De olho nela

De olho nela Kate Stayman-London

Resenhas - De Olho Nela

Mari 06/07/2021

Eu estou apaixonada por tudo nesse livro e quero casar com *
Ai, esse foi uma das minhas melhores leituras de 2021!
Eu pude ler por conta da companhia das letras e estou super feliz de ter pedido o ebook! (Agora preciso do físico)

Eu amei tudo!

Sei que como um todo a sociedade sofre com os padrões de beleza estipulado que vai desde o físico até a sua cor.

Eu fiquei triste por tudo que a Bea teve que ouvir de uma sociedade machista e gordofobica. Ela não merece e NEM NINGUÉM ser julgado pelo seu corpo. Corpos magros, siliconados não são reais. O rosto igual o do Lorde Farquard não é real também.
E mesmo assim, a sociedade se acha no direito de pedir para mulheres terem peitos enormes, bundas gigantescas, mas sua barriga precisa ser negativa, sem gordurinhas nas costas, sem celulite e por favor, sem estria.

A Bea ouviu tantas coisas ruins e com certeza, isso marca qualquer um! E infelizmente, ela acreditava em tudo que esses homens horríveis falavam sobre ela!!!

Eu chorei diversas vezes!

Mas eu me apaixonei por alguns dos personagens masculinos como o Sam, Wyatt e o Asher!
Sam, call me!
Eles têm meu coração e sempre falavam o quanto a Bea é linda e sexy e gostosa!

Por favor, alguém me chama para um encontro que nem o da Bea e do Sam!!

Eu adorei as narrações! tem entrevistas, podcast, emails, mensagens, post de blogs, tweets! Eu gostei muito!!

Claro, quem a Bea vai escolher? Eu não queria terminar o livro, porque eu tinha medo de quem ela poderia escolher....

Izabela 10/05/2021

Temos aqui um dos melhores livros que li esse ano (entre os quarenta e dois que já li) e, quem sabe, um dos melhores que já li na vida também. Ok, vocês podem estar pensando que eu estou exagerando, mas eu nunca me encontrei tanto num livro como nesse. Assim como a personagem principal eu sou gorda. Não somos gordinhas, fofinhas, cheinhas... somos gordas. O que me lembra que plus-size é a roupa, não a pessoa. O livro é, de fato, absurdamente bem escrito e tudo faz muito sentido quando vemos o currículo dessa autora (que já escreveu para a campanha da Hillary Clinton e também já escreveu para o presidente Obama, a Malala e a Cher!), mas vai muito além disso e do fato de que a história é tão bem escrita e montada (comentarei mais sobre isso em breve). Vamos fazer um exercício rápido aqui. Pense nas capas de sua estante: quantas personagens gordas você vê nas capas e nas histórias? Não estou falando da persoangem secundária que é um alívio cômico. Estou falando de personagem principal. Sua resposta já explica muita coisa. Esse livro, além de ter uma história fantástica, sou eu. Muito além de mim, ele é tantas outras meninas e mulheres gordas com histórias fantásticas para contar. Cinco estrelas. Dez estrelas! Mil estrelas... e um coração de favorito, é claro. Ah! E eu indicaria ele para maiores de quinze/dezesseis anos.

Bea Schumacher é uma blogueira de moda plus-size e ao longo de sua vida ela foi aprendendo a se amar e a achar coisas que a vestiam bem e que a faziam bem também num geral. É exatamente isso que ela compartilha com seus milhares de seguidores na internet. Junto de seus melhores amigos, ela ama acompanhar um reality show sobre casais que se apaixonam de forma completamente aleatória na TV, o É Pra Casar, mas depois de uma grande desilusão amorosa e algumas doses de álcool, ela acaba criticando abertamente em seu blog a falta de diversidade do programa em questão. Ela estava cansada de ver que para tantas pessoas, apenas as magras podiam ter um final feliz e encontrar um amor. O que era (e é) um grande absurdo.

