Querida Kitty

Anne Frank

Resenhas - Querida Kitty

Sassá 09/04/2024

A casa dos fundos
O livro conta o cotidiano da família Frank e de algumas outras pessoas durante o período em que viveram escondidos (Holocausto), através de cartas escritas por Anne Frank para uma amiga imaginária. Recomendo a leitura, especialmente por retratar o ponto de vista de uma garota de 13 anos, que desenvolve a escrita com o passar dos meses, por meio de seus relatos sobre a rotina do esconderijo e suas preocupações, esperanças, desejos e angústias em meio a tudo o que estava acontecendo.

Dalton13 19/03/2024

Terça-feira, 19 de fevereiro de 2024
Querido futuro leitor,

Ler esse livro é se surpreender com as narrativas de Anne, é rir de uma passagem engraçada e, na página seguinte, sentir uma facada no estômago pela realidade da guerra. É se emocionar com os sentimentos mais íntimos de Anne, revelados por ela (quase) sem escrúpulos. É questionar o caráter dos moradores da Casa do Fundo e se compadecer com a relação de Anne com seus pais e irmã. É se aproximar de um acontecimento histórico e vê-lo por uma perspectiva para além dos livros didáticos.

Dalton Soares

P.S.: O prefácio e posfácio dessa edição são simplesmente INCRÍVEIS!!

beIIedejour 18/02/2024

A cada tristeza, ainda resta algo bonito
Faz 15 anos desde que li O Diário de Anne Frank pela primeira vez e ainda consigo lembrar de como a leitura me impactou, como me afeiçoei de Anne e senti como se ela fosse minha amiga, uma menina real que eu poderia ter conhecido e convivido. Quando pensamos na guerra e no holocausto, é fácil pensar naquelas pessoas tao distantes, uma parte da história já tão passada, que aqueles nomes já não significam tanto, são apenas isso: nomes. Acho que essa é a lição mais importante que Anne nos deixou: cada vida que se perdeu no Holocausto era uma VIDA. Não apenas um nome num livro de História, mas alguém de verdade com sonhos, desejos, anseios, defeitos, qualidades, expectativas, medos. Anne nos deixa ver isso, nos revela seus pensamentos mais profundos e os mais superficiais também. Essa versão do seu diário, a versão pensada e organizada pela própria Anne escritora e editora, é uma forma de honrar a menina que ela foi e a mulher que ela não foi permitida ser.

thabooks 14/02/2024

Releitura
"O Diário de Anne Frank" é uma obra comovente e indispensável para compreendermos a profundidade dos horrores do Holocausto. Escrito pela própria Anne durante os dias sombrios da Segunda Guerra Mundial, este diário oferece um relato íntimo e poderoso sobre a vida de uma adolescente judia escondida dos nazistas em Amsterdã. Suas palavras ressoam com sinceridade e coragem, nos lembrando da importância da esperança mesmo nos tempos mais sombrios. Uma leitura que nos desafia, inspira e nos faz refletir sobre a humanidade. Imperdível para quem busca compreender a força do espírito humano e a necessidade de manter viva a memória histórica. A forma abrupta como termina causa uma angústia, nos lembra da crueldade da guerra e da importância de aprender com o passado para construir um futuro mais justo e compassivo.

VictAria109 19/12/2023

Gostei bastante dessa leitura ?? achei que o livro conseguiu representar bastante a Anne fazendo jus ao que ela mesma queria. Ao longo da leitura eu me identifiquei muito com ela, foi muito divertido conhecer a vida dela e ao mesmo tempo saber como era a vida daquelas pessoas que estavam fugindo das perseguições.??

Raiane.moraes 22/11/2023

"Quando os primeiros tir0s são disparados à noite, uma porta range e lá descobrimos... um lenço, um travesseiro e uma menina."

Queria Kitty

Esse livro, como "O diário de Anne Frank", conta a história de Anne, uma garota judia que se escondeu por dois anos na "casa dos fundos" (como citado no livro) em um prédio em que funcionava a empresa do seu pai.

Para quem leu "O diário de Anne Frank" é basicamente os mesmos relatos, neles podemos observar o amadurecimento, e toda dor que Anne e os demais moradores da casa passaram nesse período tão crítico, que foi a guerra.

