Honra Pirata

Honra Pirata Helena Grillo Miranda

Resenhas - Honra Pirata

heiressgrly 12/02/2024

No fundo, sabia que aquilo não poderia ser o fim.
Terminei a leitura a cerca de um dia e ainda não tenho conhecimento de palavras que possam definir essa obra de maneira condizente a magnitude da história.
?Honra Pirata? sendo o primeiro livro da trilogia Espadas e Pistolas, da autora nacional Helena Grillo Miranda, é uma espetacular obra para nos apresentar a realidade vivida pelos nossos personagens, além de apresentar ao leitor uma história incrível, com acontecimentos que você nunca imaginaria ao iniciar a obra.
A leitura foi definitivamente uma das mais leves possíveis, mesmo quando os acontecimentos se tornavam tão pesados, e aproveitar cada parte da história e todo o ambiente mágico ao redor da atmosfera da história foi inevitável.
ps: Eu ainda não superei aquele final, preciso urgentemente saber como essa história termina ou entrarei em colapso total.
Mariana 12/02/2024minha estante
eu preciso ler para surtar com vc???

Helena Grillo 14/02/2024minha estante
Oiee, tudo bem? Aqui é a Helena Grillo, sou autora de Honra Pirata e vi que gostou do meu livro! Fico muito feliz com isso e gostaria de avisar que a continuação dele, Forte de Areia já está disponível!? https://www.amazon.com.br/Forte-Areia-Espadas-Pistolas-Livro-ebook/dp/B0BXHVT1DV

Arley Bastos 23/04/2021

Pirataria e viagens no tempo
Honra Pirata é o primeiro livro de Espadas e Pistolas, escrito pela minha colega Helena Grillo.

O livro conta a história de Marina que sofria com um pai cientista e abusivo que fazia experimentos nela, um desses experimentos fez com que a heroína fosse levada ao passado.

No passado, Marina vai parar no navio Vingança da Rainha Ana, o navio do icônico pirata Edward Teach, o Barba Negra.

O livro vai passando no contraste entre o tempo de Marina e seu "novo" antigo tempo. Além disso, ela vai passando pelas transformações, tanto físicas quanto mentais, de sua adolescência enquanto vai aprendendo do mundo estando a bordo de uma navio pirata. As relações com as pessoas e seus novos amigos é trabalhado de forma bem tecida para a construção da própria protagonista.

Um ponto interessante é que a garota para encontrar formas de conseguir sobreviver naquele tempo, vai utilizando de seus conhecimentos sobre o futuro para conseguir se virar em toda aquela situação na qual está presente.

É um livro de linguagem simples e fluída.

Arley Bastos.
Helena Grillo 23/04/2021minha estante
Fico muitíssimo feliz que tenha gostado!!! ???

Quennick 17/05/2021

Blog Eureka Mundo
Neste livro, iremos conhecer Marina. Marina é uma jovem que foi usada de cobaia pelo próprio pai que é cientista, vivia em meio a tubos de ensaio e várias aplicações de drogas criadas pelo cientista que sem pudor usava a própria filha para esse bem. A única coisa que lhe trazia um pouco de conforto eram as visitas da sua irmã gêmea chamada Mônica. Em meio a tantas experiências, uma sai completamente do controle do pai cientista desalmado, o que permite que Marina viaje no tempo para o famoso navio do Barba Negra. É nesse ponto que a trama se desenrola, já que durante muito tempo Marina não saia de perto do pai então não conhecia o mundo lá fora, agora em uma outra realidade ela será obrigada a aprender a sobreviver sozinha e principalmente aprender sobre a vida, sobre o amor e o poder da amizade verdadeira! Será que nossa personagem principal conseguirá voltar para o seu tempo? Ela aprenderá com a oportunidade que lhe é dada? Tudo isso e muito mais vocês irão descobrir embarcando junto com ela a aventura dos sete mares. Um livro que vale muito a pena conhecer!!!

site: https://eurekamundobook.blogspot.com/2021/05/honra-pirata.html
Helena Grillo 17/05/2021minha estante
Incrível! Muuito obrigada!