O post sobre isso que Bea fez viralizou e serviu como um grande boom na carreira dela, mas também atraiu muitos haters e trolls da internet. O que ela não esperava, era que toda essa comoção iria render também um convite para ser a nova protagonista da temporada de É Pra Casar. Depois de colocar tudo em uma balança (sem piadas aqui), ela percebe que aquilo poderia fazer muito bem para a carreira dela e, além disso, ela poderia espalhar ainda mais toda a ideia body positive dela. Em sua cabeça, Bea tinha certeza de que não se apaixonaria e que tudo seria apenas uma grande experiência.

Por ter uma seleção vocês já até podem imaginar qual livro eu vou falar que tem uma vibe parecida. Sim, A Seleção (da Kiera Cass). Claro que sem todo o drama de distopia, né? Mas toda a emoção de ir conhecendo os concorrentes e criar uma torcida e tudo mais... é igual. Inclusive, eu fiz torcida e queria demais ter lido esse livro com amigos tomando um vinho e debatendo os "episódios" (haha). Minha torcida estava certa, inclusive. É clichê, mas dá um looping no clichê e é tão bem escrito que nem sei explicar. Eu simplesmente amei a forma como o livro é narrado (e olha que nem sempre curto muito a narração em terceira pessoa). Como estamos falando de um reality show, as coisas poderiam acabar ficando um pouco monótonas enquanto os personagens estão gravando ou mostrando cenas, mas a autora conseguiu lidar com isso de forma genial ao colocar posts de blogs, revistas famosas, trechos de podcasts e canais e ainda muitos tweets para comentar os episódios e acontecimentos (e eu amei demais!).

Sobre o lado pessoal dessa leitura, falei melhor sobre isso (e com muitos detalhes) no vlog de leitura que foi ao ar esse final de semana. Como sou gorda como a personagem principal, me identifiquei com tudo (sem exageros) que ela já viveu por estar acima do que consideram o peso ideal. O livro trata de gordofobia de um jeito muito inteligente e prático, mas caso seja um assunto delicado, leia com cuidado por conta dos gatilhos (mas juro que tudo é tratado com muita responsabilidade). Provavelmente, esse livro não vai ter o mesmo impacto na sua vida se você não é gorda (gordo), mas acredito ainda assim que é uma leitura fantástica e que, mesmo deixando esse fator um pouco de lado, vale a penas de uma forma que nem sei explicar. Eu falei demais no vlog (que já citei) e é isso. Leiam. Obrigada. De nada.

site: http://www.brincandodeescritora.com/
Paloma Araújo 10/05/2021minha estante
Fiquei com vontade de ler!

Gabi 11/05/2021minha estante
Eu tava com mta vontade de ler esse livro mas não tinha visto mta gente falando sobre ele ainda, depois da sua resenha eu já adicionei ele na wishlist

Izabela 11/05/2021minha estante
Ele é maravilhoso! Se joguem na leitura! ?

Gio 19/05/2021minha estante
que resenha INCRÍVEL! vou ler o mais rápido possível

Fernanda.Gabrielle 01/06/2021minha estante
Nossa, vc escreveu tão bem, que sem sombra de dúvida vou ler o mais rápido possível. Resenha maravilhosa ??

Nathy @peculiareslivros 20/08/2021

Adorei
O livro ?De olho nela? apresenta uma protagonista gorda e branca que se destacou como uma blogueira de moda e por tratar de assuntos preconceituosos, especialmente a gordofobia que infelizmente sofre.
A escrita da autora é incrível, até quando eu estava morrendo de ódio eu me senti conectada com o livro. Não chorei, mas ri é realmente senti o coração quentinho em alguns momentos, enquanto em outros só queria entrar no livro e causar um belo de um estrago.
Mas enfim? li esse livro madrugada adentro e não me arrependo! Não foi perfeito, mas certamente foi incrível!

resenhasdajulia 10/02/2022

Bea Schumacher é uma blogueira de moda plus size, que ama o reality show É Pra Casar, no qual o protagonista da temporada tem que buscar o amor verdadeiro entre 20 pretendentes.

Mas se tem uma coisa que ela não gosta nesse programa, é a falta de diversidade entre os participantes. Então, durante uma mistura de coração partido e várias doses de álcool, Bea criticou o reality em seu blog, e viralizou.

