Tramas de meninos

Tramas de meninos João Anzanello Carrascoza

Resenhas - Tramas de meninos

ElisaCazorla 24/06/2021

Nada de novo
Depois da Trilogia do Adeus, que gostei muito, venho lendo outros livros do autor mas nenhum deles conseguiu me agradar, infelizmente. Este autor entra para o rol dos autores 'leu um, leu todos'. Repetitivo à exaustão. Algumas vezes temos a sensação que o autor faz um esforço gigante e muito forçado para tentar emocionar ou sensibilizar mas acaba caindo na mesmice e na chatice.
Em todos os contos, sem exceção, pareço ouvir o mesmo narrador patinando na mesma história.
Não gostei e não recomendo. Não vale o preço que custa - seus livros são sempre muito caros. Ruim? Não. Bom? Também não. Recomendo? Não. Se achar bem baratinho num sebo ou numa promoção, aí vale a pena, quem sabe.

Erika.Almeida 27/05/2021

Tramas de meninos, lindo e triste, me trouxe uma vez mais Carrascoza, o próprio "menino com olhos cheios de árvores, de ruas calmas, de pés lavados na terra vermelha." Poesia em prosa, para ser comido aos poucos. Se um livro se sabe amado na medida dos sublinhados que ganha, esse é todo bem-me-quer.

"Um pai que está ?grávido da esperança? de rever o jovem filho. Uma mãe que sofreria uma espécie de ?parto às avessas? ao perder o seu menino em um acidente. Um tio que vislumbra no sobrinho um potencial escritor: ?ele quer mais dessa comida, sinal de que esse mundo não lhe basta?. Uma irmã que, ao cruzar a sala, não arrancava sequer um ?gemido do assoalho?. Um garoto que observa os pais brigarem sem saber qual deles atirou a primeira ?palavra- fósforo?. Um filho que nota as roupas da mãe recém- divorciada em uma sacola de feira (em vez de uma mala) para ?disfarçar o nosso êxodo." Tati Bernardi