Os Trabalhadores do Mar

Os Trabalhadores do Mar Victor Hugo

Resenhas - Os Trabalhadores do Mar

Mateus 14/04/2024

O mar
O livro basicamente é uma homenagem do Victor Hugo para a população da ilha de guernesy, onde o autor morou alguns anos durante seu exilio. Acredito que seja de conhecimento geral que o autor é descritivo em seus relatos, mas nesse livro ele é EXTREMAMENTE descritivo, se torna cansativo, principalmente na segunda metade do livro.
Irei tentar resumir pois não consigo descrever bem o que acabei de ler, o enredo é um misto de romance sem romance e aventura sem aventura, pois os personagens são apresentados com todo potencial e carisma, mas isso não é bem trabalhado, o autor prefere falar do clima, do céu, do mar, de como navegar, dos detalhes do barco/navio, então os personagens não tem a profundidade que merecem.

Mess Lethierry, Déruchette e Gilliatt mereciam mais, pois são pessoas do povo, são cativantes, cheios de sonhos, desejos, buscam coisas na vida, gostaria de saber mais sobre eles, mas eu infelizmente soube pouco.

Para finalizar, a leitura em si não foi ruim, mas não foi boa, diria mediana para ser justo com esse belíssimo autor, sei que essa não é sua obra prima, acredito que fique atrás das duas principais (Os miseráveis e corcunda de notre dame), mas esse livro me decepcionou pois o início, as 150 primeiras páginas são muito boas, li e não consegui parar, mas após isso não vejo nenhum outro ponto positivo, nem a prosa poética me conquistou dessa vez.

Rafaela1780 07/03/2024

Jornada Marítima
Apesar do começo truncado e lento, Trabalhadores do Mar é uma jornada marítima que nos leva aos mares da escrita profunda de Victor Hugo.

Essa obra é uma homenagem a ilha onde o autor ficou exilado, sendo assim, traz um enredo que envolve o leitor e cria a aura local, sentindo cada parte da rotina dos personagens.
O livro é inteligentemente escrito como o embate homem-natureza. Natureza material (mar, monstro, peixe...) e natureza humana (sentimentos e agir). O protagonista é estigmatizado e rústico, mora em um casebre e luta contra sua própria natureza do começo ao fim do livro.
É muito interessante como Victor Hugo materializa a luta interna de Gilliat na segunda parte, colocando a natureza furiosa como seus sentimentos.

Que livro interessante!

Andréia 18/01/2024

Bom livro
O livro é muito bom, mas a leitura para mim foi bem difícil, tanto que demorei bastante para terminar esse calhamaço.
A história em si para mim fluiu apenas nas últimas 100 páginas, antes disso eu achei a leitura bastante cansativa e enrolada, o que me fez parar de ler em vários momentos e só retomar a leitura dias depois. A história só tem mais significado a partir daí e é uma tragédia bem clichê, porém, muito bem contada.
Além disso, achei a tradução bastante "rebuscada", na verdade não sei se ela foi fiel demais a obra original ou se o tradutor optou pela linguagem formal, mas para mim foi uma leitura muito complicada, todo momento eu necessitava olhar o significado de alguma palavra ou expressão marítima.
Mas no geral eu gostei bastante, vale a leitura.

Pumps 01/01/2024

Interessante.
Gosto muito da escrita de Victor Hugo.Admiro a profundidade,a forma poética como ele descreve as coisas e situações do cotidiano.A incrível grandeza que ele consegue transmitir através da sua sensibilidade em poetizar situações.
Victor Hugo faz longuíssimas digressões,o que torna a leitura de suas obras um pouco maçante,mas super recomendo a leitura de seus livros.
Gostei da estória,um final triste,mas não previsível,na minha opinião.
Mesmo com partes maçantes, recomendo a leitura.
Sou sua fã,Victor Hugo.

Matheus 06/11/2023

Os Trabalhadores do Mar - Victor Hugo
Esta é a primeira obra de Victor Hugo que leio. Gostei da história; Gilliatt é um personagem fantástico. Porém, o que me desagradou na obra é que o autor é muito descritivo, principalmente no início do livro. As passagens descrevendo a vida marinha de Guernsey tornam a leitura muito enfadonha. A experiência de ler Os Trabalhadores do Mar me lembrou quando li Moby Dick, onde ambos os livros possuem enredos incríveis, mas a descrição minuciosa da vida marinha me entediava, apesar de ser importante para o contexto da obra. No geral, gostei e pretendo ler mais de Victor Hugo.