Para sua surpresa, a produtora do reality entra em contato com ela, para saber se Bea topa ser a protagonista da nova temporada. Bea decide aceitar esse desafio, mas com o intuito de dar mais visibilidade às mulheres como ela, e não com o intuito de se apaixonar de verdade.

Bea imaginava que seria um desafio e tanto mas, quando as gravações começam, ela percebe que as coisas serão mais complicadas ainda.

Eu amei tanto esse livro! A Bea se tornou uma das minhas personagens favoritas!

Também amei a forma como o livro é narrado, através de tweets, roteiros, blogs de fofoca e podcasts.

Achei uma leitura muito fluida e divertida, mas que também trata, com muita responsabilidade, sobre gordofobia.

bru 11/05/2021

Você podia mais, Bea.
Achei que esse livro seguiria aquele velho clichê de comédia romântica, porém, achei bem ??

Jurava que a história traria uma personagem forte e super assertiva, mas não foi assim. Digo que terapia resolveria e nos pouparia desse livro.

Os caras são chatos e o final foi super clichê.

Não me agregou, pareceu aqueles filmes da sessão da tarde.
17/05/2021minha estante
Concordo com cada palavra sua

bru 17/05/2021minha estante
Nossa Fê, foi tão bléh.. decepcionante

Douglas 28/06/2021minha estante
Estou lendo, concordo com as suas palavras. Não consigo criar empatia ou torcer por nenhum personagem.

Fernanda Szabo 24/06/2021

De aquecer o coração
Nesse livro vamos conhecer a Bea uma jovem cheia de vida e medos, por ser plus size em uma sociedade em que glorifica o corpo magro ela luta contra o preconceito e tem um blog e muitos seguidores onde compartilha sua vida e seu amor pela moda.
Apaixona por seu amigo ela se vê e uma teia de sentimentos quando em uma noite eles tem relações e no dia seguinte some de sua vida.
Nesse tempo ela convidada para participar
do reality e pra casar onde recebe mais preconceitos mas tbm carinhos e atenção, ela tem agora 25 homens para escolher viver, qual deles será que merece esse coração.
Enfim e um livro que toda plus size deveria ler para entender que não e o tamanho de ser corpo que dita as regras de sua vida , e que merece ser feliz sim e ter um ou quantos amores desejarem. O preconceito sempre vai existir e não importa seu número o que importar e ser feliz da forma que é e se aceitar primeiramente assim . Bea mostrou que isso é possível, então eles que lutem para conviver com tamanha aceitação.

Mila F. @delivroemlivro_ 28/08/2021

A proposta é sensacional, mas o que a escritora entregou ficou bem abaixo das minhas expectativas
A premissa de DE OLHO NELA é muito interessante, primeiro porque somos apresentados a uma personagem: Bea Schumacher, que é uma blogueira de moda plus size e, de início, a escritora já fala que a nossa protagonista era tímida, insegura, mas que uma viagem para Paris transformou sua vida e agora ela é independente, empoderada, segura de seu corpo e do rumo que quer tomar em sua vida, porém sua única insegurança é com seu crush.

Bea é apaixonada por um amigo há anos e, essa amizade aparentemente tem uma química muito grande, porém o "amigo" foge sempre quando está preste a rolar alguma coisa, até que um dia ele não foge e os dois rolam pelos lençóis numa noite tórrida de amor, mas no dia seguinte o homem sumiu e não responde a nenhuma das mensagens de Bea.

Frustrada, Bea, está um pouco embriagada de vinho e assistindo o famoso reality show "É Pra Casar quando posta uma crítica em suas redes sociais sobre como esses reality shows não tem representatividade, como eles só mostram modelos magras, loiras, etc., sendo cortejadas por homens com o mesmo estilo de beleza fora do comum, mostrando que esses reality shows não representam a realidade, mas são apenas um "conto de fadas", pois não são apenas as pessoas bonitas e dentro do "padrão" de beleza que merecessem o amor.

