Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis

Resenhas - Dom Casmurro

Aymée Vieira 15/06/2022minha estante
Não traiuuu. Bentinho era completamente obcecado pela Capitu, era sempre 8 ou 80, se não era uma deusa, era uma put@, o famoso relacionamento tóxico, e assim foi durante toda a vida solitária dele. Sem nunca esquecer o grande amor que Capitu foi em sua vida, apesar de todas as queixas. Amo Capitolina e seu Bento ?

tiagão 22/09/2021

O bruxo velho é bom mesmo !!!
Quando comecei ler esse livro, tive uma certa dificuldade pra adaptar com a leitura (pois fiquei um tempo sem ler livros); o livro é voltado para o realismo e romance.

Sobre a história, necessita uma atenção a mais, pois em certas ocasiões vem uns pequenos detalhes que no final vai fazer toda diferença.
No meu ponto de vista a Capitu traiu sim !!

karolinekelly 06/05/2023

Clássicos e mais Clássicos
Fiquei interessada na leitura e resolvi dar uma chance para a leitura, talvez a escrita mais complicada tenha atrapalhado um pouco, mas ainda sim gostei da leitura e não me arrependo de ler.

Ana Clara 20/06/2023

Sinceramente, nao gostei. achei enfadonho e cansativo de se ler.
mas me fez sentir raiva de Bentinho e pensar ?nossa, que babaca?. então valeu a leitura

Ana Paula 15/01/2022

Demorei me adaptar a linguagem, mas, aos poucos fluiu.
Fiquei com dó do Ezequiel e seu fim, que na verdade não tinha culpa nenhuma.
Com toda certeza a Capitu traiu o Bentinho.

Daniel4 16/06/2022

e nasce um Casmurro...
Apesar do que parece e pela frequência dessa discussão, Dom Casmurro não é sobre a traição ou não de Capitu. O livro é na verdade sobre um homem real, com inseguranças reais, ciúmes reais, dores e angústias reais; enfim, com sentimentos reais. Tudo digno de seres humanos reais.

Bentinho, mesmo sendo o narrador de sua própria história, não esconde seus defeitos e seus problemas internos e pessoais, nem mesmo os piores deles. É a história de vida de um garoto que amou, cresceu amando e envelheceu casmurro, afogado na angústia de um dia ter amado...

O que temos aqui é, basicamente, o amor, o tão querido e prestigiado amor, transformando um pequeno garoto ingênuo em um homem completamente amargurado.

- A escrita do Machado de Assis é completamente indissolúvel e singular. É simplesmente impossível não sentir, durante a leitura, a transformação do Bentinho a Dom Casmurro. Simplesmente perfeito.

Marquito â¤ï¸ 11/07/2021

Uma grande história de...
O que é "Dom Casmurro"? Eu diria que um pouco de tudo e de todos; um romance passado que expressa condições presentes e futuras. O enredo jamais teria a mesma beleza se não fosse escrito por Machado de Assis; diria até que a história seria até bem previsível. A linguagem da obra, que as vezes apresenta uma condição de distância entre leitor e autor, é o que de fato aproxima à ideia que Machado deseja que tenhamos do livro. Nós precisamos senti-lo em sua intensidade, adjetivos e orações, além de revisitar sempre esse paraíso canônico.

Leh 19/01/2022

Um Classico
Nessa edição é bem difícil você ficar de um lado, essa eterna questão se capitu traiu ou não bentinho acho que leva a leitura pra um lugar diferente, porque você lê o livro esperando esses detalhes. Acredito que se alguém ler sem saber dessa questão, talvez consiga aproveitar melhor a leitura.

Jamile 04/01/2024

Um clássico é um clássico
Ao terminar essa leitura só posso agradecer por Machado de Assis não ser dessa época.

Fosse ele do mesmo período histórico que nós, não teríamos disponível um dos maiores mistérios literários. Sem dúvida Machado teria sucumbido à tentação da continuidade, fosse para agradar os leitores, para aumentar os comentários nas redes sociais, ou para aumentar sua fama e conta bancária.

A beleza desse livro está no fato de q cada um lê e interpreta de um jeito diferente. Está também no fato de q n sabemos oq o próprio autor acreditava, talvez ele mesmo acreditasse em Bentinho, e nós leitores q enxergamos as dúvidas...

Coisa de gênio!
Enfim, nunca saberemos. E que bom!

P.S. Bentinho era só um mal criado ciumento, q merecia toda sorte de tristezas q lhe acometeu.