Querida Kitty Anne Frank
Anne Frank

Resenhas - Querida Kitty

Barbara.Tomaz 29/07/2021

Sem palavras.
Esse livro se trata de uma edição do diário de Anne Frank. Não é como as outras, pois esse foi a edição que a própria Anne sonhava que as pessoas lessem sobre sua história. Sim, além de escrever seu diário, depois passou a revisar os próprios textos para serem publicados no pós guerra --essa atitude de escrever estava sendo um "sonho" comum entre algumas pessoas daquele período e sendo estimulado pelos noticiários (ex: BBC). Infelizmente, ela só conseguiu revisar até o final de março de 1944 e não pode ver a obra de suas mãos e seu sonho de ser escritora (e jornalista) ser concretizado.

O livro também possui um anexo que explica toda história por trás dessa iniciativa de traduzir e publicar essa edição em Português. E apresenta um breve comentário sobre as diferenças entre as edições do diário. Há também uma linha do tempo.

É dificil não se identificar com algum insight, frase de efeito ou opinião que Anne escreve ao longo do livro. Ao ler, parece que ela conversa conosco.

Mateus Ferreira 21/02/2023

Mesmo sendo em um momento triste,de desespero e sem muita noção do futuro. Anne se matinha motivada, muito observadora viu.
Ela passa uma paz tão grande nas palavras, a KITTY foi uma ótima "amiga" e consegui trazer cada detalhe daqueles dias tensos e únicos.

maria.bolfe 12/02/2022

De tirar o fôlego
Simplesmente não se tem palavras no mundo pra descrever a sensação de ler essas cartas.
Só de imaginar que elas foram escritas por essa menina tão meiga em uma situação tão amarga, nojenta e repugnante, fico arrepiada e muito triste.
Essa publicação foi, com certeza, um marco muito importante para os próprios desejos de Anne, simplesmente incrível.

Marcia.Santos 26/05/2021

Diário 2
Livro organizado pela própria Anne Frank, conforme ela pretendia um dia publicar, sendo assim, criei espectativas e não me decepcionei.
Va 02/06/2021minha estante
O conteúdo é o mesmo do diário ou tem escritos inéditos?

Marcia.Santos 06/06/2021minha estante
Ela revisou o diário, já que era uma pretensão dela publicar quando a guerra acabasse.

Marcia.Santos 06/06/2021minha estante
Sendo assim, houve algumas mudanças

Icaro 29/05/2021

Uma narrativa sensível sobre um passado obscuro
Segunda Guerra, Holocausto e Nazismo são o pano de fundo das descobertas, e redescobertas, de uma adolescente em meio ao caos. Anne Frank deixou um legado inquestionável para a posteridade. Vemos a história do período sob seus olhares e seus sentimentos, o que nos aproxima da autora e da sua vida, fazendo com que criemos um grande sentimento de empatia por todos aqueles que passaram por infeliz situação semelhante.
Aqui, as linhas tênues entre história e literatura se mostram pequenas diante da sensibilidade com que Anne Frank relata um pedaço de sua vida.

Ana 16/03/2023

"O mundo vai continuar girando sem mim..."
Em 1942 a Holanda foi invadida pela Alemanha nazista e a perseguição aos judeus estava no auge. Anne Frank, seus pais e sua irmã ficaram escondidos num anexo no prédio onde Otto Frank trabalhava. Ali ficaram escondidos por 2 anos. Anne escreveu seu cotidiano, pensamentos e sentimentos em um caderno que ficou conhecido mundialmente como O diário de Anne Frank. Um documento histórico sobre o holocausto. Mas Anne tinha o sonho de escrever um romance e se tornar uma escritora famosa. Esse livro é a revisão que ela fez no seu diário para escrever esse romance futuramente. Infelizmente não conseguiu terminar. A escrita da Anne é ótima principalmente levando em consideração que tinha entre 13 e 15 anos e estava confinada. Dá pra perceber que tinha muito talento com as palavras e sabia se expressar muito bem na escrita. Ela consegue descrever bem seus sentimentos e apreensões. Sempre fico triste quando penso no que poderia ter produzido se tivesse vivido o suficiente. Só um adendo. Kitty é a amiga imaginária para quem ela escreve, mas ela fala que queria que o romance se chamasse A casa dos fundos, que era como ela se referia ao esconderijo. Por que não deram esse título ao livro?

Julia.Lorens 23/03/2023

"Memórias significam mais para mim do que vestidos"
Anne sem dúvida era uma adulta de 30 anos em um corpo de 15. Mesmo que ela nos conte muito sobre sua situação antissemitista, ainda sabemos muito pouco. Cada palavra é valorizada.
O que mais me chamou atenção no livro, é o que menos as pessoas falam sobre. Anne era desprezada em sua própria casa. "Coma mais legumes." "Sua educação é terrível." "Não responda os adultos!" Apenas os mais velhos tinham direito de fala, e por isso Anne se sentia deslocada na conversa, não podia contar sua própria opinião. Ela invejava a boa reputação de Margot, sempre quieta e bem comportada, levava uma bronca com muito menos frequência. Mas Anne nunca quis ser Margot, ela queria que todos respeitassem ela do jeito que era. Ao ver que querer não é poder, ela amadurecia a cada dia e aceitava sua realidade como podia.
E o triste é afirmar que isso ainda acontece hoje em dia. Muitos adolescentes são silenciados em suas próprias casas atualmente, pois os pais os consideram infantis demais. Certamente alguns são. Mas não Anne.
Bells0505 23/03/2023minha estante
Nossa, arrasou ????