Ambientado na ilha de Guernsey, a história segue a jornada de Gilliatt, um pescador corajoso, enquanto ele luta contra os elementos e desafios impostos pelo mar. Victor Hugo mergulha profundamente na descrição detalhada da vida marinha e da ilha, evidenciando não apenas a natureza majestosa do oceano, mas também a luta solitária e a determinação de Gilliatt para superar obstáculos quase insuperáveis. A simbologia do oceano e a batalha do homem contra a natureza permeiam toda a narrativa, refletindo muitas vezes os próprios dilemas da condição humana. A trama apresenta reviravoltas emocionantes, explorando a coragem, o amor e a determinação. A luta de Gilliatt é uma representação poderosa da resistência humana diante de adversidades, fazendo do protagonista um ícone de perseverança.

Lucas Lobo 23/07/2023

O mar não tá pra peixe
Obra incrível, com um enredo interessante, ótimos personagens.

Meu segundo livro de Victor Hugo, e tá no meu top 5 autores favoritos.

Lucas 04/07/2023

Homenagem à Guernesy
Durante a leitura de "os trabalhadores do mar" tive a sensação de realmente estar presenciando o vaivém das ondas e o sopro do mar. Victor Hugo realmente sabe como ambientar suas histórias. Já nos capítulos iniciais, quando ele situa o local da história, uma sensação de desconhecido é criada, com casas supostamente assombradas e rochedos devoradores de tripulações inteiras.
Personagem principal muito memorável, mas com um desfecho que deixa a desejar, no entanto até este momento o enredo é impecável.

GabrielMacambira 05/11/2022

Os Trabalhadores do Mar é a tradução em português de Les Travailleurs de la mer, um romance de Victor Hugo, escritor francês, publicado em 1866. O livro é dedicado à Ilha de Guernsey, onde Hugo viveu 15 anos em exílio auto-infligido.

A obra Os Trabalhadores do Mar, de Victor Hugo, é em essência um relato do homem e de sua aventura diante à natureza, em duas perspectivas: humana e natural, na concepção pura da palavra.

Para Victor Hugo, as três lutas do homem são definidas como suas necessidades básicas: a religião, a sociedade e a natureza. Destarte, o homem precisa ultrapassar os conceitos dos dogmas; lutar por leis justas e; sobreviver em natureza, tanto social quanto mundanal. O primeiro conceito é trazido pelos escritos do Corcunda em Notre Dame, o segundo conceito; elevado pelos Miseráveis, e o terceiro conceito; natural, descrito nos Trabalhadores do Mar.

De toda forma, Victor Hugo considera o completar de uma tríade, ou uma trilogia que se conclui com os Trabalhadores e que se inicia com o Corcunda. Num primeiro momento, o dogma da religião e sua indisposição ao contraditório, no segundo passo hugoniano nota-se a luta em sociedade pela dignidade da vida de cada um, e, no terceiro ponto; a afirmação do homem diante suas naturezas, entre elas o pertencimento e a aceitação, bem como a luta de sobrevivência em meio aos estertores desconhecidos da natureza. (IVERSON KECH FERREIRA)

elainegomes 06/10/2022

Victor Hugo screveu uma trilogia sobre as lutas do homem com a religião, sociedade e a natureza, e com Os Trabalhadores do Mar eu finalizo a trilogia.

Na minha opinião Os Miseráveis segue sendo um dos meus favoritos da vida, e os trabalhadores do mar foi uma experiência maravilhosa e inesquecível.

O livro te leva à beleza em se contemplar o simples, apreciar a natureza, impossível não se encantar com o texto, não se envolver com a paisagem tão lindamente descrita, você já pensou no poder e na magia do vento? Sim VH traz um capítulo inteiro dedicado às maravilhas do vento.

VH é um tanto prolixo, mas deixando de lado a ansiedade em querer devorar o livro, é possível apreciar cada palavra!

E tal como o vento, as aves ou o mar, a vida de nosso protagonista Gilliatt vai sendo contada, sendo vivida e experimentada, e com ele segui em sua aventura marítima. E o romance me levou a uma conexão entre os limites da natureza e do destino, alternando com temas sombrios, quase sobrenatural, sobre desígnios da vida, além de uma linda história de dedicação e amor.

Foi sem dúvida, um dos finais mais lindo e triste que já li em minha vida.

