Tramas de meninos

Tramas de meninos João Anzanello Carrascoza

Resenhas - Tramas de meninos

Thali 13/04/2024

Nunca tinha lido nada desse autor, gostei muito da sua escrita. Os primeiros contos são muito bons. Ele tem um jeito delicado de contar histórias extremamente tristes e impactantes. É bonita a forma como vai relatar os choques da vida a que todos estamos sujeitos.

Ueslei 26/03/2024

Que belezinha de livro
Que livro mais singelo!!
É muito agradável nos depararmos com leituras que podemos fazer durante o trajeto de uma viagem, mas que nem por isso venha simbolizar um livro raso.
Tem cada coisa bonita aqui, que fala com todas as crianças que um dia já pudemos ser.

Gabriel.Diniz 10/01/2024

Encontro de um amigo de um eu que ainda não há.
2021 eu dediquei 6 meses em leituras quase exclusivamente de contistas mineiros.

Os melhores contistas do país, sim. Para além da magia de sua culinária, música e paisagens, uma imensurável beleza me aguardava na porta da sua literatura, e como esse encontro foi forte.

Mas no processo conheci o paulistano Carrascoza com "Aquela água toda". Que me obrigou a pausar todos meus planos de leitura para me dedicar a franqueza de suas histórias imensamente condensadas. Relia, relia, relia, as mesmas páginas e ainda restava mais gosto a ser saboreado nelas.

Fiquei absorto com a literatura deste homem, e vi com uma ansiedade imensa o lançamento deste livro. O lugar privilegiado da pequena fissura que faz uma tela ganhar cheiro, textura, sabor e vida foi ocupado e habitado por Carrascoza.

Ler sua obra sempre é uma delícia. Entretanto sou obrigado a dizer que gostei ainda mais de "Aquela água toda".

?Trama de meninos" lida mais com o tema de saudade e relacionamento familiar. E o li tendo o estranho pressentimento que ainda revisitarei esse livro em um momento que ele faça ainda mais sentido pra mim. Como é curioso esse encontro, não?

Um encontro com um amigo de um eu que ainda não há.

Mas isso não deixou de me fazer emocionar com contos sublimes sobre o ordinário cotidiano.

Há um espaço enraizado de Carrascoza nas montanhas mineiras que surgiram em mim.

Lgia.Moreno 05/12/2023

Confuso
As histórias em si não fazem muito sentido. Me disseram que a primeira tem ligação com a última, a segunda com a penúltima, e assim por diante, mas na maioria não encontrei nenhuma conexão.
Não gostei, pra mim foi muito confuso.

romulorocha 14/12/2022

Tramas de meninos, de Carrascoza - 10/10/
João Anzanello Carrascoza é um escritor brasileiro, redator publicitário e professor na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Tramas de meninos é o seu mais novo livro.

Tramas de meninos reune 14 contos nos quais as relações masculinas em diferentes cenários e perspectivas se conectam e constroem. Com a mesma essência sensível e poética do autor, cada conto nos toca em âmbitos diferentes, seja nas relações pai/filho, amigos, relacionamentos amorosos, a sensação que temos é que Carrascoza é um colecionador de afetos e neste livro ele distribui algum destes encontros e desencontros sob seu olhar mais belo.

#resenhasdoromulo
#literaturabrasileira
#tramasdemeninos
#carrascoza

Iza 09/08/2022

Minha quinta leitura do Carrascoza e mais um que eu gostei infinitamente de ter conhecido. Engraçado que me senti triste na maior parte do tempo e temendo por cada um dos personagens de cada um dos contos. A forma como cada história é narrada é de uma sensibilidade comovente e que fica ali, grudada em você. Voltarei no futuro, certamente.

Helogalan.reads 14/07/2022

24/48
Já havia lido um livro deste autor e minha experiência foi maravilhosa, e com o segundo não foi diferente. Gosto muito da escrita poética do João Carrascoza, do jeito que ele transforma coisas simples do nosso dia a dia em reflexões para a vida toda.

