Grimório das Bruxas Ronald Hutton

Resenhas - Grimório das Bruxas

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Chai 05/06/2021

É um livro MARAVILHOSO!!
É sobre a história da bruxa, da caça as bruxas e tantas outras mitologias e crenças por trás da bruxaria.
É um livro com uma escrita ACADÊMICA, pesquisa e FATOS, então de você esperava por feitiços e outras coisas passe longe desse livro!
Adorei a forma como o livro aborda o medo da bruxaria, as crenças que levaram a bruxaria satânica, e toda a inserção política e econômica por trás do mito da bruxa má!
É um livro maravilhoso realmente sobre história!
josy 01/12/2021minha estante
Resenha maravilhosa! Ganhei o meu hoje, ansiosa pra ler

Val 03/08/2022minha estante
Comprei o meu e ele é lindo mesmo!

Mikaelly 11/12/2022minha estante
alguem me ajuda como que ler o livro eu nao to conseguindo

Mandy Barros | Entre Telas e Livros 25/10/2021

incrível
que livro maravilhoso é cheio de informações, uma verdadeira aula de história sobre contextos e costumes nos quais as bruxas foram inclusas através dos anos

Mychelly.Vasques 22/05/2022

Que elas existem, existem.
não dei 5 estrelas por conta da confusão que o título me causou, demorei a entender que não se trata de um livro sobre bruxaria, mas sim da história da bruxaria. é um livro extremamente informativo vindo desde os primórdios até à modernidade, destrinchando a figura da bruxa. acho uma leitura essencial seja para nós praticamentes de bruxaria ou para curiosos e interessados no assunto. preciso dizer também sobre as ilustrações impecáveis que me deixaram apaixonada.

Vendra 15/02/2022

Um belo começo para o mundo bruxinho
Um livro muito informativo, com a história completa da bruxaria e de como ela era em várias partes do planeta, não diz muito sobre feitiços e nem meditações, mas narra muito detalhadamente toda a trajetória da magia, e como ela se tornou uma "ameaça" para a religião cristã da época

Brunna Fernanda Freire 02/06/2021

O melhor livro sobre a História da Bruxaria já publicado no Brasil!
Sim, esse é um ponto importantíssimo, porque já vi resenhas aqui Skoob criticando o livro por este motivo, o livro não é sobre MAGIA, no sentido espiritual ou energético do termo, mas ACADÊMICO.
Foi escrito pelo historiador Ronald Hutton, especialista no tema de magia e bruxaria, e trata sobre a origem do estereótipo da Bruxa Satânica que foi tema da caça às bruxas do início da Idade Moderna (sim, a caça às bruxas não ocorreu na Idade Média, nem a inquisição). Mas mais do que isso, o objetivo do livro é desmistificar completamente a visão negativa do conceito de bruxaria ainda tão entranhado em nossa sociedade - e que ainda ocasiona diversas "caça às bruxas" em várias partes da África como é bem apresentado logo no início do livro - ao buscar compreender a(s) raiz(es) desse conceito.
Para essa empreitada o autor produziu a pesquisa mais ampla, complexa e completa que vi sobre o tema, tanto no aspecto espacial/temporal quanto ao número de fontes e referências utilizadas - como historiadora, que possui um grande interesse no tema, posso dizer que é o melhor livro sobre a história da bruxaria já publicado no Brasil (e sim, já li vários outros).
Apesar disso alerto que o livro começa um pouco devagar e é preciso chegar ao primeiro capitulo para engatar de vez na leitura, também devo alertar que a escrita do mesmo é tipicamente acadêmica, então esteja preparado se não tiver o costume de ler livros assim.
Tirando esse pequeno ponto só posso tecer elogios a obra que se tornou - definitivamente - um dos meus livros preferidos!
Vedson 03/06/2021minha estante
Ô Brunna, só queria dizer que AMEI tudo o que você escreveu! Livros sobre bruxas PRECISAM e DEVEM ser publicados para além dos campos existenciais e naturais das artes mágicas! Bruxas, de um modo geral, têm uma história, um fundamento e devemos conhecer mais sobre suas histórias! PERFEITO!

