Honra Pirata

Honra Pirata Helena Grillo Miranda

Resenhas - Honra Pirata

Ana Elsa 28/03/2024

Aventura divertida
Amei ler o livro e conhecer a escrita dessa autora. Foi divertida e tensa, toda aventura que Marina passa. A protagonista passa por um grande desenvolvimento nessa história. Conhecendo lugares e pessoas novas.

heiressgrly 12/02/2024

No fundo, sabia que aquilo não poderia ser o fim.
Terminei a leitura a cerca de um dia e ainda não tenho conhecimento de palavras que possam definir essa obra de maneira condizente a magnitude da história.
?Honra Pirata? sendo o primeiro livro da trilogia Espadas e Pistolas, da autora nacional Helena Grillo Miranda, é uma espetacular obra para nos apresentar a realidade vivida pelos nossos personagens, além de apresentar ao leitor uma história incrível, com acontecimentos que você nunca imaginaria ao iniciar a obra.
A leitura foi definitivamente uma das mais leves possíveis, mesmo quando os acontecimentos se tornavam tão pesados, e aproveitar cada parte da história e todo o ambiente mágico ao redor da atmosfera da história foi inevitável.
ps: Eu ainda não superei aquele final, preciso urgentemente saber como essa história termina ou entrarei em colapso total.
Mariana 12/02/2024minha estante
eu preciso ler para surtar com vc???

Helena Grillo 14/02/2024minha estante
Oiee, tudo bem? Aqui é a Helena Grillo, sou autora de Honra Pirata e vi que gostou do meu livro! Fico muito feliz com isso e gostaria de avisar que a continuação dele, Forte de Areia já está disponível!? https://www.amazon.com.br/Forte-Areia-Espadas-Pistolas-Livro-ebook/dp/B0BXHVT1DV

melnoliteraverso 14/01/2024

Avaliação: Honra Pirata
Avaliação da narrativa:

- O livro me prendeu?: ????
- Ambientação: ???

Avaliação da editoração:

- Capa: ?????
- Diagramação: ?????
- Revisão: ????
- Qualidade da folha: ?????
- Qualidade da estrutura completa do livro: ?????

Média da narrativa: 4.0
Arredondamento da narrativa: 4.8
Média da editoração: 4.4

NOTA FINAL: 4.4
ARREDONDAMENTO FINAL: 4.5

ATENÇÃO: HÁ PROBLEMÁTICAS NO LIVRO!!!
____________________________

- Instagram: @melnoliteraverso
- Tiktok: @melnoliteraverso
- Tumblr: melnoliteraverso.tumblr.com

Lívia Stocco 08/10/2023

Bacana
Muita aventura, misturas de gêneros e lutas empolgantes. Gostei da premissa do livro e um final que deixa a vontade de descobrir a próxima etapa da aventura.

Maria Zilda 08/10/2023

Um novo velho tempo...
"HONRA PIRATA" é o primeiro livro da trilogia "Espadas e Pistolas", de autoria de Helena G. Miranda. Escrito em terceira pessoa, a obra da literatura juvenil, além de narrar os acontecimentos sob o ponto de vista de Marina, a protagonista, também inclui no andamento do texto as perspectivas dos demais personagens, jogando no enredo romance, ficção científica, fantasia (mas sem sair muito do mundo real) e um pouco de drama (só um pouco!).
O livro traz Marina, com 13 anos, filha de um cientista, com o qual vive uma relação disfuncional, uma vez que ele a tornou sua cobaia em experimentos de viagem no tempo. E é em um desses experimentos mal fadados que Marina vai parar no século XVIII, em meio à rotina de um navio pirata - o "Vingança da Rainha Ana", pilotado pelo famoso Barba Negra. Ali, Marina aprende a sobreviver, precisa mudar seu pensamento um nível acima, amadurecendo rapidamente, para dar conta de acompanhar a dinâmica da vida pirata, suas pressões, seus novos companheiros e os novos estímulos que a viagem lhe traz. Ao amadurecer, também revela seu ressentimento para com o pai disfuncional em várias passagens. Mas seu conhecimento sobre o mundo vai aumentando, como também aumenta seu pertencimento a esse novo tempo do qual passa a fazer parte.
Recheado de citações sobre acontecimentos, livros, séries e vários filmes que a protagonista, a obra faz relação com o mundo, sem ater-se à Antropologia como referencial para equilibrar a obra; trata-se, então, de uma obra ficcional, sem um compromisso e uma criticidade em relação aos aspectos referentes aos povos que visita. Na verdade, a obra é coerente com o pensamento da jovem Marina, que tem apenas 13 anos, embora seja bem mais madura nas suas ações e falas, do que o esperado para personagens nessa faixa etária.

Leticia1761 03/10/2023

Honra Pirata????????????????????
CATAPIMBAS, QUE LIVRO INCRÍVEL!!!

Comecei o livro com pouco, posso dizer, interesse, já que não sou tão acostumada a ler um livro desse estilo e posso dizer que foi a melhor coisa que fiz.
O livro é maravilhoso em T U D O, realmente não tenho do que falar pq ele é maravilhoso, história bem escrita, personagens bem desenvolvidos e claro, um romance que deixa vc com o coração quentinho esperando por mais.
Amei o jeito de escrita da autora e espero ler mais livros da queridona??????

Mih 03/10/2023

Esse me surpreendeu viu, entregou mt mais doq prometeu
A protagonista mt forte
e o final??? Eu tô sem acreditar até agr e em negação tb kkkkkkkkk

alt 01/10/2023

Pula pirata
Que livro bacana. Marina nos mostra o que é resiliência, perseverança e coragem. Não se enganem, ela parece uma menininha frágil, mas está muito longe disso. Eu nem sabia que pirata tinha honra!

