Bruxa Natural

Bruxa Natural Arin Murphy-Hiscock

Resenhas - Bruxa Natural

Brunna Fernanda Freire 09/05/2021

Um ótimo livro para iniciantes e/ou curiosos sobre o tema.
Dentre os livros da coleção Magicae lançados até agora este é o único que verdadeiramente tem uma ligação com a Arte (aqui me refiro com o conhecimento ligado a bruxaria).
É um bom livro introdutório, de modo geral, e tem bons ensinamentos (principalmente de encantamentos e receitas) mais para o fim do livro.
Porém é, em grande medida, superficial. A diversos livros que eu indicaria para pessoas realmente interessadas no caminho da bruxaria (ou melhor dizendo, nos caminhos), que acredito que seriam melhores, principalmente se o interesse for voltado para a bruxaria ritualistica e/ou religiosa.
Mas se você está apenas curioso ou quer um livro que te dê uma leve introdução, então gostará deste livro.
Leonardo Galvão 11/05/2021minha estante
Olá Brunna! Poderia me indicar alguns livros realmente bons sobre o tema?

Tainara.Barthman 12/05/2021minha estante
Indica pra nóssss ??

Brunna Fernanda Freire 12/05/2021minha estante
Claro!
Livros como:
- Wicca a Religião da Deusa, do autor Claudiney Prieto
- Wicca para todos, do mesmo autor.
- Bíblia das Bruxas, dos autores Janet e Stewart Farrar
- Paganismo: uma introdução da religião centrada na terra, dos autores Joyce e River Higginbotham.
Esses são alguns dos livros introdutórios mais interessantes, deles você pode fazer uma pesquisa para outros, mas é preciso lembrar que a Wicca é apenas um dos caminhos existentes e, talvez, a única que é de fato uma Religião.
Espero ter ajudado!

Brunna Fernanda Freire 12/05/2021minha estante
Agora, saindo do misticismo também temos bons livros sobre a história da bruxaria em si, mas esses são mais acadêmicos - digamos.
Livros como:
- Grimório das Bruxas (que acabou de sair pela Darkside na coleção Magicae).
- A história da Bruxaria, dos autores Jeffrey Russel e Brooks Alexander
- Mulheres e a caça as Bruxas, da autora Silvia Federici.
- Calibã e a Bruxa, da mesma autora.

witchalessa 16/05/2021minha estante
Único problema é que boa parte dos livros que temos para prática é voltado para Wicca. Ajuda bastante quem quer seguir a bruxaria natural, mas sempre vamos ter que fazer uma "limpa" em alguns ensinamentos, pois não vamos seguir. Acho que no caso de Bruxa Natural é exatamente sobre não focar em uma religião.

Brunna Fernanda Freire 16/05/2021minha estante
Então, eu concordo e discordo, tipo, óbvio que se trabalhar com livros baseados na Wicca tem que retirar tudo baseado na Religião (se isso não for algo que você queira seguir), mas o próprio livro de Bruxa Natural (que se diz não seguir a Wicca ou a religiosidade) tem diversos trechos que são sim, puramente, religiosos e baseados na Wicca.
Como quando ao fazer o juramento se fala na "Senhor e Senhora", ou mais ainda demarcado nos Rituais Sazonais quando se diz "Deusa donzela da primavera... Jovem deus do sol" e em várias outras passagens também.

Brunna Fernanda Freire 16/05/2021minha estante
Ou seja, o livro Bruxa Natural "finge" não ser religioso para atrair mais leitores, mas ele é sim, bastante inclusive. Você precisa trabalhar com ele da mesma forma que com livros da Wicca Tradicional, para tirar os elementos religiosos - se esta for sua intenção.
É preciso lembrar que a Bruxaria tem muitos caminhos e a maioria é solitário, sendo que você mesma constrói a estrutura de sua prática e não tem problema nenhum com isso.

witchalessa 16/05/2021minha estante
Nossa! Não sabia que era assim. Pela descrição e o título, parecia ser bem mais amplo e sem base religiosa. Eu vi algumas resenhas mas não comentaram sobre isso.

