, que aborda factos romanceando-os, que preenche lacunas de informação, e que marca o fim de uma série que fará, certamente, as delícias não só dos fãs da autora como dos apreciadores de um bom romance histórico da época dos Tudor.

Duda 02/12/2021

A maldição do rei
Como sempre a a forma como a Philippa Gregory entrega uma história intrigante sobre um período nebuloso na Inglaterra. Margareth de York esteve presente em todos os livros da série, aterrorizada pelo medo de acabar como os seus parentes pelo simples fato de ser quem é...

Joy 18/06/2023

Margareth Pole
Seguindo minha jornada no conhecimento da história da Inglaterra medieval, deparei-me com Margareth Pole, a mulher que, nos livros anteriores, já aparecia nos bastidores. Ela foi alguém notável e conviveu, realmente, dentro dos dramas da corte inglesa. De todos os livros dessa série, este é um de meus preferidos.

@ALeituradeHoje 28/09/2021

Mulheres da História
Phillipa sempre nos brinda com a visão feminina de processos históricos onde as mulheres foram apagadas. A personagem, Margaret, foi peça fundamental da Ingleterra dos Tudors, porém excluída dos livros.
Adorei!

Carol Amaro 28/08/2022

A maldição
Outro excelente livro da Phillipa!
Aqui acompanhamos a história de Margaret Pole, a prima de Elizabeth de York que teve seu irmãozinho preso na Torre, apenas por ser um Plantageneta.

A história se sobrepõe aos fatos dos livros Princesa Leal, A irmã de Ana Bolena e o início de A Herança Bolena, mas claro, com um ponto de vista totalmente diferente. É bem interessante saber mais do que estava acontecendo fora do coração da corte e como todos acompanharam a ascensão e posterior transformação de Henrique VIII.

Tempos difíceis, onde qualquer suspiro podia levar a perda da cabeça....
Como em todo romance histórico, tem muita coisa ficcional, mas gostei muito das suposições da Phillipa.

Posso até não enxergar o que fez Margaret ser beatificada, mas que precisava de muita fibra pra viver nessa corte tendo sangue real, não há dúvida.

Ah! E ficção ou não, essa maldição se provou real...

Isabela | @sentencaliteraria 05/10/2021

Resenha originalmente postada no IG @sentencaliteraria
A Maldição do Rei | @editorarecord

* Nesse sétimo livro em ordem cronológica da série, Philippa Gregory presenteia o leitor com um insight da vida de lady Margaret Pole. Ela era a rosa branca, descendente dos Plantagenetas, herdeiros diretos do trono da Inglaterra.

* De um lado Margaret viveu sua vida temendo pela família, já que por sangue eles tinham o direto ao trono. Esse medo permeia sua existência, e a acompanha até o dia de sua angustiante morte. Já do outro há os Tudors, usurpadores do poder que fizeram de tudo para garantir que ficariam lá, inclusive assassinar pretendentes.

* Ela, que foi a amiga confidente do príncipe herdeiro do trono, Arthur Tudor, falecido l na adolescência, e sua esposa espanhola Catarina de Aragão, viveu anos na pobreza com os filhos devido a esse medo dos Tudors. Depois teve que redirecionar sua submissão para o novo rei, Henrique VIII, como forma de se proteger.

--> Margaret Pole passou por momentos conturbados. Ora estava no topo, sendo uma das únicas mulheres daquele século a receber um título de nobreza por direito próprio, ora sua família entrava em declínio e terminava na temida Torre, onde vários Plantagenetas foram exterminados.

--> Ela viveu a coroação de Catarina de Aragão como primeira mulher de Henrique VIII, depois a dissolução desse casamento e a ascensão de Ana Bolena. Acompanhou de perto a instabilidade que o rei representava, um homem intenso tanto em amor quanto em ódio, e sua lealdade para com ele se dissipava em meio a seu afeto por Catarina.

--> Não é à toa que a autora é chamada de ‘a rainha do romance histórico’, pois ela consegue resgatar de forma magnífica esse período da história inglesa. Ao mesmo tempo aprendemos sobre esse passado real e temos a brilhante parte ficcional que ela insere.

--> Margaret está entre minhas protagonistas favoritas da série. Sua vida foi regada de triunfos e tragédias, na mesma medida, e a história dela merecia ser contada. Para quem gosta de livros com mulheres conquistando seu lugar na história, essa série é para você!

site: https://www.instagram.com/p/CUqJS0rLNsy/

Fabiana.Marino 12/05/2021

O último livro da série ?guerra dos primos? ?
Quando a gente vai se acostumando, acaba ?. Dos livros que li dessa série esse foi o que mais me fascinou, pois a protagonista da história é uma mulher guerreira mas ao mesmo tempo temerosa. O medo permeia a sua vida e de sua família. E ela fica sempre entre a lealdade ao rei vigente e suas convicções e fé.

babisenberg 15/01/2022

Perfeito
Como sempre um livro muito bem escrito e pesquisado, que nos envolve a cada página. Simplesmente perfeito!

