O passeio de Dendiara

O passeio de Dendiara Ana Beltrame

Resenhas - O passeio de Dendiara

Brenda 23/03/2021

Um choque de realidade
Para quem não conhece a região amazônica, fica o alerta: esse livro mostra uma realidade que pode parecer fantasiosa, mas não é. O passeio de Dendiara, apesar de ser um romance, poderia muito bem ser a história de tantas outras Dendiaras que lutam pela sobrevivência em uma realidade que dificilmente se mostra gentil.
Uma leitura incrível, que toca o coração e nos alerta para coisas que parecem ser tão distantes de nós.

Dilson Vargas Peixoto 05/02/2024

Baseado na realidade
"O Passeio de Dendiara" não é apenas uma trama de uma vida, mas uma explanação das mazelas do garimpo ilegal e de suas conexões socioeconômicas com a população das imediações (ou melhor, com as comunidades que os rios ligam). O livro é uma boa dica para quem quer conhecer o mundo da fronteira amazônica, mais especificamente entre Brasil e França.
Fui em uma palestra em que Ana, a autora, falou sobre a presente obra. Pelo que lembro, ela disse que o enredo junta vários trabalhos dela no Consulado e, portanto, possui um fundo de realidade. Ou melhor, é a realidade nua e crua de parte da população do Amapá, apesar de alguns nomes terem sido trocados para não serem expostos os sujeitos. Ademais, a escrita dela é ótima, bem desenvolvida, fácil e explicativa. Tanto é que li bastante rápido, incentivado pelo desejo de saber das origens de Dendiara.

Lu 03/05/2023

O passeio de Dendiara é um livro interessantíssimo que nos coloca frente a uma realidade totalmente diferente, que embora já tenhamos ouvido falar, ainda não a conhecemos tão detalhadamente como a autora nos apresenta. A história é triste, porém necessária porque nos conta uma dura realidade de um dos cantos do Brasil através do olhar sensível da autora Ana Beltrame.

Ulisses.Nunes 29/04/2024

Incrível como esse livro me surpreendeu positivamente, livro muito bem escrito que narra a desventura de Dendiara, em um garimpo ilegal. Ana Beltrame faz um tour pela região Amazônica (mas precisamente em Amapá e a Guiana Francesa), mostrando sua cultura, sua geografia, sua política, sua natureza, seus perigos e como o crime dos garimpos ilegais agem na região. Recomendo demais.