De olho nela

De olho nela Kate Stayman-London

Resenhas - De Olho Nela

PatrAcia.Freitas 02/04/2024

Que obra prima meus caros!
Quando um livro me faz morrer de rir e me emociona, eu sei que é por quê funcionou demais pra mim!
A autora conseguiu juntar reality com pautas muito importantes de uma maneira leve, comovente e crível.
Amei muito cada início de capítulos com reportágens, escritas de whats e afins, aqui, pra mim, a escrita foi genial!
A única coisa que eu mudaria seria realmente o tamanho de cada capítulo.

giminssi_ 05/03/2024

Chato, sem emoções e sem personalidade
Bea Schumacher é uma blogueira plus-size famosa e está bastante satisfeita com seu corpo, mas nem por isso ela deixa de ter seus momentos de inseguranças causados por experiências e comentários do passado. Após uma grande decepção romântica, Bea é convidada para estrelar o reality show "É pra casar", onde 25 caras vão disputar o seu coração.
Eu odiei esse livro. Criei grandes expectativas pelo livro abordar questões como gordofobia, machismo, misoginia, mas essa história é extremamente arrastada e repetitiva.
Simplesmente não consegui me apegar a nenhum personagem, além de ser difícil entender por que os caras se apaixonaram pela Bea, já que ela é extremamente sem personalidade. Os homens eram mais interessantes e mais aprofundados que a protagonista. Além disso, eram no total 25 caras, mas eles simplesmente evaporam ao longo da história, sendo que desde o início são apenas mencionados os mesmos homens.
O livro todo foram as mesmas inseguranças da protagonista, sempre batendo na tecla do ex horrível dela, que foi um zero à esquerda a história toda; os mesmos encontros, com os mesmos caras, para no final escolher um cara que não teve química nenhuma e, que tinha ciúmes excessivo sendo que ele estava em um reality show de relacionamentos, mais um chato sem personalidade para não agregar nada a história.
E, no fim, não houve desenvolvimento da parte da protagonista, que se mostrou autodepreciativa, insegura e sem confiança nenhuma durante toda a narrativa.
Eu realmente achei que essa narrativa de reality show ia ser divertida, mas todo esse lado das redes sociais me deixou de saco cheio. Acho que quando eu pego um livro meu objetivo é justamente fugir disso. Somente não diminuo a nota pela tentativa de inserir essa representatividade, mas, no geral, o livro é muito fraco e massante.

Amanda.Almeida 11/02/2024

Eu teria ligado para o Chris Evans
O livro possui uma premissa interessante por trazer uma protagonista gorda e a questão da representatividade dentro de uma dinâmica de reality show, então eu sabia que o livro ia abordar questões como a gordofobia, machismo, misoginia, etc., mas a protagonista bate SÓ nessa tecla, eu me perguntei dezenas de vezes porque os caras se apaixonaram por ela se ela simplesmente não tinha personalidade, só gostar de moda, os caras eram mais interessantes e mais aprofundados que a Bea. Outra coisa que me incomodou é que com tantos encontros com caras diferentes, não consegui me apegar a nenhum pretendente, e no final ela ficou com um cara que, honestamente, não senti conexão nenhuma e achei MUITO previsível, além do fato de eu ter achado a personalidade dele chata igual a de Bea. Não senti esse desenvolvimento da parte da protagonista, que se mostrou autodepressiativa, insegura, e sem confiança nenhuma em si mesma o livro todo, e ainda pensando o tempo todo naquele ex horroroso dela, não sei nem como a autora teve a cara de mal de colocar ela no final sozinha para dizer que tinha sido um ato de amor próprio. Enfim, vou dar duas estrelas pela escrita fluida e a tentativa de inserir representatividade no meio literário, mas o livro é muito fraco, cansativo, e massante.

Carol 18/01/2024

O que eu sou não se define por uma balança
Demorei pensando o que dizer deste livro.

Achei a leitura muito fluida, cada capítulo me deixava mais curiosa para saber quem a Bea iria escolher no final.
É um livro sobre uma mulher "gorda" que vai participar de um reality show pra casar. Ela vem pra quebrar os padrões dos realitys que só trazem mulheres com corpos de acordo o padrão da sociedade.

Existem muiras Beas por aí, que aceitam relacionamentos rasos porque não tem outras opções. Hoje em dia é difícil estar bem! Alguns dizem pra você se aceitar como é, não ter vergonha do corpo, aí você tenta se aceitar, mas aí aparecem outros dizendo que você está se matando porque não cuida da saúde e mantém um corpo bomba relógio.

Nesse livro eu achei que a Bea até que foi bem aceita pelos telespectadores e ela de fato encontrou alguém que quis um relacionamento com ela, mas infelizmente essa é a realidade de míseros por cento da sociedade.

Outra questão que achei que pode ser abordada do livro além do preconceito, obesidade, machismo, é a questão da internet ser tóxica, na verdade, as pessoas.
Os comentários na internet são absurdos e hoje todo mundo se sente no direito de falar o que bem entender sobre tudo, e nesse caso,só coisas ruins.

Enfim, gostei bastante da leitura. Alguns momentos eu fiquei com muita raiva da Bea, pela falta de posicionamento ou até por ser dura demais quando não era tão conveniente na minha opinião.
Achei o Sam, o Whyat e o Asher uns fofos. Luc era um safado que sabe cativar as pessoas.
Foram os únicos sinceros e que valeu a pena ela ter enfrentado tudo.
O Jefferson merecia uma surra, aquele infeliz do caramba.
E a família da Bea é uma fofa.
Achei que o Ray fosse sofrer mais, e merecia inclusive.

Enfim, fiquei feliz que ela se encontrou e encontrou alguém que olhou pra ela além de qualquer padrão, além do peso.