Cahcareco 22/01/2024

Tenso
A leitura é tensa do começo ao fim! Por se tratar da história de uma personagem real, que podemos ter acesso à parte de sua vida na Internet, passei boa parte do livro me questionando quando o pior iria acontecer? Me fez sentir raiva por toda a situação caótica da Inglaterra no período retratado. Enfim, acho que aborda bem o absolutismo inglês e as tensões sociais inglesas da época com o fio condutor da vida de Margarete Pole.

Carolina909 09/01/2022

Mesmo sabendo o fim, pela autora seguir os fatos históricos, conhecer a narrativa de mais uma mulher que lutou pela família título há séculos atrás é acalentador. Phillipa, assim como toda a série sobre os Plantageneta, criou mais um livro que foi impossível parar de ler

DeiaMolder 24/09/2021

? Esse é o último volume da série ga Guerra dos Primos.

Philippa nos conta a história de Margaret, prima da Princesa Branca e filha do duque Clarence. Por ser uma Plantageneta, ela é vista como mais uma ameaça ao trono do Rei Henrique VIII.

?Gostei muito dessa série, nela conhecemos o que a busca do poder e a ganância faz com o homem.

?Decisões levianas, "cortem-lhe a cabeça", por qualquer motivo fútil. Isso vinha de um rei que deveria governar e pensar o melhor para seu súditos de qualquer nível. Mas uma dita maldição o tira do prumo.

?Já Margaret fica dividida na sua lealdade, por Maria, Catarina ou pelo Rei.
Eu vi uma mulher perdida, jogada de um lado para o outro, de acordo com a vontade de seu Rei.
Tentou salvar sua protegida, mas não conseguiu.
Lutou no último minuto de sua vida, sem sucesso.
Pena ?

Uma boa leitura.

" A ficção, como sempre, é secundária à história; as mulheres reais sempre serão mais complexas e mais conflituosas, mais grandiosas do que as heroínas do livro, assim como as mulheres reais de agora, como as de então, são frequentemente mais grandiosas do que são consideradas, às vezes mais grandiosas do que o mundo deseja que sejam."
Philippa Gregory

Luisa 31/05/2022

Margaret Pole
Sensacional, história muito completa. Senti que me abriu para um novo arco, foi mostrado mais do governo de Henrique VIII,da Maria Tudor, das histórias que viram.

Margaret e seus filhos são personagens incríveis. Penso que foi o primeiro livro que mostrou mas aprofundado sentimento de amor familiar.

No inicio a Margaret era muito resignada com a perigosa posição de herdeira Plantageneta e foi incrível ver seus momentos de ascensão e queda. É uma personagem que é impossível não torcer, impossível não sentir angustiada com a angústia dela. A amizade e lealdade entre ela e Catarina de Aragão, e depois com a filha da rainha, a Maria, é linda. O final é revoltante e desesperador mas ao mesmo tempo lindo pois ela finalmente disse a verdade que estava sentindo.

O bom da Margaret ser a protagonista é que ela ficou permeiando a corte por muitos anos, dessa forma Philippa conseguiu mostrar mais sobre o governo Tudor e suas consequências não so para a plebe mas também para os nobres. Além de outras figuras importantes.

Henrique VIII, muito conhecido por suas várias esposas é até hoje uma figura emblemática. É um pouco chocante como em pleno século 16 ele conseguiu se separar de Roma, resistir a uma rebelião e continuar governando!. Isso tudo executando uma galera.

Durante a leitura também é possível ver que tem algo de errado com Henrique. Esposas sofres muitos abortos, vários filhos morrendo, personalidade conflitante..com isso fui procurar se ele tinha algum problema de saúde. Supõe-se que ele fosse Kell negativo e tivesse Síndrome de McLeod. Isso explicaria muito, seria maravilhoso se Betinha II liberasse o corpo para exumação.

Enfim, história brilhante.

Bruna 26/07/2022

Mais um livro incrível dessa série. É incrível como a autora consegue mostrar a mesma história sob o ponto de vista de diferentes personagens.

Renata.Mieko 25/02/2023

Que mulher extraordinária foi Margaret Pole.
Uma mulher que do seu jeito conseguiu criar espaço para ser uma das mulheres mais influentes da época.
Mais um livro maravilhoso de Philippa Gregory.