Mercia50 28/03/2024minha estante
Bruna, tens dicas de outros livros acadêmicos sobre o tema? Eu queria ver mais principalmente no que tange a América Latina e a África

Brunna Fernanda Freire 28/03/2024minha estante
Infelizmente essa não é minha área de especialização, sei de alguns livros que discutem o tema, mas são todos relativos a bruxaria europeia. Dependendo dos motivos que lhe levaram a buscar sobre o tema eu te recomendo buscar artigos científicos pelo Google Acadêmico, no periódico CAPES, entre outras plataformas.
Artigos são mais comuns e especializados quando se trata de literatura acadêmica, poucos são os livros e geralmente eles se desatualizam rápido.

Victor Campos 19/02/2023

Que obra maravilhosa, respeitável, linda, gostosa de ler. Acadêmica, com fontes, exemplos, argumentação em prol de uma hipótese ou em descarte de outra, ilustrações, leveza na escrita. Extremamente perfeito.

Existem duas dificuldades, que é o fato de que o livro é um trabalho não representado em seu título (original ou traduzido): ele se trata especificamente, na verdade, de dizer sobre a construção do estereótipo da bruxa satânica que permeou a maior parte da caça às bruxas da transição entre Idade Média e Idade Moderna, não da caça em si. Essa é a conclusão que fica, embora ele diga se propor a outro objetivo. Quando chega nessa caça, nas últimas cem páginas, a escrita se torna generalista, com poucos exemplos e afirmações mais diretas.

Supõe-se que ele deixa para que pesquisemos nas referências, que são muitas sobre esse tema, e sua maior polêmica seja com os determinantes históricos da construção do estereótipo, não com a caça às bruxas em si, de modo que há mesmo pouco a se dizer sobre isso, já que tanto já foi dito. Mas essa é uma aferição minha.

Uma outra hipótese é a de que o autor se cansou e escreveu rápido o final, para terminar logo. Também sobra essa impressão.

A outra dificuldade é a pouquíssima discussão de gênero ao longo de todo o texto. Na maior parte do livro, em que se discute a construção do estereótipo moderno da bruxa, de fato há frases soltas, embora fundamentadas em evidências (explicitadas), relativas ao quanto na história havia excessões (com homens sendo acusados de bruxaria) e ao quanto, em alguns lugares e épocas, os homens foram maioria entre os acusados. Mas essas frases, creio, são numeradas em menos de uma mão. E não busco exagerar nessa estimativa.

Há a afirmação de que as acusações tinham fins de controle político, e daí se depreende que as mulheres tenham sido mais acusadas em razão do patriarcado. Mas também isso é uma aferição que é o leitor quem faz. Ele não discute patriarcado e, quando chega na caça às bruxas em si, não há uma única menção do porquê de o gênero feminino fazer parte desse estereótipo.

Será porque mais mulheres foram acusadas e mortas? E, se sim, por que foram? Ele realmente não menciona a frequência de mortes por gênero na caça às bruxas do início da Idade Moderna. Ele nem menciona gênero.

E as respostas a isso não são óbvias. Poderia ser o argumento para não abordar isso. Ele desconstrói tantas certezas do senso comum ao longo do livro que você suspende qualquer crença que teria sobre o tema (e esse é um dos pontos que te faz devorar a leitura).

Para responder a essas perguntas, é necessário recorrer a outras obras, como as de Federici, que ainda não li. E cabe ser feita uma comparação entre a história apresentada por ela e a apresentada por Hutton, nos pontos que ambas tocam simultaneamente.

Mas não há nada explícito a respeito da determinação de gênero no estereótipo da bruxa no livro. O que o torna infelizmente incompleto. Isso precisa ser deduzido de suas afirmações escassas de que a perseguição com frequência tem fins políticos.