Nós todos somos bem mais do que o nosso corpo revela.

Bianca Paiva 31/12/2023

Necessário
Esse livro é simplesmente necessário. Eu estava a procura que de livro com protagonista plus size que não seu medos e inseguranças nao fossem romantizados. E a construção do romance ficou perfeito. Nem todos os pretendentes realmente queriam estar ali e ficar com ela, mas os que queriam realmente demonstraram que gostavam dele. E o final eu amei.

Gabi 16/12/2023

Esperava muuuuuuito mais
Sinceramente, detestei esse livro. acho que esperava bastante devido aos vários elogios que já li, mas me decepcionei conforme fui lendo e encontrando um livro arrastado e repetitivo.
a premissa dele é interessante, mas parece que é sempre as mesmas coisas, os mesmos encontros com os mesmos caras em todos os capítulos. a sensação que eu tive é de que foram quase 400 páginas das mesmas inseguranças da protagonista repetidas vezes, parece que não tinha uma evolução. mas definitivamente, a coisa que mais me incomodou foi: a descrição gigantesca das roupas de todo mundo, principalmente da bea. TODA cena precisava deixar claro que ela tava usando um vestido de fulano e um sapato de ciclano. pelo amor de deus, não é tão importante assim!!! foca na história!!!!!

Andreza 29/10/2023

Bem dinâmico
Devo dizer que eu me surpreendi positivamente com o livro e eu não estava esperando isso. Sabemos que a Bea tem inseguranças, mas ela sempre enxerga as coisas de uma perspectiva diferente e sabe que ela tem diferencial, tem apoio, tem vontade de fazer e faz tudo muito bem ! É verdade que ela não precisava desse reality show, mas descobriu tanta, tanta coisa sobre si mesma que eu tive orgulho da jornada da personagem. A todo momento nós ficamos esperando para saber com quem afinal ela vai ficar e eu adorei que a autora conseguiu manter durante bastante tempo esse mistério, já que normalmente a gente sempre sabe quem será o escolhido. Recomendo bastante, foi uma leitura ótima quando eu senti que não estava lendo tanto quando poderia. Estou com mais vontade ainda de ler.

Stella 10/10/2023

Gatilho de gordofobia
Cenas comoventes, uma protagonista que dá vontade de torcer, uma maneira de organizar a narrativa de modo que parece muito que você está de fato acompanhando um reality show. Os personagens são cheios de carisma e a história tem muitas reviravoltas (como um bom programa de tv), mas apesar da atmosfera feel good que permeia todo o livro, pessoas gordas talvez se sintam meio engatilhadas em alguns momentos.

gabiiidiiiass 09/10/2023

Legal
Muito legal a mensagem do livro, não sou plus size e nunca passei por situação de gordofobia, porém me identifiquei com os momentos de baixa autoestima da Bea.
O livro tem uns momentos bem repetitivos, tanto que pulei umas partes que nem fizeram falta, mas mesmo assim vale a pena a leitura que é super levinha.
Muito feliz que a Bea evoluiu muito com ela mesma e teve o final que mereceu.

Luna 02/10/2023

Muito fofo
Li em um momento que estava viciada em reality shows de relacionamento e encontrar um livro com essa premissa me animou demais. Gostei bastante do desenvolver da história e ver toda a armadura da principal caindo enquanto ela se apaixona.

Mesmo sendo um livro com narrador personagem você fica nesse mistério de quem será o escolhido final, porque ela estando apaixonada ou não o show tem que chegar ao fim. E precisa vender!

Então gostei muito de acomanhar e recomendo para quem quer um romance leve e empoderador.

Rafa.Meyer 12/08/2023

De olho nela
Achei a proposta desse livro diferente de tudo que já havia lido, uma história muito divertida e acredito que quem goste de reality show como eu vai torcer muito e tentar adivinhar com quem a protagonista vai escolher ficar no final

manusampaios 06/08/2023

Representatividade importa!
Adorei o livro! A leitura super leve, fluida e coesa dos fatos fez com que eu devorasse página por página em pouquíssimo tempo!
Bea, a protagonista, uma mulher gorda, que tem que lidar com os preconceitos da sociedade diariamente, mostra pra todos nós que pessoas fora do padrão também merecem um amor, têm desejos, ambições e não só podem como DEVEM ser exigentes na escolha do parceiro.
Em resumo, Bea aceita participar de um reality show para encontrar um marido, e nessas 8 semanas de programa, acontecem milhares de reviravoltas! Me identifiquei com Bea em diversos momentos, mas também tive raiva da forma impulsiva que ela agiu em outros.
Durante o livro Bea se questionava MUITO sobre tudo e todos, e confesso que em alguns momentos eu tinha os mesmos questionamentos que ela, sobre alguns personagens. E era interessante fazer essa descoberta de amor próprio e confiança junto com a Bea, página por página.

Definitivamente amei o final, embora tenha ficado com raiva do rapaz diversas vezes, não tinha como não torcer por eles!

Dito isso, vale a leitura!

Leticiametal 07/07/2023

Bem divertido e leve. Leitura de férias, foi ótimo pra matar o tempo no avião. Um pouco previsível, ainda assim era só o que eu precisava.

NatAlia 25/06/2023

Interessante
Demorei bastante pra engatar no livro, o começo não me agradou muito, e junto de um período bem corrido pra mim eu passei bastante tempo sem ler ele. Mas no meio do reality pro final eu já gostei muito dos assuntos abordados e de como foram abordados, as reviravoltas e plots twists que tiveram. E o final, agradável e confortável aos corações românticos como o meu! Recomendo para quem quer ter uma leitura descontraída e divertida!