Nutricionismo

Nutricionismo Gyorgy Scrinis

Resenhas - Nutricionismo

Mariana 19/07/2021

Pertinente e necessário
Ao longo do livro, Gyorgy Scrinis combate o Nutricionismo, termo cunhado para se referir ao reducionismo nutricional, que orienta as diretrizes alimentares com base tão somente nos nutrientes presentes nos alimentos e não no alimento em si.

Para o autor, comida é mais que uma divisão em macronutrientes como proteína, gordura e carboidrato.
Apesar disso, segundo o atual paradigma do nutricionismo (em grande parte financiado pela indústria alimentícia e de suplementação) somos hoje orientados a comer nutrientes e não alimentos.

O livro nos lembra o básico, que anda tão esquecido atualmente: o alimento não se resume aos seus componentes, ou seja, o todo é maior que a soma de suas partes. E que o mais importante é comer comida de verdade!

Nutricionismo é um livro extremamente necessário e pertinente nos tempos atuais em que as pessoas estão desaprendendo a comer.

Indicaria a obra para profissionais da área da nutrição e da saúde, mas também para qualquer pessoa que queira melhorar sua alimentação e que goste de saber mais sobre o assunto! Li devagar, intercalando com outros livros, pois sua escrita é bem formal, repleta de citações, bem semelhante a uma dissertação de trabalho acadêmico.
Montenegro 20/07/2021minha estante
Realmente pertinente. Sua resenha me fez lembrar de uma época de alimentação restrita e traumática. Tudo faz sentido.

Mariana 20/07/2021minha estante
Faz muito sentido, mesmo! Não sou da área da Nutrição e acho até que tenho uma alimentação bem saudável, mas o livro clareou algumas atitudes equivocadas de nutricionistas que conheci no passado... Sobre restrição alimentar e alimentos ultraprocessados, principalmente!

Bruno Palmeiras 13/07/2022

A indústria alimentícia...
Livro ótimo para mostrar como a indústria alimentícia através de dietas "milagrosas" sugeridas por "profissionais" manipula/manipulou dados e informações sobre alimentos para vender mais oq gostaria.
E isso tudo promovendo a subnutrição com a venda de produtos industrializados (caros e de baixo teor nutricional), a destruição do meio ambiente e o genocídio animal.

JuPenoni 15/02/2022

Já havia feito o curso "Nutricionismo" oferecido pela ACT promoção da saúde, e a leitura do livro permite aprofundar mais no conteúdo.

Excelente pra pensar em como o conhecimento em Nutrição é usado de forma reduzida e como a indústria usa isso para promover seus produtos.

BeatrizLeone 04/01/2024

Não amei, mas vale a leitura
Leitura importante e necessária para profissionais que trabalham com nutrição e alimentação. Questiona vários conceitos que temos como absolutos por termos aprendido com a faculdade, cursos ou outros profissionais, mas que não são tão ?preto no branco? assim.

Achei repetitivo em vários trechos - o que pode ser importante para reforçar alguns conceitos, mas em alguns momentos torna a leitura bem cansativa.

Tete 22/11/2023

Muito satisfatório de ler
Gostei muito da leitura, por mais que tenha sido pesada em alguns momentos por ter uma abordagem de teor acadêmico.
Achei o livro bem completo e dedicado em resolver e desmistificar muitas dúvidas e confusões de informação e desinformação nutricional.
Muitas referências boas e sem medo de mostrar conflitos e contradições em diferentes abordagens da ciência nutricional.
Já li alguns livros sobre nutrição e posso afirmar que este é o mais sóbrio e consciente de diferentes realidades que eu já li.