Brunna Fernanda Freire 16/05/2021minha estante
É porque são características soltas no texto que você precisa prestar atenção e reconhecer, estudo a Bruxaria a vários anos (sou historiadora), por isso presto bastante atenção nos textos.
O livro tem um juramento, tem uma oração, tem rituais, tem altares (aos elemetos), e tem diversos trechos que eu lia e pensava: "opa, isso é Wicca" ou "e essa religiosidade aqui?".
Mas ele é o livro "menos" wiccano sim, só que não está totalmente livre. Como eu disse, é ler ele e adaptá-lo para o que for melhor para você, como todos os outros livros que recomendei também.

Liz 23/05/2021minha estante
Eu ñ consigo ler por que ñ aparece como fais para aparecer para ler??

Brunna Fernanda Freire 23/05/2021minha estante
Oi Liz! O que você não consegue ler?

witchalessa 23/05/2021minha estante
Liz, não tem como ler o livros no app.

Liz 23/05/2021minha estante
Sério meu deus desculpa ?

Brunna Fernanda Freire 23/05/2021minha estante
Falei com ela no privado sobre isso.

Ana Carolina 23/06/2021minha estante
Na verdade ela mais cita a Wicca mesmo, altar aos elementos é da bruxaria natural, se fosse á deuses é que seria Wicca.

Brunna Fernanda Freire 23/06/2021minha estante
Mais ou menos, a Wicca é uma religião ligada a natureza, altares aos elementos são extremamente comuns, não apenas altares a Deusa e ao Deus, na verdade é até esperado que você os possua.

Ana Carolina 23/06/2021minha estante
Sim, mas quero dizer que não é algo singular da religião Wicca, pois os elementos estão ligados a prática da bruxaria natural.

Brunna Fernanda Freire 23/06/2021minha estante
Novamente, sim e não, os elementos são ligados - e bastante - a prática da Wicca, é preciso lembrar que a Bruxaria natural foi criada a partir da Wicca (retirando apenas o aspecto religioso) e que a base da Wicca é a Natureza e o relacionamento que temos com ela, sendo apenas que a Natureza é considerada divina e personificada na Deusa.

Ana Carolina 23/06/2021minha estante
Mas não faz o livro ser sobre Wicca, que também novamente volto a afirmar, só é bastante citada.

Brunna Fernanda Freire 23/06/2021minha estante
Ana, eu não disse que o livro É da Wicca, especificamente, mas que possui sim uma vertente religiosa quando finge não ter, quando compõe um discurso dizendo que não teria. Ele utiliza de características religiosa e da Wicca em vários momentos, para além da simples citação, já que compõe rituais e até mesmo orações, juramentos, etc... baseados na religiosidade.

Bruna 11/12/2021minha estante
Amei as indicações?!?! SIIIMMM obrigada

Elivania 14/05/2022minha estante
Como que ler os livros não tô conseguindo

Victoria 20/12/2022minha estante
Oii Bruna quais as suas indicações sobre bruxaria natural?

Brunna Fernanda Freire 20/12/2022minha estante
Oi Victoria, então, todo tipo de bruxaria é natural, já que todas são voltadas para a Natureza e para a Terra, por isso você pode ler qualquer um e pegar aquilo que lhe interessa. Dito isto temos poucos livros 100% focados nisso e a maioria tem bastante de magia cerimonial também. Os poucos livros que contém em maior grau esse assunto são: Este mesmo livro de Bruxa Natural; A Casa da Bruxa Natural da mesma autora; Manual de magia com as ervas de Bruno Gimenes e Patrícia Cândido; Bruxaria Natural de Paige Vanderbeck; e Bruxa Intuitiva de Temperance Alden tem um pouco também. Mas como eu disse, todo e qualquer livro de Bruxaria vai tratar da Natureza, então são úteis também contanto que você adapte para a sua prática e realidade.

Victoria 20/12/2022minha estante
Perfeito ?? muito obrigada

Leia Preta Leia 12/02/2023minha estante
Pode me indicar outros? Gostei desse, mas já sabia bastante sobre o que o livro cobriu.