Neste livro de contos acompanhamos diferentes pontos de vistas de famílias diferentes, uma "começo" e a outra "último".

Este livro nos faz refletir muito sobre relacionamentos, não só amorosos mas familiares também, sobre dor e sobre cura, sobre superação.

Anderson 22/02/2022

Este livro é de uma beleza e profundidade enormes. Ao longo das 14 histórias, sob o fio comum das relações de afeto familiar, somos perpassados e tocados por sentimentos que se tornam nossos, na medida em que a ficção nos faz rememorar um afeto ou uma dor que poderia nos pertencer. Todas essas sensações são potencializadas pela maestria de Carrascoza no uso da linguagem, na escolha precisa de uma palavra (comum até) que, embora deslocada do que seria o seu lugar, cabe precisamente à expressão de algo para o qual muitas vezes não encontramos maneira de dizer nem com as palavras mais raras.

Pandora 21/02/2022

Já faz um tempo que tenho vontade de ler o Carrascoza, entre alguns dos meus amigos ele sempre é citado com carinho e admiração. Por isso, quando a oportunidade de ler surgiu abracei ela e não me arrependo.
Em “Tramas de Meninos” encontrei um livro de contos nos quais se aborda diversas situações que pontuam a vida familiar e as memórias entre pais e filhos; mães e filhos, irmãos. Aqui são abordadas com lirismo separações, lutos, reencontros que acontecem e que não acontecem também.
Em um tom nostálgico os personagens dos contos relembram ou fazem o balanço de detalhes de suas vidas domesticas, de seus pais, irmãos, mães, filhos e lendo é muito fácil fazer esse exercício também. É um livro poético, terno, fácil de ler. Basta uma tarde de domingo para sentar e a gente faz esse exercício de memória poética das coisas que acontecem com a família. Uma leitura rápida, um enlevo, me deixou um pouco triste pois tenho lá certas tramas de meninas ruminando em mim, mas também satisfeita por ler um bom livro.

MãeLiteratura 24/01/2022

Carrascoza arrasa sempre!
Quando me perguntam qual é o meu autor nacional favorito, não hesito, respondo logo que é o Carrascoza!⁣
Dono de escrita poética e linda, escreve para leitores de todas as idades, adoro. Então, claro que quando sei que tem livro novo dele, já entra no meu radar.⁣

Tramas de Meninos é um "pequeno" grande livro de contos. Pequeno no seu formato (que eu adorei) e na extensão dos contos, e enorme na profundidade deles. ⁣

São 14 contos divididos em duas partes: primeiros e segundos fios. O primeiro conto "Começos" conversa com o último " Últimas". Gosto muito desta estrutura do livro.⁣

"Quem" traz uma reflexão impossível, qual perda seria pior? Em "Presentes" num conto enxuto e rápido, o autor nos leva ao vislumbre do futuro de alguns personagens.⁣

Os personagens não recebem nomes próprios, são os meninos, os pais, os filhos e nem por isso o mergulho nas tramas é superficial ou leve.⁣

A escrita é bonita como sempre. É um livro melancólico e triste, onde os sentimentos e sensações são trazidos de forma sutil. ⁣

site: https://www.maeliteratura.com/2022/01/resenha-tramas-de-meninos-joao.html

Tathi 23/01/2022

Então?
Sou encantada pela forma melancólica e sensível como o autor escreve seus livros, principalmente os contos.
Tramas de Meninos seguem uma linha bem melancólica mas capaz de trazer uma familiaridade em quase todos os contos.

?Então morrer é isso, pai?; Sim, filho, morrer é isso, a gente vai um pouco embora com quem morre??

