The Atlas Six

Olivie Blake

Resenhas - The Atlas Six

Mari 30/03/2024

Interessante
Esse livro me surpreendeu bastante. Eu tinha uma ideia de como seria, mas a história foi tomando um caminho diferente.
O estilo de cada capítulo ser narrado por um personagem é interessante, embora eu deva confessar que senti um pouco de falta dos personagens que me interessavam mais, além de sentir falta de um romance bem desenvolvido (mas isso é uma questão pessoal, claro, porque eu amo romances então sempre fico sentindo que falta algo (mas tem mais dois livros na trilogia então nunca é tarde!).
Achei a história bem legal e estou muito curiosa para saber como vai ser continuada.

carolina 09/03/2024

Só no final do livro que eu percebi que nem tinha um plot direito, eram só jovens lindos, inteligentes e mágicos sendo jovens lindos inteligentes mágicos, e eu sinceramente amei isso e com certeza vou ler a continuação.

Mahfud, Fábio 18/02/2024

Eu não passei na iniciação
Entrei nessa jornada sem saber o que esperar. Ganhei o livro de presente e não fazia ideia do que se tratava.
A trama trata de 6 jovens escolhidos, os melhores em algum tipo de magia, que irão passar por uma espécie de iniciação para enfim poderem ingressar em uma sociedade de conhecimento infinito.
Aqui não temos a jornada clássica, onde os personagens ganham e aprendem a lidar com seus poderes. Eles já são muito bons nos seus elementos e passam a aprimorar isso durante a iniciação. Mas o livro não se trata tanto da magia em si, mas do relacionamento dos seis iniciados entre si e entre seu mentor. Cada capítulo é contado do ponto de vista de um personagem e você passa a conhecê-los cada vez mais, entendendo seus segredos, desejos e ambições.
Para mim, a história foi meio travada, sem muita ação ou emoção. O final teve um plot twist bem inesperado, o que foi interessante, e deixou um baita gancho para a continuação. Mas não sei se pretendo seguir a diante. Com tanta coisa na fila, essa saga não me conquistou a ponto de merecer minha atenção imediata.

Laura3391 17/02/2024

Se a idade te fez perder fantasia, The Atlas Six te devolve
Já faz muito tempo que eu não me sentia muito satisfeita com fantasias, parecia que existia um abismo entre coisas muito YA em que eu não conseguia ignorar a imaturidade da escrita e high fantasy para a qual eu tenho muito deficit de atenção pra ler.

The Atlas Six simplesmente preencheu esse abismo de luz e personagens deliciosamente questionáveis e assustadoramente bissexuais.

Geralmente eu me dedico muito nas resenhas mas como eu to no desespero pra baixar a continuação apenas digo, Callum Nova você sempre será gigante.

rayssadioli 28/01/2024

Seis jovens mágicos são convocados para participar dessa sociedade, a qual dá nome ao título do livro. Eles são escolhidos por serem os mais talentosos em relação ao uso da magia. No entanto, depois eles descobrem que apenas cinco deles poderão ser iniciados.

Um ponto alto do livro é o modo como ele foi constituído, cada capítulo foca em um personagem, de modo que os personagens são bem explorados e construídos na narrativa. Além dos personagens, o universo que a autora criou também é bem interessante e complexo, a magia nele constituída se difere de tudo que já li.

Os personagens, mesmo sendo clichês em sua maioria, são tão distintos entre si que, depois de conhecê-los, torna-se possível reconhecer de quem se trata cada capítulo mesmo sem ler o título. Os pontos de vista de cada um deles são bem definidos pela autora, e você simplesmente é tragado por eles, de forma que fica fácil imergir nos pensamentos dos mesmos e até esquecer que você está lendo uma ficção. Além disso, a interação entre eles também é incrível de ser lida, acredito que pela rica caracterização dos personagens e pela boa construção de mundo.

O final fica em aberto, deixando um ótimo gancho para a continuação. Assim, fiquei bastante intrigade para saber o que acontecerá no próximo volume, não vejo a hora de lê-lo!!