Santos 26/03/2023minha estante
Um ótimo livro para iniciantes, mas o conteudo é fraco,(minha opinião) ensina coisas que muitas pessoas não irão conseguir fazer, não ensina a fazer círculo mágico, não explica sobre sabbat etc. (É a minha opinião)

Brunna Fernanda Freire 01/04/2023minha estante
Os Sabbath são mais vinculados a religiosidade, principalmente Wicca, o como o livro se propõem a se "afastar" dessa característica eles não colocaram.
O mesmo com o círculo mágico, que é mais vinculado com a magia cerimonial, que é outro tipo de vivência, diferente da natural, logo também não aparece no livro.

Thayssa.Pereira 10/04/2023minha estante
Como q eu faço pra ler

Brunna Fernanda Freire 10/04/2023minha estante
Não dá para ler pelo skoob Thayssa aqui só uma rede social para falar de livros.

Maria12588 24/06/2023minha estante
Como ler ??

JakelineThiesen 07/09/2023minha estante
O livro ensina a fazer feitiços e a aprendizagem das ervas? Foi isso q me falaram em resenhas mas queria saber c é mesmo isso.

Brunna Fernanda Freire 07/09/2023minha estante
Oi Jakeline, a resposta é sim e não, o livro tem poucas informações sobre trabalhar diretamente com ervas, sendo apenas algumas poucas páginas dedicadas a isso, se seu objetivo é aprender a utilizá-las te recomendo o livro "Manual de magia com as ervas - de Bruno Gimenes e Patrícia Cândido" como uma ótima introdução, qualquer coisa mais profunda você pode ir atrás de livros de medicina e nutrição que tenham essa pegada natural também e fazer um grande apanhado de livros de bruxaria que citam o uso de ervas.
Sobre os feitiços, a resposta é a mesma, é ensinado alguns sim, mas bem poucos e de forma introdutória, até porque esse livro é o primeiro de três dessa autora ao discutir o tema de Bruxa Natural.
Além de que todo caminho da bruxaria é também um caminho natural, até porque essa é a base de tudo, então qualquer livro que não seja muito focado em magia cerimonial pode te oferecer bons conhecimentos sobre feitiços, espero ter te ajudado.

JakelineThiesen 07/09/2023minha estante
Vou fazer uma última pergunta, ao todo, quais assuntos ele aborda? Tipo fala um pouco sobre cristais, ervas, feitiços? Ou é história da bruxaria com alguns ensinamentos?

Estou querendo dizer sobre o livro Bruxa Natural

Brunna Fernanda Freire 07/09/2023minha estante
Certo, o livro não fala da história da bruxaria, inclusive tem livros muito bons sobre o assunto que já citei em comentários anteriores, o livro também não trabalha com cristais.
O livro é fino, menos de 250 páginas, então ele vê tudo de forma simples e superficial, serve apenas como uma pequena introdução ao assunto de uso da natureza (estações do ano e ervas, por exemplo) no caminho da bruxaria.

Brunna Fernanda Freire 07/09/2023minha estante
A ideia da Coleção Magicae da Darkside é que cada livro discute um pouco o assunto, ou seja, é preciso ter TODOS eles (mais alguns importantes que são de outras editoras) se quiser realmente compreender e por em prática o assunto, nenhum livro sozinho vai servir 100% para alguém que queira seguir este caminho.

Brunna Fernanda Freire 07/09/2023minha estante
Minha recomendação final é: leia tudo que puder sobre o assunto, de tantos livros quanto conseguir tem acesso, e depois crie a SUA versão do caminho, veja o que dá mais certo para você, o que sua intuição dita como o mais indicado, e desenvolva SEU próprio livro (o tal Grimório ou Livro das Sombras, dependendo de qual versão da Bruxaria você siga).

carolineazevedos 05/04/2024minha estante
Na bruxaria natural você não é obrigada a seguir a religião Wicca ou umbanda ou qualquer outra. Religião e espiritualidade são coisas distintas. O que realmente vale é a intenção. Eu por exemplo, acredito em Deus do cristianismo como Pai e em Gaia como Mãe. A intenção que você coloca nas suas práticas e vivência vale muito mais do que qualquer religião entitulada.

