Casta

Casta Isabel Wilkerson

Resenhas - Casta

JAlia.Lorenzon 25/03/2024

Educativo e interessante
O paralelo entre o sistema de castas americano, da Índia e da Alemanha nazista é trazido com fatos não tão populares. É instigante! Fica clara as semelhanças do sistema de castas estadunidense e do Brasil. Vale a leitura!

Gerson 09/03/2024

"Um sistema de castas é uma construção artificial, uma classificação do valor humano fixada e arraigada que estabelece a suposta supremacia de um grupo contra a suposta inferioridade de outros..."
Escrito pela ganhadora do prêmio pulitzer Isabel Wilkerson, "Casta: As Origens De Nosso Mal-estar" tenta popularizar entre o grande público uma abordagem inusual no que diz respeito aos estudos de raça: a de que os Estados Unidos, tal qual a Alemanha nazista e a Índia, é organizado por meio de castas. Na América, são elas a dominante (brancos), média (asiáticos e latinos) e subordinada (indígenas e afro-americanos). Nesse sentido, a raça funciona como um indicador de qual casta o indivíduo pertence. Tal sistema, originado ainda na época das treze colônias, tem como objetivo criar uma hierarquia artificial, classificando e elevando um grupo humano acima do outro. Sem que se perceba, a casta "faz seu trabalho em silêncio, os fios do mestre titereiro invisíveis àqueles cujo subconsciente é comandado por esses fios, suas instruções entrando como um gotejamento intravenoso na mente, a casta disfarçada de normalidade, a injustiça parecendo justa, as atrocidades parecendo inevitáveis para manter a máquina funcionando, a matriz da casta como um fac-símile da própria vida cujo objetivo é manter o primado dos que acumulam e se aferram ao poder (pág.47)."

É importante salientar que, ao longo do tempo, o racismo mudou, de tal forma que o que se vê hoje não é a mesma estrutura castista de séculos atrás (pág.80). Isso posto, ainda persiste, através de novas formas, a concessão ou a negação de respeito, posição, honra, atenção, privilégios, recursos, benefício da dúvida e bondade humana a alguém com base na posição que se ocupa (privilegiada ou desfavorecida) (pág.82).

Depois de apresentar e contextualizar o objeto de análise do livro, a autora, na parte 3, discorre sobre os oito pilares da casta. São eles:

Pilar 1 "A vontade divina e as leis da natureza": Utilização de textos sagrados para justificar a existência de castas subordinadas. Exemplo: escravocratas que recorriam a bíblia, mais especificamente a maldição de Cam, para legitimar a escravização dos negros.

Pilar 2 "Hereditariedade": Natureza fixa das castas. Exemplo: Na Índia, geralmente era o pai que transmitia seu nível aos filhos (pág.114).

Pilar 3 "Endogamia e controle do casamento e do intercurso": Pessoas de castas diferentes não podendo ter relações sexuais tampouco se casar. Exemplo: proibição do casamento entre judeus e não-judeus na Alemanha nazista.

Pilar 4 "Pureza versus conspurcação": Ideia de que pessoas subordinadas maculam o espaço onde estão ou algo que tocam. Exemplo: espaços segregados durante a era das leis Jim Crow.

Pilar 5 "Hierarquia ocupacional: Os jatis e a base de sustentação": Empregos mais desvalorizados e com menor remuneração sendo destinados quase que exclusivamente a casta subordinada. Exemplo: "No sistema de castas indiano, que constitui uma hierarquia muito mais elaborada, era a subcasta — ou jati — de nascimento da pessoa que estabelecia a tarefa a ser cumprida pelos membros da família, de limpadores de latrinas a sacerdotes no templos. Aqueles que haviam nascido em famílias que recolhiam dejetos, curtiam couro ou lidavam com os mortos eram vistos como os membros mais baixos e mais maculados da hierarquia, intocáveis devido à necessária mas temida e ingrata tarefa que supostamente lhes cabia por nascimento (pág. 141)."

Pilar 6 "Desumanização e estigma": humilhar a casta subordinada, ao lhe negar um tratamento decente. Exemplo: "os judeus, ao chegar aos campos de concentração, eram despojados das roupas e de todos os acessórios de sua vida anterior, de tudo o que possuíam. As cabeças eram raspadas, e características como costeletas, bigodes ou cabeleiras luxuriantes eram removidas. Eles não eram mais indivíduos, não eram mais personalidades a conhecer, a considerar, a levar em conta (pág.151)."

Pilar 7 "O terror como importação, a crueldade como forma de controle": Violência, física e psicológica, empregada para manter a casta subordinada "no seu devido lugar". Exemplo: as corriqueiras agressões físicas impostas aos escravizados. "Nos Estados Unidos, 'o chicote era o instrumento de castigo mais comum', escreveu o historiador Kenneth M. Stampp. 'Praticamente todos os senhores de escravos o utilizavam, e poucos escravos adultos escapavam inteiramente a ele (pág.159)'".