Mesmo que eu tenha escolhido ler ele em meio a um período que eu estava bastante ocupade, consegui aproveitar bastante a leitura, ela teve o potencial de me prender completamente a mesma, o que fez com que eu tivesse uma experiência bastante prazerosa enquanto o lia, a qual ficará registrada em minha memória durante o máximo de tempo possível.

cocaineazy 15/01/2024

A maioria das pessoas não sabe como passar fome
Caralh o livro é filosofia pura em forma de um universo mágico muito bem construído. os personagens super bem desenvolvidos, vc sabe a diferença de cada um e vc observa lendo o quanto eles são diferentes. porr bom demais!!

jiangslore 06/01/2024

[4/5]
Algo relativamente comum nas minhas leituras é ler algum livro muito bem avaliado ou muito popular e pensar que não achei ele tão bom assim, apesar de entender os motivos pelos quais muitas pessoas gostaram dele mais do que eu. Então imaginem a minha surpresa quando terminei "The Atlas Six" gostando bastante do livro e encontrei mais resenhas mornas e negativas do que esperava (no caso do skoob, isso ocorreu mais na versão em português do que na em inglês). Ou seja, aconteceu exatamente o contrário: eu gostei mais do livro do que muitas outras pessoas, mas entendo os motivos pelos quais elas não gostaram tanto quanto eu (apesar de não concordar com muitos deles).

Acredito que um importante ponto de partida é saber que "The Atlas Six" é uma história focada em personagens, mais especificamente, nos seis protagonistas: Reina, Libby, Nico, Parisa, Tristan e Callum. É imprescindível entender isso para saber o que a autora se propõe a fazer e entender quais expectativas são justas e quais não são (claro, uma pessoa pode entender isso e continuar não gostando de um livro porque não pensa que as escolhas do autor foram "certas" - eu mesma já me senti assim várias vezes - mas acredito que é importante tentar entender essas escolhas para dar uma "chance" a todo e qualquer livro).

Então, por ser uma narrativa focada em personagens, é justo esperar que eles sejam bem desenvolvidos e interessantes de acompanhar. E, com uma ou outra exceção, acredito que eles são. Cada personagem tem história, motivação e personalidade específica, e cada um se coloca de uma forma diferenciada no contexto da situação que todos eles têm que enfrentar juntos. A única crítica que posso fazer é que o desenvolvimento de um ou outro personagem confiava demais em arquétipos. Isso fez com que eles fossem bem clichês até certo ponto, mas também acho que é algo que pode facilmente ser revertido nos volumes seguintes da trilogia.

Além de serem interessantes, os personagens desenvolvem relações muito complexas uns com os outros. Existe um... Reconhecimento entre eles que faz com que, apesar das diferenças, eles não consigam ficar separados. Eu adoro personagens com esse tipo de dinâmica; e ela se encaixou perfeitamente no livro. Faz sentido que os personagens se envolvam tanto, quando são pessoas tão poderosas em um contexto tão solitário.

O foco de "The Atlas Six" nos personagens também afeta significativamente as temáticas abordadas no livro, tais como o preço do conhecimento, as suas limitações e a sua distribuição. Em suma, o estilo da narrativa significa que o ponto principal do livro é a perspectiva que cada um dos seis candidatos possuem sobre certos temas. Ou seja, o livro não é sobre questões moralmente importantes relacionadas à academia em si, mas sim sobre como os personagens principais veem essas questões. E é por isso que acho que a autora fez muito bem o que ela queria fazer. Cada personagem têm uma perspectiva única sobre os temas que são apresentados, de modo que, ao terminar o livro, não temos respostas sobre as questões: temos apenas o que os personagens pensam.

Outro ponto importante é o fato de que, como as diferentes perspectivas dos personagens não estão isoladas, eles precisam falar sobre suas opiniões. Isso pode fazer com que a troca entre eles seja "na cara" demais para alguns, mas acho que esse é o ponto. Os personagens precisam entender um ao outro intimamente para que se tornem um só após a iniciação. Isso também acaba fazendo com que o enredo seja um pouco lento, mas não vi problema nisso. Primeiro, porque estava me divertindo conhecendo os personagens e as suas habilidades. Segundo, porque há surpresas incríveis e muito interessantes no final do livro.