Amy 02/11/2021

Um ótimo guia para curiosos e iniciantes. Para ser consultado aos poucos, além de ter várias receitas interessantes.

Fee 20/08/2022

Gostei
Um livro muito prático, gostei. É um daqueles livros que você pode guardar como referência. Adorei as opiniões do autor sobre a ligação com o meio ambiente e a natureza que o rodeia.

marcadeods 31/07/2021

Um ótimo livro !!
Um livro que vai abordar todos os princípios básicos para começar a entender e práticas bruxaria natural, e para uma iniciante na bruxaria verde fiquei apaixonada!

O trabalho da Darkside é sempre impecável, todos os livros além de muito bonitos, tem uma qualidade incrível e o produto em si é espetacular! Com todos os termos muito bem detalhados, explicações simples mas diretas e com o glossário e referências,.esse livro já virou meu xodozinho e me estimulou muito para ir atrás de mais!

Thamiris.Treigher 29/12/2021

Amei!
Um guia maravilhoso que desperta a magia que há dentro de nós com a ajuda das dádivas eternas e mágicas da natureza.

Esse livro é a coisa mais linda e nos ajuda a desenvolver e nutrir a prática da bruxaria verde a partir de receitas, exercícios, rituais e orientações com ervas, flores, óleos essenciais e outras magias.

Bruxa Natural nos ajuda a ativar a sabedoria ancestral que corre em nossas veias e a enxergar o potencial mágico no nosso cotidiano, desde as cidades mais urbanas às florestas mais silenciosas. Amei muito e vai ser um livro de cabeceira, para consultar sempre que quiser!
day 30/12/2021minha estante
Uau ! Quero ler

Thamiris.Treigher 01/01/2022minha estante
É muito bom!!

Millene 11/12/2022

Achei interessante mas sou muito preguiçosa pra fazer a maior parte dessas coisas
Apesar disso, achei bem legal a parte de ter uma relação e respeito com a natureza

No final tem um monte de receita que parecem muito boas

Vrodriguues 13/08/2022

tenha um diário de bruxa natural
Sempre me interessei por conhecer outras religiões (mesmo a bruxaria natural não sendo uma), e adorei ter a oportunidade de ler essa obra.

Ele tem bastante informações pra quem desejar entrar no mundo da bruxaria. Ele fala sobre aceitar seu poder pessoal, sobre energias, zodíacos, lua/sol/estrelas, como usar ervas, óleos, cristais, como criar um altar, cuidar do seu jardim, além de várias receitinhas.

Esse livro mostra que a bruxaria natural é uma prática natural e não uma religião (diferentemente do Wicca). Sim, você pode praticar a bruxaria natural mesmo pertecendo a outra religião.

Se você está iniciando na bruxaria, eu te recomendo esse livro, além de ter um gráfico lindo, ilustrações maravilhosas e uma escrita simples, ele vai ser um ótimo guia pra você.

Acho que os únicos defeitos desse livro é ele ser um pouco repetitivo e boa parte das ervas e plantas serem do hemisfério norte o que torna as coisas um pouquinho complicadas, tirando isso, é tudo incrível.
Geovana 14/08/2022minha estante
Esse livro deve ser muito bom. Ele também fala de magia com velas?

Nina 30/01/2022

Para todas as bruxas
Eu acredito que esse livro é leitura para todas as bruxas, desde as que estão começando e as que já estão no caminho. Já li vários livros de bruxaria e estudo e pratico há pelo menos 5 anos, mas já tinha começado a pincelar estudos antes disso e sempre tem coisas a se aprender e coisas novas para ler e esse livro é ótimo, leitura fácil e cheio de informações.

Let 22/10/2022

Magia ?
Que a DARKSIDE tem as melhores edições de livros nos já sabemos, mas este aqui é especial.

Bruxa Natural é um livro para ser usado como consulta no nosso dia a dia, pois traz princípios básicos da bruxaria natural, da magia, as propriedades das ervas, dos cristais, as combinações de chá e banhos. Nos ajuda desmistificar o tanto de regras e ideais que colocamos para praticar a bruxaria natural, sendo e precisando do básico : CONEXÃO COM A NATUREZA E NOSSA MÃE TERRA.

