Open Water

Open Water Caleb Azumah Nelson

Resenhas - Open Water

Jonathan Vicente 26/09/2022

Perfeito
Eu tentei ao máximo ler e reler algumas passagens que estavam confusas para mim, e toda vez que eu lia, eu sentia outra vibração/sensação.
Leitura primordial.

Clara 02/08/2022

Tocante!
A forma com que o autor escreve acaba nos cativando e o ritmo que ele impõe no livro vai nos motivando a continuar!

Além de um romance, o livro traz também assuntos muito relevantes como racismo, formas de expressão e liberdade, sempre com autenticidade, nos fazendo realmente viver a história e os sentimentos do protagonista. O embate entre guardar um sentimento para si e compartilha-lo com
com uma outra pessoa passa também a ser um dos focos do livro e as consequências disso reforçam o sentido do título.

Vale a pena a leitura!

Sara 26/04/2022

4.5 estrelas

Nunca pensei que fosse gostar tanto deste livro quanto gostei. Já vi muitas opiniões positivas acerca dele e fiquei curiosa. Inicialmente pensei que seria uma simples história de amor, mas foi muito mais do que isso. É uma história sobre encontrar a sua identidade, sobre violência contra a comunidade negra, racismo, amor. É uma história sobre a vida e sentimentos.

O que eu mais adorei foi a escrita. É linda e poética. Citações fantásticas e poderosas. É como se o autor conseguisse retratar perfeitamente aquilo que sentimos às vezes.

É uma história breve mas tão profunda, dolorosa de ler, de partir o coração. A forma como o autor fala sobre o racismo e como é uma triste realidade. A violência, o medo com que as pessoas negras vivem diariamente.

Quando sentimos vontade de nos afogar, começamos a afastar-nos das pessoas que amamos para que elas não se afoguem connosco. Mesmo que isso doa ainda mais. É uma triste realidade. Preferimos nos isolar de todos, estar na nossa própria solidão, esconder as nossas próprias vulnerabilidades.

É um livro curto, que acredito que não será para todos, mas ainda acho que vale a pena ler. Gostei bastante!

Stefani36 17/01/2023

Águas profundas
Esse livro é uma obra maravilhosa, que fala sobre sentimentos, sejam eles voltados para o amor, luto, dor, trauma, entre outros, de uma maneira profunda e poética. O que é um sentimento? O que é se jogar no desconhecido e enfrentar os medos? O que é lidar com trauma? É como estar em águas profundas: não sabemos, a sensação é esmagadora..
Eu amei esse livro e com certeza vou reler em vários momentos, muitas reflexões. Difícil de explicar e difícil de relacionar, afinal cada um tem sua história e seus anseios?

Inocêncio 16/01/2023

Language fails us?
Mas esse livro não falhou.

É uma leitura onírica, baseada nas memórias e fluxos de pensamento do narrador,que é também protagonista do romance. Ele fala de um lugar intimo, muitas vezes confuso e dolorido, mas sempre honesto. Ele fala de como amar não só depois do trauma, mas tambem durante; fala de amar quando a ferida dói demais, mas a língua não é suficiente para comunicar o que dói. Fala de como liberdade é a vulnerabilidade, o momento em que nos permitimos nadar ?em água aberta?.

É um livro com pouquíssimo ?enredo?. O que ele narra são cenas diversas, soltas, que juntas compõem a história. A base do texto está realmente nas personagens. Eu sou uma grande fã desse tipo de obra e esta dialogou muito com ?On Earth We?re Briefly Gorgeous?, chegando até a citar uma mesma passagem da filosofia de Bei Dao. Se gostou de Vuong, vai amar Caleb Azumah Nelson.

Samyra33 02/09/2023

Esse livro é curto, mas deve ser lido beeem devagar, pois a narrativa é densa. Mas é um livro que beira a poesia, tem uma escrita linda (embora as vezes cansativa) e traz uma verdade dolorosa, muitas e muitas vezes.

Lorena Almeida 04/05/2023

Bom apenas
A história é muito boa e importante, mas a forma como o livro é narrado é maçante, mesmo curto ele parece se estender, mas foi uma boa leitura

Gabibis 14/07/2023

Open Water
"so you hide your whole self away because you haven?t worked out how to emerge from your own anger, how to dip into your own peace. You hide your whole self away because sometimes you forget you haven?t done anything wrong."

Jessica 16/10/2023

"You ache. You ache all over. You are aching to be you, but you're scared of what it means to do so."

"To give desire a voice is to give it a body through which to breathe and live. It is to admit and submit something which is on the outer limits of your understanding."

"You know that to love is both to swim and to drown. You know to love is to be a whole, partial, a joint, a fracture, a heart, a bone. It is to bleed and heal. It is to be in the world, honest. It is to place someone next to your beating heart, in the absolute darkness of your inner, and trust they will hold you close. To love is to trust, to trust is to have faith. How else are you meant to love?"

Alexandra153 15/11/2023

Foi o meu primeiro audiolivro. Tive alguma dificuldade em concentrar-me no início mas com o evoluir da história, adaptei-me ao formato.
Livro profundo sobre amor e trauma, sobre o amor que cura e acolhe o trauma.
Muito interessante.

Carol 26/12/2023

Uma leitura complexa
Eu ainda não sei como descrever esse livro. É uma história de amor, dor e pertencimento muito bonita e bem elaborada, porém a escrita é bem diferente e me fez ter dificuldade de ler o livro com certa fluidez. Senti como se estivesse lendo um longo poema que não termina.
Mas acredito que esse seja um daqueles livros que mudam completamente a cada leitura nova, por isso eu sei que em algum momento da vida eu certamente darei a ele uma nova chance.

nico.angelis 25/01/2024

Que livro lindo.

acompanhar as alegrias, as dores, as raivas de um personagem tão complexo, que só quer ser visto.

é poético. a forma como o autor aborda temas difíceis, como o racismo é capaz de moldar a forma como um jovem lida com seus sentimentos, machucando até mesmo quem ele ama.

"there's no solace in the shade." acompanhamos a trajetória do protagonista em aprender que reprimir nunca é a resposta, que há uma beleza e alegria em ser vulnerável, em deixar evidente todas as suas facetas pra quem amamos e nos ama também.

mari.ursini 17/04/2024

Me desculpem mas que livro chato
2,5 estrelas pq eu abandonei no meio, nao entendi nada e desisti
tem um plot legal, eu so sou mt seletiva ?