E, considerando a importância que gênero tem no estereótipo da bruxa (nos anexos o autor chega a comentar o quanto a figura da bruxa se faz presente hoje como veículo da emancipação da mulher), fica a dúvida sincera de por que isso não está presente no texto. Parece uma evitação intencional. Mas o autor faz outros comentários progressistas no texto, o que torna a ausência ainda mais incompreensível.

Duda 06/09/2021

Grimório das Bruxas
Eu estava há tempos procurando um livro sobre a história bruxaria tão completo assim. Muito bom! Eu intercalei com outros três livros, pois como é um livro informativo a leitura seguida só desse conteúdo acaba sendo maçante e você não aproveita tudo que o livro tem a te oferecer. Recomendo para quem tem curiosidade pelo assunto.

naiarafernands 17/06/2022

Escrita Acadêmica
É ótimo estudar história, é ainda melhor quando é sobre algo que você ama! A história da bruxaria é interessante, trágica e gótica, cheia de fatores que nos fazem questionar quem somos nesse mundo e como deixamos tantas tragédias acontecerem com mulheres inocentes, e como é a magia hoje. Absolutamente incrível como esse livro é bonito, cheio de detalhes interessantes e com muita arte bela que nos faz querer devorar cada página como uma obra de arte. Recomendo.

Fred.Braga 31/10/2022

Grimório das Bruxas
Consegui finalizar bem no Halloween, como esperava. Esse livro vem trazer sobretudo a bruxa com o ser principal desde a ficção até a realidade, e tudo que envolve o ser "bruxa" ao longo dos séculos até os dias atuais. Aqui iremos ver especificamente como as bruxas eram retratadas em diversas culturas, como no Egito, Grécia, Oriente e Ocidente e principalmente na Europa como perseguição da inquisição contra mulheres e homens que praticavam "bruxaria". Logo no final temos uma parte onde vai falar sobre um dos acontecimentos mais famosos, quando se fala em caça as bruxas, e que eu acho muito interessante. Salem, Massachusetts, EUA 1693 a 1694, quatorze mulheres e dois homens foram executados por bruxaria.

ThayAvalon 21/09/2023

Um livro BEM ACADEMICO, não é objetivo , se vc está procurando por algo assim , não vai encontrar neste. Ele vai a fundo na origem do termo, nome, raízes , culturas de diferentes povos primitivos e modernos, de todo o canto do mundo e tbm da alta , baixa e tardia idade média. É fantástico a quantidade de dados sobre o que foi a bruxa, ou a bruxaria para cada um, quais são os motivos , e nisso ele acrescenta várias pesquisas e opiniões de outros historiadores , é bem aprofundado nesse quesito , no final ele dá dicas de filmes sobre a figura da Bruxa. O TRABALHO GRAFICO É LINDOOOO IMPECÁVEL, cada folha uma ilustração belíssima muitas de Lineart que eu amo . Eu indico muito pra quem quer saber mais sobre a Bruxaria de uma forma mais histórica , não somente do lado da tragédia de Salem .

Peter.Molina 01/04/2024

Bruxaria atemporal
Nesse livro grandioso, o autor nos conta uma história detalhada da bruxaria, desde aspectos sociológicos, políticos, passando por questões religiosas, disputas de poder e muita mitologia. Não ha nada de maligno no livro, mas sim um compêndio imenso sobre a história da bruxaria através dos séculos, com várias informações acadêmicas, relatos de julgamentos e estudos cientificos sobre o tema. A quantidade gigantesca de informações pode dificultar a leitura, destinada aos apreciadores do tema. A edição é primorosa, repleta de lindas ilustrações que enriquecem a leitura. Ao final temos um glossário com uma seleção de filmes muito boa sobre o tema, mais de 50 páginas de referências bibliográficas utilizadas pelo autor, e um conto de horror e feitiçaria do melhor estilo. Excelente livro pra quem gosta da temática.