Valen 18/05/2021

ADOREII
Pensem em um livro bom! Eu estava com muita vontade de ler algo sobre piratas e viagem no tampo, encontrei tudo isso em um livro só. Foi incrível ver Marina, alguém que sofreu tanto a vida inteira, se tornando forte, corajosa e ainda assim continuando com um bom coração.
Além disso, temos Mateo e Inaiê, dois garotos incríveis que merecem o mundo todo!
Eu amei a escrita da autora e o modo com que ela faz que nos apaixonemos por todos os personagens (mas também me fez sofrer viu)!!
Helena Grillo 18/05/2021minha estante
Desculpa te fazer sofrer! Vou compesar nos próximos livros. Prometo

Jadiael.Viana 20/06/2022

Perfeitão
Um livro bom pra ninguém botar defeito. Transportada para o passado, Marina se vê a bordo do Vingança da Rainha Ana, uma caravela pirata comandada pela temível Sereia Negra. Enquanto navega pelas águas do Caribe em busca de tesouros submersos, a pequena heroína vai viver mil e uma aventuras. Ao lado de Mateo e do índio Inaiê, ela vai lutar corajosamente contra corsários inescrupulosos, galeões ingleses e odiosos navios negreiros.
Eu amei cada pedacinho dessa história. Você não tem noção. Da interação entre os personagens à construção dos diálogos. Dando ênfase ao título, cada capítulo traz uma citação tirada dos grandes clássicos da literatura mundial. Embora a trama seja recheada de momentos emocionantes, nada me preparou para aquele final. Eu fiquei completamente destroçado. Assim que terminei a leitura, corri para pegar a continuação, mas, infelizmente, ela ainda não está disponível na Amazon. Fico no aguardo!
Helena Grillo 20/06/2022minha estante
Fico muito feliz por ter gostado tanto do livro! ??

silvanasartori 20/06/2021

Nessa história narrada em terceira pessoa, com poucos trechos em primeira, somos apresentados rapidamente a Marina e sua irmã, assim como ao contexto de vivência das duas com o pai totalmente alienado.

Os capítulos são curtos e o livro me prendeu desde a primeira linha, foi uma grande surpresa, já que pela capa eu esperava um livro mais juvenil, mas ele aborda diversos assuntos, alguns pesados, e consegue ser uma trama muito interessante para todas as idades, principalmente para os amantes de piratas, claro!

Achei uma história bem incomum, que gera curiosidade pelo fato da viagem do tempo e para saber como Marina irá lidar com tudo, já que ela não sabe muito bem onde está e como foi parar ali, além de não saber o que aconteceu com a irmã. Junto com ela, então, vamos descobrindo todas as peculiaridades do local onde ela acabou parando.

Gostei demais da ambientação, embora não tenha muitas descrições. Foi possível visualizar todas as cenas facilmente, como se fosse um filme, e entrar nessa vida de pirata. Foi muito legal como, ao longo do livro, várias suposições sobre essa época começaram a ser quebradas e outras informações foram adicionadas, criando um repertório cultural sobre o período onde Marina se encontra, mencionando locais, tipos de navios, diplomacias, como as burocracias eram feitas e, principalmente, como é viver em um navio, ainda mais pirata, que constantemente está entrando em brigas e saqueando locais.

Marina é uma personagem muito forte, porque desde nova ela passou por situações muito ruins e aprendeu a sobreviver com pouco, por isso não chegou a ser difícil se adaptar ao novo ambiente, uma vez que a capitã - sim, uma mulher - a acolheu logo de início à bordo.

Mesmo sendo jovem, a maturidade dela é muito grande e não pensa duas vezes em se envolver nas situações e querer aprender e ajudar a todos. Ao mesmo tempo que ela não pode falar que veio do futuro, tenta implementar coisas da época dela para ajudar os piratas, que nem entendem o que acontece, mas já que isso gera lucros, apenas apoiam ela e acabam por se afeiçoar ainda mais a menina. Esse foi um ponto que gostei bastante, a dualidade do futuro e do passado onde ela está.

Resenha Completa no Blog I LOVE MY BOOKS
Escrito pela Colaboradora Larissa Niewierowski

site: https://www.lovemybookss.com/2021/05/resenha-honra-pirata.html

Thamires.Sobral 18/10/2021

Uma aventura gostosa de acompanhar!
Em “Honra Pirata” iremos conhecer Marina, que cresceu em redoma, enclausurada da sociedade e das pessoas, seu pai a culpava pela morte de sua mãe e acabou transformando a filha em seu experimento, ele um cientista cujo único desejo era impedir a morte da esposa.

