Holocausto Brasileiro

Holocausto Brasileiro Daniela Arbex

Resenhas -

Ana Claudia 22/06/2022

Holocausto Brasileiro é um livro-reportagem e a autora, através de documentos oficiais, nos apresenta o Hospital Colônia, que ficava em Barbacena/MG.

Nesse hospital, por mais de 40 anos, foram cometidas as maiores atrocidades contra pessoas ?indefesas?. Eram pessoas indesejadas na sociedade e enviadas para esse hospital. Lá perdiam a sua identidade, eram esquecidas até morrerem sem nenhuma dignidade.

Mas até que morressem elas foram torturadas, espancadas, violentadas, dormiam ao relento e passavam frio. Comiam ratos, bebiam água de esgoto e urina, lambuzavam seus corpos com fezes.

Enquanto isso a sociedade, autoridades, políticos e até os funcionários dos hospital permitiam e fechavam seus olhos para o que acontecia com os seres humanos que embarcavam no ?trem de doidos?. Muitos deles eram pessoas tímidas, mulheres que perderam a virgindade ou que engravidaram do patrão, meninas desobedientes, rapazes que cometiam pequenos furtos, homossexuais, pessoas sem documento de identificação e até crianças desobedientes ou que apresentavam um comportamento ?anormal?.

Mari Navais 09/08/2021

Impactante!
Esse livro mostra que nem todo mundo tem humanidade dentro de si. Doentes mentais merecem ter sua dignidade protegida assim como todos os que não são. Não é quase engraçado que os ditos loucos tenham mais sensibilidade do que aqueles "normais" que os castigavam?

Daniela ao fazer esse livro não só preservou a história como nos fez refletir sobre eles e o quanto eles querem e merecem seu lugar no mundo.

Bruna 25/07/2021

Leitura difícil mas necessária
Não se pode negar o passado.

Um livro sublime, escrito de forma linda que demonstra o respeito da Daniela Arbex com as vítimas e constrói a narrativa e a reportagem de forma coesa com apresentação de fatos e dados de extrema relevância.

lanazs 13/07/2022

É surreal o tanto que esse livro me tocou. De extrema importância essa leitura, as barbaridades o pensamento desumano dessas pessoas que trataram os doentes mentais e até mesmo os que não tinham nenhum tipo de doença é assustador; isso não ta escrito. Recomendo muito

Rafael1082 18/03/2024

Loucura dos normais
Um livro reportagem muito bem escrito que revela um capítulo muito obscuro do nosso país, a falta de tratamento adequado somado ao descaso do estado criou um verdadeiro campo de concentração em solo mineiro. O livro tem muitas histórias tristes e mostra tanto o pior lado como o melhor lado da humanidade: Indiferença e Altruísmo.