Porém as tradutoras Karolen Van Eck e Ana Iaria tentaram ao máximo seguir o que Anne dizia, como por Exemplo "Anexo Secreto", elas relatam que não tem a palavra "secreto" em judaico. E algumas outras palavras que não deixaram as demais cópias serem tão fiéis ao que Anne tentava descrever, e passar ao leitor.

Eu como sou extremamente apaixonada pela história de Anne Frank, fiquei louca quando descobri que teria uma versão ainda mais fiel ao seu diário. Nesse livro descobrimos também, que após anunciarem no rádio, aos judeus que estivessem escondidos, que relatassem suas experiências, que futuramente poderiam ser publicadas. Anne reescreveu várias coisas, e excluiu algumas.
Principalmente as desavenças com sua mãe, que eram constantes e Anne às vezes usava palavras muito duras, e isso a fez querer revisar a sua obra.

O livro é lindo, capa dura e em edição de bolso, porém a diagramação é perfeita, o que não atrapalha em nada.
Foi uma delícia reler essa história depois de 5 anos, minha admiração, pela força de Anne Frank só aumentaram.

Eduarda 06/10/2023

??Querida Kitty
Em "Querida Kitty" Anne Frank conta sua rotina durante a guerra e também fala de suas experiências no começo de sua adolescência; em geral um pouco entediante a história em si, muito repetitiva, mas também necessária, porém não leria de novo..

(faixa etária +12)
??

Maick 11/09/2023

Querida Kitty
Uma leitura para se mergulhar em um lugar não tão bom ,mas onde encontrará uma escritora maravilhosa que tenta suportar palavras duras em torno de famílias diferentes. Irá adquirir um conhecimento tão grande sobre o comportamento do ser humano ,além do desejo de se sentir livre num lugar tão minúsculo que você terá grandes descobertas com essa garota inesquecível. Boa leitura

Berenice.Thais 01/08/2023

Rascunhos
Rascunhos e ideias de uma escritora que não tivemos. Prazer de conhecer. Com uma história que sobreviveu ao tempo e mesmo faltando ainda podemos vislumbra um talento

Jserena.main 12/07/2023

Eu amo, simples!

Anne sempre me surpreendeu na forma de escrita, ela por si só tão nova escrevia tão bem que eu lendo o diário de Anne frank já fiquei surpresa.

Camila Felicio 31/05/2023

O diário não é integral, vai até a parte em que Anne consegue editar, ponto positivo é que não houve tanta censura como na versão mais comum em que Otto Frank mocou em partes o conflito mãe-filha a edita.
De resto um bom relato, acho a história super interessante ainda que não seja a maior fã do diário da Anne
Vale leitura!
Versão zahar bolso é linda, toda perfeitinha

favero.o 03/04/2023

?Não se preocupe com isso, nós tratamos de tudo, aproveite sua vida despreocupada enquanto pode.
E depois se calou. Espero que essas palavras sombrias não se concretizem em um futuro próximo.?

Julia.Lorens 23/03/2023

"Memórias significam mais para mim do que vestidos"
Anne sem dúvida era uma adulta de 30 anos em um corpo de 15. Mesmo que ela nos conte muito sobre sua situação antissemitista, ainda sabemos muito pouco. Cada palavra é valorizada.
O que mais me chamou atenção no livro, é o que menos as pessoas falam sobre. Anne era desprezada em sua própria casa. "Coma mais legumes." "Sua educação é terrível." "Não responda os adultos!" Apenas os mais velhos tinham direito de fala, e por isso Anne se sentia deslocada na conversa, não podia contar sua própria opinião. Ela invejava a boa reputação de Margot, sempre quieta e bem comportada, levava uma bronca com muito menos frequência. Mas Anne nunca quis ser Margot, ela queria que todos respeitassem ela do jeito que era. Ao ver que querer não é poder, ela amadurecia a cada dia e aceitava sua realidade como podia.
E o triste é afirmar que isso ainda acontece hoje em dia. Muitos adolescentes são silenciados em suas próprias casas atualmente, pois os pais os consideram infantis demais. Certamente alguns são. Mas não Anne.
Bells0505 23/03/2023minha estante
Nossa, arrasou ????

Bia 19/03/2023

Me encontro em depressão
Meu deus, a forma como ela escreveu... E como se eu fosse realmente amiga dela.
Quero algum dia ler o diário, mas por enquanto estou mais do que satisfeita com a depressão que já recebi desse livro.