O resultado da crítica ferrenha de Bea é que a edição do reality show flopa e é aí que na próxima temporada do programa que há uma transformação, pois a nova produtora entra em contato com nossa blogueira plus size e a convida para ser a protagonista da edição, ou seja, na nova edição de "É Pra Casar" será Bea que irá ser cortejada por vários homens com o objetivo de encontrar um namorado-noivo-esposo.

Obviamente Bea irá sofrer várias agressões de anônimos pela internet, críticas de emissoras, podcast, etc., mas ela já tomou sua decisão e quer realmente encontrar um amor e curar seu amor "platônico" melo melhor amigo que nunca mais deu as caras e nem respondeu suas mensagens. A jornada da personagem durante o reality show será desafiadora e uma luta constante, sobretudo em relação aos pretendentes dela.

Até aí tudo as mil maravilhas com o volume DE OLHO NELA, pois temos uma protagonista que vai lutar contra todos para dar visibilidade a pessoas que não seguem o "padrão" clichê de mulheres capas de revistas. Outro ponto muito interessante na estratégia narrativa do volume é que além de acompanharmos a história pelo ponto de vista de Bea, também vamos acompanhar os acontecimentos através de matérias de blogs, sites de fofos, tweets, podcast, chats de conversa, etc.

Em outras palavras: temos uma visão tanto dos sentimentos de Bea, como também da recepção do programa pelas pessoas, em como algumas partes de preconceito e cenas pesadas e pessoas sendo escrotas por conta da aparência de Bea.

Mas o fato é que DE OLHO NELA caiu no meu conceito quando Bea começou a ser muito, muito indecisa, quando passou a aceitar que outras pessoas a manipulassem e dissessem como ela deveria agir ou o que fazer, me desagrada muito essa desconstrução da personagem, pois no início do livro ela era empoderada, maravilhosa e incrível e no decorrer da narrativa a gente não vê nada disso. Outra coisa que me incomodou é que a narrativa mesmo sendo bem diferenciada não me prendeu em especial, na realidade sentia um pouco de preguiça de ler quando pegava o volume.

Entretanto, a leitura foi reflexiva, as pautas tratadas por Kate Stayman-London são muito legítimas e trazem uma mensagem que fica muito após a leitura, só que não fui fisgada pelos personagens e a leitura, o enredo em si será algo que poderei esquecer dentro de pouco tempo, pois não me marcou.

site: www.delivroemlivro.com.br

Luiza Helena (@balaiodebabados) 18/06/2021

Originalmente postada em www.instagram.com/balaiodebabados
De Olho Nela era um livro que eu já estava interessada desde seu lançamento lá na gringa. Com um formato bem legal de narração, a história traz várias discussões interessantes sobre gordofobia e os bastidores dos realities shows.

Bea Schumacher é uma blogueira plus-size famosa. Divertida, confiante e alto astral, a Bea de hoje fez as pazes e está bastante satisfeita com seu corpitcho, mas nem por isso ela deixa de ter seus momentos de inseguranças causados por experiências e comentários no passado.

Após uma baita decepção romântica, Bea é convidada para estrelar o É Pra Casar. Será que ao final do programa ela terá encontrado seu verdadeiro amor e alguém que a aceite como é?

A história é narrada em terceira pessoa, focando em Bea. Um pouco legal é a utilização de tweets, emails, notícias, transcrições de script que a autora usa durante o livro, deixando a leitura bem dinâmica e um pouco diferente.

A autora soube trabalhar muito bem a questão da gordofobia, principalmente nas mídias sociais. A sociedade ainda força esse padrão de magreza que as mulheres devem seguir para serem aceitas, e qualquer uma que saia um pouco da curva é vista é vista como uma má influência, já que as pessoas ainda associam muito ser gorde com obesidade (o que sabemos que não é bem assim que a banda toca).

Sobre os pretendentes, bem... eu particularmente não consegui me apegar a nenhum. Mesmo os que Bea tinha um pouco mais de conexão, eu senti que faltou algo ali pra me convencer. Não sei se isso se deve ao fato que a escrita da autora me passou a sensação de realmente estar lendo um roteiro de reality show, algo um tanto frio e impessoal. O final, tanto do reality show quanto do livro, é um tanto previsível. Confesso que achei também um pouco corrido e queria saber um pouco mais do depois do epílogo.

