TRANScaribeñx

TRANScaribeñx Yolanda Arroyo Pizarro

Resenhas - TRANSCARIBEÑX

Marcos Ogre 11/05/2021

TRANScaribeñx, de Yolanda Arroyo Pizarro
Lançado em 2017, TRANScaribeñx é um livro de contos da escritora porto-riquenha Yolanda Arroyo Pizarro. Nome de influência na literatura de Porto Rico, Pizarro foi uma descoberta muito proveitosa no meu ano. Totalmente diferente de tudo o que eu vinha lendo (e provavelmente, do que já li) a escritora traz à tona questões de raça e gênero em histórias fortes e incrivelmente escritas.

São poucos contos, porém isso não prejudica em nada o conjunto da obra. As qualidades no texto de Yolanda são muitas, desde a forma peculiar como constrói seus personagens, cujas histórias vão sendo desenhadas aos poucos, estabelecendo um perfil completo apenas no fim do enredo da maioria dos contos, até a própria maneira como as tramas são estruturadas. Contos como "hijos de la tormenta" e "los niños morados" são de uma sensibilidade e certo experimentalismo único.

Quem tiver a possibilidade de ler esse livro, aproveite. Não só é extremamente prazeroso, como traz reflexões muito importantes, numa linguagem muito simples.