A Emancipação das Mulheres e a Revolução Proletária

A Emancipação das Mulheres e a Revolução Proletária Vladímir Ilitch Lênin

Resenhas - A Emancipação das Mulheres e a Revolução Proletária

Capitu 09/10/2022

Leninismo marxismo e o feminismo
Inicialmente fiquei receosa, era um livro de compilados com cartas de um homem (mesmo que esse homem seja o Lenin!) não sabia o que esperar.
Me surpreendeu a visão da emancipação feminina de ante a época, isso só me deixa claro que emancipação feminina só acontecerá com o término do capital.
Os camaradas da lavra palavra fizeram uma ótima edição!

CamilaGradin 13/08/2021

Lênin já denunciava que o trabalho doméstico escravizava
"Excerto de um grande começo: o heroísmo dos operários na retaguarda. A propósito dos voluntários dos sábados comunistas": Capítulo muito interessante que fala que a união soviética igualou legalmente homens e mulheres (a exemplo da lei do divórcio, responsabilidade paterna sobre filhos ilegitimos), mas reconhece que no primeiro ano da Revolução, ainda muito havia a ser feito pra liberdade material das mulheres que historicamente eram escravas do trabalho doméstico.

A proposição de ampliar os serviço de creches e refeitórios são levados a discursos de Lênin, que entende que a sociedade só será livre da opressão quando todas as trabalhadoras forem realmente livres e tiverem equidade de direitos e deveres com os trabalhadores, no campo ou na cidade.