Querida Kitty

Querida Kitty Anne Frank

Resenhas - Querida Kitty

Barbara.Tomaz 29/07/2021

Sem palavras.
Esse livro se trata de uma edição do diário de Anne Frank. Não é como as outras, pois esse foi a edição que a própria Anne sonhava que as pessoas lessem sobre sua história. Sim, além de escrever seu diário, depois passou a revisar os próprios textos para serem publicados no pós guerra --essa atitude de escrever estava sendo um "sonho" comum entre algumas pessoas daquele período e sendo estimulado pelos noticiários (ex: BBC). Infelizmente, ela só conseguiu revisar até o final de março de 1944 e não pode ver a obra de suas mãos e seu sonho de ser escritora (e jornalista) ser concretizado.

O livro também possui um anexo que explica toda história por trás dessa iniciativa de traduzir e publicar essa edição em Português. E apresenta um breve comentário sobre as diferenças entre as edições do diário. Há também uma linha do tempo.

É dificil não se identificar com algum insight, frase de efeito ou opinião que Anne escreve ao longo do livro. Ao ler, parece que ela conversa conosco.

Mylena @gataleitora 19/07/2021

"O papel aceita tudo, as pessoas não. "
O que falar sobre um livro que atravessa gerações de forma tocante?

Anne Frank se tornou famosa postumamente após seu pai publicar o diário que escreveu durante o periodo em que a família e mais quatro pessoas ficam escondidas na Holanda durante a Segunda Guerra Mundial. Seu pai foi o único sobrevivente depois que todos foram capturados e levados a campos de concentração e ao receber alguns pertences guardados pela amiga que ajudou a família a sobreviver durante o esconderijo, decide publicar a história contada pela filha.
Querida Kitty é a versão original de o Diário de Anne Frank que teve edição feita pelo pai sofrendo alguns cortes para retirar detalhes que para ele não eram relevantes.
Ambos os textos são bem semelhantes e tocantes, mas não são exatamente iguais e não sei explicar mas ler o texto desejado e criado por Anne me deixou mais emocionada ainda do que me senti quando li o diário publicado pelo pai dela ( e olhe que eu não sabia que o livro tinha sofrido a edição do pai quando li esta história pela primeira vez e lembro que me emocionei bastante na época) .

Com uma linguagem simples e clara, Anne nos apresenta seu mundo e abre o coração para "aquela amiga" especial Kitty mostrando como se sentia incompreendida pela família, como estava confusa com a situação da invasão e perseguição dos alemães, como foi conviver com pessoas estranhas e todas as suas percepções quanto a vida de uma adolescente.
A edição de bolsa da Zahar como sempre está impecável com apresentação de Leda Cartum, nota de tradução, posfácio escrito por Laureen Nessbaum e cronologia da família Frank desde o casamento dos pais até a publicação de Querida Kitty em 2019.

Um livro necessário e de leitura obrigatória para todos para não deixar se apagar da memória todas as atrocidades cometidas naquele período e que infelizmente é o retrato imutável da crueldade humana que continua acontecendo pelo mundo nos dias de hoje por outros motivos e com outras roupagens.

5/5 estrelas

site: https://www.gataleitora.blogspot.com

Fabiana 11/07/2021

Querida Kitty
É o romance inacabado que Anne Frank escreveu a partir do seu diário. É o cotidiano de uma menina tendo como pano de fundo a guerra. Me fez ter vontade de reler o Diário de Anne Frank e comparar os trechos.

Anna 11/06/2021

Triste, mas precisamos ler sobre
Olá leitores, hoje trouxe um pequeno relato de "Querida Kitty". Bom, para vocês que conhecem a história da Anne Frank, "Querida Kitty" será um aprofundamento da história, uma vez que, não senti que a história trouxe grandes novidades.

Temos uma história mais profunda, ou seja, mais detalhada sobre todo o sofrimento da família e amigos.

"Ah, mas vale a pena ler?"

Bom, vale sim! Eu confesso que eu precisava saber mais e, pq não dizer, me despedir da Anne. A história dela me marcou demais, e eu precisava deixá-la ir.

Achei a história emocionante, rendendo muitos lencinhos.

Icaro 29/05/2021

Uma narrativa sensível sobre um passado obscuro
Segunda Guerra, Holocausto e Nazismo são o pano de fundo das descobertas, e redescobertas, de uma adolescente em meio ao caos. Anne Frank deixou um legado inquestionável para a posteridade. Vemos a história do período sob seus olhares e seus sentimentos, o que nos aproxima da autora e da sua vida, fazendo com que criemos um grande sentimento de empatia por todos aqueles que passaram por infeliz situação semelhante.
Aqui, as linhas tênues entre história e literatura se mostram pequenas diante da sensibilidade com que Anne Frank relata um pedaço de sua vida.

Speck Of Giovanna 27/05/2021

Não esperava que me afetasse tanto!
Não importa quão ampla ou limitada seja sua compreensão do que levou Anne e sua família a essa vida de clandestinidade, eu tinha - antes de ler isto - a suposição geral de que, era tempo de guerra e eles estavam se escondendo por suas vidas. Eles devem ter se sentido infelizes o tempo todo. Quem poderia encontrar algo bom nos confins de uma vida assim? (Não é fácil ficar em isolamento de tudo, e agora, posso dizer isso por experiência própria). Em retrospecto, é claro, tive que reconsiderar. Anne nos mostra pedaços realmente lindos, cheio de gentilezas e descobertas, até encontramos humor nos lugares mais inesperados...e porque não deveria? Nossas vidas não são quase iguais?

Claro, não estamos evitando bombas...Mas, nos deparamos com algum tipo de tragédia e podemos ter um ano inteiro ruim, ou até mais. E ainda sim, não importa o quão difícil ou desafiador seja o nosso dia, todos nós temos coisas que nos trazem alegria e, às vezes, surgem de coisas tão simples...são essas pequenas coisas que tornam o resto suportável. Basta apenas procurar por elas.

Eu recomendo muito Querida Kitty, pois contém lindas reflexões e muitas surpresas. E, acima de tudo, contém uma vida em constante aprendizado, uma história que com certeza, trará algumas verdades e até, iluminação para o seu dia.

Marcia.Santos 26/05/2021

Diário 2
Livro organizado pela própria Anne Frank, conforme ela pretendia um dia publicar, sendo assim, criei espectativas e não me decepcionei.
Va 02/06/2021minha estante
O conteúdo é o mesmo do diário ou tem escritos inéditos?

Marcia.Santos 06/06/2021minha estante
Ela revisou o diário, já que era uma pretensão dela publicar quando a guerra acabasse.

Marcia.Santos 06/06/2021minha estante
Sendo assim, houve algumas mudanças