Rafø 14/10/2021

Must be the season of the Witch
Caras, gostei bastante do livro, tem referências ótimas sobre a magia ao longo de toda a história, a caça as bruxas durante o período medieval, há até uma parte que mostra a caça às bruxas em Salem, história bem conhecida, mas que poucos sabem o que rolou de fato (o autor até aborda que as pessoas acham que a caça às bruxas em Salem durou ANOS mas na real foi apenas no ano de 1692, quase que uma histeria coletiva). A arte do livro é belíssima, a edição é perfeita. Um livro muito rico para quem deseja se aprofundar na história da bruxaria.
Se for ler, já vá cinsciente que o livro não pretende trazer listas de rituais, adorações e feitiços, mas a história da magia e bruxaria.

Larie10 28/12/2021

GENIAL
quer saber sobre a história das bruxas??? LEIA ESSE LIVRO, ele é tão completo, tão cheio de informações, nossa... que sabor!!! ainda mais sendo um livro escrito por um historiador especializado na área, então tudo que está aqui é de fato fruto de uma pesquisa de ANOS, muito bem fundamentada. amei a edição da darkside, a maneira como essa pesquisa é apresentada ao público torna tudo mais incrível.
Vamlirynna 29/12/2021minha estante
Me convenceu ?

Larie10 29/12/2021minha estante
amg vale MUITO a pena, a maioria das coisas que tem nesse livro eu jamais iria achar no Google, nem se fizesse uma pesquisa super aprofundada, sabe? pq é uma pesquisa antropológica incrível

Vamlirynna 29/12/2021minha estante
Eu vou revisar os estudos de bruxaria ano que vem e vou aproveitar para ler esse. Minha sacerdotisa me recomendou e ele tem muitas resenhas positivas!
Agradeço a indicação

may.reader 14/07/2021

O livro é muito bom, fala sobre as bruxas na perspectiva histórica, buscando esclarecer alguns fatos e mitos que no decorrer dos tempos ficaram perdidos.

É um livro "estilo acadêmico", muito bem embasado em diversos trabalhos teóricos, sempre trazendo as referências, buscando desmitificar a história da bruxaria.

tutuzin_uai 26/06/2022

Um ótimo livro para recém estudantes da bruxaria
No momento em que eu comprei esse livro, eu sabia que iria me apaixonar. Sempre fui muito interessada na religião wicca e, nos últimos anos, meu interesse despertou fortemente ao ponto de eu querer estudá-lo e aderi-lo em minha vida.

O grimório das bruxas de Ronald Hutton conta todas as origens da bruxa desde á antiguidade e idade média até a idade moderna: são explicadas suas raízes em diferentes partes da Europa, como elas se espalharam e as diferentes crenças que os europeus possuíam sobre o esteriotipo da bruxa.

O livro começa explicando o significado antropólogo da "bruxa". Antigamente, era bruxa quem usava de meios místicos para causar danos à terceiros. Esse estereótipo seguiu-se fortemente até a idade moderna ? em que a bruxas passaram a ser associadas com os demônios.

É fato de que a visão que os europeus ? especialmente os cristãos, embora, curiosamente, não tenham sido eles e a chegada da Igreja no poder que tenha incentivado a caça às bruxas ? tinham era uma visão maligna da bruxa e de pessoas que usavam feitiços: muitas pessoas foram condenadas e executadas. Inocentes morreram pela íra dos fiéis que acreditavam que a seca e o tempo ruim aconteciam devido às bruxas. Em outros lugares, a magia e a religião andavam juntas ? o Egito antigo sendo o maior exemplo disso. Lá, eles sequer possuíam um termo para pessoas que usavam magia ? ou seja, bruxas.

Foi uma leitura interessantíssima que me ensinou muitas coisas e fez com que eu me apaixonasse mais ainda pelo conceito complexo da bruxa e da bruxaria. A escrita do livro é acadêmica, então, no começo, pode ser difícill, mas depois você acostuma.

Recomendo muito.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6