Revista Ledos Medos 3

Revista Ledos Medos 3 Mia Sardini

Resenhas - Revista Ledos Medos 3

Gárgula 10/03/2021

Revista Ledos Medos 3
Uma revista digital que você deve ler
A Revista Ledos Medos chega ao terceiro número. Seu conteúdo está sem dúvida alguma espetacular. O tema escolhido é o mundo das fadas e assim cada autor trabalhou sua visão particular deste universo.

Organizada atualmente pelas escritoras Tábatha Gagliera e Mia Sardini, a revista hoje dá espaço a nomes novos do cenário nacional, de modo que a cada edição, temos uma leva nova de autores. Dessa forma, os escritores trabalham sobre os temas propostos pela organização, em um desafio literário.

O mundo das fadas não é fofinho
Inegavelmente é um dos pontos positivos da revista. Ela vem com a temática do mundo feérico, mostrando que este universo não é doce e belo, ao contrário do que muitos pensam.

As organizadoras deram uma pequena introdução para, a partir deste ponto, as autoras seguirem com suas obras sobre o tema. Se você acha que as histórias ficaram parecidas, este é, me desculpem o trocadilho, certamente um ledo engano. Abaixo, seguem as histórias que mais gostei.

A Resposta da Floresta, de Camile Queiroz
As cenas que você vai ler neste conto não só te levam ao suspense, como também farão você perder o fôlego. A autora simplesmente nos jogou no mais puro horror. Tenso demais e com um final de deixar qualquer um perplexo. Adorei ler esta história!

O Brilho nos Olhos Dela, de Lívia Stocco
As lendas celtas trazem em si as brumas de um tempo esquecido. A autora apenas nos deu uma pequena prova de que esta antiguidade, que a humanidade certamente já esqueceu, transformou-se em um profundo medo. Muito bom o conto pelos elementos utilizados. Gostei muito!

Aqueles que Aguardam Penitência, de Mia Sardini
Muito interessante ler uma história que te leva para o olhar inconsequente e imaturo das crianças. Aqui a autora não apenas nos coloca como testemunha dos erros pelo despreparo infantil, como também nos garante lugar especial em meio às consequências destes atos. Quem já não fez uma baita besteira jurando que era o mais certo no momento? Aqui, a besteira sai do controle e por isso, cabe a você dormir com esta lembrança depois. Muito bom!

Réplicas, de Sanna Lemos
Se tem algo que gosto muito é ler um conto que me remete a histórias antigas e estranhas ou como normalmente podemos chamar: weird fiction. A autora nos leva numa toada de suspense incrível até o final completamente estranho. No enredo, que facilmente se transforma em roteiro de TV, um jovem garoto desesperado procura sua irmã menor através de uma floresta, numa situação completamente assustadora. Dito isso, você precisa ler e perceber como uma ideia simples pode ficar absurdamente estranha e tétrica. Que final!

Através da Árvore Bifurcada, de Tábatha Gagliera
Temos aqui uma fábula incrível. É fácil ler esta história imaginando uma avó contando-a aos netos. Mas a fábula vai se tornando mais e mais sinistra e logo, o mais puro horror toma conta. Uma narrativa que vai nos remeter a histórias fantásticas de dark fantasy, cheias de aventura e bravura, onde por isso mesmo, até o heroísmo vai ter sua vez. Mas calma, estamos no reino das fadas, aqui a verdade possui outros tons, talvez um pouco puxados para o vermelho vivo. Bizarro e com um final aterrador!

Um pouco de Arthur Machen
Tive a honra de ter sido convidado para escrever um artigo para este número da revista. Dado o tema serem as fadas, assim optei por falar um pouco sobre o autor Arthur Machen, que aos poucos vem sendo trazido ao conhecimento dos leitores brasileiros.

Espero que vocês leiam mais este autor Galês, porque ele tem inegavelmente muito material bom para apresentar, capazes de influenciar novos autores, como já fez com muitos escritores que lemos hoje em dia, vivos ou mortos.