Pilar 8 "Superioridade intrínseca versus inferioridade intrínseca": Noção de que independente de intelecto, moral, ética ou humanitarismo, todos os integrantes da casta subordinada devem estar sobre o controle de todos os integrantes da casta dominante. Exemplo: pessoas escravizadas estando submissas a verdadeiros imbecis que detinham poder absoluto sobre sua vida. Eram propriedade de "bêbados, como Lilburne Lewis, do condado de Livingston, no Kentucky, que certa vez picou um escravo em pedaços com um machado", escreveu Stampp [Historiador], "e de sádicos, como madame Lalaurie, de New Orleans, que torturava seus escravos para diversão pessoal (pág.169)."

Destaco ainda a parte 6, em que Isabel procura entender a ascensão do reacionarismo norte-americano levando em consideração o sistema de castas:

Pág.330-331: "Os progressistas explicaram o resultado [eleição de Trump em 2016] dizendo que os brancos da classe trabalhadora têm votado contra seus próprios interesses ao apoiar oligarcas de direita, mas essa teoria minimiza a influência e os princípios orientados pela casta das pessoas. Na verdade, muitos eleitores avaliaram suas circunstâncias e olharam para além de seus benefícios imediatos de curto prazo, enxergando de sua perspectiva, os objetivos mais amplos de manter a condição de casta dominante e sua sobrevivência no longo prazo."

Pág.331: "'A preferência dos eleitores brancos por Donald Trump', escreveram os cientistas políticos John Sides, Michael Tesler e Lynn Vavreck, 'tinha pouca relação com sua própria segurança profissional, mas estava fortemente relacionada com a preocupação de que minorias estivessem tomando os empregos dos brancos."

Pág.334: "Na eleição de 2016, conscientemente ou não, a maioria dos brancos votou no candidato que apelava mais diretamente à característica mais recompensada no sistema de castas [...]. Segundo a pesquisa de boca de urna realizada pelo New York Times com 24537 eleitores, 58% dos brancos escolheram o republicano Donald Trump."

Cobrindo diversas áreas do conhecimento, a escritora concebe uma obra multifacetada para se compreender (e combater) o sistema de castas. Em alguns momentos, no entanto, temas se repetem desnecessariamente (a lógica dominação/submissão entre castas é um exemplo) o que faz com que a leitura por vezes seja arrastada. Por fim, mesmo que haja livros melhores e mais completos sobre discriminação racial, considero "Casta: As Origens De Nosso Mal-estar" uma boa leitura.

Drica.Barros 03/03/2024

Manual para combater racistas.
Este livro é certamente uma pedrada. Não dá pra ler de uma tacada só. Há de se ter força para parar de ler às vezes e assistir a algo leve na TV, conversar sobre outras coisas, meditar ? porque enfrentá-lo de uma vez só pode ser enlouquecedor.
A parte teórica é incrível, cheia de referências, mas também existem muitos relatos reais que parecem até se passar no Brasil racista que vivemos.
É um livro incrível pra presentear e que vou ler outras vezes.
Um manual para enfrentar racistas e vê-los queimar.

Ilw 29/01/2024

Utilidade!!!
O livro Casta abre os nossos para além do que podemos ver, o sistema político, as pessoas que são elevadas a esse sistema e as que são rebaixadas por ele. A leitura simples e cativante ajuda a compreender a história dolorosa e aterrorizante que muitas minorias são obrigadas a enfrentar, devida ignorância de outros cidadãos!
Arrisco dizer que esse livro deveria ser obrigatórios nas escolas, quebraria muitos preconceitos e auxiliaria no desenvolvimento de vários indivíduos!!
Simplesmente sensacional.

Filipe.Bertoline 20/12/2023

Analise coesa, honesta e moderna
é incrível como a autora pode trazer tudo que ela vivenciou, e traduziu para quem é leigo (eu, homem branco por exemplo) o quão chocante é viver em sociedade e o quão longe isso pode ir
é trágico pensar que situações mencionadas por ela não ultrapassam 50 anos, ou seja, convivemos com pessoas que viveram isso, e/ou fizeram
super recomendo, ótima leitura

Álisson Ferreira 03/09/2023

Absolutamente necessária
Leitura obrigatória para compreensão do principal mecanismo de funcionamento da nossa sociedade.
A topo momento uma mistura de incômodo, angústia e esperança.
Didático e explicativo, faz uma cronologia bem organizada da história até os dias de hoje.

João Fraga 24/08/2023

Leitura obrigatória para toda humanidade
Melhor livro que li esse ano. Livro que indicaria a todos os amigos, familiares e com certeza meus filhos, que vão ler para crescerem como pessoas decentes. Só leiam! A autora traz pontos interessantíssimos sobre as questões raciais no EUA fazendo comparações com o sistema de castas que existe na India.

Dani 04/08/2023

Casta, as origens de nosso mal estar é leitura indispensável para compreendermos determinados comportamentos que questionamos, e a primeiro momento se mostram contraditórios, que ficaram evidentes nesse momento político que vivemos.

