EU, SARAH?

EU, SARAH? Luana Cardoso

Resenhas - EU, SARAH?

mimosliterarios1 30/04/2021

Uma obra profunda e necessária!
Sarah Camelo é uma mulher empoderada, forte, decidida, modelo, estudante de moda e irá estudar em Roma, com sua melhor amiga, a realização de um grande sonho. Também conhece um príncipe encantado em terras italianas.
A vida de Sarah estava perfeita, um verdadeiro conto de fadas, completamente realizada, sucesso como estudante, profissional e no amor.

Acontece que o príncipe não era encantado e um monstro acordou aos poucos, em pequenos gestos controladores, de forma sutil: uma verificada nos contatos do celular, uma cena de ciúmes até progredir para violência psicológica carregada de depreciação, diminuição progressiva e hostil da auto-estima de Sarah, falas inflamadas de machismo, culpabilização dela pelos atos impulsivos dele...
A vida de Sarah se tornou um inferno...

Uma obra extremamente necessária, densa que aborda temas tão importantes, entre eles a violência contra mulher, com verdades nuas e cruas, de forma tão verossímil que retrata milhares de relacionamentos abusivos rotulados de "amor", onde mulheres sofrem caladas e tem seus direitos violados, suas auto-estimas estraçalhadas por machistas opressores e violentos, que se tornam carcereiros e praticam diversos tipos de violências, em um ciclo sem fim. Em muitos casos, os desfechos podem ser trágicos.

A autora Luana Cardoso deu voz a várias mulheres silenciadas pela opressão, marcadas, torturadas, negligenciadas pela sociedade. Achei muito relevante porque a autora mostra que a violência doméstica não escolhe classe social, raça ou credo, é uma erva daninha que cresce silenciosamente e precisa ser exterminada.

Uma obra tocante, com cenas de tirar o fôlego, extremamente forte, mas com um final surpreendente.Impossível você sair indiferente após a leitura dessa grande obra.

*A obra pode conter gatilhos emocionais

Kaah Utsch 09/05/2021

Um livro Maravilhoso
Um livro que te prende do início ao fim, surtei muito lendo ele, amei o jeito que a autora mostrou as condições de várias mulheres no mundo e como infelizmente as leis são horríveis. Necessito demais o segundo volume.

Chris.David 15/04/2021

Simplesmente maravilhoso
Nossa protagonista Sarah é uma jovem com um sucesso promissor,linda e jovem, mais infelizmente isso não a impede de sofrer abusos tanto psicológicos, verbal e também físicos.
Temas bem fortes são abordados nesse Livro, Sarah nos monstra que todas nos infelizmente já sofremos algum tipo de abuso e também muitas ainda sofrem.
Você acha que Quem ama é capaz de machucar?
Leia Eu Sarah.
?????

Larissa.@estantedalari22 14/03/2021

UM LIVRO DE SENTIMENTOS INTENSOS!!
"Quando distante ouvia falar em violência contra mulher, acreditava que ocorria apenas com aquelas que eram dependentes dos companheiros, donas de casa e de classe social baixa. Mas não! Ela ocorre independente da classe social e nível de instrução."

Sarah é uma jovem modelo em ascensão que ao ir para Roma estudar junto com sua amiga Victoria, acaba encontrando Matias, um homem rico e elegante que se mostra interessado nela desde o primeiro momento.

Sarah e Matias então começam a namorar, e é ai que tudo começa a mudar para Sarah. Matias que antes era doce e gentil, se mostra ciumento, machista e agressivo. Daí em diante tudo se torna um verdadeiro inferno para Sarah, com várias idas e vindas no relacionamento ela acaba sendo agredida terrivelmente, o que faz com que ela se encontre em uma situação de puro medo e desespero.

Após ser agredida, Sarah volta para o Brasil para ir ao aniversário de casamento dos pais, e é aí que ela conhece Luca, um homem incrível, doce, gentil e muito educado. Mas por estar terrivelmente arrasada com tudo o que passou não lhe dá chance de seguir em frente com Luca. Porém, o que Sarah não sabe é que o destino ainda ira lhe surpreender de várias formas, e Luca será uma delas.