Marina não teve o amor do pai e não conheceu sua mãe, mas tinha uma irmã Monica que era quem ajudava a suportar a vida como experimento, Monica levava livros, HQs, televisão e até hambúrguer para irmã, até que um dia Marina se próxima da morte, quando seu pai consegue construir uma máquina do tempo, e o que ninguém esperava ela funciona e depois de uma explosão Marina desaparece.

E sabe onde nossa mocinha vai parar, no navio pirata mais famoso... O Barba Negra
E será no meio dos piratas que Marina vai descobrir que pode ser livre, ter amigos e até viver um triangulo amoroso, afinal ela ainda é uma adolescente.

Uma narrativa envolvente, cheia de reviravoltas, muita ação, os capítulos são curtos, sem mencionar toda referência literária que temos, todos os capítulos se iniciam com título de um obras que conhecemos, algo que achei sensacional.

Essa é uma obra com viagem no tempo, com uma mocinha forte, determinada e inteligente, que eu super indico! Sem dúvidas será uma leitura intrigante que vai te deixar viciado desde o primeiro capítulo, até o desfecho surpreendente, que deixa morrendo de curiosidade para o próximo livro.

Não posso deixar de mencionar que edição está fantástica, a diagramação incrível, vale conferir.

Paula.Neiva 27/02/2022

Leitura gostosa
Amei o livro!

Uma leitura rápida, que não deixa nada a desejar no que diz respeito à profundidade da história.

Há muitas referências literárias importantes, que se conectam com os personagens conforme seguem-se os capítulos.

A escrita da autora é leve, criativa e super descritiva, dá pra visualizar perfeitamente ? bem direitinho ? as cenas e os lugares em que elas se passam. Uma delícia de história.

Só continue, Helena! Seu futuro é literário. ?

Juliana 05/04/2022

Como assim termina desse jeito???
Autora queridaaa, pode JÁ lançar o segundo, por favorrrrr???
Um livro que me pegou desde o início e me prendeu por quatro dias, repleto de personagens carismáticos. Amei a brasilidade presente, as referências literárias, as interpretações bíblicas (interessentíssimas por sinal, que fogem de qualquer discussão existente em outros livros do gênero) e as críticas sociais-históricas, especialmente, a representação indígena com o personagem Inaiê.
A protagonista Marina é um show à parte; muito bem construída, com seus traumas psicológicos pela falta da mãe e abuso do pai: seu arco de aprender a ter confiança nas pessoas é espetacular.
Acho que tô muito emocionada pra fazer uma resenha decente, rsrs.

Vanessa Sueroz 19/04/2022

Marina é uma jovem que nunca teve infância. Seu pai a despreza e a usa como cobaia para várias experiências e Marina acha que logo vai morrer sem conhecer nada da vida. Sua irma Monica leva uma vida normal e quando pode trás vários livros escondidos para Marina se distrair.

Em uma dessas experiências Marina acaba indo para no passado, mais precisamente em um navio pirata onde é pressa com um missionário e um índio. A partir dai a aventura vai começar. Ela vai usar seu conhecimento do futuro e literatura para conquistar o coração da capita, conhecer lugares novos e muito mais.

Um livro infanto-juvenil bem fofo e rápido de ler. Infelizmente tem continuação e ficamos com aquele gostinho de quero mais no final.

Indico para uma faixa etária de uns 10-12 anos que gostam de aventura.

Pollyana 09/05/2022

Um livro para os aventureiros!
Se você voltasse no tempo sem querer após um acidente e fosse para um passado distante, o que faria? Ou melhor, quem seria?
Após passar toda a sua vida servindo de cobaia para os experimentos de seu pai cientista, Marina têm a chance de viver sua primeira aventura e sair da jaula que era mantida aprisionada desde o nascimento.

Se tornar uma pirata não estava nos seus planos, no entanto, a medida que ia convivendo com os seus companheiros de tripulação, não se afeiçoar a eles se tornou uma tarefa quase impossível.