Além da questão da gordofobia, a autora nos presenteia também com um pequeno foco em identidade de gênero e representativiade assexual e arromântica. Com certeza não era algo que nenhum leitor poderia esperar, mas que achei muito bem vindo.

site: https://www.instagram.com/p/CQPFAGuNjbU/

Isis Costa 24/10/2022

Não prometeu nada e entregou tudo
Bea é uma garota plus size famosa por ter um blog sobre moda. Sua vida anda muito bem, ela viaja pelo mundo para ver desfiles e de quebra conhece cidades novas. Mas a vida amorosa da Bea está parada por conta de uma paixão antiga, e depois de uma desilusão e um porre, ela posta uma critica ao reality É Para Casar, que acaba viralizando nas redes e ela sendo convidada para estrelar a próxima temporada. Mas como sendo a primeira mulher plus size, Bea terá que enfrentar muito mais do que as criticas do mundo virtual, ela terá que enfrentar seus medos e traumas.

A narração não é contínua. No meio do narrador, nós temos matérias de revistas, temos podcast, temos grupo de bolão, conversas no whats. Então, você lê o que acontece com a protagonista, mas também o que as pessoas estão falando de Reality. E antes disso, também conseguimos ver alguns comentários aos Twitts da Bea, bons e ruins. E eu achei esse formato maravilhoso, combinou muito com a história do livro.

A autora soube trabalhar muito bem a questão da gordofobia, principalmente nas mídias sociais. A sociedade ainda força esse padrão de magreza que as mulheres devem seguir para serem aceitas, e qualquer uma que saia um pouco da curva é vista como uma má influência, já que as pessoas ainda associam muito ser gordo com obesidade . Sim, esse hate machuca Bea, mas ela encara tudo isso de cabeça erguida e sem descer do salto.

É muito importante frisar como o livro tem representatividade, não só no quesito de ter uma protagonista plus size, mas também em questões de sexualidade. Achei muito bonito a forma delicada com que certos assuntos são tratados.

Eu adorei o final e o que aconteceu nele, mas porque mostra que a vida é assim mesmo. Um pouco complexa, com alguns altos e baixos, mas no final das contas, nós é que somos responsáveis pelas nossas escolhas e pelo nosso futuro e não podemos deixar isso nas mãos de mais ninguém.

Douglas 29/06/2021

O livro não brilhou.
Quando li a sinopse gostei da proposta e pensei que seria algo intrigante, que queria ler mais e mais e daria várias risadas. O livro pecou em capítulos tão longos que parecia que não iria sair do mesmo lugar, a narrativa não ajudou em me manter interessado ou que lesse várias horas sem se cansar. E cansou, várias vezes tive que parar e fazer outras coisas pois a leitura não me instigava e não sentia prazer em continuar lendo.

A protagonista Bea junto com todos os personagens faltaram desenvolvimento, camadas e brilho para que fossem lembrados depois de ler cada capítulo. Várias vezes o nome de alguns personagens pareciam só "um nome" para estar ali, quando terminei e fiquei pensando não consegui lembrar de nenhum acontecimento ou personagem interessante.

No prólogo a Bea vai para Paris e no mercado de pulgas ganha uma manta, pensei que teria um fator importante para a trama só que essa manta só seria lembrada depois de 150 páginas e bem rápido. Se algo não vai trazer algo relevante para o livro qual a necessidade de ter colocado ali?

Algo que realmente gostei foi os podcast, tuítes, textos de revista e sites de fofoca sobre o reality show. Embora em alguns momentos parecia que foi colocado ali para colocar uma "pedra" no buraco, talvez não.

Esse livro tinha tudo para ser divertido, embora que traz vários assuntos para a discussão como a gordofobia faltou algo ali. Faltou essência, brilho, desenvolvimento, um final melhor e personagens cativantes. Uma pena.
Kaue Garcia 30/06/2021minha estante
E eu tava doido para ler este, vou repensar

Douglas 01/07/2021minha estante
Pega uma prévia na Amazon, leia para ver se gosta.