Fabiana 11/07/2021

Querida Kitty
É o romance inacabado que Anne Frank escreveu a partir do seu diário. É o cotidiano de uma menina tendo como pano de fundo a guerra. Me fez ter vontade de reler o Diário de Anne Frank e comparar os trechos.

saoribooks0 15/12/2021

Mais no Instagram literário @saoribooks
Esse livro simplesmente conquistou meu coração de um jeito inesquecível. Por ser oriundo de um diário pessoal e narrado pela perspectiva real de Anne, nós leitores acabamos nos sentindo íntimos da protagonista, conhecendo seus sentimentos e pensamentos mais profundos.
Anne era uma menina como qualquer outra, cheia de vida, sonhos, sentimentos; era madura para sua idade e apesar de ter passado a adolescência em uma realidade completamente atípica, soube lidar com ela com muita prudência. Em meio a tantas coisas ruins acontecendo, tanto medo, preocupação e saudade, Anne soube equilibrar tudo isso, e mesmo tendo momentos de muito estresse, era alegre, divertida, falante, determinada, empática e inteligente.
Infelizmente, nem todos os moradores da Casa dos Fundos eram agradáveis como Anne, como a senhora Van Pels e o dentista Pfeffer, que mostraram-se pessoas egoístas e amarguradas. Suas atitudes me entristeceram muito, porque afetavam todos os outros moradores da casa. Por exemplo, quando Pfeffer escondia comida em seu armário e a sra. Van Pels tentava colocar Anne contra seus próprios pais, entre outras atitudes. Por causa disso, nem tudo eram flores no cotidiano das famílias, e surgiam conflitos e discussões.
Além de sermos apresentados à realidade da Casa dos Fundos, também aprendemos mais sobre (?continua no Instagram literário @saoribooks?)

Maria.Fatima 04/03/2023

Edição linda e a qualidade literária do texto é inquestionável.
Anne pode finamente ser a escritora que sempre sonhou, um livro marcante e essencial.

Maick 11/09/2023

Querida Kitty
Uma leitura para se mergulhar em um lugar não tão bom ,mas onde encontrará uma escritora maravilhosa que tenta suportar palavras duras em torno de famílias diferentes. Irá adquirir um conhecimento tão grande sobre o comportamento do ser humano ,além do desejo de se sentir livre num lugar tão minúsculo que você terá grandes descobertas com essa garota inesquecível. Boa leitura

Speck Of Giovanna 27/05/2021

Não esperava que me afetasse tanto!
Não importa quão ampla ou limitada seja sua compreensão do que levou Anne e sua família a essa vida de clandestinidade, eu tinha - antes de ler isto - a suposição geral de que, era tempo de guerra e eles estavam se escondendo por suas vidas. Eles devem ter se sentido infelizes o tempo todo. Quem poderia encontrar algo bom nos confins de uma vida assim? (Não é fácil ficar em isolamento de tudo, e agora, posso dizer isso por experiência própria). Em retrospecto, é claro, tive que reconsiderar. Anne nos mostra pedaços realmente lindos, cheio de gentilezas e descobertas, até encontramos humor nos lugares mais inesperados...e porque não deveria? Nossas vidas não são quase iguais?

Claro, não estamos evitando bombas...Mas, nos deparamos com algum tipo de tragédia e podemos ter um ano inteiro ruim, ou até mais. E ainda sim, não importa o quão difícil ou desafiador seja o nosso dia, todos nós temos coisas que nos trazem alegria e, às vezes, surgem de coisas tão simples...são essas pequenas coisas que tornam o resto suportável. Basta apenas procurar por elas.

Eu recomendo muito Querida Kitty, pois contém lindas reflexões e muitas surpresas. E, acima de tudo, contém uma vida em constante aprendizado, uma história que com certeza, trará algumas verdades e até, iluminação para o seu dia.

Anna 11/06/2021

Triste, mas precisamos ler sobre
Olá leitores, hoje trouxe um pequeno relato de "Querida Kitty". Bom, para vocês que conhecem a história da Anne Frank, "Querida Kitty" será um aprofundamento da história, uma vez que, não senti que a história trouxe grandes novidades.

Temos uma história mais profunda, ou seja, mais detalhada sobre todo o sofrimento da família e amigos.

"Ah, mas vale a pena ler?"

Bom, vale sim! Eu confesso que eu precisava saber mais e, pq não dizer, me despedir da Anne. A história dela me marcou demais, e eu precisava deixá-la ir.

Achei a história emocionante, rendendo muitos lencinhos.

danielly. 16/10/2021

querida kitty.
assim como "o diário de anne frank", esse livro é muito além de um romance (epistolar), é um verdadeiro registro histórico. muitas vezes se tornou uma leitura maçante, complicada e até mesmo triste, mas vale totalmente a pena.

@limakarla 31/05/2022

Sem dúvidas, um dos livros mais tristes e emocionantes, para mim. Ver o quanto a escrita da Anne era bem feita, bem trabalhada, a fluência da escrita, as palavras simples, mas tão rebuscadas ao mesmo tempo. O nazismo nos tirou, além de tudo, uma grande escritora. Foi angustiante acompanhar o sentimento de medo, de prisão, de incertezas que só cresciam mais e mais. Que a gente nunca esqueça e nunca permita repetir o que aconteceu com o nazismo.