My Year of Rest and Relaxation: A Novel

My Year of Rest and Relaxation: A Novel Ottessa Moshfegh

Resenhas -

clara716 19/03/2022

genial
já vi muuuuita gente reclamando que o livro é monótono, mas esse é o ponto!
a monotonia e calmaria que a narradora percorre são retratadas da forma mais interessante possível
o relacionamento dela com os pais, principalmente com a mãe, e como isso afeta a relação dela com a reva também é algo que eu achei muito bem desenvolvido

as facetas da saúde mental debilitada da narradora, como por exemplo o fato dela lembrar o leitor de como ela é linda a todo momento, não é retratado, na minha opnião, como algo irritante mas sim extremamente real e coerente

a ottessa conseguiu me prender em um livro cujo tema central é a monotonia! tô doida pra ler outros livros dela

bruna2265 17/07/2022

o livro mais irresponsável já escrito
o final desse livro é o mais clichê, mal feito e romantizado possível. a autora conseguiu (ou pelo menos tentou), tornar o plano MALUCO da protagonista, de se afundar na depressão sozinha, em algo eficaz e que não é prejudicial.
a personagem passa o livro todo com dependência química, sem conseguir viver sem remédios, alucinando e quase morrendo de overdose de tanto medicamento que ela toma. vários pensamentos su*c*das se passam pela cabeça da protagonista durante a história, ela não encontra sentido na vida e não consegue lidar com os traumas do passado, mas tudo isso é romantizado e esquecido quando a autora decide colocar várias palavras clichês no final do livro, pra mostrar que a protagonista conseguiu sair da depressão e da dependência química apenas DORMINDO, e se dopando de remédio todos os dias.
O livro até tem pontos positivos, mas tudo é apagado depois desse final. Se for pra colocar um assunto tão complexo e pesado na história, pelo menos mostre ao leitor que aquilo tem consequências e crie um final coerente com a realidade, já que o livro trata de muito problemas reais

Gabriella 01/09/2022

Indescritível
Eu nunca li nada parecido com esse livro, não porque ele é algo inovador, ou chocante. Mas porque ele é desconfortável, desagradável e incomum. Você sente tudo que a protagonista sente. Os dias monótonos, a angústia da insônia, o pesar da hibernação, tudo. No fim, ao mesmo tempo que você tem uma sensação de encerramento, é também um recomeço.

herxnjudx 11/07/2023

Quanto mais eu penso mais eu gosto
Que livro incrível. é melancólico, angustiante, mesmo que não tenha acontecimentos frenéticos ou um clímax propriamente dito. e é isso que faz esse livro tão bom, a forma como a autora transformou uma situação que teoricamente seria entediante em algo que te deixa pensativo, te faz sentir ou até se identificar com algumas passagens sobre o meio social em geral.

agora sobre o final, o da reva e do trevor foram bem amarradinhos, fizeram sentido de certa forma. já o da protagonista, apesar de fazer sentido (segundo suas próprias expectativas) é praticamente impossível aquilo realmente acontecer, oq não faz dele um final ruim pra mim, mas pode ser uma forma de interromper a suspensão da descrença e o leitor deixar de se conectar tanto com a história.

caras e a forma como a apatia é trabalhada aqui, mds. o livro em si é apático, a narrativa, os acontecimentos, com a única pessoa que minimamente sabe demonstrar os sentimentos(reva) sendo taxada como inferior pela protagonista, oq me fez pensar mt sobre como nós precisamos nos condicionar a apatia pra ter uma vida pseudo estável no mundo atual. é tanta merda acontecendo, tanta cobrança e crueldade, q sentir é sofrer e tentar não sentir por muito tempo acaba sendo doloroso. e a alternativa a esse impasse é, por diversas vezes, uma apatia direcionada a situações realmente cruéis, enquanto nos permitimos experimentar uma tristeza/frustração controlável a partir dos filmes ou até acompanhando a vida ?dura? de uma pessoa rica. pq é mais tranquilo e passageiro ficar triste pq uma cantora rica e famosa foi xingada na internet doq encarar uma realidade conturbada(ficando pior).

Falei dms, to empolgada

lAvia 02/12/2023

Meu ano de descanso e relaxamento
Esse livro, de uma forma interessante, me lembrou de "memórias póstumas de memórias póstumas de brás cubas". a temática do realismo se faz presente aqui, de alguma maneira: 1. a protagonista que faz parte da classe média alta, branca, privilegiada; 2. a discussão em torno da vida dessa protagonista, inclusive seu aspecto psicólogo; 3. os acontecimentos pontuais, mais refletores da condição da personagem do que importantes de fato; 4. a conclusão "positiva", mas que, semelhante ao destino de brás cubas, tem mais é um sabor agridoce, um sucesso fracassante, ou um fracasso bem sucedido. pode-se dizer que é uma história engraçada, mas não seria exagero dizer que também é uma história triste. um ótimo livro, com certeza.

Joana 16/12/2022

o tipo de livro que prende, mas não é surpreendente
amei demais esse livro, as questões que a narradora tenta lidar são realistas porém com um certo desprendimento da realidade, como tudo na vida dela.

A autora com certeza inova no seu jeito de escrever e descrever a visão dos personagens, além de não negar as fraquezas morais da protagonista e de quem a cerca.

esty 24/07/2023

Um ensaio sobre depressão
eu peguei esse livro quando alguèm postou no tiktok falando sobre livro com mulheres malucas, pelo nome, caso não tenha lido nada sobre como eu fiz, você imagina que seja um livro sobre justamente isso: um ano de descanso. minha reação ao saber os planos dela foi de faria junto se possível. após minha leitura, li críticas sobre como ela é, sua personalidade, pensamentos sobre amigos e familiares, mas pra mim, ele foi escrito da melhor forma possível na tentativa de demonstrar o quão devastados pode ser sentir que nada realmente importa e faz sentido, mas não querer acabar com tudo. não tem personagens cativantes, não tem explicação sobre o fim de alguns, é sim um livro monotono, mas essa é a intenção dele. retrata a vida de uma pessoa que não tem ninguém além de si mesma na batalha contra depressão, palavra essa que não é usada para descrever seu quadro em momento algum. no mais, vale a leitura caso goste de um livro calmo e realmente monotono, não dá pra ler esse esperando aventura, apenas maluquices e sono, muito sono.

Valvelvilvolvul 07/12/2023

COMO ALGUÉM DIZ QUE ISSO É MONÓTONO????!!!

A escrita é fluida e te imerge de acordo com a situação. Tem parágrafos longos e com muitas descrições nos quais você sente a ansiedade da personagem. Na próxima linha ela pode já ter se acalmado e estar fazendo associações livres e você se acalma junto.

Passei o livro inteiro querendo saber como acabava e o final não decepcionou nem um pouco.

E o fato de que o tamanho dos capítulos diminui conforme a protagonista resolve sua vida foi muito bem pensado

Genuinamente um dos melhores e mais bem escritos livros que eu já li na minha vida