"? No início, quando a mulher conhece o agressor, ele não é assim. Era um príncipe, o homem que a cortejou, que a conquistou e não queremos acreditar que a realidade agora é diferente."

~Em um mês tão importante como março,  ler este livro foi extremamente necessário. "Eu, Sarah?" é um livro que trás muitos sentimentos intensos e que te emocionam de forma verdadeira! Sarah é uma jovem moça que tem tudo para ser feliz, mas que por obra do destino encontra um homem doentio que lhe faz sofrer agressões físicas, verbais e psicológicas!

E pensar que isso acontece e muito (infelizmente) com nós mulheres!

O livro em suas diversas páginas trás uma carga emocional muito forte, o que nos deixa extremamente abaladas, então se você é sensível a este tipo de conteúdo, cuidado. Porém, apesar das várias cenas de tensão, também temos um romance que cura e nos deixa pensar que nem tudo está perdido, e que nem todos os homens são iguais!

Vemos Sarah trilhar um caminho difícil e perigoso, mas vemos também ela achar um luz no fim do túnel. Ao enfrentar as dificuldades, medos e agressões, Sarah se torna forte ajudando assim outras mulheres que passaram pelo mesmo que ela..

A escrita da autora está maravilhosa, o enredo bem elaborado e as emoções tão bem transmitidas me fizeram ler em dois dias este livro, o que me surpreendeu muito!  Me emocionei muito e tive várias reflexões durante a leitura, o que faz com que eu leve está leitura para a vida!!

~Apesar de Sarah ter conseguido sair ilesa desta história cruel, é triste saber que na vida real várias mulheres ainda sofrem e muito vezes saem sem vida! E apesar de estarmos lutando constantemente nossas batalhas não acabaram, nossa lei é falha o que dificulta muito as coisas. Porém, não devemos desistir, temos que lutar por nossas vidas e direitos, temos que nos unir ainda mais e vencer está guerra contra o machismo! Não se cale e nem se esconda perante a uma violência, ligue 180 para o canal de atendimento a mulher,  ou 190 para a polícia militar em casos de emergência! Vamos combater este mal que nos assola !!

"? Eu, Sarah sobrevivi, mas infelizmente muitas não sobrevivem."

Thiene Morais 20/06/2021

Uma leitura necessária
Uma leitura impactante, real e apesar disso, maravilhosa. É fluida e como os capítulos são curtinhos você lê que nem percebe.

Este livro me fez sentir mais empatia por mulheres que passam por esta situação. Não passam por violência porque "querem" ou "gostam". Me mostrou que a violência não é só física, mas também psicológica.

Amei a leitura e super recomendo.

Serfelizlendo 04/06/2021

Um protesto em forma de livro, uma mensagem necessária e um final que surpreende!
Sarah é uma jovem mulher forte que sonhava e batalhava para realizar aquilo que mais queria.
Porém, quando sua vida estava tomando o rumo que mais almejava, conheceu um verdadeiro príncipe de contos de fadas.
Se encantou, amou e padeceu!
Para quem já teve a oportunidade de ler uma versão antiga de algum conto de fadas deve ter notado o ar sombrio e maldoso deste. Sério, a Disney deu um ar romântico em muito coisa nociva, temos que tomar cuidado!
Desta forma, o que era pra ser o início de algo lindo foi aos poucos virando um terrível pesadelo. Em doses homeopáticas, ela teve sua vida mudada, controlada, degradada e silenciada.
Como em muitos casos da vida real, foi uma mudança tão bem disfarçada que a própria vítima nem percebeu o que realmente estava ocorrendo.
E incontáveis mulheres, infelizmente, passam por isso!
A forma como a autora abordou temas sérios traçando um paralelo com a realidade deu um efeito incrível.
Ouvir este livro foi como estar presente em um grupo de ajuda onde a Sarah "colocou pra fora" tudo que a fez mal.
Um livro lindo, forte, intenso e que dá voz as mulheres que sofrem caladas e escondidas pela sociedade.
Fiquei emocionada em diversas partes.
Acredito que seja impossível ler / ouvir e não sentir empatia pela personagem principal e, acima de tudo, pelas Sarahs da vida real.
Recomendo a todos que tenham maturidade para compreender a magnitude deste protesto em forma de livro.
Vamos levantar nossas vozes e dizer Não aos relacionamentos abusivos!
Não é sempre não!

