A Planta de Ferro

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

annacsfraccaro 13/04/2023

Mais um do George Orwell
Confesso que não senti muita animação pra ler esse livro, não foi uma história que me prendeu muito, só continuei a leitura porque peguei de graça na Amazon, mas não é um livro que eu iria atrás.
Thiago Souza 08/06/2023minha estante
Tbm peguei de graça na Amazon e comecei a pouco. Tô meio perdido na história mas tô bem animado

giovanna 16/07/2021

esse livro me deixou com uma raiva imensa do protagonista, mas creio que seja esse o jeito não tão sutil de Orwell nos fazer perceber que a própria abstenção do dinheiro acaba por se tornar uma obsessão pelo mesmo.
não é um dos melhores livros que eu já li, mas com certeza ele traz uma questão que vale a pena refletir sobre.

pietrafiorio 10/07/2021

INCRÍVEL!!!
Oláaa gente!!
Bom, a história do livro e o enredo do mesmo, são extremamente excelentes!!
Confesso que em alguns momentos eu fiquei com raiva do Gordon. Na percepção dele, tudo se resolve quando se tem dinheiro, e não é bem assim...
O único motivo que me fez dar 4 estrelas, foi a questão da edição que deixou a desejar em relação à qualidade do produto e a tradução. O livro possuí algumas orações não traduzidas ao português :/
sandy 17/01/2022minha estante
senti o mesmo

Melry.Carla 19/11/2022

A Planta de Ferro
Olha, achei que não terminaria. Capítulo extremamente longos e o personagem principal é mega chato.
Mas, a ideia central baseia-se na resistência do protagonista ao "deus do dinheiro", lutando contra o sistema capitalista, fazendo da sua vida um instrumento de miséria. No decorrer da narrativa, as ações de Gordon o levam ao marco zero!

Das obras que já li do autor, este foi o que tive mais dificuldade em terminar.

Matheus Wichinieski 28/12/2022

Um dos personagens mais teimosos que já vi
Esse é o terceiro livro do George que li. Como sempre muito bem escrito. Facilmente me colocou nas locações em que eram descritas. O protagonista de bota num misto de raiva pela sua teimosia e ao mesmo tempo te deixa com pena dele. Recomendo demais a leitura.

JP_Felix 10/02/2023

Nunca vou aprender o nome dessa planta
Livro interessante, mas vou confessar que pouco tive animação pra ler. Peguei de graça na amazon, mas não é algo de que eu iria atrás.

Está submerso em críticas e alegorias sociais, pelo que pude ver. Não me pareceu a velha e clássica critica ao capitalismo diretamente, já que o problema do protagonista não era exatamente o sistema capitalista em si, e se for, não tem um viés socialista, já que temos até um socialista rico tentando convencer um pobre do socialista, como todo bom socialista da vida real.

Sinceramente não me interessei o bastante pela leitura para tentar interpretar as coisas aqui, acho que não exatamente puxa pra um dos dois lados pelo decorrer dos acontecimentos, mas no fim não me interessa muito saber, já que o principal pra mim, a história, não foi nada demais.

Rosemary talvez tenha sido a personagem que mais gostei. Por um tempo fiquei pensando porque ela estava insistindo em permanecer nessa situação, e por um momento até cogitei a ideia de que era uma representação de uma mulher fraca, mas concluí que é justamente o contrário: é uma mulher forte o bastante para lidar com as coisas que passa, e não apenas mais uma representação da fragilidade feminina. Considerando a época do livro, acho bem corajoso e bem construído.

Não é uma história muito conclusiva ou objetiva, então talvez eu esteja perdendo muito por não ir atrás da mensagem, mas prefiro ficar por isso mesmo. Não acho que o livro é ruim em um geral, então estou satisfeito com isso, já que achei interessante a forma como as coisas são representadas.

Gordon tem uma convicção tão absurdamente forte que às vezes da nos nervos, mas nos convence a acreditar que ele é, dentro de sua ficção, uma pessoa real e que todos ao redor o reconhecem como tal. Todos entendem suas intenções, não se ofendendo com suas falas, mesmo que não entendam o porquê de ele continuar assim.

Enfim, é um livro que parece mais longo que de fato é, mas não é ruim. Vale a leitura se você tiver bastante tempo livre e quiser apreciar uma obra diferente.

Nona Nascimento 01/08/2022

Passei um pouco de raiva, não suporto drama e vitimismo ?? mais o livro é interessante...
A senhor George Orwell o senhor tem um clássico jeito único de terminar os seus livros, de forma que me deixa perturbada, ???ele deixa o final com a gente, você que seja criativo e preveja o que acontecerá..e fim?