Falando nas habilidades dos personagens - o sistema de magia em "The Atlas Six" é no estilo de magia "soft", e, por isso, não tem limites extremamente bem definidos. Mas o livro indica expressamente que as limitações existem, além de demonstrar a forma pela qual cada personagem funciona individualmente ou em grupo. Portanto, acredito que o sistema de magia funcionou muito bem. O universo criado no livro também é interessante, embora ele seja bem limitado em "The Atlas Six", já que o leitor acompanha o processo de seleção dos personagens.

Ah, e um detalhe, já que vi isso ser mencionado em mais de uma resenha como algo que faltou no livro (mas não penso que faltou): é claro que eles ainda não foram para a Biblioteca de Alexandria. O livro é sobre o processo seletivo para a iniciação na sociedade. Não fazia sentido, de acordo com o que foi explicado sobre o funcionamento da sociedade, que não iniciados fossem permitidos na biblioteca. Os limites do livro foram muito bem estabelecidos, e, na minha opinião, a autora executou bem o que ela se propôs a executar. Esperar algo além do que foi proposto só vai gerar decepção.

Enfim, acho que é evidente que gostei bastante da leitura. Eu definitivamente recomendo o livro para pessoas que estão procurando um "dark academia" com personagens muito interessantes e tenha um toque de fantasia.

bozô 01/09/2023

Você mataria por isso?
"Because the problem with knowledge [?] is its inexhaustible craving. The more of it you have, the less you feel you know. [?] Thus, men often go mad in search of it".

Li uma resenha que definia este livro como diferente, e posso agora dizer que realmente é, sim, dentre milhares de outros adjetivos fantásticos, um livro muito diferente.
Apaixonei-me muito rápido pela escrita de Olivie Blake, e posso dizer que consegui crescer muito com a minha própria durante a leitura.
A única cena que chegou a me incomodar foi a falta de romance, ou mesmo migalhas deles, já que essa leitora é uma fã de um amor desenvolvido.
Mas a autora não deixa a desejar em nada além; todos os personagens são extremamente bem pensados e desenvolvidos, a ponto de ser impossível não se identificar com pelo menos um (Libby, eu, prazer).
É uma história cheia de mágica, mas em uma ótica complexa, explicada minuciosamente por questões da física, e referências que me fizeram ir atrás e estudar para deixar a leitura ainda mais exasperante. Chega a ser angustiante o quanto esse livro me prendeu e não me deixou parar de pensar até terminar, e ainda mais angustiante é pensar que o livro três da saga só sairá em janeiro do ano que vem.
Olivie Blake acabou de ganhar uma fã devota, The Atlas Six acabou de tornar-se um dos meus favoritos e defendo que é uma fantasia minuciosa e genial, uma leitura válida que recomendo de olhos fechados.

paola 09/07/2023

Complexo e intrigante.

O sistema de magia vai se desenrolando aos poucos, e os mistérios da história são muito bem construídos. Me apeguei a todos os personagens.

Vincent10 07/06/2023

The Atlas Six
Sinceramente, uma história super cativante e totalmente empolgante. É como se você não fosse capaz de parar de ler!!! Os personagens são todos tão únicos que parecem até mesmo reais, a história bem contada com ótimos plot twists e bastante forshadowing!!! Super recomendo pra quem gosta de fantasia, ação, suspense e romance!

Lysy 15/05/2023

Perfeição
Que livro perfeito! Me encontro obcecada por TODOS os personagens! Eu quero mais !!! Eu preciso do segundo volume na minha mão, pra ontem!!!

jeo 10/05/2023

Será que veio aí?
Essa leitura demorou muito pra engatar, acho que li os primeiros 30% desse livro umas três vezes porque eu sempre parava e esquecia dele. Dessa vez FLUIU mas a cada capítulo do Tristan eu pensava em desistir dele... que cara chato!!!
Fui ler as sinopses dos outros dois livros e não me deu tanta vontade de continuar assim. Só queria que o Nico ficasse bem e pra mim é o que importa.

bels with l 10/04/2023

Olivie é BRILHANTE!
Ler esse livro é o mesmo que dançar sob a luz de velas, com um vestido preto e justo, coque e de com frequência cardíaca aumentando a cada passo e ainda assim dançar com uma leveza absurda. Esse livro é tem farpas que doem, mas que são delicadas, personagens interessantes e uma atmosfera que flui muito bem. É inteligente e mágico.
B.norte 10/04/2023minha estante
Uma resenha bem poética. Gostei!