Cada página você sente estar dentro da natureza e da magia, os desenhos, os detalhes, nota-se o quanto a autora se importou de nos fazer sentir. Sem críticas, apenas aprendizagens.

Nanda103 20/07/2023

Bruxa natural
Um ótimo livro para começar a estudar bruxaria, tem alguns rituais sazonais bem fáceis de fazer, tem receitas mt boas, ensina a fazer óleos, açúcares etc. Enrolei mt pr ler por preguiça msm.

Mar 07/01/2022

Bruxaria para iniciantes
Esse foi o primeiro livro q eu li sobre bruxaria, sendo assim meu primeiro contato c esse estilo de vida. Dessa forma, eu achei um ótimo começo, parece q ele foi feito p ser p iniciantes, dando uma visão geral da bruxaria natural, eu dei 4 estrelas pq em vários momentos o livro é MT raso em assuntos sérios, mas tem receitas ótimas

Rute31 28/05/2022

Bruxa Natural
Bruxa Natural é um livro que funciona como um guia de ervas, flores, óleos essenciais e receitas com correspondências mágicas.
Achei a leitura bem agradável, linguagem muito clara e gostei da proposta da autora.
Destaque pra três coisas que adorei: a edição lindíssima (sério, que livro lindo!), as receitas e o anexo no final, com a lista de substâncias naturais. É um manual, e vai ser revisitado muitas vezes, com certeza.

vivic.png 16/01/2022

raso
É o primeiro livro do ramo que eu li, e tive a impressão que ele foi escrito com a intenção de cobrir todos os assuntos possíveis, mas como não se aprofunda em nenhum o livro parece raso e incompleto

Sara277 26/12/2022

Darkside está de parabéns
Esse livro é ótimo para quem está iniciando no mundo da bruxaria, pois o livro começa mostrando toda a filosofia de vida do que é ser bruxa. Não é só dizer que ama a natureza e pronto, você deve agir como bruxa (o/e) todos os dias.
Por exemplo: mesmo que não goste daquela pessoa você deve trata com educação e tentar ser o menos negativo possível, pois, querendo ou não, aquela pessoa é um ser vivo, ou seja, faz parte da natureza.
Ademais, gosto que o livro deixa bem claro que se você morar no centro da cidade, isso não te torna menos bruxa e o livro ensina como você pode tentar se conectar mais com a natureza mesmo sem viver perto de uma floresta ou algo do tipo.
Aliás, também é um bom livro para bruxos experientes por causa da quantidade de receitas bem elaboradas. Ensina como fazer um jardim, incenso, amuletos, sais de banho, óleos e muito mais.
É a segunda vez que li esse livro pois eu o amo demais e sei que daqui a um tempo vou ler as receitas de novo e vou tentar reproduzilas.
Bem, aposto que a continuação do conjunto Magicae talvez também valha a pena ler. (Mas darkside é carinho, então por enquanto não vou ler kakaka).
Darkside está de parabéns, representou bem o que as bruxas naturais são.

Lilith Riddle 19/01/2023

UM ÓTIMO LIVRO PARA AS BABY WITCHERS
A DARKSIDE COMO SEMPRE SUPERANDO NA CAPA E NAS ILUSTRAÇÕES.
O livro em si é bem proveitoso para quem quer começar a praticar a bruxaria natural.
Tem a linguagem simples, 266 páginas e a diagramação é boa.
Nele vai falar um pouco sobre energias, ervas, amuletos, cristais, flores e muito mais.
Te ensina a como cultivar seu jardim de bruxa e tem pequenos hábitos para aplicar nos seu dia a dia.
Preciso dizer que independente da sua religião você pode utilizar este livro pois a autora soube separar muito bem RELIGIÃO de ESPIRITUALIDADE.?????
A autora ressalta também a importância do uso da energia da natureza e de como você deve entrar em contato com ela nos capítulos seguintes. É no capítulo cinco que ela traz o conhecimento técnico e prático. São várias referências fitoterápicas.
E no final do livro tem alguns feitiços simples para se fazer.
Mas lembre-se: usar com CUIDADO!!? assim como a natureza da, ela pode também tirar!