Mara Regina 19/09/2023

Maravilhoso
Gostei muito da história da Marina.
Marina desde que nasceu foi instrumento de pesquisa e cobaia do pai cientista.
Ela tem uma irmã gêmea Mônica.
Mônica sempre foi bem tratada pelo pai porém Marina não.
Marina vivia numa jaula e se alimentava muito mal.
Mônica sempre que podia levava algum alimento pra Marina escondido do pai.
O pai dela estava construindo uma máquina fo tempo e quis matar Marina porém Mônica tentou impedir e houve uma explosão e Marina foi lançada ao mar no caixão de madeira que estava.
Foi resgatada por um navio pirata e descobriu que havia viajado no tempo indo ao passado.
Começou uma grande aventura.
Vale muito a pena ler.
Recomendo a todos.
Aguardando ansiosa os próximos livros.
Parabéns a autora nota 10.

Clayclay 02/09/2023

Não esperava nada ?favoritei?
Esse livro me prendeu do começo até o fim, de uma forma TÃO incrível que nem eu acreditei. Ele me fez lembrar de um jeito que eu amei do ?porquê de eu ser apaixonada por leitura ?e pra mim isso que fez toda experiência mais especial!!
Os personagens são muito cativantes (até demais, pra alegria ou tristeza) e dinâmicos entre si diversas, você involuntariamente se apega a todos. E as reviravoltas que esse livro proporciona o tempo todo é INCRÍVEL, incrível, I-N-C-R-Í-V-E-L!
Eu passaria horas falando sobre tudo a respeito de ?a honra pirata?, por mais que o nome pareça meio contraditório, tem todo um contexto por trás. Buscas por tesouros, ?triângulo? amoroso, reflexões, referências de livros, viagem no tempo? E ainda mais. Leia, apenas.

Aione 10/08/2023

Honra Pirata é o primeiro livro da trilogia juvenil Espadas e Pistolas, de Helena Grillo Miranda. A história mescla pitadas de fantasia com ficção científica e romance, entregando uma leitura leve e bastante ágil.

Marina é uma jovem de 13 anos que vive sob os abusos do pai, um cientista que a utiliza como cobaia para seus experimentos. Contudo, após um problema com um deles, ela viaja no tempo para o século XVIII, indo parar em um navio pirata. Enquanto luta por sua sobrevivência, ela também tem, pela primeira vez em sua vida, a oportunidade de conhecer diferentes lugares do mundo e de cultivar verdadeiros laços de amizade.

Em terceira pessoa, a narrativa onisciente acompanha primordialmente a perspectiva de Marina, mas também se desloca para trazer os pensamentos e pontos de vista de outros personagens importantes com quem ela interage. Embora a protagonista carregue uma bagagem pesada por conta da relação familiar e também haja momentos mais dramáticos no enredo, não são passagens aprofundadas, de forma que a escrita leve de Helena Grillo Miranda permita uma leitura fluida e ágil, especialmente por também estar aliada a diversos episódios recheados de aventura e ação.

Para quem não é fã do gênero fantasia, como eu, Honra Pirata ainda assim funciona, uma vez que oferece um triângulo amoroso como dose de romance, além de se situar no mundo real, apenas trazendo toques fantásticos ao enredo. Aliás, isso permite à autora incluir referências diversas de filmes, séries e livros, que fazem parte da realidade de Marina, e ocorrências históricas diversas, que aparecem diluídas e tornam a leitura mais interessante. Porém, vale dizer que tais episódios são pontuais e que os retratos que o livro traz das dinâmicas entre os diferentes povos representados é puramente fictício, sem pretensão de se comprometer com a historicidade ou com uma visão crítica desses acontecimentos.

Como a protagonista tem menos de 15 anos, seus pensamentos em geral são avançados para sua idade. Embora os muitos experimentos a que Marina esteve submetida provavelmente tenham causado mutações nela e aprimorado suas habilidades, a personagem me pareceu descaracterizada dentro de sua faixa etária. Da mesma maneira, seu contexto anterior como prisioneira do pai me deixou cética sobre os conhecimentos e desenvoltura que ela apresenta.

De maneira geral, Honra Pirata proporciona um entretenimento rápido e despretensioso, resultante da mente criativa de Helena Grillo Miranda. Os fãs de livros vão também gostar do fato de cada capítulo trazer, como título, uma diferente referência literária, que se conecta ao que é ali desenvolvido. O final traz reviravoltas que tanto aumentam a carga emocional da leitura quanto finaliza o livro em um cliffhanger, deixando um grande gancho para o segundo volume, Forte de Areia. Por fim, seria importante que o livro revisasse termos como “índio” e “escravos”, que caíram em desuso em detrimento de “indígena” e “escravizados”, mais adequados.

site: https://www.minhavidaliteraria.com.br/2023/08/10/resenha-honra-pirata-helena-grillo-miranda/

Alexia 29/07/2023

Resenha: Honra Pirata
Esse livro ressucitou minha vontade de ler e me tirou da fossa chamada ressaca literária.

Posso dizer que esse livro me surpreendeu em niveis absurdos wu n tava dando nada.

O livro honra pirata aborda temas como escravidão, pai problemático,luto dentre outros e apesar de temas muito s serios tudo foi abordado de uma forma leve e de fácil entendimento . Eu também achei lindo a forma que a Marina encontrou consolo na fé e faz todo sentido ja que na casa dela a Marina nao conhecia o mundo de fora.

E um livro curto e MARAVILHOSO pra quem ta de ressaca literária