Adriana1161 10/01/2022

Ligações
São contos, com um tom bastante triste, melancólico, e um pouco repetitivos.
Gostei do livro, mas achei um pouco de lugar comum, para mim faltou um algo a mais.
Mas tem uma linguagem poética, e aas histórias acabam interligadas, principalmente a primeira e a última.
Mostra bem como a vida é um sopro...
Personagens: variados
Local: Cidades grandes e do interior - atual
@driperini

Adonai 26/12/2021

As tramas
Sabe aquele livro que te abraça e sugere pensar nas pequenezas da vida?

Carrascoza é autor que faz a gente mergulhar nos poros da rotina e das lembranças. São textos ágeis, intensos e doces ao mesmo tempo. Vale a leitura e vale conversar sobre esse livro, são tramas que podem amarrar diversos tipos de leitores e existências.

Marcia 28/11/2021

Minhas impressoes sobre o livro.
Tramas de meninos" , livro de contos do escritor João Anzanello Carrascoza.
Eu não conhecia o escritor, confesso que nem de nome, até que vi a notícia do prêmio que ele recebeu com esse livro = ) Prêmio Fundação Biblioteca Nacional 2021 na categoria "Contos".
Ele é paulista, da cidade de Cravinhos, escreveu outros livros e recebeu outros prêmios.
Quando soube desse prêmio logo me intriguei e fui atrás de conhece-lo.
Como esse livro com que recebeu esse ultimo prêmio é de contos ele "furou a fila" dos livros a serem lidos kkk
Que surpresa eu tive pois a escrita é cativante porém todos os contos fortes e tristes. O escritor passa tão bem para o papel as dificuldades, as dores e a força de continuar, de seguir em frente. No começo da leitura eu tive um pouco de dificuldade com a forma da escrita pois contém parágrafos longos. Mas isso é comigo, nada tem com a obra, com a riqueza e as emoções das palavras. O livro contem catorze contos, 75 páginas e a leitura é rápida e nos prende do começo ao fim. Os contos , como eu disse no começo são fortes, relatam a experiência humana e vai fundo, realmente no cerne.
Alguns trechos que destaquei:
"... porque, as vezes, viver é justamente não esperar, fazer o que se pode para não deixar o tempo passar em vão - embora o tempo se infiltre em qualquer vão..."
" ...Ela conhecia a honestidade de seu companheiro, a ojetiza a fazer dívidas, e se manteve em silêncio, não em posição de cobrança, masna de quem está ali para lhe dar crédito..."
" ...esquecer pode ser a cura para as nossas perdas, lembrar dói mais que a própria dor..."
Bom amigos, eu recomendo a leitura mas tenha um lenço ao lado.
Com certeza lerei outros livros dele e deixo minha sugestão para vocês irem conhece-lo. Há outros temas se caso esse não o interessou.
Sinopse da editora:
"Vencedor do Prêmio Fundação Biblioteca Nacional 2021 na categoria "Contos".
Os catorze contos deste livro se constroem e se espraiam como finas tramas da experiência humana. Carrascoza mergulha no cerne das relações entre pai e filho, marido e mulher, irmãos, casais apaixonados ou em crise. Ele nos leva à beira do precipício, onde os fios são cortados com violência, mas também à redenção, onde famílias desagregadas se reorganizam e se fortalecem."

ElisaCazorla 24/06/2021

Nada de novo
Depois da Trilogia do Adeus, que gostei muito, venho lendo outros livros do autor mas nenhum deles conseguiu me agradar, infelizmente. Este autor entra para o rol dos autores 'leu um, leu todos'. Repetitivo à exaustão. Algumas vezes temos a sensação que o autor faz um esforço gigante e muito forçado para tentar emocionar ou sensibilizar mas acaba caindo na mesmice e na chatice.
Em todos os contos, sem exceção, pareço ouvir o mesmo narrador patinando na mesma história.
Não gostei e não recomendo. Não vale o preço que custa - seus livros são sempre muito caros. Ruim? Não. Bom? Também não. Recomendo? Não. Se achar bem baratinho num sebo ou numa promoção, aí vale a pena, quem sabe.