Considerações finais
A proposta da revista Ledos Medos é excelente pelo espaço que abre não apenas ao escritores conhecidos, assim como aos novatos. Nós leitores temos a oportunidade de conhecer mais autores, o que é certamente fantástico. São revistas assim que num passado, mesmo que em formato físico e custando muito barato, deram espaço para nomes que hoje são lembrados e até mesmo reverenciados, como H.P. Lovecraft, Clark Ashton Smith e muitos outros.

Em suma, vida longa à Revista Ledos Medos. São estas iniciativas que aos poucos estão levando a literatura para muitas pessoas. Por isso, que venham os próximos números!

Quer saber o que achamos dos números anteriores? Clique aqui para o primeiro volume e aqui para o segundo volume e leia, curta e deixe um comentário nas nossas resenhas.

Boa leitura!

Resenha publicada no blog Canto do Gárgula

site: https://cantodogargula.com.br/2021/03/10/revista-ledos-medos-3/
Mia Sardini 22/03/2021minha estante
Obrigada pela resenha incrível, Daniel! Nos vemos na Ledos 4! (:

Jaime de Andruart 14/10/2021

Deleite ao público: como cada autora termina a história apresentada na introdução?
A Ledos Medos trazendo uma espécie de desafio literário às autoras que é um deleite ao público: como cada uma terminará a premissa de história apresentada na introdução, em que uma menininha se perde no bosque das fadas?

Cada conto traz uma pegada própria e singular, terminando a história de uma forma que não imaginaríamos.

Recomendo muitíssimo a leitura, pois tudo o que eu disser além disso será spoiler.

Lorena Veneziani 26/11/2022

Fadas não são tão legais assim...
Terceira edição da revista Ledos Medos, onde trouxe autores convidados como a Camile Queiroz, Lívia Stocco, Sanna Lemos e Daniel Braga.

Nessa edição, o tema principal envolve o mundo feérico (fadas e outros seres) e a realidade por detrás dele: a aparência de bom e bonito, mas muito diabólico.

Começamos com um grupo de crianças e adolescentes, que sempre foram alertados a não irem na Floresta das Fadas, especialmente de noite, pois o perigo habitava nos seres de lá e as crianças que adentrarem a floresta poderiam ficar presas, para sempre.

Mas a pequena Quinn, entra na floresta para recuperar uma bola perdida e volta, minutos depois, com um brilho diferente em seus olhos.

Seus amigos mais próximos que conhecem bem as histórias sobre as fadas, concluem que a Quinn foi sequestrada por elas e eles precisam fazer de tudo para buscarem a amiga de volta.

Com a introdução da história, os autores convidados criam diferentes desfechos para o sequestro de Quinn, explorando bastante o folclore irlandês.

Uma boa escrita e temática, que deixa o leitor curioso sobre a história.

Marcos 17/03/2021

Bem longe de Tinker Bell
Mais uma vez a Ledos Medos não decepciona quem gosta de terror. Todas as histórias partem da mesma premissa, mas o que vem depois é um desfile de histórias diferentes, mas iguais em um ponto: magistralmente escritas e de forma a te dar aquele gelo no estomago, alimentar suas esperanças para depois fazê-las naufragar. Terror da melhor qualidade.
Depois de ler, nunca mais você vai olhar para as fadas do mesmo jeito.
Mia Sardini 22/03/2021minha estante
Obrigada pelo seu feedback, Marcão! Nos vemos na Ledos 4!

Luisa 28/08/2021

Melhor edição da revista até agora!
Essa é aminha edição preferida da revista Ledos Medos! O mundo sombrio das fadas traz histórias sobre as lendas irlandesas do mundo feérico. Todos os contos são escritos por mulheres e é difícil eleger um preferido. São todos incríveis emuito envolventes. O artigo sobre Arthur Machen é escrito pelo crítico literário, blogueiro e agente literário Daniel Braga do Canto do Gargula. Também é maravilhoso! Sério vocês precisam conhecer essa edição e acompanhar o trabalha dessa revista

Luisa 28/08/2021

Melhor edição da revista até agora!