O Efeito Frankenstein

O Efeito Frankenstein Elia Barceló

Resenhas - O Efeito Frankenstein

Mari.Maia 26/02/2022

Entregou tudo e mais
Cara, que epílogo! Que história!

Não dava nada mas me entregou tudo e mais,além de o final me dar esperanças de um que a história de Max e Nora está somente começando .

Com certeza ganhou o prêmio espanhol
Edebé de Literatura Juvenil 2019 com louvor?super recomendo!

ju 16/10/2021

história surpreendente, além das expectativas
eu adorei esse livro e to até agora pensando sobre o final..
um romance leve que traz muitas discussões sobre o empoderamento feminino e seu impacto em uma sociedade muito conservadora e limitada à padrões.
mesmo que seja um livro de ficção científica, tem inúmeras referências históricas super interessantes sobre colônias, ordem dos illuminati, revoluções e etc e também os preconceitos, mesmo que existissem pessoas com ideias ?modernas?, com principios de igualdade, ainda se existiam muitos preconceitos enraizados. além disso, a história se interliga totalmente com o enredo de frankenstein (que inclusive indico ler antes de ler esse livro, já que tem tb muitas referências em um outro ponto de vista)
livro bem rápido de ler, li em um dia e apesar de não ter o reconhecimento que merece, recomendo muito!!

VerAnica 03/09/2021

História leve e cheia de referências
Pra quem, como eu, é fã de Frankenstein e também da história de como o romance foi escrito (a competição entre Lord Byron, Percy Shelley, Pollidori e Mary Shelley na vila Diodati, em 1816, o ano sem verão), esse livro é uma leitura cheia de referências! A autora usou tanto elementos do romance de Fankenstein, como a presença do próprio Victor Fankenstein e a da criatura, bem como elementos da história real pra contar a história de amor entre Nora, uma moça do século XXI que viaja no tempo pra viver com seu amado, Max, que é um rapaz jovem herdeiro de um título de conde, no século XVIII. O enredo é interessante, a história se desenvolve em um ritmo bom, não senti o livro nem muito acelerado nem lento demais. Cada acontecimento teve um bom desenvolvimento e eu adorei a forma como o livro acabou, dando um final adequado pra cada personagem. As vezes a forma de agir da protagonista me pareceu um pouco inverossímil (como se ela tivesse se acostumado rápido demais com os costumes do século XVIII), mas isso não atrapalhou a leitura. Recomendo pra uma leitura leve, sem muitas intenções.

Dayane 22/08/2021

Leitura surpreendente
Essa é a sensação ao terminar a leitura. O livro vai por um caminho que eu nunca tinha imaginado. A Elia Barceló nos traz em uma narrativa original, personagens queridos como a Nora e o Max que precisarão descobrir como eles conseguiram viajar no tempo e desvendar alguns mistérios que ficaram em aberto, como por exemplo, quem diabos quer matar o Max? . E juntando a tudo isso temos na história personagens conhecidos por nós através das mãos de uma das grandes escritoras clássicas, o Viktor Frankenstein da Mary Shelley. A admiração e o fascínio da autora pelo trabalho pioneiro que a Mary Shelley fez em vida em sua época, fica evidente através da história como uma singela e bela homenagem.

Alguns fatos acontecem com bastante rapidez, incluindo o romance entre o casal, isso pode incomodar alguns leitores, mas nada que abone a leitura como um todo.

Tive uma ótima experiência de leitura. E super recomendo!

priscila.wenzel 09/08/2021

Legalzinho!

A história é contada em terceira pessoa e fala sobre Nora e Max.

Max vive em 1781, mas um dia acorda numa casa aos pedaços, confuso e sem memória. Ao sair para a rua ele acaba ajudando a salvar a vida de uma garota e conhece Nora, descobrindo que está em 2018.

Achei a Nora meio doidinha quando ela leva o cara pro apartamento dela, acredita na história que ele conta, que está desmemoriado e começa já a ficar afim dele. Alguém mais achou um pouquinho forçada essa situação?

No dia seguinte quando Max retorna para a casa aos pedaços, ele encontra a passagem aberta e volta para 1781. Nora que já está apaixonada pelo cara vai atrás dele, atravessa a passagem e vai parar em 1781 também.

Agora ela vai ter que enfrentar o machismo e os costumes da época que não davam crédito nenhum às mulheres e ainda por cima lidar com Frankestein, a criatura que o melhor amigo de Max, Victor, cria.

Assim... Eu esperava mais da história.
Achei o livro um pouco fraquinho, as atitudes da Nora e do Max um pouco exageradas como a forma como eles se apaixonam perdidamente e completamente do nada já que mal se conhecem.

A história do Frankstein é legalzinha, mas não sei, infelizmente não me agradou.
Não gostei do Victor que se mostrou um babaca covarde e imaturo e detestei o costume da época, mas ai é normal, porque naquela época as mulheres eram tratadas como um nada mesmo.

Mas... quando li a sinopse esperava uma coisa e no final foi outra.

Pra não dizer que nada me agradou, eu curti o final.
Mas não sei se recomendo a leitura.

Carol 12/07/2021

Clichezinho
Começarei dizendo que não é ruim, foi uma leitura muito boa, li super rapidinho. Porem eu nao leria novamente.
Bom, o livro tem viagens no tempo, tem romance, tudo de bom tem nele, mas uma coisa que não gostei e me fez não querer ler de novo é o começo dessa historia. A moça nunca tinha visto o cara, ele tava todo esquisito, sozinho e não lembrava de nada, e ela simplesmente achou que era uma boa ideia levar ele pra casa dela. Faltou senso ai, nem as mais doidas não seriam tão doidas. Não suficiente, ela se apaixonou por ele NO MESMO DIA EM QUE ENCONTROU ELE. A doida foi atrás de um doido que não sabia nem oque era um chuveiro, e os dois ja se apaixonaram sem mais nem menos.
Enfim, a falta de desenvolver esse começo de sentimento me deu agonia e só continuei o livro pq é só um livro né, lutei muito pra ignorar esse começo. O resto do livro é muito bom, não me arrependo de ter lido, mas também não leria de novo.

Karina252 26/05/2021

Apaixonante história...
Ao ler esse livro pude reparar no amor de Max e Nora que atravessa obstáculos e tempo. Nora é uma mulher do século XXI cheia de atitude e empoderada, já Max um homem do século XVIII que mesmo considerado moderno para seu tempo, carrega muitos preconceitos .O amor uniu duas pessoas tão diferente! Essa história traz reflexões valiosas sobre comportamento, caridade, amizade, preconceitos e a maldade humana.
Para quem deseja ler um romance leve e bem aconchegante super indico esse livro que é lindo!