Lendo no mato 22/08/2021

Dinheiro, dinheiro, dinheiro
Terminei esse livro tem umas semanas e demorei um pouco a escrever sobre ele. Isso porque acho que é muito complicado falar dele, é tanta coisa que ele traz, tantas formas de aborda-lo. Caberia facilmente quase que uma resenha por capítulo, mas?. como não tenho paciência para isso, vou tentar esboçar um panorama do que ele busca tratar.

A planta de ferro é do mesmo autor dos famosos 1984 e A revolução dos bichos. E para quem se pergunta (como eu me perguntei) que diacho é essa planta de ferro?! Essa tal planta de ferro que ele fala é a aspidistra, uma planta tida pelo personagem principal, Gordon Comstock, como símbolo da falida classe média inglesa dos anos 30. Isso porque essa planta simplesmente é praticamente ?imorrivel? e presente em todas as casas dessa tal classe média. (Se quiser saber mais é só ir no @plantahistoria que lá tem um post sensacional sobre ela)

Esse cara, o tal do Gordon Comstock, filho dessa classe média em ruína, decide entrar numa guerra contra o dinheiro! Pois é, ele pensa: ?Não quero viver dependendo de dinheiro, não quero isso pra mim, não quero ter que ter um bom emprego e um bom salário, não quero estar preso a isso.?

Com certeza você já passou por isso na sua vida, várias e várias vezes ouvimos que devemos arrumar um bom emprego e ter um bom salário. As coisas fundamentais para se tornar um cidadão respeitável. E é exatamente contra esse pensamento que Gordon que agir. Em A planta de ferro vamos conhecendo os percalços desse ser peculiar em sua saga fadada ao fracasso contra o dinheiro, contra o que preza a sociedade capitalista em que vivemos. Não que ele ataque o capitalismo diretamente, ele não faz isso. Ele não o faz porque para ele o socialismo também não trás a resolução para seus problemas.

Nesse processo, seu ódio contra a aspidistra só cresce. Afinal, na cabeça dele, ela é a maior representante desse mundo ao qual ele não quer fazer parte.

Você vai lendo e vai aumentando a sensação de estar dentro daquele mundo só que muito piorado. Para tudo na vida dependemos de dinheiro sim. A falta do dinheiro afeta nossa convívio social, afeta nossas amizades, afeta como amamos. E num período tão conturbado como o que vivemos, é difícil ler essas coisas e não ser afetado de alguma forma.
sandy 17/01/2022minha estante
adorei a descrição

Agata.KAssler 27/08/2023

O livro traz clareza quanto aos sentimentos do personagem, você se envolve na história; há um misto de sentimentos entre compreensão e julgamento.

Candil 22/12/2023

Homens, dinheiro e aspidistras
Eu me identifiquei com o protagonista desse livro de uma forma que não me lembro de ter me identificado com outro antes, em muitas partes eu fiquei com sentimentos negativos em relação a ele e isso me fez refletir sobre alguns dos meus próprios erros.
Não fazia ideia do que se tratava o livro ao começar a ler, ao final percebi que é uma história de homens, dinheiro e aspidistras.

Felibalex 06/02/2022

Um grande escritor
Esse livro de Orwell é exatamente um reflexo da própria experiência de vida do autor, sem por nem tirar. Quem acompanha ele sabe de seus períodos morando a margem da pobreza para poder entender um pouco sobre como é ser pobre. Nesse livro, Orwell consegue trazer esse tema não presente em sua obra em sintonia com suas críticas ao sistema capitalista e aos socialistas privilegiados que ele tanto se opõe. O livro é bom, muito bom, mas pada quem espera um Orwell que vague entre revolução dos bichos e 1984 irá se decepcionar. O livro traz um Orwell mais revoltado, com uma dor maior, e é assim que ele encanta. A história te deixa agoniado e em sofrimento com todas as pessoas que estão a volta do personagem principal, e é assim que ela te ganha. Super recomendo, afinal Orwell é sempre Orwell.

Tice 28/08/2022

A planta de ferro
A narrativa desenvolve a ideia romântica de Gordon Comstock de desafiar a adoração ao deus do dinheiro e do status. A planta de ferro referência à aspidistra - não é tão agressivamente político quanto as obras mais famosas de Orwell. O romance está mais preocupado com as relações interpessoais, mas ainda assim, aborda as maiores questões

do capitalismo, do socialismo e da divisão de

classes de forma sombriamente humorística.

Acredite, não foi uma leitura fácil de desenrolar, mas que vale a pena o esforço para compreender o que está exposto.

1 | 2 | 3 | 4