Lanai 17/06/2021

Já no início da história eu já me identifiquei muito na dificuldade em encontrar roupas e também sobre o constrangimento que pessoas gordas passam em cadeiras com encosto.

Bea é uma blogueira plus-size que ao assistir mais uma temporada do reality show É para Casar fica decepcionada ao perceber que não há representatividade nenhuma entre os entregantes do programa. Ela decide então aproveitar sua visibilidade para expressar sua revolta. Só que ela não esperava que por isso seria chamada para ser a protagonista da próxima temporada desse reality.

Amores e traumas do passado, família e a sua importância, 25 caras para que ela escolhesse, comentários dos fãs do reality.

A história me envolveu demais, a escrita é muito boa, só confesso que fiquei incomodada com a fala em "aspas", a história é mto boa e nos traz reflexões importantes. "Vocês já viram princesas gordas?".

A cada episódio eu tinha uma torcida diferente e quando decidia torcer só para um, tinha alguma reviravolta e ele deixava de ser uma opção.

Fer 09/12/2022

Gostei muito, apesar de ser cheio de reviravoltas e entrevistas. Gostei da Bea, me identifiquei com ela muito, em vários aspectos. Amei ler um livro onde a protagonista é gordinha.

zoni 16/11/2021

Me sirva essa farofa com tudo que eu tenho direito.
Este livro foi realmente uma montanha-russa para mim, ele começou por baixo, foi subindo e subindo e fiquei completamente empolgado, então, o carrinho desceu me dando uma adrenalina e quando eu vi eu estava por baixo de novo, me arrastando por um história que estava começando a me incomodar em alguns momentos, mas revivendo, o carrinho subiu e me entregou um final maravilhoso.

A Bea, a protagonista, é uma personagem cheia de camadas e é ótimo de acompanhar, em alguns momentos eu ficava achando ela chata, e em outros eu adorava como minha personagem favorita e era impossível não torcer para que ela encontrasse alguém que merecesse seu amor. O livro gira em torno de um programa de televisão onde as pessoas procuram o par perfeito, e isso é um sem dúvida um dos pontos altos do livro, as coisas dos bastidores, os dramas por trás das câmeras, as manipulações clichês e maravilhosas, tudo é incrível, ainda mais intercalando com os posts nos blogs, os tuítes, os papos no podcast e todas as mídias que o livro envolve. Mas como nem tudo são flores, a questão da gordofobia foi muito incômoda para mim, tudo era exagerado, caricato demais, às vezes as situações eram meio "cara, isso não aconteceria, o povo teria medo do cancelamento", mas bom, talvez eu esteja sendo ingênuo.

O livro é cheio de plot twist e alguns são ótimos e outros são previsíveis, mas como eu amo um bom clichê, deitei muito para esse livro. É ótimo. Estou ansioso para ler outras coisas dessa autora. Gostei de verdade do livro.

Ana Claudia 06/07/2021

Bea é uma blogueira plus size que, em uma noite, fez várias críticas ao reality show ?É pra casar?, um programa onde a pessoa procura um amor entre 25 pretendentes.

Após ter feito uma crítica em seu blog de moda, ela é convidada a participar da próxima temporada. Mas o que no início ela o pensava como uma oportunidade para crescer na mídia e provar que qq pessoa poderia participar, ela percebe que seus pensamentos começam a mudar e ela acha que realmente pode sim encontrar um amor em um programa de TV.

Uma história que aborda temas como autoestima, quebra de padrão de beleza, gordofobia, bullying e ainda se aceitar como realmente é.

Eu chorei, dei risadas, fiquei com ódio, tive pena, dúvida, empatia, me surpreendi.

Li.terarte 06/05/2021

Livro super representativo e com bom humor! O que eu ri lendo ele não tá escrito.. a gente fica mega ansiosa para ver com quem a Bea fica e se comove com ela tendo que lidar com seus próprios demônios. Amei amei ?