17/06/2021

Necessário
Livro importante demais, aborda tema muito necessário em ser falado e este livro faz lindamente e com muita responsabilidade. Parabéns Luana Cardoso pelo seu livro!!

Susuzinha0 11/10/2022

Olha já vou logo adiantando que ficaria uma noite inteira falando mal do Matias é sobre isso e tá tudo bem! Eu achei uma leitura com capitulo leves apesar do tema ser "pesado" ele não é cansativo e o melhor a autora não romantiza esse relacionamento como vemos bastante por ai, em EU, SARAH, temos a história de uma jovem que se muda para estudar fora do país com uma amiga e nesse país ela acaba conhecendo Matias e tendo um relacionamento, de início o relacionamento era só flores depois Matias se mostra muito ciumento, possessivo, abusivo e até faz julgamentos sobre as roupas de Sarah, o livro retrata a violência sobre a mulher, dependência emocional e um machismo escancarado e infelizmente a mais pura realidade em que vivemos, logo no início ele já se mostra possessivo mais a Sarah está tão envolvida que nao consegue enxergar. Um livro que retrata a história vivida por diversas mulheres e que infelizmente nem todas conseguem sair bem dessa história.

Celia @menina_que_le 30/04/2021

comovente e necessário
Eu,Sarah ? aborda um tema forte,extremamente necessario (violência contra mulher,relacionamento abusivo e relação toxica)e que deve cada vez mais serem trazidos a tona ,debatidos para que possam servir de alerta.
Nossa protagonista é muito guerreira ela luta para se reerguer e dá uma segunda chance ao amor ,mesmo com todas as cicatrizes e traumas que ficaram devido a situação que passou ela persiste e quando a gente acha que ta tudo ok acontece aquele plost de cair o queixo no chão.
Luana mulê tu arrasa que livro mara é esse .Parabéns. Leiam meu povo

Emmy 20/06/2021

Um livro tocante, empático e cheio de superação!
A Luana nos mostra o quão está implícito e explícito a violência contra a mulher na nossa sociedade.
O livro nos revela com as pessoas, muitas vezes, sabem, veem e vivem tal violência mas não encaram a realidade, seja por medo, necessidade ou ignorância.
É livro repleto de emoções, sentimentos, alguns gatilhos, e acima de tudoo, muita superação.
Esse livro tem um grande espaço no meu coração, pois ele me revelou como pequenas atitudes em um relacionamento podem ser grandes fatores para algo muito maior, e quantas sequelas essas atitudes deixam nas vidas das vítimas e seus familiares.
Além disso, o livro nos revela que tal violência/abuso não é encarado da maneira correta pela sociedade porque a justiça não é efetiva.
Uma coisa aprendi com esse livro, as mulheres sempre andarão com medo, pois nunca estaremos seguras o suficiente, mas, um dia isso acabará, eu tenho certeza!
Obrigada Lua por me promover um contato emocional e psicológico coma Sarah e todos em volta dela!
Margô 15/10/2021minha estante
A resenha me instigou à conhecer a obra!

Emmy 16/10/2021minha estante
Garanto vai amar a maneira retratada! É um tanto chocante mas necessariamente!

Lavinia Teodoro 19/05/2021

@euliv.ros
Resenha • Eu, Sarah? - Luana Cardoso.

Lit. Brasileira - @autora.luacardoso
262 páginas
Publicação: 2019

Sarah, promissora modelo brasileira que vai estudar moda na Europa. Ela pretende alavancar sua carreira e conseguir bons trabalhos neste período.
Assim que chega, ela conhece Matias. Um rapaz lindo que gostou de Sarah rapidamente, e o sentimento foi correspondido. Mas não demora e Matias mostra suas garras.
Contém relacionamento abusivo e violência contra mulher.