"Honra Pirata" foi uma das melhores fantasias que li esse ano e digo isso de coração. Os personagens foram muito bem construídos e a história teve um "time" perfeito, fluindo de uma forma leve, mas sem perder o ritmo acelerado de descobertas e surpresas.

As críticas acerca do machismo e do quanto isso influencia a forma das mulheres se portarem na sociedade são bem fortes.
Ser capitã de um navio pirata e liderar vários homens não é nada fácil, tampouco conquistar o respeito deles. Víamos essa constante luta através de Sereia Negra, capitã do navio Vingança da Rainha Ana. Muitas vezes ela parecia duas pessoas completamente diferentes: quando estava sozinha na sua cabine e na frente de toda a tripulação.

Outras questões que embora não tenham sido o foco, foram um toque bem interessante a obra, como o sofrimento que o povo indígena sofreu nas mãos dos colonizadores, o que fez com que o Ianiê (outro personagem icônico) tivesse que fugir e buscar abrigo em outro lugar.
O romance é leve, mas nos faz suspirar, embora eu tenha shippado errado e sofrido com isso, acontece!

Em cada capítulo a autora faz certa referência com alguma obra bastante conhecida ou uma música. Foi um toque bem pessoal e muito bem-vindo.
As Ilustrações presentes em determinados capítulos nos ajudam a compreender determinada cena e vê-la com mais clareza. Mais tarde descobrirmos uma curiosidade sobre elas! Guardem essa informação!

Deixo aqui minha indicação de uma fantasia digna de fortes emoções e que espero ansiosamente a continuação!

site: https://www.instagram.com/thefawkes_/

Eduardo.Reghim 01/09/2022

Alucinante
A leitura da obra foi uma delicia, enredo alucinante, repleto de viradas, inclusive o final teve uma virada pra lá de espetacular, e já sei que tem seguimento da história, oba !!
Outro ponto que achei interessante e que ainda não tinha visto alguém fazer, foi a introdução de capítulos fazendo referência á grandes obras da literatura nacional e mundial, não foi só uma simples citação de tal obra, mas sim uma adaptação do enredo a fim de mencionar uma passagem daquele livro citado logo na abertura de cada capítulo, foi de uma criatividade admirável e casou muitíssimo bem em cada enredo.
Quanto a história, nos deparamos com Marina, uma menina que vive reclusa numa espécie de laboratório do pai, um cientista. O cara parece um tanto devaneado, afinal vive usando a própria filha em seus experimentos, fiquei com a impressão de que algo grave ocorreu em algum momento do passado que o fez surtar, mas enfim, fato é que numa dessas experiências, Marina acidentalmente viaja ao passado, numa espécie de máquina do tempo, sua irmã mônica tenta salva-la, mas acaba desaparecendo numa explosão.
Marina acaba voltando ao tempo dos lendários piratas, mais precisamente a bordo do Vingança Da Rainha Ana, liderado pela temida Sereia Negra, viúva do terrível Barba Negra.
Marina precisa se adaptar ao novo estilo de vida se quiser sobreviver e por isso além da resiliência e inteligência características, precisa contar com a ajuda de Mateo, filho de Sereia Negra, por quem desenvolve um afair; Inaiê, um índio brasileiro com o qual desenvolve grande afinidade, Navin, que se torna uma fonte de sabedoria, Javier e vários outros.
Além da eletrizante aventura, a história traz elementos reflexivos, como a convivência em família, amizade e lealdade e o enfrentamento dos desafios da vida.
Por fim, a autora tem uma escrita fluída e empolgante que te levará facilmente pelas linhas do enredo desta deliciosa história, super recomendo.

debora.paraiso 21/11/2022

É BOM PARA QUEM QUER UMA FANTASIA JUVENIL
Eu gostei bastante dessa história.
Tem uma protagonista cativante e forte, situações divertidas e personagens secundários muito bem adicionados a história. Tem referências históricas e literárias que deixam a história mais divertida.
Fazia muito tempo que não lia uma fantasia juvenil com personagens entre 13 e 15 anos e foi nostálgico.
A autora tem uma escrita bem fluida e gostosa de acompanhar.
Indico para quem tá sem tempo ou em ressaca literária, por que é uma fantasia rápida e divertida.