Julio.Almeida 23/07/2023

OBRIGATORIO
Indispensável, um dos melhores que li esse ano sobre o tema. Empatia! A autora leva a gente pra um entendimento sobre o que vem antes do racismo; a casta é a alma e o racismo o corpo. O Nazismo e suas atrocidades foram baseados nos tratamentos aos afro americanos durante seus anos de escravidão e pos e o sistema de casta para toda a sua atrocidade durante 12 anos.

pedro villar 14/06/2023

Há nesse desnudamento do racismo estadunidense feito pela autora muito para se comparar e trazer para cá. Ressaltando as diferenças óbvias, em especial a perversidade chamada democracia racial, que mascara e por consequência mantém intacto o nosso sistema de castas.

Mas especialmente nesse ressurgimento de uma direita que reivindica um passado idealizado e europeu, tanto lá quanto cá, obras como essa são fundamentais para explicitar em que bases foram construídas as civilizações ocidentais.

Paulo Henrique 05/06/2023

Perfeito
Esse não é um livro apenas sobre racismo, mas um livro sobre castas, que engloba o racismo. Uma obra de arte que mistura origens históricas, com dados e causos contados e vivido pela autora, uma bem sucessidade jornalista.
O livro é basicamente sobre os EUA e a Índia, podendo sim ser extendido para o Brasil, porém com ressalvas. Para mim a vitória de Obama foi um grande acontecimento histórico, porém como se provou e o livro prova, permitiu que um Trump saísse do submundo, para ocupar o poder, e assim trazer o homem branco, caucasiano ao seu devido luga - o topo da pirâmide. A eleição de Trump tem por trás um demonstração da casta dominante de que está não irá admitir ceder o papel de definir o que os outros podem e não podem.
Apesar de ter como foco o racismo, "Casta" vai além: de quando não queremos um tratamento igual ao oferecido a grande massa, quando entendemos ter uma posição social diferente.
A escrita fluida, que mistura dados, história e causos torna a leitura extremamente agradável e principalmente, é um tapa na cara e nos deixa pensando nos males da sociedade.

Eduardo 05/05/2023

Caramba! Que paulada!
Muito bom o livro!
Me ajudou a entender o ponto dde vista das pessoas de castas diferentes da minha...
Ainda temos (como humanidade) muito a remediar....

Paulo2093 31/03/2023

A origem que nos faz mal

Isabel Wilkerson nos leva a conhecer um mundo perverso, assassino, preconceituoso e horripilante que é a origem das castas. Iremos conhecer um pouco dos dalisti, na Índia, um povo que até a sombra faz mal para a classe dominante ou que se acha dominante, iremos entrar no mundo no nazismo de Adolfo Hitler, onde o extermínio do povo judeu , era a ordem e finalmente iremos entrar na era da escravidão negra e os sistemas segregacional existente nos Estados Unidos, por década . Acabou a escravidão, porém novas leis para segregar a casta dominante, ou seja, os brancos, existe até os dias de hoje.
Wilkerson nos conta histórias de preconceito e racismo que vai deixar o leitor incrédulo e se perguntar: isso é possível ? Tanta crueldade. Não iremos para o mesmo buraco? A autora relata casos de preconceito e racismo acontecido com ela própria, em restaurantes , aeroporto e outros lugares, mas que soube com maestria dar a volta por cima e viver sua vida, a ponto de nod trazer essa obra prima e cheia de detalhes.
Será que tudo isso vai ter fim um dia? Não sabemos , mas sabemos que muitas coisas mudaram de uns tempos para cá, tanto o negro , o judeu, os dalist, os indígenas, os povos latinos e muitas outras maioria, estão ganhando seus espaços com muita luta e lutando com poderosos ou que se acham que são , devido a cor da pele
Recomendo ler um outro livro mais light, enquanto estiver fazendo essa leitura e boa reflexão .

CAMBARÃ 28/03/2023

Democracia de Taubaté
A autor,negra,conta a história da construção da casta e do racismo no estados Unidos,conta das casta da índia e da Alemanha narcista.ela conta coisas da vida dela de pessoas que ela conheci e muito mais.

Eliseu 04/01/2023

Casta
Alemanha nazista, Índia e Estados Unidos. A singularidade que une esses três países se refere a forma nossa espécie encontrou para viabilizar genocídios, massacres e diversas outras violências através do racismo, do estabelecimento de rígidas hierarquias e da escravidão.

Casta é um espetáculo mudo e frio do início ao fim, abrindo as feridas de sociedades aparentemente distintas, mas que, em momentos diferentes, mantiveram e mantém uma estrutura que se baseia no racismo, a essa estrutura dá-se o nome de casta.

Impactante e profundo, Casta nos mostra que a maldade humana não surpreende, mas tem a incrível capacidade de nos deixar indefesos e sem palavras para descrever o horror consumido em palavras. Enriquecedor, este livro é digno de todos os elogios!