Vamos falar da narrativa?

Esse livro anda fazendo sucesso por aí, e você provavelmente já o viu no seu feed. Apesar do assunto importantíssimo do qual ele trata, cheio de informações coerentes e necessárias de serem abordadas, irei focar a resenha na escrita.

No início temos o começo da relação de Sarah e Matias. E como qualquer doente, logo Matias mostra quem é, e a relação de ambos se torna cheia de brigas, conflitos e violências. É agoniante a leitura e a escrita tocante.

Após uma sequências de conflitos, a história dá uma acalmada. Sarah consegue se afastar do doente do Matias e chega a voltar ao Brasil.

Temos então o início lento e gradual de um autoconhecimento e superação da parte da Sarah, por volta dos 40% da leitura ela conhece outra pessoa, dessa vez alguém que parece ser bom. E tudo está perfeito. A estrela que não dei se deve a esse pedaço que não me atraiu, não me sentia fisgada e pensei em largar o livro por aqui. Mas ainda tinha o que acontecer, metade de livro...

Eis que nos 65% acontece algo desesperador, que muda todo o rumo da história e me deixou agoniada. Uma chacoalhada em mim, e um terror para Sarah. Foi aqui que eu chorei, fiquei destroçada, despedaçada. É desesperador, e você precisa ler, só por esse plot twist de derrubar você e os personagens tudo!

A narrativa tem poder. Começa bem, te prende. Passa por uma calmaria momentânea e te dá uma rasteira daquelas! Definiria a história como desesperadora, agoniante e bonita, pois tem O final.
A Luana escreveu bem, soube abrir e fechar todos os assuntos, sem pontas soltas.

E você, gosta de livros que parece que deu tudo certo e de repente te derruba do cavalo?

jamillinda0 22/06/2021

Necessário!
Vou resumir o que eu achei desse livro em uma palavra: NECESSÁRIO!
Apesar dos gatilhos (violência, estupro) eu gostei muito!
Gostei do jeito que a Luana retratou a violência contra a mulher nele sem romantizar nada! Coisa que muitas autoras, infelizmente, ainda fazem.
Se você for sensível pra esse tipo de assunto, realmente não recomendo, é tudo muito pesado mesmo!
Mas, apesar disso, como eu falei, achei mega necessário!
FIQUEI CHOCADA COM O FINAL! QUERO O SEGUNDO LIVRO AGORA NA MINHA MESA!!!!!!!

Aline Araujo 19/06/2021

Violência doméstica
Primeiramente, é importante destacar que se trata de uma leitura muito angustiante e cheia de gatilhos (violência doméstica, relacionamento abusivo, agressão física e sexual, ansiedade, crises de pânico). A autora deixa bem explícito que a violência contra mulher não tem classe, e quem tem uma posição de destaque deve falar do assunto para contribuir com a conscientização. A violência começa nos detalhes, o ciúme disfarçado de romantismo, o controle disfarçado de preocupação; por isso a importância de reconhecer os mínimos sinais e se livrar desse tipo de relacionamento o quanto antes, porque se fez uma vez, vai fazer de novo, se agrediu uma vez, vai agredir de novo. Acreditar na mudança é se condenar ao ciclo de agressão: romance - brigas - agressão - ?arrependimento? e implorar por perdão - romance - brigas - agressão novamente.
A história da Sarah é uma ficção, mas poderia naturalmente ser um relato de vida de uma mulher que eu conheço, poderia ser sua amiga, sua vizinha etc.
Ainda existem muitas Sarahs por aí.

mari 22/06/2021

muito bom
o livro aborda um tema essencial para ser debatido, todo mundo deveria ler, é incrível e tbm doloroso ler, achei a escrita muito rasa, tudo acontecia rápido e isso me incomodou um pouco mas o conteúdo é incrivel!