Pedro.Gondim 07/06/2022

A natureza
"Os menos benévolos convinham em que Giliatt era excelente diabo para os doentes, quando se tratava de remédios ordinários; mas, como 'marcou', não queria ouvir nada: se algum escrofuloso pedia-lhe para tocar a flor-de-lis, a resposta de Giliatt era fechar-lhe a porta na cara; recusava fazer milagres, coisa ridícula em um feiticeiro. Não sejas feiticeiro, mas, se o és, faze o teu ofício." (p. 43)

Celia.Mattos 26/03/2022

Clássico do autor francês Victor Hugo narra a história de Gilliatt e Mess Lethierry, dois moradores da ilha de Guernesey, na qual são vistos com estranheza pelos demais moradores. Enquanto Gilliatt era considerado como um feiticeiro, pois, não frequentava a igreja, morava numa casa que era considerada mal-assombrada e era bastante introspectivo; Lethierry era visto com desconfiança devido suas ideias modernas acerca das tecnologias navais da época, porém, seu sucesso no transporte de mercadorias com a Durande, barco a vapor que construíra, fez com que ele fosse mais aceito entre os moradores da ilha.
Os caminhos de Gilliatt e Lethierry se cruzam quando o primeiro se apaixona por Deruchette, a sobrinha de Lethierry, e depois do trágico naufrágio da Durande, Gilliatt se propõe a salvar a embarcação, já que a moça prometera se casar com quem realizasse tal resgate.
A narrativa é poética e encantadora, fiquei encantada por Gilliatt e torcendo para que fosse feliz, mas em alguns momentos é um tanto difícil acompanhar a quantidade de descrições, tanto da natureza como das técnicas e partes das embarcações. Não havia lido nada do autor antes, foi um bom começo, pretendo buscar outras obras dele.

Gabriel.Maranoski 08/03/2022

Incrível
No começo as descrições sobre barcos e a vida de marinheiros de forma geral me incomodava um pouco, porém acabei percebendo que era intencional para que o leitor entendesse como é a vida no mar (o título meio que já entregava isso) e li tais trechos com mais cuidado.
Somado a isso, a história é muito boa, Gilliatt é um dos personagens mais memoráveis que já conheci. Ele tem um ar de herói das lendas gregas, porém ao contrário destes, seus feitos não dependem do auxílio divino ou místico, são de fato feitos por ele.
O final, apesar de trágico, não deixa de ser incrível e eu consigo acreditar que o Gilliatt se comportaria tal como fez.

Paula Horn 07/10/2021

Ahhhh Gilliat!!!
O que dizer de Victor Hugo que eu mal conheço, mas que já considero pacas? Kkkk Esse foi o primeiro (e único até o momento) livro que eu li do Victor Hugo e cara... a maneira que ele escreve, o conhecimento que ele parece sobre absolutamente tudo, a descrição dos cenários e construção das personalidades...

Demorei um pouco para pegar o ritmo, mas depois que engrenei, não parei mais. A primeira parte do livro sem dúvidas merece nota 10 de tão envolvente e bem contada que é a história.. Aqui se lê vários livros em um.

Confesso que penei em algumas partes por conta das longas descrições, que mais pareciam capítulos para “encher linguiça”... em algumas partes ele passa mais de 15 páginas (não contei) falando sobre coisas que poderiam ter sido escritas em 5 basicamente kkkkk isso cansa demais, porque ele faz isso em diversas passagem... mas segui firme porque VH merece e porque eu queria saber qual seria o destino de Gilliat...Ahhh Gilliat... o tanto que eu torci por você!!!

Tirando essas partes mais cansativas, no geral o livro é bem agradável de se ler... Aqui, ele trata das forças da natureza x o homem; aqui, não se trata somente do mar, mas também do vento, chuva, de “criaturas”, e da própria natureza humana e dos sentimentos dos homens... Não vou dar mais detalhes para não gerar spoiler...

Sobre o fim do livro: definitivamente não era o que eu queria ou esperava... fiquei triste a ponto de quase chorar... mas, assim que é bom, ne?

Sobre a edição: impecável! Além de ser perfeita esteticamente, é bilingue com tradução de Machado de Assim. Eu amo Machado e não falo francês, então super me agradou... mas dizem que ele nunca teve aulas de francês e que aprendeu com os padeiros do bairro, então fico desconfiada! Kkkkk